[TÓPICO DEDICADO] Teste de temperaturas maximas Ryzen 3000.

cronosrj

HarwareManiaco
Registrado
Bom dia a todos!

Atualmente estou usando um R5 3600 @4.225 com 1.387 de Vcore. Notei que as temperaturas desse cpu são maiores que do meu antigo 1600x.
Queria ver com a galera como esta a questão de temperatura das suas cpus, para isso gostaria de propor uma run de 10 min no Aida(Eu usso o y-cruncher mas podemos usar o aida msm para facilitar) e registrar aqui a temperatura max, a conf do cpu e a solução de refrigeração. O que acham? hoje a noite postarei meus resultados.
 
Vamos lá não tenho um R5 3600 mas posso dizer que alta temperatura em um teste de Aida64 com vcore de 1.387 e muito normal.

Esses teste colocam processador e uma forma que ele nunca vai ser exigido então e bem normal ter altas temperaturas nesses teste.
 
Aqui R5 1600 @3.8GHz a 1.3v usando o cooler box :
Prime 95 máximo de 72º
AIDA 64 68º
 
Bom r5 3600 @4.2 1.387 de vcore, wc custom. Temperatura estabilizou em 81°c.
 
Eu corri o teste do Aida64 por 30min para ter certeza que as temperaturas estavam estáveis mesmo.

fMMaTHo.png

L6yVFsd.png


Na minha mobo está tudo em auto/OC, com a voltagem variando em todos os cores, conforme demanda, mas não suporto barulho, então estou usando um perfil silencioso no H80i GT, e a temperatura não passa de 68° C.

Segue também a performance que consigo desse setup no cinebench (single e multi),

i9KTJrj.png


Nem penso em forçar OC, pois o ganho que se consegue nunca é significativo. Ficar sujeito a perder a estabilidade do sistema, aumentar a temperatura/ruído e gasto de energia pra quê? Míseros pontos a mais num bench ou 3-5 FPS, se tanto, num determinado game? Não vale a pena...
 
Última edição:
Eu corri o teste do Aida64 por 30min para ter certeza que as temperaturas estavam estáveis mesmo.

fMMaTHo.png

L6yVFsd.png


Na minha mobo está tudo em auto/OC, com a voltagem variando em todos os cores, conforme demanda, mas não suporto barulho, então estou usando um perfil silencioso no H80i GT, e a temperatura não passa de 68° C.

Segue também a performance que consigo desse setup no cinebench (single e multi),

i9KTJrj.png


Nem penso em forçar OC, pois o ganho que se consegue nunca é significativo. Ficar sujeito a perder a estabilidade do sistema, aumentar a temperatura/ruído e gasto de energia pra quê? Míseros pontos a mais num bench ou 3-5 FPS, se tanto, num determinado game? Não vale a pena...

Ta me dizendo que teu vcore ta em auto? e ele não passa de 1.328v???
Que MOBO ta usando?
Liga na AMD e avisa que a tua CPU é uma em um milhão e que a tua CPU é obra divina! uahuahauhau
Deu sorte
Por isso não passa de 68 graus
 
Ta me dizendo que teu vcore ta em auto? e ele não passa de 1.328v???
Que MOBO ta usando?
Liga na AMD e avisa que a tua CPU é uma em um milhão e que a tua CPU é obra divina! uahuahauhau
Deu sorte
Por isso não passa de 68 graus

Claro que o vcore passa de 1.32... Está bem explícito nas duas telas que postei indicando o max e min desse parâmetro, assim como clocks e temperatura/rotação dos fans, durante esse teste que fiz.

E de quebra tem até pontuação do cinebench (single e mult) que mostra que minha performance está dentro da média desse processador.
 
Última edição:
Ja notei que a temperatura quando aferida pelo HWINFO64 ou pelo Hardware monitor da uns picos estranhos então sempre acompanho pelo ryzen master, ele mostra um grafico e nele não tem esses picos. No meu caso fica oscilando entre 79 e 81 no test.
 
Última edição:
Ja notei que a temperatura quando aferida pelo HWINFO64 ou pelo Hardware monitor da uns picos estranhos então sempre acompanho pelo ryzen master, ele mostra um grafico e nele não tem esses picos. No meu caso fica oscilando entre 79 e 81 no test.

Que tipo de wc vc usa? e como ele está posicionado?
 
Última edição:
Claro que o vcore passa de 1.32... Está bem explícito nas duas telas que postei indicando o max e min desse parâmetro, assim como clocks e temperatura/rotação dos fans, durante esse teste que fiz.

E de quebra tem até pontuação do cinebench (single e mult) que mostra que minha performance está dentro da média desse processador.

É... alguma coisa tem de diferente no seu sistema
O cooler que não é o salvador na historia
Ou a bios da tua placa mãe é muito bem resolvida ou o chipset ta fazendo milagre
 
É... alguma coisa tem de diferente no seu sistema
O cooler que não é o salvador na historia
Ou a bios da tua placa mãe é muito bem resolvida ou o chipset ta fazendo milagre

Eu usei o cooler stock por uma semana, e se não me falha a memória, ficava em média uns 10 ° C mais quente, além de ser mais barulhento. O cooler atual é bem significativo pra deixar na temperatura atual com barulho mínimo, além de não perder performance em comparação com a média.
 
Eu usei o cooler stock por uma semana, e se não me falha a memória, ficava em média uns 10 ° C mais quente, além de ser mais barulhento. O cooler atual é bem significativo pra deixar na temperatura atual com barulho mínimo, além de não perder performance em comparação com a média.

Tu te importaria de me dizer qual o modelo da sua placa mãe?
 
Tu te importaria de me dizer qual o modelo da sua placa mãe?

o modelo está indicado nas screen shots, é a asus tuf X570.

depois, se eu lembrar, posto o que setei na bios, sendo que não tem nada demais, além de ativar tudo e setar em auto/oc (vcore em offset).
 
Última edição:
Acho que o problema está mais associado a temperatura ambiente. E o fato dos Ryzen 3000 esquentarem d+ em over. Em stock não sai da casa dos 60.
 
Ryzen 3600 com PBO ligado, cooler Wraith Prism (o de LED RGB). Pico de 91,5 °C e média de 84,6 °C.
 
Acho que o problema está mais associado a temperatura ambiente. E o fato dos Ryzen 3000 esquentarem d+ em over. Em stock não sai da casa dos 60.

No meu caso, não vejo necessidade, então nem penso em forçar nada de OC... Ainda mais que assim, tudo padrão de fábrica, dá e sobra pro que preciso, e fica numa temperatura boa e silencioso com um wc simples.
Tipo, eu deixo o PC ligado direto, despreocupado, mas me incomodaria saber que ele está gastando energia além do normal e gerando calor em excesso à toa.
 
No meu caso, não vejo necessidade, então nem penso em forçar nada de OC... Ainda mais que assim, tudo padrão de fábrica, dá e sobra pro que preciso, e fica numa temperatura boa e silencioso com um wc simples.
Tipo, eu deixo o PC ligado direto, despreocupado, mas me incomodaria saber que ele está gastando energia além do normal e gerando calor em excesso à toa.
Não vejo isso como forçar, na realidade ele trabalha até mais frio do que stock com cooler box. No dia a dia trabalhando ou jogando não sai da casa dos 60 e com relação ao gasto de energia adicional isso e totalmente inrelevante, então pra mim tá de boa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo