Ela mostra uma jovem pré-adolescente que olha diretamente para a câmera com cigarro na mão. A imagem impressiona por mostrar um contraste drástico.
Através do uso inteligente de imagens de fundo e linguagem corporal sutil, Mann talvez esteja contando a história de uma jovem que se desvia do caminho reto e estreito.
“Candy Cigarette faz parte de sua série chamada de “Família Imediata” de 1992 e é considerada uma de suas obras mais famosas – de fato, muitos consideram uma das imagens mais emblemáticas do século XX.
Tirada em 1989, a fotografia apresenta Jessie, filha de Mann, equilibrando graciosamente um cigarro de chocolate entre seus pequenos dedos, enquanto seus irmãos se afastam dos telespectadores, aparentemente absorvidos em uma brincadeira.
Seu rosto liso sem linhas, os cabelo loiro e despenteados transmitem o cuidado da juventude. Seus membros desajeitados e seu vestido maravilhoso representam a inocência da infância. Mas no entanto, o público fica consciente de que ela não é apenas uma criança, mas uma menina à beira de se tornar uma mulher.
Mesmo que o título da peça deixe claro que o cigarro que ela segura é simplesmente uma imitação feita de cacau e açúcar, a facilidade e familiaridade com que ela imita esse comportamento adulto incomoda. Os braços cruzados e o olhar plano transmitem o desafio, e seus olhos carregam um cansaço que vai além de sua idade;
Ela exala uma sensualidade e mundanidade da mulher que ainda não se tornou. Talvez esteja apenas emulando o comportamento dos adultos.
Ou talvez o cigarro seja um símbolo de rebelião. Enquanto seus irmãos parecem satisfeitos em permanecer dentro do reino da infância Jessie gira na direção oposta e ousadamente atende os olhos que a observam – como fosse ela quem avalia a câmera e não o contrário.
Mann parece ilustrar uma tragédia agridoce das crianças que amadurecem muito rapidamente neste mundo cada vez mais acelerado.
Candy Cigarette é, sem dúvida, bonita e inquietante: é representativa de uma geração inteira, ansiosa demais para crescer rapidamente.”
via Pixelle