![](http://img19.imageshack.us/img19/5865/projetologo.png)
Bom, como tinha prometido para a galera, estou criando o tópico
para mostrar o desempenho do meu sli de 9600gt, e também porque
o pessoal estava com dúvidas se funciona o sli com placas diferentes!:slap::
DEFINIÇÕES:
SLI -Scalable Link Interface
Scalable Link Interface (SLI) é um método desenvolvido pela NVIDIA para unir duas (ou mais) placas de vídeo apresentando apenas uma única saída de vídeo. As placas de vídeo compartilham paralelamente o processamento de imagens, aumentando a velocidade de processamento ou a qualidade de imagem.
Uma implementação SLI requer além de duas placas compatíveis, uma placa-mãe com barramento PCI Express duplo, e drivers compatíveis. Além disso, para um desempenho otimizado é necessário um "perfil" de configuração para o jogo utilizado.
Foi anunciado em 28 de junho de 2004 e lançado em 17 de novembro do mesmo ano.
3DFx SLI
O termo SLI foi cunhado originalmente pela empresa 3Dfx — posteriormente comprada pela NVIDIA — como sigla para Scan-Line Interleave, que em termos gerais consistia no mesmo conceito; a utilização de placas de vídeo em paralelo para o aumento de desempenho.
Diferenças
Enquanto o modo SLI original dividia as linhas da tela (scan-lines) entre as placas — uma das placas renderizava as linhas horizontais pares, enquanto a outra placa renderizava as linhas ímpares — o modo SLI adotado pela NVIDIA (e sua concorrente ATI em sua tecnologia equivalente) separa o processamento por partes da tela (split frame rendering) ou em quadros alternados (alternate frame rendering).
Com o recente lançamento do CrossFireX da AMD/ATI e do SLI de três vias da nVidia nós achamos que o momento é apropriado para fazermos uma comparação técnica entre todas as versões dessas duas tecnologias, que têm o mesmo objetivo: permitir que placas de vídeo sejam conectadas em paralelo de modo a aumentar o desempenho em jogos.
O SLI foi originalmente introduzido pela 3dfx em 1998 em suas placas Voodoo 2. Nessa época SLI significava Scan Line Interleaving (Intercalamento de Varredura) e funcionava fazendo com que cada chip gráfico processasse um grupo de linhas (um chip gráfico processando as linhas pares e outro processando as linhas ímpares). A nVidia comprou a 3dfx em 19 de abril de 2001 e introduziu um conceito similar e atualizado para suas placas de vídeo em junho de 2004, renomeando SLI para Scalable Link Interface ou Interface de Link Escalável.
O SLI pode funcionar nos seguintes modos:
SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros), onde cada quadro é dividido em dois e cada metade é enviada para um chip gráfico diferente para ser processado. Este é o modo usado pela configuração SLI usando duas placas de vídeo.
![](http://img139.imageshack.us/img139/7193/imageviewp.jpg)
AFR (Alternate Frame Rendering ou Renderização Alternada de Quadros), onde cada chip gráfico processa um quadro inteiro, mas enquanto um chip gráfico está processando o quadro atual, o outro chip já está renderizando o próximo quadro, portanto quando o primeiro quadro é enviado, o segundo quadro já está renderizado (idealmente) ou praticamente renderizado. Este é o modo usado pelo SLI de três vias.
![imageview2.jpg](http://img139.imageshack.us/img139/7526/imageview2.jpg)
AFR de SFR, que é usado no sistema Quad SLI. Aqui dois chips gráficos processam o primeiro quadro no modo SFR enquanto os dois outros chips estão processando o próximo quadro também no modo SFR.
![imageview3.jpg](http://img237.imageshack.us/img237/6039/imageview3.jpg)
SLI AA (Anti-Aliasing). Este modo não é voltado para aumentar o desempenho em jogos, mas para aumentar a qualidade da imagem. Na verdade neste modo o jogo normalmente roda mais lento, mas com uma melhor qualidade de imagem. Enquanto que com uma única placa de vídeo você pode obter tipicamente apenas até os modos anti-aliasing 4x ou 8x, com o SLI este número pode ser elevado para 8x, 16x ou 32x, dependendo do modo SLI.
