• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Temperatura na P5K: PC ProbeII ou Everest??

flep

www.twitch.tv/flepgg
Registrado
Ae galera, estou com uma P5K aqui [minha Ab9 queimou =/] e estava fazendo uns testes com meu CPU@ 3.0, com stock cooler.

Monitorando as temperaturas pelo PC ProbeII e pelo Everest, fazendo o teste de stress CPU e stress FPU no Everest, o Everest sempre marca as temperaturas com uma diferença de 6º a 10º a mais em relação ao PC Probe II.

E agora, confio no Everest, ou no software oficial da placa mae???
 
Olha, já atualizou a bios pra 0504? atualiza que vai resolver isso...

No meu caso, a minha as vezes mostra valores grotescos, como 255ºC na mobo e 0ºC ou 1ºC no processador...a asus nunca foi boa com sensores! :p

Mas quem sabe pra vc resolva, aqui com a Bios 0404 dá problema no boot, com a 0504 funciona tudo certinho, mas num rola muito bem as temps.

Abraços..

Mário
 
Opa, ja entendi o problema aqui.

O PC Probe mostra o valor do CPU, é um calculo diferente.. Everest mostra os Core, la dentro, vai ser realmente mais quente.

Pra ter certeza, testei com o Coretemp, e bateu com o do Everest!

=D
 
usa o core temp 0.96.1 e o everest v4.20.1170
vc nao vai precisar de mais nada...
aqui no meu pc quando eu instalei esse probe ai, comecou a dar conflito com o everest, e as temps começaram a buga tudo..
falo
 
nao atualiza pra 0504 coloca no maximo a 0404 a 504 eh bugada na temp
 
Opa, ja entendi o problema aqui.

O PC Probe mostra o valor do CPU, é um calculo diferente.. Everest mostra os Core, la dentro, vai ser realmente mais quente.

Pra ter certeza, testei com o Coretemp, e bateu com o do Everest!

=D

Amigo, num existe sensor dentro do CORE...:p

Achei muito estranho ter 5 sensores de temperatura, sendo que todos ficariam loucos pra saber quais as temperaturas corretas.

Andei pesquisando e achei no próprio documento do processador QuadCore e DualCore da Intel (C2D e C2Q) e está escrito:

Note: The processor does not have an on-die thermal diode. The Tcontrol in the MSR is CONTROL relevant only to the DTS.

Se quiser conferir: ftp://download.intel.com/design/processor/designex/31559406.pdf

Ou seja, a temperatura real do processador é a temp do processador, não existe temperatura de CORE (e sabe-se lá de onde tiram estas informações).

Pelo desenho que eles colocaram, ela fica embaixo do IHS (aquele metal em cima dos cores)

Vamos pesquisar mais sobre o assunto e to achando que não existe os outros 4 sensores...

Abraços..

Mário
 
Existe um sensor digital em cada núcleo e ainda um único diodo para ambos os núcleos como mostra a figura abaixo :

3.jpg


A diferença do dual core é que no quad core existem quatro sensores digitais, um em cada núcleo.
 
Existe um sensor digital em cada núcleo e ainda um único diodo para ambos os núcleos como mostra a figura abaixo :

3.jpg


A diferença do dual core é que no quad core existem quatro sensores digitais, um em cada núcleo.

Me mostra a fonte disso..pq coloquei algo real, agora vc vem com desenho de PAINT tentando convencer...

Fazer o seguinte, vou mandar um e-mail para a Intel, e saberemos a verdade.

Além do fato de no meu caso:

Temperatura do processador: 52
Core1: 68
Core2: 68
Core3: 67
Core4: 68

Estranho né?
 
Me mostra a fonte disso..pq coloquei algo real, agora vc vem com desenho de PAINT tentando convencer...

Fazer o seguinte, vou mandar um e-mail para a Intel, e saberemos a verdade.

Além do fato de no meu caso:

Temperatura do processador: 52
Core1: 68
Core2: 68
Core3: 67
Core4: 68

Estranho né?

Overclockers.ru
É um artigo bem completo, uma pena estar em russo mas o site é mto bom, as análises são muito consistentes (mesmo staff do Xbit-labs).
A diferença de temperatura entre os núcleos é normal, os núcleos não são exigidos da mesma forma pelo sistema, mesmo em load.

http://72.30.186.56/babelfish/trans...p://www.overclockers.ru/lab/print/27801.shtml
 
Overclockers.ru
É um artigo bem completo, uma pena estar em russo mas o site é mto bom, as análises são muito consistentes.
A diferença de temperatura entre os núcleos é normal, os núcleos não são exigidos da mesma forma pelo sistema, mesmo em load.

http://72.30.186.56/babelfish/trans...p://www.overclockers.ru/lab/print/27801.shtml

Estou lendo o artigo, mas o qeu coloquei é a diferença de mais de 10ºC do sensor que fica entre os nucleos para o que dizem existir em cada núcleo.
 
Estou lendo o artigo, mas o qeu coloquei é a diferença de mais de 10ºC do sensor que fica entre os nucleos para o que dizem existir em cada núcleo.
Aquele é o sensor da placa-mãe. É analógico e está sujeito a erros (calibragem, perda de sinal ao longo do PCB, etc).
A temp dos núcleos (Tjunction) é lida diretamente da CPU via MSR (0x19C) de forma digital.
 
bom aproveitando, tb tenho problemas com a p5k premium nas temps :p fica 40 graus o processador, o core1 e 2 56-69 e o 3 e 4 fica abaixo de 50 normalmente

qual o maximo que cada core aguenta no q6600 alguem sabe me dizer? e o processador? :p
 
Amigo, num existe sensor dentro do CORE...:p

Achei muito estranho ter 5 sensores de temperatura, sendo que todos ficariam loucos pra saber quais as temperaturas corretas.

Andei pesquisando e achei no próprio documento do processador QuadCore e DualCore da Intel (C2D e C2Q) e está escrito:

Note: The processor does not have an on-die thermal diode. The Tcontrol in the MSR is CONTROL relevant only to the DTS.

Se quiser conferir: ftp://download.intel.com/design/processor/designex/31559406.pdf

Ou seja, a temperatura real do processador é a temp do processador, não existe temperatura de CORE (e sabe-se lá de onde tiram estas informações).

Pelo desenho que eles colocaram, ela fica embaixo do IHS (aquele metal em cima dos cores)

Vamos pesquisar mais sobre o assunto e to achando que não existe os outros 4 sensores...

Abraços..

Mário

Entao, na verdade Mario, no PDF vc precisa ler com atencao para entender, porque é um mecanismo complicado.

Se vc ler a area 4.0 inteira, vc vai entender melhor.

Existem 3 pontos: o sistema de temperatura, ou seja, os sensores que realmente estao LENDO as temperaturas, e os DOIS sistemas MONITORAM e tomam alguma atitude em relacao aos sensores: TCC e DTS. Os DOIS sistemas usam o mesmo sensor, mas o DTS é mais facil de implementar, e por isso consta nos processadores atuais, pois ele utiliza os sensores de cada diodo e calcula o Tcontrol, que só possui um valor. É isso que esta escrito na nota que vc tirou la do sistema DTS.

"The Thermal Monitor consists of the following components:
• A highly accurate on-die temperature sensing circuit."


Na parte 4.1 explica o TCC, o sistema de monitoramento antigo:
"An on-die thermal management feature called Thermal Monitor is available on the processor. It provides a thermal management approach to support the continued increases in processor frequency and performance. By using a highly accurate on-die temperature sensing circuit and a fast acting Thermal Control Circuit (TCC), the processor can rapidly initiate thermal management control."

Este é o TCC circuito, que possui UM leitor para CADA sensor termico em cada on-die.
A parte que vc leu, da sua Note, é onde eles falam do segundo sistema de monitoramento que existe nos processadores, o DTS, na parte 4.2.9

Na figura ele fala que o sistema DTS nao mostra duas temperaturas. Ele é um novo sistema de comunicacao da temperatura, para a BIOS do PC, para o controle de Fans e reducao de carga, mas ele continua usando o mesmo leitor do do TCC para recolher as informacoes, e entao calcular o Tcontrol, que é passado para a Bios e outros softwares que peguem a informacao do DTS e nao do TCC:

Nessa passagem explica bem que ele é mais facil de implementar, por nao precisar trabalhar diretamente dentro do on-die, e sim ter uma ponte entre os on-die sensores e calcular o Tcontrol.


"Multiple digital thermal sensors can be implemented within the package without adding a pair of signal pins per sensor as required with the thermal diode. The digital thermal sensor is easier to place in thermally sensitive locations of the processor than the thermal diode. This is achieved due to a smaller foot print and decreased sensitivity to noise. Since the DTS is factory set on a per-part basis there is no need for the health monitor components to be updated at each processor family.
The processor uses the Digital Thermal Sensor (DTS) as the on-die sensor to use for fan speed control (FSC). The DTS replaces the on-die thermal diode used in previous product. The DTS is monitoring the same sensor that activates the TCC (see Section 4.2.2)."

Concluindo, eu imagino que o Everest e o CoreTemp leem as informações direto dos sensores on-die, e mostra elas separadamentes. O DTS le elas e faz um calculo maluco ali, que eu nao entendi o porque disso, pois me parece que ele reporta um valor errado.
OU entao nos estamos sempre nos preocupando com as temperaturas dos Cores, quando a base certa é a temperatura que o DTS reporta, no caso, "CPU temperature" em alguns softwares.
Talvez os "limites" de temperatura que a Intel reporta para cada modelo seja baseado no CPU temperature, do atual sistema DTS. Isso é bom, pois nos dá mais margem ainda.

No fim meu topico serviu pra alguma coisa hehehe, mais conhecimento sobre esse assunto =D


Abs
 
achei algo bem interessante!
da uma olhada: http://www.tomshardware.com/forum/221745-29-core-quad-temperature-guide

bem interessante me pareceu, + começa a ir pro lado técnico complica =P

Com essa materia ficou mais facil ainda.

A tabela onde mostra a co-relacao entre Tcase e Tjunction é fantastica.
Galera, ficou super simples:
A temperatura Tcase [CPU] tem de 10 a 15 graus de diferença entre a Tjunction [Cores], conforme for a revisao do processador.

A temperatura que a Intel divulga como maxima recomendavel, é baseada no Tcase, ou seja, "CPU Temperature" que alguns softwares como o PCBrobeII mostram, isso para CPUs normais, que nao seja mobiles [neste caso é o Tjunction]

Pro meu processador por exemplo:
--60--/--75--75-- Hot
--55--/--70--70-- Warm
--50--/--65--65-- Safe
--25--/--40--40-- Cool

Isso é bom, pq aqui jogando meu Tjunction [Cores] nunca passa de 60, e o CPU fica em 50, isso com 3.0Ghz em cooler stock.. nao vejo a hr de chegar o Tuniq =D

Fecho todas agora =)
 
Pramim Everest tah normal !

http://img228.imageshack.us/img228/6616/assimwg9.jpg

Eu nao fiz over ainda...
quero por ele a 3.2 ainda !

Entao, "Temperatura Processador" = DTS, CPU. Isso foi implementado nas ultimas versoes, a minha nem contem isso pois na epoca nao havia DTS
Vc tem que olhar os dois valores em vermelho, onde provavelmente estará escrito "Temperatura CPU1 Nucleo 1" e "CPU1 Nucleo 2".

Veja que essas temperaturas sao sempre mais altas, quase 10 ºC
 
Lokura isso em!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo