• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial] Fedora Linux

blackbrain

©
Registrado


Introdução

Fedora é um sistema operacional baseado em Linux, que traz tecnologia de ponta em software livre e gratuito. O Fedora é sempre livre para que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir. É lançado duas vezes ao ano aproximadamente, e é feito por pessoas em todo o mundo que trabalham em conjunto, como uma comunidade: o Projeto Fedora.


Projeto Fedora?

O Projeto Fedora é um conjunto de projetos patrocinado pela Red Hat , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source. O objetivo do Fedora é ter um rápido progresso do software e conteúdos livres. Foruns públicos. Processos abertos. Inovação rápida. Transparência. Tudo com o objetivo de alcançar o melhor sistema operacional e plataforma que o software livre pode prover.

O sistema operacional é o Fedora. É completamente livre, e será mantido desta forma. É a melhor combinação de robustez e recursos mais recentes que existem no mundo do software livre.

A linha de pensamento é Fazer a Coisa Certa. Isso significa fornecer software livre e de código aberto, sem custo algum, que pode ser usado, alterado e livremente redistribuído, sem preocupações com patentes de software.


Objetivos

- Ter um sistema operacional completo com as potencialidades dos sistemas disponíveis no mercado. Para isso, o Fedora é aberto não somente para usuários, mas para aqueles que desejarem participar do desenvolvimento da distribuição, contribuindo para o constante aperfeiçoamento da mesma;

- Disponibilizar o sistema operacional completamente em software livre (código-fonte aberto);

- Fornecer uma plataforma robusta para o desenvolvimento de software;

- Oferecer pacotes de atualização por vários meios;

- Enfatizar a usabilidade e uma filosofia de "trabalho em conjunto", para definir as características do sistema e as correções de falhas;

- Promover uma adoção rápida, mantendo um upgrade fácil e com o mínimo de alterações de configuração (em relação a uma versão Red Hat ou a uma versão anterior do Fedora, quando existir);

- Incluir uma série de softwares populares, além daqueles oferecidos pela Red Hat (quando esta pode legalmente fornecer);

- Estabelecer padrões técnicos para que os pacotes tenham qualidade e consistência;

- Oferecer atualizações periodicamente;

- Criar um ambiente onde os pacotes de terceiros sejam fáceis de adicionar e incentivar a manutenção dos mesmos;

- Dar base a produtos suportados pelo sistema operacional Red Hat;

- Promover o uso global, dando suporte a tantos idiomas e locais quanto forem possíveis.


De onde surgiu?

Os usuários da versão Red Hat 9 estavam aguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição, mas na verdade a Red Hat estava com outros planos para a nova versão. Esta distribuição era comercializada em caixas e disponível nas lojas. Quem assim o adquiria, procurava por mais recursos. Esta era a versão Enterprise Linux. A Redhat decidiu focar o mundo corporativo com o Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade, lançando o Projeto Fedora e registrando esta nova marca, desvinculando esta nova distribuição de suas marcas.


A origem do nome Fedora​

Fedora nada mais é do que um clássico modelo de chapéu surgido no início da década 20. O fedora tradicional tem um lenghtwise vincado, coroa comprimida padrão e um brim um tanto curvado. O brim tem uma variedade nos tamanhos que podem ser agarrados acima ou para baixo. Há geralmente uma faixa de, aproximadamente, duas polegadas que circulam a coroa. Sobre o tempo, o fedora transformou-se em um termo popular para uma família de chapéus em muitas cores, brim largos e alturas da coroa. O Fedora foi o favorito de muitos políticos e presidentes. Muitos filmes de Hollywood utilizaram do glamour e carisma deste clássico chapéu.

blue_fedora.png



Histórico das versões

fedorareleasesbd0.jpg


Screenshots das versões anteriores

Fedora Core 1

fedoracore1bn0.png


Fedore Core 2

fc2ej3.jpg


Fedora Core 4

fedoracore4nj1.png


Fedora Core 5

fedoracore5xl9.png


Fedora Core 6

fedoracore6desktopij4.png


Fedora 7

fedora7desktopcj2.png


Fedora 8

fedora8gnomehv9.png


Fedora 9

fedoragn1.png

Algumas ferramentas inclusas

Instalador Anaconda

Anaconda.png

Ferramenta para instalação do Fedora. Também permite atualizar as instalações existentes de versões anteriores. Após a conclusão da instalação, um arquivo de texto com informações da mesma é criado, podendo ser usado para instalações automatizadas.

Yum

Yum.png

Yum é o software gerenciador de pacotes utilizado pelo Fedora. É utilizado para instalar, atualizar e remover pacotes e suas dependências. Pode ser utilizado através de linha de comando ou de um frontend (Yumex e Kyum).

Seus recursos incluem: Suporte a múltiplos repositórios, fácil configuração, rápida operação, cálculo de dependências, suporte a grupos de pacotes.


System Config Tools

São utilitários para configuração do Fedora. Através destas ferramentas é possível configurar: Bind, Grub, clusterização, data e hora, display, firewall, Apache, teclado, Kickstart (instalação automatizada), idioma, LVM (Logical Volume Management), rede, NFS, Cups e impressoras, usuários e senhas (incluindo a de root), Samba, SELinux e serviços.


PackageKit​

Pode ser considerado um "gerenciador de pacotes universal", pois é independente da distribuição ou do tipo de pacote. Resumindo, é uma forma para gerenciar os pacotes da distribuição sem se preocupar com o tipo de pacote que é usado. Possui interface em Gtk e Qt. Foi instroduzido no Fedora na versão 9 e aprimorado na 10ª.

Revisor

Ferramenta para customização da mídia de instalação (ou live) do Fedora.

Tutorial sobre a ferramenta: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=205213

Referências:
http://linuxhelp.blogspot.com
http://fedoraproject.org/wiki
http://www.guiadohardware.net
http://www.infowester.com
http://www.vivaolinux.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------​

Última versão: Fedora 10​

f10launch.png

O projeto Fedora anunciou a disponibilidade da versão 10 de sua distribuição Linux, a última versão estável do sistema operacional. Entre as novidades, está o novo sistema de boot gráfico chamado Plymouth, designado para aumentar a velocidade do processo de inicialização, tirando vantagem do novo modo do kernel; suporte melhorado a hardware, incluindo compatibilidade para uma série de webcams, além de melhor gerenciamento de impressoras, tanto fisicamente quando via rede; nova versão do PackageKit, um gerenciador de pacotes, que agora oferece instalação sob demanda de codecs. Tudo isso além do kernel 2.6.27, GNOME 2.24, KDE 4.1.2, X.org 1.5.3 e OpenOffice 3.0.0.


Algumas novidades

O compartilhamento de conexão Wireless habilita o compartilhamento de rede ad hoc

Uma melhor configuração e uso das impressoras através das ferramentas de gerenciamento aprimoradas

Provisionamento de armazenamento de virtualização para conexão local e remota foram simplificadas

SecTool é uma auditoria de segurança e sistema de detecção de intrusos

RPM 4.6 é uma atualização grande para as bibliotecas de gerenciamento de software flexível e potente

Audio Glitch-free e melhor desempenho é alcançado através da reedição do servidor de som PulseAudio para usar o agendamento temporizado de audio

Suporte webcam aprimorado

Melhor suporte para controles remotos infravermelhos facilitando a conexão e fazendo funcionar com muitos aplicativos

Os caminhos /usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin foram adicionados ao PATH para usuários comuns, para simplificar a tarefa de administradores de linha de comando

O serviço de conta online fornece aplicativos com credenciais para contas online listadas em http://online.gnome.org ou armazenadas em GConf.

Lista das novidades:

http://fedoraproject.org/wiki/Releases/10/ReleaseSummary

Notas de lançamento:

http://docs.fedoraproject.org/release-notes/f10/pt_BR/

Download

Torrent:

DVD - i386 e x86_64
LiveCD KDE - i686 e x86_64
LiveCD Gnome - i686 e x86_64


Obs: Links via http estão disponíveis no site oficial.

http://fedoraproject.org/

Screenshots​




Dicas úteis

Fedora easyLife disponível

O easyLife permite a novos e até mesmo experientes usuários instalar e configurar programas no Fedora, apenas por meio de cliques. É simples e organizado.

Entre outras, essas são algumas funções do easyLife:
Ajusta o comando "sudo" para seu usuário regular;
Instala o plugin do Flash Player;
Instala todos os tipos de Codecs;
Instala fontes adicionais;
Instala o repositório Livna para programas extras e não-livres;
Instala o Skype;
Instala o Sun Java e o Plugin Sun Java para o Firefox;
Integra o Sun Java ao system-switch-java;
E muitos outros...

Download: http://easylifeproject.org

Fonte: http://www.projetofedora.org/easylife/
---------------------------------------
Atualizações em breve...
 
Excelente tópico black. Fedora cada vez mais se consolidando como uma excelente distro.
 
Ficou muito bom o tópico, parabéns.

Baixei já tanto o i386 quanto o x86_64 , to meio sem tempo, esse fim de semana instalo as duas e depois posto o que achei.
 
Será que é desta que o Fedora vai durar mais que 1 dia em uma das minhas maquinas duvido :lol:
Parabéns pelo tópico blackbrain

Abraços
 
TT & Abit , usa que distro ai? Ubuntu(por causa do seu avatar)?
 
Vou instalar ele hoje no meu laptop.

Tava usando o fedora 9 e até que tava legal, mas infelizmente perdi tudo quando fui testar o trixbox.
 
O problema do Fedora é que faz seu PC de cobaia para o pessoal da RedHat! :D

Não abro mão do meu Debian :D .. se bem que já está na hora de sair a nova versão stable..
 
baixei o f10 e vo testar ! :)

excelente topico black ! ! !
 
O problema do Fedora é que faz seu PC de cobaia para o pessoal da RedHat! :D

Não abro mão do meu Debian :D .. se bem que já está na hora de sair a nova versão stable..

Cobaia! hauhauhauhauhuahau!
Em parte é verdade, mas o Fedora tem melhorado a cada novo lançamento.
Testei esse Fedora 10, achei fantástico, melhor que o OpenSuse (que me irritou com os submenus toscos).

Aqui estou usando o Lenny, que também é cobaia, mas um cobaia estável por demais!
 
Tem como instalar em um notebook compaq DV6120br? Só consegui instalar ubuntu nele, pois o fedora da boot, mas depois trava no meio da instalação.
 
O problema do Fedora é que faz seu PC de cobaia para o pessoal da RedHat! :D

Não abro mão do meu Debian :D .. se bem que já está na hora de sair a nova versão stable..

Assim como o usucapiao, também estou usando o Lenny a bastante tempo.. sem problema nenhum..
 
O problema do Fedora é que faz seu PC de cobaia para o pessoal da RedHat! :D

Não abro mão do meu Debian :D .. se bem que já está na hora de sair a nova versão stable..

Se for ver, é "cobaia" de todo mundo... a maioria das novidades surgem no Fedora. Por isso eu só recomendo o uso em desktops.

Tem como instalar em um notebook compaq DV6120br? Só consegui instalar ubuntu nele, pois o fedora da boot, mas depois trava no meio da instalação.

Deu boot pelo LiveCD e travou no meio da instalação?

-----------------------------

Adicionei algumas screenshots. Daqui a pouco sai um pacote de dicas do forno...:)
 
Se for ver, é "cobaia" de todo mundo... a maioria das novidades surgem no Fedora. Por isso eu só recomendo o uso em desktops.



Deu boot pelo LiveCD e travou no meio da instalação?

-----------------------------

Adicionei algumas screenshots. Daqui a pouco sai um pacote de dicas do forno...:)

Boa blackbrain!
Se puder faça uma abordagem sob o uso em notebooks. Com o Fedora 9 o gerenciamento de energia desligava meu hd constantemente, como naquele bug que matava hds no Ubuntu (que vale a pena lembrar aos possíveis leitores desavisados que se trata de um bug de algumas BIOS e não do Ubuntu ou mesmo do Linux). Sou um infeliz proprietário de um notebook com uma BIOS amaldiçoada com esse bug (Phoenix BIOS) e evitei fazer o teste no Fedora uma vez que no Ubuntu em questão de poucas horas meu HD que era novo, pulou de 60 ciclos para 300 ciclos. Lógicamente após isso removi o marrom na hora!

Blackbrain como andam os repositórios para o Fedora 10? A seleção de pacotes disponíveis atende bem ao usuário mais exigente no Desktop?
 
Muito bom, instalei hoje pelo boot disk, depois coloquei no HD sem problemas !! super rápido e stavel ... abraços.
 
desculpem a pergunta mas...
eu sei oq é x86 e x64, porém oq é esse i386?
 
Ótimo tópico Black.. :yes:

Vai ajudar muitas pessoas!!

Estou instalando hoje no notebook e no meu pc o Fedora..

O computador já tinha.. o note era mandriva.. mas com as melhorias do fedora, já vale a pena usar nos dois!!

Se der alguma coisa errada ou conflito irei postar aqui..

Depois posto as screen dos dois!! :fun:
 
Pessoal do Fedora cagou no 10! nao vem modulo do Xen no Kernel e nao tem libs pro Fedora 10 x64 que preciso... foda
 
desculpem a pergunta mas...
eu sei oq é x86 e x64, porém oq é esse i386?

Então não sabe bem o que é x86. :) Já postaram o link que eu ia postar...

Ps: e não se esqueça que "x64" é um "apelido" que deram pra arquitetura "x86_64".

Boa blackbrain!
Se puder faça uma abordagem sob o uso em notebooks. Com o Fedora 9 o gerenciamento de energia desligava meu hd constantemente, como naquele bug que matava hds no Ubuntu (que vale a pena lembrar aos possíveis leitores desavisados que se trata de um bug de algumas BIOS e não do Ubuntu ou mesmo do Linux). Sou um infeliz proprietário de um notebook com uma BIOS amaldiçoada com esse bug (Phoenix BIOS) e evitei fazer o teste no Fedora uma vez que no Ubuntu em questão de poucas horas meu HD que era novo, pulou de 60 ciclos para 300 ciclos. Lógicamente após isso removi o marrom na hora!

Existir, ainda existe, e com a maioria das distribuições. Só que não costuma ser tão evidente quando naquele caso do Ubuntu.

Mas não custa se prevenir...

http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

Blackbrain como andam os repositórios para o Fedora 10? A seleção de pacotes disponíveis atende bem ao usuário mais exigente no Desktop?

No repositório oficial não tem absolutamente NADA que não seja open source. Mas pra isso existe o RPM Fusion, que nasceu da união dos repositórios Livna, Dribble e Freshrpms e tem os principais pacotes que não se encaixam no rep. oficial.

http://rpmfusion.org/

Pessoal do Fedora cagou no 10! nao vem modulo do Xen no Kernel e nao tem libs pro Fedora 10 x64 que preciso... foda

Não precisa exagerar. Tem muita gente dizendo que é a melhor versão do Fedora que já usaram (acho que não é pra tanto também), mas que essa versão tá ótima, tá.

Mas como nada é perfeito... ando tendo problemas com o Pulseaudio. No começo tava normal, depois de alguns dias o som começou a pipocar algumas vezes, e ainda por cima tem hora que o infeliz dá pau quando abro 2 programas juntos (Amarok e Smplayer, por ex).

-----------------------

Edit: Adicionei o EasyLife ao post inicial. Não adiciono mais coisas agora porque to indo pra casa dos meus pais, mas prometo não abandonar o tópico. :)
 
Problemas até o momento..

1.. Náo instalem o 1step-install.. pois vai dar pau com o Fedora 10..
(para quem nao sabe.. Este script instala e configura os seguintes recursos: Flash; Java; DVDs Criptografados; W32 Codecs; Suporte total a MP3)

2.. Resolução se perda a cada reiniciada, nao fica salva o que voce fez no seu perfil..

Nesse segundo estou tentando ver alguma config pra ajustar isso!!
 
blackbrain... meu intuito 'e virtualizacao ... servidor! nao desk... pra desk qualquer linux serve hhahaahahahah
 
Nao conseguir resolver o problema ainda do perfil..

Black.. sabes de algo..

Eu arrumo todo meu desk.. quando reinicio o bixo vem com resolucao altissima.. menu todo fora do padrao.. icones tudo num canto..

Ta brabo.. essas coisas me revolta.. bugs dos infernos!!

Vo ficar tentando!!
 
Pessoal um help por favor!!

Resolvi experimentar o Fedora 10 e instalei normalmente. O meu problema é que não consigo acessar: Atualizar Sistema ou Adicionar/Remover Programas!
Eu clico com o mouse e não acontece nada! o que devo fazer? Instalei a versão X86_64 DVD Gnome.
Obrigado
Paulo
 
blackbrain... meu intuito 'e virtualizacao ... servidor! nao desk... pra desk qualquer linux serve hhahaahahahah

O meu também... por isso não uso Fedora neles...

Nao conseguir resolver o problema ainda do perfil..

Black.. sabes de algo..

Eu arrumo todo meu desk.. quando reinicio o bixo vem com resolucao altissima.. menu todo fora do padrao.. icones tudo num canto..

Ta brabo.. essas coisas me revolta.. bugs dos infernos!!

Vo ficar tentando!!

Se tua placa de video for Nvidia, configura a resolução pelo nvidia-settings e salva o xorg.conf por ele. Pelo menos a resolução deve ficar certa...

O KDE tem um esquema onde voce pode escolher entre iniciar uma nova sessão, uma sessão salva ou reabrir a anterior. Talvez ai esteja "abrindo uma sessão salva"....(chute total, foi a única explicação que encontrei...:))

Pessoal um help por favor!!

Resolvi experimentar o Fedora 10 e instalei normalmente. O meu problema é que não consigo acessar: Atualizar Sistema ou Adicionar/Remover Programas!
Eu clico com o mouse e não acontece nada! o que devo fazer? Instalei a versão X86_64 DVD Gnome.
Obrigado
Paulo

Primeiro, atualiza o sistema. Abre o Editor de Menu (se não tiver instalado, instale pelo terminal: yum install alacarte), veja o comando e tente executá-lo pelo terminal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo