• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Teste] Watercooler: velocidade da bomba x temperatura

BlazeBrok

Pentium MMX Inside!
Registrado
Todos sabemos que a bomba é responsável por mover a água dentro de um watercooler e assumimos que quanto mais rápido a água se mova dentro do loop, melhores serão nossos resultados em termos de temperatura.
Mas até onde isso é verdade? Resolvi fazer um teste pequeno aqui pra verificar o impacto da velocidade do fluxo de água na temperatura.


Primeiramente, o meu loop consiste numa boma Laing D5 com controle de velocidade, um bloco para a cpu e um para a vga, e três radiadores, um de 360 e dois de 240, totalizando 5 objetos restritivos no loop.


A metodologia que usei foi simples, medi a temperatura ambiente antes de cada teste para conferir que essa se manteve, e deixei rodando o prime95 em large ffts e o furmark ao mesmo tempo durante 20min. Fiz isso com a bomba no mínimo (velocidade 1) e com ela no máximo (velocidade 5) para comparar os resultados.


Bomba no mínimo:
Temperatura ambiente: 26,4ºC
Temperatura da CPU (core mais quente / temperatura máxima durante o teste) : 89ºC
Temperatura da VGA (sensor da GPU / temperatura máxima durante o teste): 54ºC


Bomba no máximo:
Temperatura ambiente: 26,5ºC
Temperatura da CPU (core mais quente / temperatura máxima durante o teste) : 87ºC
Temperatura da VGA (sensor da GPU / temperatura máxima durante o teste): 51ºC


2ºC na CPU não é um ganho muito expressivo, considerando que a bomba no mínimo é completamente silenciosa, e no máximo ela já faz um barulho bem maior.
Pensando nisso resolvi testar o ruído dela no mínimo e no máximo.
No mínimo o sistema todo faz 45dB de ruído, que é basicamente o som dos fans (GT-AP15 em 5V)
Terei que fazer outro teste com os fans desligados pra ver se ela fica abaixo do ruido ambiente (43~44dB) ou não.
No máximo a gente tem um pulo pra 48dB, isso já é mais alto que os fans e bastante audível.

Não testei em o ruido outras velocidades pois meu combo de bomba e reservatório entra em ressonância na velocidade 3 e 4 e acaba ficando mais alto que na 5. Na velocidade 2 ele ainda é mais baixo que os fans.


Depois farei um teste de temperatura com as velocidades intermediárias para ver a partir de onde a diferença desaparece.
 
Todos sabemos que a bomba é responsável por mover a água dentro de um watercooler e assumimos que quanto mais rápido a água se mova dentro do loop, melhores serão nossos resultados em termos de temperatura.
Mas até onde isso é verdade? Resolvi fazer um teste pequeno aqui pra verificar o impacto da velocidade do fluxo de água na temperatura.


Primeiramente, o meu loop consiste numa boma Laing D5 com controle de velocidade, um bloco para a cpu e um para a vga, e três radiadores, um de 360 e dois de 240, totalizando 5 objetos restritivos no loop.


A metodologia que usei foi simples, medi a temperatura ambiente antes de cada teste para conferir que essa se manteve, e deixei rodando o prime95 em large ffts e o furmark ao mesmo tempo durante 20min. Fiz isso com a bomba no mínimo (velocidade 1) e com ela no máximo (velocidade 5) para comparar os resultados.


Bomba no mínimo:
Temperatura ambiente: 26,4ºC
Temperatura da CPU (core mais quente / temperatura máxima durante o teste) : 89ºC
Temperatura da VGA (sensor da GPU / temperatura máxima durante o teste): 54ºC


Bomba no máximo:
Temperatura ambiente: 26,5ºC
Temperatura da CPU (core mais quente / temperatura máxima durante o teste) : 87ºC
Temperatura da VGA (sensor da GPU / temperatura máxima durante o teste): 51ºC


2ºC na CPU não é um ganho muito expressivo, considerando que a bomba no mínimo é completamente silenciosa, e no máximo ela já faz um barulho bem maior.
Pensando nisso resolvi testar o ruído dela no mínimo e no máximo.
No mínimo o sistema todo faz 45dB de ruído, que é basicamente o som dos fans (GT-AP15 em 5V)
Terei que fazer outro teste com os fans desligados pra ver se ela fica abaixo do ruido ambiente (43~44dB) ou não.
No máximo a gente tem um pulo pra 48dB, isso já é mais alto que os fans e bastante audível.

Não testei em o ruido outras velocidades pois meu combo de bomba e reservatório entra em ressonância na velocidade 3 e 4 e acaba ficando mais alto que na 5. Na velocidade 2 ele ainda é mais baixo que os fans.


Depois farei um teste de temperatura com as velocidades intermediárias para ver a partir de onde a diferença desaparece.
Parabens pela iniciativa :joia::joia::joia:... muito interessante esse teste... qual as peças do seu loop? modelos de blocos / rad? qtos rads tem?...
 
E por último, apenas por curiosidade: Qual as características do teu over? Quanto é o multiplicador e o VCore?
 
Parabens pela iniciativa :joia::joia::joia:... muito interessante esse teste... qual as peças do seu loop? modelos de blocos / rad? qtos rads tem?...

como falei, são 3 rads
1 ex360 e 2 ex240 da xspc

o bloco da cpu é um xspc raystorm
e o da vga é um EK comum com top acetal



E por último, apenas por curiosidade: Qual as características do teu over? Quanto é o multiplicador e o VCore?

100MHz blck x 45
1.23v

a vga ta com over também.
1135MHz no core e +100mV

nas o cpu nao ta delidado, por isso a temp alta
 
Ai vc gasta 1500 reais pra montar um WC custom e ter 89º de temperatura.

Tô pensando seriamente em desistir dessa idéia, esse resultado eu consigo com o meu H100i. :feelbad:

*******

Parabéns pelo estudo :bat:
 
como falei, são 3 rads
1 ex360 e 2 ex240 da xspc

o bloco da cpu é um xspc raystorm
e o da vga é um EK comum com top acetal





100MHz blck x 45
1.23v

a vga ta com over também.
1135MHz no core e +100mV

nas o cpu nao ta delidado, por isso a temp alta

qual gabinete vc ta pra caber tudo?
 
Ai vc gasta 1500 reais pra montar um WC custom e ter 89º de temperatura.

Tô pensando seriamente em desistir dessa idéia, esse resultado eu consigo com o meu H100i. :feelbad:

*******

Parabéns pelo estudo :bat:

Acontece que os cpus (principalmente da intel) são muito efeicientes.
TDP dos haswell é 84w
Mas o tamanho do die ta ficando cada vez menor, não tem área de contato suficiente pra dissipar o calor.

Só que esse meu chip em especial é muito quente mesmo, sempre foi.
Vou delidar ele e lapidar o IHS, desconfio que ele seja tão curvo quando meu antigo i7 920 :hmm:


Mas vlw!
To pensando em comprar uma segunda placa de video e ver se essa diferença de fluxo no loop vai dar mudar com mais um bloco.
Mas isso é mais pra frente.


qual gabinete vc ta pra caber tudo?

Cosmos 2
Mas se fosse me pedir uma recomendação, recomendaria o 900D
Só peguei os cosmos por que acho ele mais bonito :lindo:
 
Acontece que os cpus (principalmente da intel) são muito efeicientes.
TDP dos haswell é 84w
Mas o tamanho do die ta ficando cada vez menor, não tem área de contato suficiente pra dissipar o calor.

Só que esse meu chip em especial é muito quente mesmo, sempre foi.
Vou delidar ele e lapidar o IHS, desconfio que ele seja tão curvo quando meu antigo i7 920 :hmm:


Mas vlw!
To pensando em comprar uma segunda placa de video e ver se essa diferença de fluxo no loop vai dar mudar com mais um bloco.
Mas isso é mais pra frente.




Cosmos 2
Mas se fosse me pedir uma recomendação, recomendaria o 900D
Só peguei os cosmos por que acho ele mais bonito :lindo:

ja comprei o 750D ... cosmos 2 é lindo msm.. mas acho muito caro...900d muito grande
 
Acontece que os cpus (principalmente da intel) são muito efeicientes.
TDP dos haswell é 84w
Mas o tamanho do die ta ficando cada vez menor, não tem área de contato suficiente pra dissipar o calor.

Só que esse meu chip em especial é muito quente mesmo, sempre foi.
Vou delidar ele e lapidar o IHS, desconfio que ele seja tão curvo quando meu antigo i7 920 :hmm:


Mas vlw!
To pensando em comprar uma segunda placa de video e ver se essa diferença de fluxo no loop vai dar mudar com mais um bloco.
Mas isso é mais pra frente.




Cosmos 2
Mas se fosse me pedir uma recomendação, recomendaria o 900D
Só peguei os cosmos por que acho ele mais bonito :lindo:

Como tá o seu over? De qtos mm são seus rads? Fluxo cruzado ou normal? Quais fans vc tá usando?


ja comprei o 750D ... cosmos 2 é lindo msm.. mas acho muito caro...900d muito grande

750D é muito TOP tbm :megusta:
 
Como tá o seu over? De qtos mm são seus rads? Fluxo cruzado ou normal? Quais fans vc tá usando?




750D é muito TOP tbm :megusta:

tbm acho.. fiquei loko desde q vi... :megusta::megusta::megusta: ai nao resisti... troquei o 650d por ele... e vai caber todas as peças do meu loop q esta pra chegar....:muchwin::muchwin::muchwin:
 
Como tá o seu over? De qtos mm são seus rads? Fluxo cruzado ou normal? Quais fans vc tá usando?

Como assim? :haha:
um de 360 e dois de 240
defina fluxo cruzado, isso aqui?
gentle typhoons ap15 (1850rpm)
 
3 rads e ainda com essa temperatura td?
 
Foi isso que pensei. O cara tá com uma temperatura de 89ºC com três malditos radiadores, e eu aqui querendo ter o mesmíssimo overclock com o mesmíssimo processador usando um H80i. :feelbad:

Já vi que acho que não vai dar. :feelbad:
 
Já disse ai pra cima que meu 4770k é mais quente que o normal.
Não leve essa temp muito a sério.

O importante aqui mesmo é a diferença que o fluxo de água reflete na temperatura.
Eu pensei que seria maior essa diferença.
 
Como assim? :haha:
um de 360 e dois de 240
defina fluxo cruzado, isso aqui?
gentle typhoons ap15 (1850rpm)

Desculpa, eu n tinha visto os dados do over.

1.23v pra 4.5 ??? Seu cpu é premiado, aqui preciso de 1.35v pra isso!! :haha::haha::haha:

Mas pra 1.23 tá esquentando muito não? :hmm:

sim, fluxo cruzado é isso ai mesmo.
 
Desculpa, eu n tinha visto os dados do over.

1.23v pra 4.5 ??? Seu cpu é premiado, aqui preciso de 1.35v pra isso!! :haha::haha::haha:

Mas pra 1.23 tá esquentando muito não? :hmm:

sim, fluxo cruzado é isso ai mesmo.

Sim, ele é muito bom, além de 4.5@1.23v ele ainda pegou 4GHz no cache e boota com as memorias em 2133 sem um soluço sequer :olho:
Só tem o problema da temp mesmo mas ainda vou deixar de preguiça, lapidar e delidar ele :haha::haha:


Só o rad de 360mm é crossflow
Mas botei por questão estética, duvido que ele melhore alguma coisa o fluxo
 
Muito boa iniciativa. O mesmo é valido para fans, entre a rotaçao minima e a maxima normalmente o ganho de temp é pouco e o aumento no barulho enorme
 
Muito boa iniciativa. O mesmo é valido para fans, entre a rotaçao minima e a maxima normalmente o ganho de temp é pouco e o aumento no barulho enorme

Se eu tivesse radiadores mais densos (com FPI maior) testaria isso também.
Mas nos EX qualquer brisa passa por eles :haha:
 
Eu acho que a diferença vai aumentando com o tempo, se voce fizer o teste por mais tempo, acho que a diferença será maior....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo