Falando em garantia da Dell, vou citar meus casos:
Em março comprei um PowerEdge T440 e licenças do Win Srv 19, porém, as NFs vieram separadas. No primeiro momento não queriam dar garantia porque "não comprei o srv com SO". Após analisarem que comprei no mesmo dia (são duas cotações, pedidos, NFs diferentes, etc), me "ajudaram", para ativar as CAL de acesso remoto no Win Srv foi um parto, li toda documentação e não conseguia ativar, dava erro, e realmente estava com problema no servidor de ativação da MS justo na semana que eu estava fazendo a ativação. Nem o suporte Dell conseguiu, resumo, após inúmeras ligações para a Dell e a Microsoft, cada um empurrando para outro, e horas de remote acess com a Dell, consegui ativar por telefone com um técnico da própria MS.
Outra ocasião, com outro PowerEdge T430, ainda em garantia (não comprei com SO), mas me ajudaram com um problema de software. Comprei com eles R$50k de licença do Oracle DB, mas o Oracle Linux é free, então na teoria não tem suporte de software. Porém, tive uma dificuldade com uns archives gigantes que estavam sendo gerados e minha DBA jogava o problema para meus sistemas, e eu jogava o problema para os scripts dela. Resumindo, a Dell ficou algumas horas de acesso remoto e conseguiu me ajudar a identificar qual era o script problemático.
Em 2016, um Inspiron 15R, na semana após o término da garantia, queimou a placa mãe, paguei mais de R$1k para arrumar, direto com a Dell.
Ou seja, o suporte da Dell já me ajudou, mas geralmente não ajuda kkkk. Agora, questão de garantia, recomendo pegar sempre com o máximo período de garantia disponível.
To para pegar um G15, mas os preços praticados pela minha vendedora da Dell são os mesmos do site, tenho desconto em tudo, menos nos G15, certamente devido serem lançamento. Problema é viajar para cima e para baixo com o G15, tenho medo das altas temps, peso, trambolhão, e acabar nem usando para jogar. Com o Latitude 5410 hoje é uma maravilha!