O SLI está disponível apenas para placas PCI Express e você precisa ter uma placa-mãe com dois (ou três, no caso do SLI de três vias) slots PCI Express x16 e a placa-mãe precisa ser baseada em um chipset da nVidia (a única exceção é a plataforma Intel Dual Socket Extreme Desktop – codinome “SkullTrail” – que é baseada na placa-mãe Intel D5400XS que suporta as tecnologias SLI e CrossFireX). Lembre-se que dependendo do chipset os slots PCI Express x16 podem funcionar a 8x quando o modo SLI está habilitado (mais sobre isso adiante).
A comunicação entre as placas de vídeo é feita através de um conector dedicado, chamado ponte SLI. Portanto normalmente as placas não usam o barramento PCI Express para transferir dados entre elas – e é por isso que usar o slot PCI Express no modo x8 não é tão problemático. A exceção fica por conta de placas de vídeo mais simples das séries GeForce 6600 (exceto a 6600 GT), 7100 e 7300, que suportam o SLI mas usando o barramento PCI Express para fazer a comunicação entre as placas – portanto elas não precisam de uma ponte.
Originalmente para usar o SLI as placas de vídeo tinham que ser idênticas – o mesmo chip gráfico, o mesmo fabricante e até mesmo ter a mesma versão de BIOS. A partir da versão 80 do seu driver de vídeo a nVidia relaxou um pouco e agora as placas de vídeo podem ser de fabricantes diferentes, mas elas precisam ser baseadas no mesmo chip gráfico. Esta regra é válida para todas as versões do SLI (SLI, Quad SLI e SLI de três vias).
Todas as placas de vídeo a partir da GeForce 6600 suportam SLI, mas o SLI de três vias é suportado apenas pela GeForce 8800 GTX, pela GeForce 8800 Ultra, pela GeForce GTX 260 e pela GeForce GTX 280. Este modo usa uma nova ponte, já que as placas têm dois conectores SLI.
O Quad SLI não usa quatro placas de vídeo, mas duas placas de vídeo GeForce 7950 GX2 ou duas GeForce 9800 GX2 instaladas em paralelo. Como cada placa de vídeo tem dois chips gráficos, seu micro terá um total de quatro chips gráficos.
O único “problema” com o SLI é que quando este modo é habilitado apenas uma saída de vídeo é habilitada, portanto você não pode ter uma configuração com múltiplos monitores no modo SLI, apenas um único monitor.
Além disso, apesar de em teoria o SLI ter sido desenvolvido para dobrar o desempenho em jogos na prática isto não acontece. O SLI aumenta o desempenho de alguns jogos mais do que em outros, mas este aumento não chega a 100%.
Hybrid SLI
O Hybrid SLI é um nome genérico para duas tecnologias: GeForce Boost e HybridPower.
O GeForce Boost é uma tecnologia voltada para micros básicos equipados com vídeo on-board para aumentar o desempenho 3D. Em placas-mãe que suportam esta tecnologia – basicamente placas-mãe com vídeo on-board baseadas nos chipsets nVidia (nem todas as placas-mãe com chipset nVidia suportam este recurso; veja a lista das placas-mãe compatíveis na próxima página) – quando você instala um placa de vídeo de “verdade” você pode configurar o vídeo on-board e a placa de vídeo para trabalharem juntas em paralelo no modo SLI, aumentando o desempenho 3D.
O problema é que além da placa-mãe a placa de vídeo também tem de suportar este recurso e até o momento apenas a GeForce 8400 GS e a GeForce 8500 GT suportam esta tecnologia.
O HybridPower, por outro lado, é voltado para micros de alto desempenho. Esta tecnologia desliga as placas de vídeo quando você não está rodando jogos, economizando assim energia. Neste caso o vídeo é produzido pelo chipset (ou seja, vídeo on-board). Parece uma idéia extraordinária, mas o problema é que até o momento apenas duas placas de vídeo são compatíveis com o HybridPower: a GeForce 9800 GTX e a GeForce 9800 GX2. Portanto a menos que você tenha essas placas esta tecnologia não tem utilidade.
Ambos os modos Hybrid SLI estão disponíveis atualmente apenas no Windows Vista.
Fonte:Clube do Hardware
Vou colocar por enquanto alguns testes que eu efetuei, mas pretendo colocar todos os games que tenho e ir adicionando assim que possivel
todos os lançamentos que derem suporte ao sli!
O Tópico está aberto para o pessoal que quiser contribuir com seus benchmark ,testes de jogos de SLI E CROSSFIRE.
Configuração do Micro:
- Intel Core2Duo E7200 2.53Ghz@3.8Ghz 1.31Vcore
- ASUS P5N-E SLI Vdropmod
- 4Gb ddr2 800@900Mhz Markivision 5-5-5-15
- 2x9600GT em SLI ECS@XFX STOCK
- Fonte SATELLITE SL-8600EPS@600W PFC
- 3XHD SAMSUNG SATA 2 RAID0
- Monitor LG W2252TQ 22"
- Windows Vista 64bits
- Drive de Video usado: 182.08
PS: Na medida que eu tiver tempo, vou Colocando os outros games!
As capas que serão usadas para ilustrar os games, foram retiradas deste tópico aqui do adrenaline:
http://www.adrenaline.com.br/forum/pc/217229-capa-jogos.html
![estai.jpg](http://img6.imageshack.us/img6/3221/estai.jpg)
Todas as imagens foram redimensionadas para 1024x768 a pedido da
galera para nao estragar o layout do forum.:slap:
TESTES REALIZADOS ATE AGORA:
PAGINA 1
3D MARK VANTAGE
CRYSIS
CRYSIS WARHEAD
FAR CRY 2
DEVIL MAY CRY 4
RACER DRIVER GRID
CALL OF DUTY 4
CALL OF DUTY 5 (WORLD AT WAR)
LOST PLANET COLONIES
GRAND THEFT AUTO IV (GTA IV)
F.E.A.R
F.E.A.R 2
PAGINA 2
LEFT4DEAD
RAINBOW SIX VEGAS
PAGINA 3
RAINBOW SIX VEGAS 2
TIMESHIFT
3D MARK 2006
PAGINA 4
CALL OF JUAREZ BENCHMARK
TOM CLANCY'S HAWX
PAGINA 5
BIOSHOCK
NECROVISION
G.R.O.W 2
COMPANY OF HEROES
NURIEN DEMO TESTES PHYSX
PAGINA 6
GTA IV DRIVER 182.46 BETA
PAGINA 7
FRAMEBUFFER CRYSIS WARHEAD BENCHMARKING
MIRROR'S EDGE PHYSX TESTE
NEED FOR SPEED UNDERCOVER
DEAD SPACE
THE WHEELMAN
PAGINA 8
PRO EVOLUTION SOCCER 2009
BROTHERS IN ARMS: HELL'S HIGHWAY
TOMB RAIDER - UNDERWORLD
PAGINA 11
X-MAN ORIGINIS: WOLVERINE
PAGINA 12
STREET FIGHTER IV BENCHMARK BY'S ELETRIC SQUALL
VELVET ASSASSIN
DIRT
PROTOTYPE
GHOSTBUSTERS
Total: 38 testes!!
E VEM MAIS POR AI!!!
Bom, vamos ao testes:
3D MARK VANTAGE
![](http://img172.imageshack.us/img172/6650/3dmarkvantage001.jpg)
![imagem2o.jpg](http://img144.imageshack.us/img144/3039/imagem2o.jpg)
![3dmarkvantage2009031419.jpg](http://img23.imageshack.us/img23/747/3dmarkvantage2009031419.jpg)
![3dmarkvantage2009031418.jpg](http://img27.imageshack.us/img27/1260/3dmarkvantage2009031418.jpg)
![3dmarkvantage2009031419.jpg](http://img27.imageshack.us/img27/747/3dmarkvantage2009031419.jpg)
![3dmarkvantage2009031419p.jpg](http://img15.imageshack.us/img15/415/3dmarkvantage2009031419p.jpg)
CRYSIS
![](http://img22.imageshack.us/img22/4913/crysisjg6.png)
TUDO VERY HIGH
1680X1050
AA DESLIGADO
MIN: 10.94
MEDIA: 18.07
MAX: 24.70
![crysisttb.jpg](http://img11.imageshack.us/img11/1917/crysisttb.jpg)
TUDO HIGH
1680X1050
AA DESLIGADO
MIN: 29.63
MEDIA:46.65
MAX: 65.44
![crysishigh.jpg](http://img10.imageshack.us/img10/3328/crysishigh.jpg)
SOMBRAS E SHADER NO MEDIO INCRIVEL COMO A PERFORMACE DO GAME AUMENTA
1680X1050
AA DESLIGADO
MIN: 27.59
MEDIA: 42.28
MAX: 50.48
![crysis2w.jpg](http://img16.imageshack.us/img16/3449/crysis2w.jpg)
![crysis2009031422261131.jpg](http://img22.imageshack.us/img22/3083/crysis2009031422261131.jpg)
![crysis2009031422251338.jpg](http://img23.imageshack.us/img23/6641/crysis2009031422251338.jpg)
![crysis2009031422243984.jpg](http://img25.imageshack.us/img25/6021/crysis2009031422243984.jpg)
![crysis2009031422243751.jpg](http://img27.imageshack.us/img27/89/crysis2009031422243751.jpg)
![crysis2009031422282160.jpg](http://img22.imageshack.us/img22/7854/crysis2009031422282160.jpg)
CRYSIS WARHEAD
![](http://img22.imageshack.us/img22/204/crysiswarheadth0.png)
O Benchmark nao rodou aqui na minha maquina!
1680x1050
AA=NO
VSYNC=OFF
TUDO ENTUSIASTA
![crysis2009031722104993.jpg](http://img21.imageshack.us/img21/6026/crysis2009031722104993.jpg)
![crysis2009031722152498.jpg](http://img25.imageshack.us/img25/7867/crysis2009031722152498.jpg)
![crysis2009031722150268.jpg](http://img15.imageshack.us/img15/8863/crysis2009031722150268.jpg)
![crysis2009031722134540.jpg](http://img18.imageshack.us/img18/1356/crysis2009031722134540.jpg)
![crysis2009031722145504.jpg](http://img17.imageshack.us/img17/6559/crysis2009031722145504.jpg)
FAR CRY 2
![](http://img22.imageshack.us/img22/377/farcry2gs9.png)
OUVI DIZER QUE O BENCHMARK DO FAR CRY 2 NAO ACEITA SLI:fist:
Edit: Realmente nao aceita no benchmark, fiz pelo fraps mesmo.
![farcry22009031721435880.jpg](http://img9.imageshack.us/img9/2500/farcry22009031721435880.jpg)
![farcry22009031721481276.jpg](http://img6.imageshack.us/img6/958/farcry22009031721481276.jpg)
![farcry22009031721475479.jpg](http://img10.imageshack.us/img10/6711/farcry22009031721475479.jpg)
![farcry22009031721474446.jpg](http://img11.imageshack.us/img11/1682/farcry22009031721474446.jpg)
![farcry22009031721465697.jpg](http://img12.imageshack.us/img12/1116/farcry22009031721465697.jpg)
DEVIL MAY CRY 4
![dmc4qx0.png](http://img155.imageshack.us/img155/4669/dmc4qx0.png)
![devilmaycry4dx102009031.jpg](http://img502.imageshack.us/img502/1339/devilmaycry4dx102009031.jpg)
![devilmaycry4dx102009031.jpg](http://img155.imageshack.us/img155/1339/devilmaycry4dx102009031.jpg)
![devilmaycry4dx102009031b.jpg](http://img21.imageshack.us/img21/9435/devilmaycry4dx102009031b.jpg)
![devilmaycry4dx102009031c.jpg](http://img25.imageshack.us/img25/7974/devilmaycry4dx102009031c.jpg)
![devilmaycry4dx102009031.jpg](http://img5.imageshack.us/img5/1339/devilmaycry4dx102009031.jpg)
![devilmaycry4dx102009031i.jpg](http://img6.imageshack.us/img6/8632/devilmaycry4dx102009031i.jpg)
RACER DRIVER GRID
![gridnc2.png](http://img3.imageshack.us/img3/6258/gridnc2.png)
![grid2009031721593783.jpg](http://img7.imageshack.us/img7/4657/grid2009031721593783.jpg)
![grid2009031721593218.jpg](http://img9.imageshack.us/img9/3786/grid2009031721593218.jpg)
![grid2009031722021690.jpg](http://img6.imageshack.us/img6/2674/grid2009031722021690.jpg)
![grid2009031722012653.jpg](http://img8.imageshack.us/img8/5352/grid2009031722012653.jpg)
![grid2009031722005868.jpg](http://img10.imageshack.us/img10/4378/grid2009031722005868.jpg)
![grid2009031722004485.jpg](http://img12.imageshack.us/img12/7966/grid2009031722004485.jpg)
Postarei mais tarde..Vou ter que dar uma saidinha....:wave: