• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

ML N tem segredo, pode comprar de vendedor com reputação vermelha fosforescente. A plataforma prioriza totalmente o cliente.

E se eu fosse vendedor sem reputação, nunca que venderia item caro assim, é só o cliente "malandro" gravar que chegou uma caixa com tijolo e editar um pouco o vídeo, que é devolvido todo o dinheiro sem nenhum questionamento, e o vendedor que se lasque.

Já vendi muito na plataforma, e tive cliente me dando calote com lâmpada, quiçá algo caro assim.

Comprava minha lâmpada zero bala e pedia devolução com a dele queimada, sei disso pq marcava o serial.. o brasileiro precisa ser estudado e diagnosticado.
 
Po Galera... fiz um baita tutorial aqui, mas vi que o Kylo atualizou o github dele com atalhos de ligar e desligar o undervolt via game mode, eu atualizei tudo aqui mas quem diz que funciona?! Nem o undervolt padrão ta indo agora :pepe:

Eu já ia soltar o tutorial mas agora sem funcionar aqui não vou soltar né... tenho q descobrir o q foi de errado :scare:
 
  • Triste
Reações: dcz
Alguém testou Baldus Gate 3 no Deck?
 

Tutorial de Undervolt via Software (sem risco de brickar seu valioso Deck)


Primeiro de tudo você vai precisar de um teclado e mouse conectado ao Deck OU instalar algum programa de acesso remoto. Eu uso o AnyDesk que pode ser baixado direto pelo Discover no SteamOS (Modo Desktop) e no seu PC diretamente no site deles (Google). O programa é gratuito pra uso pessoal, tendo somente a limitação de sessão ativa por 1h, quando acaba ele desconecta mas basta conectar novamente.

Após isso nós vamos ao github do KyleGospo para baixar uma parte do app “ryzenadj”, que foi modificado e compilado para rodar com a APU Van Gogh (Ryzen do Deck).

Link: GitHub KyleGospo – Steam-Deck-Software-Undervolt

Agora vamos baixar o pacote de tudo o que o Kyle compilou, vá em Code e em Download Zip

Agora com o zip baixado, deszipe ele pra uma pasta, para ajudar futuramente com os comandos, vamos renomear a pasta para “undervolt” sem aspas.

Caso esteja já fazendo diretamente no deck, só baixe ou copie a pasta pro desktop, caso esteja em um PC, copie em um pendrive ou mesmo use o gerenciador de arquivos do próprio AnyDesk para copiar a pasta (ele lembra muito o sistema de FTP, de cada lado se tem os diretórios, do PC e do Deck, bastando selecionar a pasta e dar um “upload” para copiar ela para o diretório no lado do deck, no caso vamos para o desktop.
0TT0iAc.png


Agora vai ser a parte mais chatinha do procedimento, como estamos lidando com Linux, você simplesmente não consegue copiar os arquivos e colar nos diretórios com privilégios de adm. Para isso vamos ter que usar linha de comando com autorização de senha de root. Eu não me lembro bem quando foi que pediu para eu criar a senha no meu deck, mas provavelmente caso você tente usar o comando sudo pela primeira vez, ele peça para criar. Caso não peça, tem vários vídeos no YT ensinando onde colocar a senha no Deck (não vou mostrar aqui para não ficar maior do que já está).

Primeiro abram o Konsole, nele vamos entrar na pastinha “undervolt” para copiar os arquivos. Para isso basta digitar:
Código:
cd /home/deck/Desktop/undervolt

Ou somente digite o “cd” e arraste a pastinha do desktop para dentro da janela do Konsole, caso após vc arrastar ficar um espaço no final do caminho, aperte o backspace e dai digite enter.

Após isso estaremos dentro da pasta undervolt, então vamos copiar com elevação de root.

Vai ser necessário copiar duas pastas, a “etc” e a “home”. Neste caso vamos copiar todos os arquivos dentro de uma vez para seus destinos. Para isso digite:
Código:
sudo cp -r etc /

De enter e digite sua senha que você já cadastrou do deck. Após isso vamos copiar a segunda pasta:
Código:
sudo cp -r home /

E de enter novamente. Dessa vez ele não pedirá a senha pois já vai estar com a elevação por senha. OBS.: Se atente aos espaços dos comandos, por exemplo
Código:
sudo<espaço>cp<espaço>-r<espaço>home<espaço>/


Pronto! Agora que copiamos os arquivos necessários e que eles não vão ser apagados após atualizações no SteamOS (teoricamente hehehehe)

Agora vamos partir para o início mesmo, para rodar o script dos serviços, execute no Konsole o comando:
Código:
sudo udevadm control --reload-rules

Pronto, agora podemos começar a editar o arquivo que vai fazer o undervolt de verdade. Navegue pelo Dolphin (gerenciador de arquivos) até a pasta /home/deck/.local/bin
(Lembrando de clicar no canto direito onde há duas linhas com bolinhas, e em “Show hiden files”, para mostrar arquivos ocultos)

É no arquivo set-ryzenadj-tweaks.sh que fazemos a config do undervolt, botão direito e em Abrir com o KWrite, teremos uma estrutura de arquivo assim:

Código:
#!/bin/sh

set -eu

allow=$(</home/deck/.local/bin/allowadj.txt)

# https://github.com/NGnius/PowerTools/issues/84#issuecomment-1482736698
# https://www.amd.com/system/files/documents/faq-curve-optimizer.pdf
# Expect your UV to be 3-5x your set curve value. IE: -5 = -15mv to -25mv

# CPU
if [[ $allow = "1" ]]
then
# 0x100000 - 5 (Range: -30, 30)
/home/deck/.local/bin/ryzenadj --set-coall=0xFFFFB
echo "Undervolt on" > /home/deck/.local/bin/statusadj.txt
else
# 0x100000 - 0
/home/deck/.local/bin/ryzenadj --set-coall=0x100000
echo "Undervolt off" > /home/deck/.local/bin/statusadj.txt
fi

# GPU - Not functional
# 0x100000 - 5 (Range: -30, 30)
#/home/deck/.local/bin/ryzenadj --set-cogfx=0xFFFFB

Pode parecer bizarro mas nós vamos mexer somente em 1 variável, que é a primeira lá em cima, na parte de CPU, onde consta o --set-coall=0xFFFFB

Aqui vamos usar uma calculadora já predefinida para nos ajudar, acessem o site Calculadora HEX pré-configurada para o Undervolt do Deck

Nesse site ele vai gerar o código hex que vai ser usado pro undervolt, por padrão o Kylo usou -5, esse valor no Curve Optimization representa de 3x a 5x o valor de undervolt real, ou seja, em baixa carga será de -15 e de alta carga será -25. Bem, no site basta mudar o valor do campo “5” para outro que você irá testar, por exemplo vamos colocar -10, como na conta já está o sinal negativo, basta mudar no campo onde está 5 para 10 e clicar em Calculate, nesse exemplo ele dará o hex de FFFF0, então vamos no arquivo aberto que estamos editando e vamos trocar na primeira linha onde está 0xFFFFB para 0xFFFF0. Basta clicar em Save, vai pedir a senha de adm, coloque e pronto, o arquivo está configurado para aplicar o padrão de -10 (efetivo -30 a -50)

Agora o Kylo também criou um atalho para se ativar e desativar o undervolt diretamente no modo game, que são os arquivos de on.sh e off.sh, para ativar o serviço onde fica esperando roda-los, rode o seguinte script no konsole:
Código:
systemctl enable --now set-ryzenadj-tweaks.path

Algumas vezes os arquivos não aceitam modificação pelo usuário, então vamos navegar para a pasta home/.local e com o botão direito fora das pastas clique em Open Terminal Here (um atalho caso não queira digitar o cd e blablabla no Konsole).
PEQ0gN7.png


Agora vamos mudar as permissões dos arquivos, então digite:
Código:
sudo chown -R deck bin

Supondo que o nome do usuário continue padrão, que é “deck”. Com isso se vc já rodar os arquivos on.sh e off.sh dentro da pasta mesmo, eles já alteram os parâmetros pra ativar (teste e veja que muda o horário de modificado para “Just Now”.

Abra o Steam e adicione esses atalhos como Games Non Steam, para poder ativar ou desativar no modo Game.

Mas ainda falta de fato rodar o arquivo que configuramos, então vamos rodar esse script:
Código:
sudo systemctl start set-ryzenadj-tweaks.service

Lembrando que após rodar esse commando você já estará rodando o undervolt! Porém não é permanente, após reiniciar o Deck ele volta pro padrão sem undervolt, e é essa a segurança desse método, pois caso se coloque um valor muito agressivo, o deck vai reiniciar ou travar, bastando segurar o power para reiniciar, mas na maioria das vezes ele vai reiniciar sozinho, assim quando ligar novamente o undervolt não está aplicado, basta ir no arquivo e subir o valor, por exemplo de -18 para -17, achando assim o limite estável.

Recomendo jogar por bastante tempo ativando ele manualmente, assim que nenhum jogo travar, der glitch ou reiniciar, então esse valor é totalmente seguro, assim você pode rodar o script definitivo para manter sempre esse valor, para isso digite no Konsole:
Código:
sudo systemctl enable set-ryzenadj-tweaks.service

No meu caso eu cheguei no valor minimo de -19, com -20 ele até entra nos jogos mas logo em seguida reinicia, com -19 em nenhum momento tive problema até agora.

Undervolt na GPU também é possível, mesmo no script estando que ela não está ativa, você pode testar também. Basta retirar o # do inicio da linha:
Código:
#/home/deck/.local/bin/ryzenadj --set-cogfx=0xFFFFB

E fazer a mesma coisa que foi feito com o CPU, entretanto pelo que testei ele é muito mais instável que o CPU e infelizmente não traz um ganho sensível, ou seja, não consegui rodar com mais clock usando menos watts, então acabei deixando de lado ele mesmo.

Os novos atalhos no modo Game funcionam perfeitamente! Só precisam lembrar de mudar o dono do arquivo para o usuário “deck”. Eu testei aqui no Cyberpunk e assim que eu ligo ele cai 2w de uso do CPU no menu, ficando entre 6 e 7w... desliguei ele pula pra 8 e pouco.

Lembrando que o melhor ganho que se tem no deck tem sido a temperatura, aqui tem uma boa diferença entre 6C e 8C a menos em média. Em jogos mais leves onde não se usa o clock total da CPU/GPU, com o undervolt vc mantem o consumo da TDP porém usa clocks mais altos, dando mais FPS. Dependendo do jogo também se ganha uma sobrevida de bateria (eu não cheguei a testar muito bem, mas vocês testem e reportem ai!)

É isso pessoal, espero que todos possam aproveitar o tutorial, postem seus resultados e se por acaso forem copiar para outros lugares, peço por favor para darem crédito, pois deu um trabalhinho escrever e testar tudo (ainda mais em relação aos comandos de Linux que é incrível como ninguém passa fácil, todo mundo quer ensinar o que é, mas ninguém fala logo como fazer)
 
Steam Deck Beta Client Update: August 3rd
Note: This update is for the Steam Deck Beta and Preview channels, and includes new features that are still being tested. You can opt into this in Settings > System > System Update Channel.

The Steam Client Beta has been updated with the following changes:

General
  • Fixed issue where the virtual keyboard was not showing when requested by the game in game mode

Steam Input
  • Fixed LED and Rumble for PS4 controllers connected via Bluetooth
 
A película anti reflexo é uma maravilha. Levei meu Deck para o serviço hoje, joguei perto de uma janela e não me incomodei com nada.

Porém, todavia e entretanto, ela faz com que a imagem perca um pouquinho de definição.
 
Twitter do Dev do jogo

Vi bastante gente falando que dá pra jogar legal
Até pq o jogo tem muitos momentos em turno

Negócio é ver se as fontes não ficaram microscópicas. Joguei um pouco aqui na tela do note 1080p e estou achando pequenas. Se for assim no SD vai ficar impossível. O jogo tem muito texto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A película anti reflexo é uma maravilha. Levei meu Deck para o serviço hoje, joguei perto de uma janela e não me incomodei com nada.

Porém, todavia e entretanto, ela faz com que a imagem perca um pouquinho de definição.

Sim e por isso não dá pra por película no de 512GB. Se colocar película fosca a tela fica borrada, porque já tem o efeito de fábrica. O negócio é usar sem película e ser extra cuidadoso.
 
O meu eu comprei tem ai uns 3 meses já e peguei no ML... na época a vista tava 3,3k...mas eu peguei por 3,5K em 10x sem juros e ainda chegou aqui no dia seguinte :mr:

Como eu peguei de um anuncio geral do ML, ele fica rodando vários fornecedores e preços, esses tempos tinha lá a vista por 2,9k... maaaaaaas era de uma loja com poucas vendas... olhando agora lá o mais barato ta 3,2k a vista e o parcelado sem juros mais barato é da mesma loja por 3,4k em 10x sem juros... loja com metrica verde a mais de 100 vendas nos últimos 60 dias
O meu eu peguei na OLX a um mês paguei 2900 parcelado em 12x, eu comprei de um vendedor bem avaliado pela OLX Pay e aproveitei um cupom de 10%. Acho que vale a pena ficar de olho na OLX.
 
E meu cartão micro SD, um Kingston Canvas Select Plus A1 V30 de 512 GB, aparentemente foi pro saco.

Eu usava ele com o Windows no Deck, funcionava perfeitamente. Até que eu resolvi desistir do Windows no Deck, formatei o cartão e coloquei alguns jogos para jogar no Steam OS mesmo. Detalhe: apenas instalei os jogos. Estava tudo normal. Hoje fui jogar e o cartão não é enxergado pelo Deck. Testei outro cartão e ele lê de boas. Testei o cartão com problema em um notebook e o resultado é o mesmo: parece que não coloquei nada no leitor. Não dá nenhum sinal de vida.

Existe algo que pode ser feito pra ver se ele volta à vida ou é melhor eu largar mão e acionar logo a garantia? kkkkkkk

OBS: Parece que esses cartões Kingston não se dão bem com o Deck. Existe um tópico no fórum da Valve com vários relatos semelhantes, infelizmente.
 
Troquei o Fan do Deck hj, tinha um Delta e coloquei o Huaying. Já tinah visto que era o Delta quando fui colocar o SSD de 256gb, mas o ruído não tinha me incomodado ainda, já que joguei poucos jogos pesados e quando joguei estava em lugares barulhentos. Comecei a jogar o FIFA 17 (pra fazer o modo história do Hunter) e o barulho começou a me incomodar, principalmente de fone (HS80 e Buds 2 Pro, que parece que o cancelamento de ruído faz o ruído agudo ficar ainda pior). O Huaying é bem silencioso.

Troquei os Analógicos pela v2 do Gulikit tbm. Descobri que não pode apertar os parafusos até o final se não os analógicos ficam agarrando. É muito sensível, ótimo pra corrida, mas pra mirar, ainda é triste, sinto que eu poderia ter pego só o esquerdo (se tivesse como), já que o direito vou continuar sem usar pra nada. Calibrar também foi uma merda devido a sensibilidade absurda, mas foi tranquilo.

Vcs andam falando tão bem da pelicula antirreflexiva q eu to quase dando outra chance kkkkk
 
E meu cartão micro SD, um Kingston Canvas Select Plus A1 V30 de 512 GB, aparentemente foi pro saco.

Eu usava ele com o Windows no Deck, funcionava perfeitamente. Até que eu resolvi desistir do Windows no Deck, formatei o cartão e coloquei alguns jogos para jogar no Steam OS mesmo. Detalhe: apenas instalei os jogos. Estava tudo normal. Hoje fui jogar e o cartão não é enxergado pelo Deck. Testei outro cartão e ele lê de boas. Testei o cartão com problema em um notebook e o resultado é o mesmo: parece que não coloquei nada no leitor. Não dá nenhum sinal de vida.

Existe algo que pode ser feito pra ver se ele volta à vida ou é melhor eu largar mão e acionar logo a garantia? kkkkkkk

OBS: Parece que esses cartões Kingston não se dão bem com o Deck. Existe um tópico no fórum da Valve com vários relatos semelhantes, infelizmente.
O Windows provavelmente acelerou a morte desse micro SD.
 
Boa tarde pessoal, sei que é o tópico oficial do Steam Deck, mas queria saber se na opinião de vcs esses consoles que vem com Windows 10 valem a pena. Estou de olho no Anbernic Win600 e no Loki Mini Pro que estão sendo vendidos no Aliexpress por preços bem mais acessíveis do que o deck de 64 GB.
 
Comprei dois pen drive no Ali. Se chegarem certinhos e tal, depois compro um micro SD. Mas os 512 GB tem me atendido perfeitamente bem até aqui... estou com mais de 300 GB livres hoje.
 
Boa tarde pessoal, sei que é o tópico oficial do Steam Deck, mas queria saber se na opinião de vcs esses consoles que vem com Windows 10 valem a pena. Estou de olho no Anbernic Win600 e no Loki Mini Pro que estão sendo vendidos no Aliexpress por preços bem mais acessíveis do que o deck de 64 GB.

Acredito que depende muito do que vc quer jogar.
Jogos triplo A acho que não vai rolar, recomendo dar uma analisada em alguns testes
 
Acredito que depende muito do que vc quer jogar.
Jogos triplo A acho que não vai rolar, recomendo dar uma analisada em alguns testes

Não vou jogar nada muito pesado, e pela análise do vídeo acredito que o hardware do Loki Mini Pro me atenda bem. Outra preocupação minha é comprar pelo Aliexpress, nunca comprei nada lá de valor expressivo, minha preocupação nem é tanto ser taxado mas sim não receber o produto, não sei se eles tem a mesma proteção do Mercado Livre onde o vendedor não recebe a grana se o produto não chegar até o comprador.
 
Não vou jogar nada muito pesado, e pela análise do vídeo acredito que o hardware do Loki Mini Pro me atenda bem. Outra preocupação minha é comprar pelo Aliexpress, nunca comprei nada lá de valor expressivo, minha preocupação nem é tanto ser taxado mas sim não receber o produto, não sei se eles tem a mesma proteção do Mercado Livre onde o vendedor não recebe a grana se o produto não chegar até o comprador.
Existe uma proteção ao consumidor
Mas o problema maior talvez seja a taxação
Qual a média de preço desses portáteis, pq se for taxado pode não compensar muito.


Mas dependendo do que for jogar, pode atender muito bem
Tem esse tópico tb de "console" portátil
 
Não vou jogar nada muito pesado, e pela análise do vídeo acredito que o hardware do Loki Mini Pro me atenda bem. Outra preocupação minha é comprar pelo Aliexpress, nunca comprei nada lá de valor expressivo, minha preocupação nem é tanto ser taxado mas sim não receber o produto, não sei se eles tem a mesma proteção do Mercado Livre onde o vendedor não recebe a grana se o produto não chegar até o comprador.
Eu não arriscaria. Esses consoles chineses não são confiáveis e não gosto de comprar no Ali pois já tive problemas lá. O barato pode sair caro depois. Mas claro, tudo isso depende do perfil de cada um.
 
Pessoal, gostaria de saber qual é a vantagem desses docks Baseus, Ugreen e Jsaux que são tão comentados. Na Ali dá pra achar de outras marcas com as mesmas funcionalidades e menos da metade do preço. Tem algo que não estou enxergando?
 
Pessoal, gostaria de saber qual é a vantagem desses docks Baseus, Ugreen e Jsaux que são tão comentados. Na Ali dá pra achar de outras marcas com as mesmas funcionalidades e menos da metade do preço. Tem algo que não estou enxergando?
Cara, tem que ver a questão do PD dele, se ele consegue passar toda a potencia do carregador pro Deck e tal. Eu uso uma "dock" thunderbolt 3 que comprei anos atrás por 200 reais no ML na época pro meu note que não tinha porta de rede kkkkk ele passa de boa a potencia do carregador, funciona monitor e as USBs de boa. É questão de olhar as reviews do pessoal. O meu foi sorte mesmo, pq não comprei com esse intuito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo