A grosso modo, pode-se dizer que Morrowind é no mesmo perfil do Oblivion, sim. Apenas sem a temática medieval, mas caindo pra uma atmosfera também de fantasia, embora particular -- cogumelos gigantes, enormes insetos voadores (os "silt striders"), tecnologia à la dwarves (os "dwemers" do jogo), e por aí vai.
Nem adiante perguntar qual é melhor, que há as duas galeras: a "Morrowind FTW" e a "Oblivion FTW". Eu sou da segunda.
Sobre as mods, há as que o
delwind falou acima (não conheço a "amazing jump"), mais as que eu citei nesta mesma página, a que citei neste post mesmo (resposta acima do seu quote), mais as seguintes (tudo o que postarei aqui não muda drasticamente NADA, são apenas pequenos "tweaks"):
Reznod mannequins
Bedrolls
OU Portable bedrolls (ou uma ou outra)
Drinks for sale
Easy Storage
Bag of holding
--> uma maneira de solucionar o problema do peso sem apelar; afinal, a figura do bag of holding é velha conhecida dos jogadores de RPGs clássicos
Anywhere sittable
Less creepy guild porters
Gattsurus easier black soul gems
Nic-Vs lockable houses
Landmarks with wells
House map markers
Fewer random Oblivion gates
Better letters
Oblivion gate map marker remover
Cyrodiil terrain map
No more annoying comments about your skills
Skill perk descriptions enhancement
Big Head fix
Mehrune's razor fix
Oblivion script optimization
Official plugins unnerfed
Operation Optimization
Better and realistic prices
Better gem prices
ACs realisticaly priced clutter
--> a menos que o autor tenha consertado, era "realisticaly" mesmo, com um "éle" só (L).
More gold more clutter
Expanded hotkeys and spell delete
Book placement
Salmo the baker
Get wet
Rainbows in Tamriel
Underwater visibility mod
Realistic flora
Louder nirnroots
Exterior actors have torches
Lights Out
Skingrad Bridge lights
Alive waters
alive waters koi addon
Blade sound effects
Distant chappel bells
Quieter wind and ambience for dungeons
Quieter wind and rain
Real lights
Bom, já dá pra começar.
A propósito... quem é John Galt?