[Teste de Gargalo] Quadcore de 2.8Ghz a 4.0Ghz + Radeon 4870X2

não quero dizer que vc deva rodar assim mas eu daxaria em 3.6, por questão de durabilidade do sistema ;)
 
Durabilidade eh totalmente relativo cara... se vc sobe a frequencia... porem mantem voltagem baixa e temperaturas boas... fica a mesma coisa

Sempre comento isso q aki pra 3.2 ghz eu preciso da mesma voltagem q o stock... e de quebra ainda estou com temps mais baixas q com o cooler stock... logo eu praticamente tenho mais desempenho e durabilidade aumentada por nao estressar o cpu com temps alta hahahaha
 
belíssimo tópico.só uma coisa ali nos testes do Gta IV na screen do settings vc pois o resultado da screen a 4.0 e vice-versa.
 
Ótimo tópico, meus parabéns. O Q9 provou-se tão bom quanto Phenom II e o Core i5, estando um nível acima dos Q6 e Q8.
 
Realmente otimo topico Fabricio! Realmente mostra o tipo de programaçao q cada jogo tem... principalmente Dirt2 e o Crysis... nuss... muito notavel... agora GTA soh precisa eh de um quad com frequencia alta e memora de video... se tiver um i7 @ 4 ghz e uma 9600GT de 1GB roda otimo uhauhauhahuauha

Verdade! E complicado equilibrar isso no sistema ja q cada game tem sua "preferencia".
Tenho um q9650, alguém poderia me dar um vcore seguro para eu subir pruns 3,6Ghz?

Depende do seu VID.
O seu deve subir facil facil a 3.6 ja q o multiplicador é 9.


Show...Bem simples e eficaz...e muito informativo...q9550...manda muito bem ainda...

Sim! Se for somente pra games ele segura a onda mto bem!
Agora quem for apostar em uma workstation, a arquitetura dele ja ta sendo deixada p tras pelos core I5 / 7
 
Bom, aproveitando o tópico (que por sinal, esta ótimo), gostaria de fazer algumas perguntas rápidas.

Se eu fizer um over no meu processador para 3.6 ghz, o cooler que ta nele aguenta o tranco ou vai precisar trocar? (Hiper TX2), e o risco de fazer o over é baixo?

E uma pergunta que não tem muito a ver com o tópico mas, aproveitando a oportunidade =x

To com um problema de super-aquecimento na minha Gforce. Fato é que, eu tenho só dois cooler no gabinete (Cm 690 - um na esquerda 120mm e um atras), se eu adicionar mais uns 4 coolers da conta do recado ou vai ser preciso mudar o gabinete? (dois lado esquerdo, dois em cima e um do lado direito). Normalmente a temperatura da placa ta ficando na casa dos 75~80 C. Ela tem desligado em alguns jogos quando a temperatura chegou mais ou menos a 105~110 C. (não é certo a temperatura que ela desligou, mas ultrapassa 100 C).

Bom se puderem me dar uma força nesse assunto, :D

Abraços, tópico ta show de bola.
 
belíssimo tópico.só uma coisa ali nos testes do Gta IV na screen do settings vc pois o resultado da screen a 4.0 e vice-versa.

Opa! Brigadao cara. VOu alterar! ;)

Ótimo tópico, meus parabéns. O Q9 provou-se tão bom quanto Phenom II e o Core i5, estando um nível acima dos Q6 e Q8.

Verdade Panda. Acho q quem tem um PC pra games com um Q9XXX ainda tem uma boa maquina.
Agora, qdo o papo são outros aplicativos a historia muda...

Bom, aproveitando o tópico (que por sinal, esta ótimo), gostaria de fazer algumas perguntas rápidas.

Se eu fizer um over no meu processador para 3.6 ghz, o cooler que ta nele aguenta o tranco ou vai precisar trocar? (Hiper TX2), e o risco de fazer o over é baixo?

E uma pergunta que não tem muito a ver com o tópico mas, aproveitando a oportunidade =x

To com um problema de super-aquecimento na minha Gforce. Fato é que, eu tenho só dois cooler no gabinete (Cm 690 - um na esquerda 120mm e um atras), se eu adicionar mais uns 4 coolers da conta do recado ou vai ser preciso mudar o gabinete? (dois lado esquerdo, dois em cima e um do lado direito). Normalmente a temperatura da placa ta ficando na casa dos 75~80 C. Ela tem desligado em alguns jogos quando a temperatura chegou mais ou menos a 105~110 C. (não é certo a temperatura que ela desligou, mas ultrapassa 100 C).

Bom se puderem me dar uma força nesse assunto, :D

Abraços, tópico ta show de bola.

Cara, eu acho q 3.6 no cooler box é mta coisa. Pessoalmente nao arriscaria mais do que 3.2. Mas tdo depende das suas temperaturas. Faça o teste e fique monitorando as temperaturas. ROde testes de stress, games e veja ate onde o coolerbox aguenta.

Com relaçao a GTX295, vc esta controlando a rotação do cooler? A X2 faz isso automatico (se chegar a 100C ela aumenta a rotação). Claro q nao dxou ela fzer isso. Qdo vou jogar coloco o cooler em 45% da rotação e fca tranquilo.
 
PARABÉNS NVKX, belíssimo trabalho mostrando que existe sim o gargalo !
 
Legais os testes, parabéns e obrigado.

Só não gostei das escalas do gráfico. A quase nula diferença em alguns jogos foi intensificada pela escala dos gráficos. O que pode levar a um mal-entendimento a primeira vista. O ideal é privilegiar via gráfico justamente a nula diferença como em SFIV.
 
PARABÉNS NVKX, belíssimo trabalho mostrando que existe sim o gargalo !
Vlew cara! Existe e bastante em alguns games. Como o Lebaldi disse a uns posts atras, é interessante ver como cada game tem uma "preferencia". Alguns mais GPU (como o SFIV) e outros mais comedores de CPU (Crysis e Dirt2).

Legais os testes, parabéns e obrigado.

Só não gostei das escalas do gráfico. A quase nula diferença em alguns jogos foi intensificada pela escala dos gráficos. O que pode levar a um mal-entendimento a primeira vista. O ideal é privilegiar via gráfico justamente a nula diferença como em SFIV.

Obrigado pela dica Chico. Sou noob em Excel (hahahahaha). Se fosse em Illustrator ja tava pronto. rs
Vou ver como consigo arrumar isso.
Abs
 
isso é para alguns que chamam quem fala em gargalo de "sem noção", turma do gargalo de um jogo só.


teria como vc fazer o review no shift em laguna seca com 15 carros na largada,vlw!
 
Última edição:
teria como vc fazer o review no shift em laguna seca com 15 carros na largada,vlw!

Faço sim. Mas como não tem benchmark no game so da p fzer olhando o fraps mesmo.

Off topic: Cuidado com 2 msgs seguidas como vc acabou d fzer. Use a funçao editar senão os moderas caem matando! rsrsrsrs
 
Otimo post estou esperando minha XFX5870 e farei o mesmo acho interessante por que no caso do Phenom II dava pra comparar Intel X AMD pra ver a questão de custo benefico tbm
Vlw cara
 
Olha.. eu acho que depende muito da vga que você for usar, tem vgas que você precisa por overclock já tem vgas que não é preciso.
Aqui na minha vga eu só precisei colocar @3.2Ghz a minha CPU, fiz uns testes e vi que a cima de 3.2Ghz o overclock já não faz mais tanto efeito.
Eu acho que cada um tem que achar o seu overclock correto.
 
É ...

MAIS uma vez, alguém MOSTRANDO e deixando claro que o Gargalo ta mais em quem acredita nele, do que realmente presente nos games ...

Parabéns pela disposição :thumbs_up

concordo, acho que gargalo e meio que mito! Vamos mandar email para os Mythbusters heheheh!
 
Otimo post estou esperando minha XFX5870 e farei o mesmo acho interessante por que no caso do Phenom II dava pra comparar Intel X AMD pra ver a questão de custo benefico tbm
Vlw cara

Seria mto bom fazer o mesmo e montar um topico hein!
Manda ver! ;)

Olha.. eu acho que depende muito da vga que você for usar, tem vgas que você precisa por overclock já tem vgas que não é preciso.
Aqui na minha vga eu só precisei colocar @3.2Ghz a minha CPU, fiz uns testes e vi que a cima de 3.2Ghz o overclock já não faz mais tanto efeito.
Eu acho que cada um tem que achar o seu overclock correto.

Exatamente cara! Acho q o improtante é cada um fazer seus testes e achar o ponto de equilibrio que vai de cada sistema.
Estou até pensando em baixar o Over diário pra 3.8Ghz.
 
Olha.. eu acho que depende muito da vga que você for usar, tem vgas que você precisa por overclock já tem vgas que não é preciso.
Aqui na minha vga eu só precisei colocar @3.2Ghz a minha CPU, fiz uns testes e vi que a cima de 3.2Ghz o overclock já não faz mais tanto efeito.
Eu acho que cada um tem que achar o seu overclock correto.

Só as VGAs muito fracas não precisam de processadores com clock alto. Tipo uma HD4350 da vida. Daí pra frente um bom processador faz diferença. As vezes achamos que não é muito, afinal de 30FPS pra 35FPS parece pouco. São 15%, mas no fundo nem notamos muito e cria-se o mito do "gargalo de leve". Agora em uma VGA mais parruda pode subir de 80FPS pra 95FPS. Parece um acréscimo muito maior, mas na verdade proporcionalmente é a mesma coisa.

Como já tive tudo quanto é VGA, posso dizer que um bom processador é FUNDAMENTAL. Não tanto quanto a VGA, mas um razoável equilíbrio se faz necessário sempre.

Eu gostei muito desse teste aqui do nkkx. Mostrou que o Q9 é muito forte e assim como os novos processadores, o clock não faz taaaanta diferença, pois ele sobra bem.
 
Fabricio... se nao me engano o fraps tem a opçao de benchmark... ou seja... ativa ele logo de inicio do jogo... e da uma volta... acho q jah eh o suficiente pra ter min, med e pico dos FPS :D
 
Cara, eu acho q 3.6 no cooler box é mta coisa. Pessoalmente nao arriscaria mais do que 3.2. Mas tdo depende das suas temperaturas. Faça o teste e fique monitorando as temperaturas. ROde testes de stress, games e veja ate onde o coolerbox aguenta.

Com relaçao a GTX295, vc esta controlando a rotação do cooler? A X2 faz isso automatico (se chegar a 100C ela aumenta a rotação). Claro q nao dxou ela fzer isso. Qdo vou jogar coloco o cooler em 45% da rotação e fca tranquilo.

Zica, paguei 100 reais no cooler, se soubesse tinha pagado um pouco mais em um mais forte. Se for esse o caso talvez eu não faça over. 0.2 não deve fazer uma diferença muito grande. Mais para frente compro um cooler mais pontente e boto um over bruto.

Quanto a GTX 295, ela também controla o cooler automaticamente, porém não ta dando conta sozinha. Acredito que seja pelo cooler da placa mãe que joga ar diretamente na placa de vídeo. Talvez ela esteja jogando ar quente na placa, vou fazer os testes e ver no que da. De todo modo, se for isso é estranho um cooler causar mais prejuízo que solução.

O processador fica em média 45C. Não chega a subir muito. Tanto que quando a placa ultrapassa o limite da temperatura só ela desligar, o resto do pc fica rodando normalmente.

Em todo caso, vou comprar os coolers e matar o problema de vez. Depois posto com os resultados.

Vlw pela ajuda.
 
Parabéns pelo tópico!
Pena que mesmo com essa esclarecedora quantidade de informação, ainda surgirão tópicos do tipo: "cpu X com VGA Y vai dar gargalo?"
 
nvkx, parabens pelo topico, bastante esclarecedor...

Mas, sem querer abusar, eu te proponho um outro teste. Faça um teste novamente com o processador em stock mas faça um over na 4870x2, o quanto por possivel para rodar o bench.
O que será que vai acontecer? Os FPS vão aumentar em relação a vga em stock???

Depois podemos comentar os resultados.
abraços... e valeu.
 
Fabricio... se nao me engano o fraps tem a opçao de benchmark... ou seja... ativa ele logo de inicio do jogo... e da uma volta... acho q jah eh o suficiente pra ter min, med e pico dos FPS :D

Opa! Vou dar uma olhada! Vlew pela dica! ;)

Belo tópico amigo, muito bem esclarecido.

Vlew amigo! Qto esta usando de over no seu Q9650?

Parabéns pelo tópico!
Pena que mesmo com essa esclarecedora quantidade de informação, ainda surgirão tópicos do tipo: "cpu X com VGA Y vai dar gargalo?"

Vlew man! Pior q com certeza. Qdo o topico sair da primeira pagina vai aparecer alguem perguntando pq nao usou a busca. rs

nvkx, parabens pelo topico, bastante esclarecedor...

Mas, sem querer abusar, eu te proponho um outro teste. Faça um teste novamente com o processador em stock mas faça um over na 4870x2, o quanto por possivel para rodar o bench.
O que será que vai acontecer? Os FPS vão aumentar em relação a vga em stock???

Depois podemos comentar os resultados.
abraços... e valeu.

Cara, posso tentar. Mas ja adianto q a X2 nao sobe NADA de over. :S
Se subir mais do que os 800/1000 que o Catalyst permite ela da artefatos na hora!
 
NVKX tentei reproduzir um dos seus benchs aqui na minha maquina, para saber mais sobre o gargalo...
Apesar de ser um Quad contra Duo, e uma VGA dual contra uma Single, o resultado é espantoso :eek:.

ALway.jpg

Estou querendo fazer um topico, pois tem muita gente me pedindo para saber como se comporta um Core 2 Duo E8xxx @ 4,0Ghz com a HD5870 ou espera o Fermi, o problema é o Crysis que eu não tenho aqui, porque não gosto muito de tiro em 1 pessoa...:p

AH! o teste foi realizado em abas condições sendo que é AA8X e AF16X tudo em Hight...
 
Última edição:
NVKX tentei reproduzir um dos seus benchs aqui na minha maquina, para saber mais sobre o gargalo...
Apesar de ser um Quad contra Duo, e uma VGA dual contra uma Single, o resultado é espantoso :eek:.

Estou querendo fazer um topico, pois tem muita gente me pedindo para saber como se comporta um Core 2 Duo E8xxx @ 4,0Ghz com a HD5870 ou espera o Fermi, o problema é o Crysis que eu não tenho aqui, porque não gosto muito de tiro em 1 pessoa...:p

AH! o teste foi realizado em abas condições sendo que é AA8X e AF16X tudo em Hight...

Poxa cara! Show hein!
4.08 monstro nesse E8600!

Entao, vc ta usando Vsync on ou off?
Acho q vou ter q refazer os testes com o SFIV. Olha onde foram os FPS com VSync Off.
streetfighteriv20100126.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo