Teste - Raid0 1TB Seagate 7200.12 Sata3

Fguarezi

De Pieri Motos
Registrado
Dae galera, depois de tanto pesquisar acabei comprando os HDs Seagate Sata3 7200.12 de 1TB cada para montar o RAID0.

Eu nunca tinha usado nem feito RAID0, foi facil.

Estou usando a controladora Intel Sata3 da minha placa mãe.

Ta ae 3 testes rapidos que fiz e tbm um com apenas um HD para ver a diferença.

Apenas 1 HD.



Uploaded with ImageShack.us


RAID0



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
 
Pois é, eu também tava esperando um pouco mais :huh:
 
belo teste e parabens pelos HDs, ficou igual aqui.. hehehe
sobre ser sata 6Gb/s ou 3Gb/s, por ele ser mecânico não faz diferença
 
Ta legal o raid0.

Mas sento sata 3 esperava um pouco mais.

Pois é, mas pelas pesquisas que fiz não muda praticamente nada para SATA2.

Pois é, eu também tava esperando um pouco mais :huh:

belo teste e parabens pelos HDs, ficou igual aqui.. hehehe
sobre ser sata 6Gb/s ou 3Gb/s, por ele ser mecânico não faz diferença

Opa, legal cara, se ta igual ao seu é por que ta bom :).

Nunca tinha feito Raid0, mas é facinho e vale a pena.
 
Massa, to com 2 WD 500gb Blue aki pra fazer RAID0 tambem. Nunca fiz tambem :p
Estou testando só com 1 primeiro, dps testo com os 2 :)
Abraços!
 
Opa, legal cara, se ta igual ao seu é por que ta bom :).

Nunca tinha feito Raid0, mas é facinho e vale a pena.

Vale a pena demais RAID 0, o desempenho é beem satisfatório mesmo.
 
Tenho 2 WD de 80 em RAID 0 e andam muiito bem!
 
Só para comparação, também fiz meu primeiro RAID 0 com dois WD Caviar Blue WD5000AAKX 500GB, que são SATA III, mas estão funcionando em SATA II.
Veja os resultados:



A diferença entre SATA II e III com HDs (SSD é outra coisa:fun:), é bem pequena.
Tem este teste com os mesmos HDs que os meu e se pode ver a pequena diferença.
Falou...
 
Só para comparação, também fiz meu primeiro RAID 0 com dois WD Caviar Blue WD5000AAKX 500GB, que são SATA III, mas estão funcionando em SATA II.
Veja os resultados:

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/841/raid0.jpg/" rel="nofollow" target="_blank">http://img841.imageshack.us/img841/8082/raid0.jpg

A diferença entre SATA II e III com HDs (SSD é outra coisa:fun:), é bem pequena.
Tem este teste com os mesmos HDs que os meu e se pode ver a pequena diferença.
Falou...


Nobre colega, para funcionar SATA3 você precisa de um cabo SATA3.
E claro, nunca se esqueça... é necessário que sua placa mãe tenha conectores SATA3. Não adianta colocar um HDD/SSD SATA3 em uma mobo que só tem SATA2. Não resolverá!

O grande problema que a galera tem tido com isso e não tem observado é a questão dos cabos.

São interfaces diferentes. Não adianta pensar que cabo SATA usado em HDD/SSD SATA II é o mesmo de SATA III, pois não é. Muito pelo contrário, o cabo é bastante diferente.
E muito difícil de encontrar em lojas, pois como sabe vivemos em um país bem carente de coisa boa. Mas enfim, há a venda na loja virtual JustShop. À vista cada cabo custa R$ 14,00. Recomendo!

Qualquer coisa, está aí o link direto do produto:
http://www.justshop.com.br/home/pro..._id:80/cabo-de-dados-sata-3-0-6gb-sata3-50-bk

Usem-no, daí verão a diferença real de um produto com interface SATA3. ;)

Ajudei?
Se puder, qualifique minha resposta. Parece bobagem, mas é importante. É o mesmo que dizer "obrigado" quando lhe fazem uma gentileza/favor. :)
 
Última edição:
Sim, eu sei que minha placa mãe só tem suporte a SATA 2. :D
Comprei os WD SATA 3 que me custaram muito pouco R$170 os dois.
A questão é que a diferença enter o HD funcionar em SATA 2 ou 3 é pequena.
Sobre o cabo, à uma diferença externa nele sim, mas por dentro ele ainda é um cabo SATA 2 com 7 pinos. Veja este trecho tirado deste documento da Serial ATA International Organization:

SATA Revision 3.0 introduces an Automatic Partial to Slumber mode transition
which 1) eliminates the need to first enter Active mode and 2) enables either hosts or
devices to initiate Slumber without asking permission from the other side of the link.
These two improvements increase the length of time SATA interfaces can be powered
down, enabling the power efficiency of SATA 6Gb/s PHYs to approximate SATA 3Gb/s
PHYs, depending upon the implementation. While 6Gb/s PHY designs are expected to
have a higher active power, the total active time/duty cycle to transfer equivalent data
will be approximately half that of 3Gb/s devices.


SATA 3 acho que compeça só pra SSD, Hds ainda não chegam a tal velocidade.
Abraço...
 
essa do cabo sata 3 me deixou interessado também, será que muda mesmo? ou fica igual o teste com cabo sata 3?

realizem o teste ai

controladora Marvel 9128 (sata 3) normalmente 2 portas nas mobos (muda o modo em AHCI na bios) e no boot do pc, quando chegar na controladora marvel tem que entrar nas configs, deve ser CTRL + M se não me engano, ali faz o raid-0 e junta no mínimo 2 hds, cuidado! faça isso com hds que podem ser formatados, que perde tudo no mesmo momento da criação do raid-0.

Feito isso, ele monta sozinho e no windows começa a detectar o raid-0

Detalhe, realizar o teste com controladora sata 3, HD sata 3 e Cabo sata 3.

A intel não tem controladora Sata 3, a controladora ICH10R é sata 2!!!!! e normalmente tem 6 portas na placa mãe, as satas 3, Marvel 9128 normalmente são Vermelhas do lado dessas 6 portas da intel.

Aguardando novos testes
 
Cabo SATA 3 não vai traze mais desempenho, ele é limitado pelo controlador.
Aqui vai mais um trecho de outro documento da Serial ATA International Organization, que determina o padão SATA.

9: Does SATA 6Gb/s require different connectors and cables to support the higher
transfer speed?
A9: The same cables and connectors used for current SATA 1.5 and SATA 3.0 Gb/s
implementations can be used to connect SATA 6Gb/s devices, although SATA-IO recommends
quality components be selected to ensure data integrity and robust operation at the faster SATA
6Gb/s transfer rate. Keeping the existing SATA connector form factor enables SATA 6Gb/s to
be designed into the same cost-conscious hardware architectures while minimizing
infrastructure changes.


A recomendação deles é de apenas usar cabos de qualidade.
 
Aqui usei os cabos SATA3 que veio com a Extreme4.

Olhei no manual e diz que existe duas controladoras SATA3, Intel e Marvell, aqui usei na Intel.
 
Só para comparação, também fiz meu primeiro RAID 0 com dois WD Caviar Blue WD5000AAKX 500GB, que são SATA III, mas estão funcionando em SATA II.
Veja os resultados:

http://imageshack.us/photo/my-images/841/raid0.jpg/http://img841.imageshack.us/img841/8082/raid0.jpg

A diferença entre SATA II e III com HDs (SSD é outra coisa:fun:), é bem pequena.
Tem este teste com os mesmos HDs que os meu e se pode ver a pequena diferença.
Falou...

Na verdade a diferença entre HDs SATAII e III é na prática imperceptível. Só vejo um HD que está acima dos demais - Seagate Barracuda Green 1.5TB. Esse sim sei que tem uma diferença de desempenho maior. Tirando isso, RAID0 é a opção mais em conta mesmo...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo