• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial] - MacBook Pro/Air - iMac - Mac Pro

Nossa gente mas que confusão vcs tão fazendo hahaaha
Modelo de notebook tem o Air e o Pro... modelos de CPU tem o basico... o Pro e o Max... como saber? Simples... ta abaixo ou no limiar de 10k é o base... ta lambendo 15k já é o processador Pro hahahaha

Tirando excessões como o Air 15" ou os novos 14" da linha M3

Agora sinceramente só vai precisar da linha Pro/Max se vc for de fato usar poder de fogo alto, como render ou compilar códigos... dump de arquivos e etc... pra QUALQUER outra coisa... até mesmo editar videos que não tenham milhoes de efeitos... o processador base da conta sossegado de tudo

Eu diria que é muito melhor pegar um base com 16gb do que tentar algo mais caro (embora se me lembro bem não existe Pro/Max com 8GB de RAM hehehe)
No geral, os modelos de base já dão conta de muita coisa, até edição básica eles encaram.

Estava vendo em alguns reviews que a diferença entre os Air M2 e M3 é praticamente nula...
Se fosse para comprar meu Mac hoje, certamente eu iria no modelo anterior com mais RAM e Armazenamento ao invés de CPU mais recente.
 
Pra galera aqui que usa o mac pra programar, tem muita diferença entre um air e um pro(chip pro) da mesma geração? Ambos com a mesma quantidade de ram e armazenamento.
 
Pra galera aqui que usa o mac pra programar, tem muita diferença entre um air e um pro(chip pro) da mesma geração? Ambos com a mesma quantidade de ram e armazenamento.
Tudo depende do que você vai executar cara, algumas tarefas são mais focadas em CPU e outras em Memória...
A principal vantagem dos Pro é o resfriamento Ativo, pois em tarefas mais exigentes os Air costumam apresentar Thermal Throttling, mas dependendo do preço pegar um MacBook Pro de entrada nem sempre é a melhor solução (ainda mais se for com um Chip Base)

Com a transição para os M3, acho bem possível achar um MBP com Chip M2 Pro com um preço interessante.
 
O que eu mais gosto desses Macbooks é justamente o fato de não precisarem de resfriação ativa. Eu tenho um Macbook Pro M3, e só vi o cooler ser acionado uma única vez q eu testei um jogo da Steam, mas era feito pra Intel, e emulado via Rosseta2, que o cooler ligou e a maquina ficou super quente. Na minha rotina de trabalho, o cooler nunca liga, e olha q uso Docker com vários containers Linux rodando, coisa que geralmente quando eu usava Windows, fazia a máquina sentar.
O Macbook com o Apple Silicon tem essa estabilidade e eficiência incrível que realmente impressiona. Torço para o novo chip Snapdragon X Elite trazer esse nível de performance/eficiência pro Windows, pra forçar os preços dos Macs pra baixo.
 
O que eu mais gosto desses Macbooks é justamente o fato de não precisarem de resfriação ativa. Eu tenho um Macbook Pro M3, e só vi o cooler ser acionado uma única vez q eu testei um jogo da Steam, mas era feito pra Intel, e emulado via Rosseta2, que o cooler ligou e a maquina ficou super quente. Na minha rotina de trabalho, o cooler nunca liga, e olha q uso Docker com vários containers Linux rodando, coisa que geralmente quando eu usava Windows, fazia a máquina sentar.
O Macbook com o Apple Silicon tem essa estabilidade e eficiência incrível que realmente impressiona. Torço para o novo chip Snapdragon X Elite trazer esse nível de performance/eficiência pro Windows, pra forçar os preços dos Macs pra baixo.
De fato ele é extremamente frio... mas nos Air a Apple poderia ter dado um talentinho e ter colocado uma chapa maior pra absorver o calor né hehehee

Eu com os thermal pad entre a chapa dissipadora e a tampa de baixo tenho uma bela estabilidade de temperatura... principalmente a hora que mete carga ele não da um pico de temperatura mais... ele fica estavel e vem subindo aos poucos...

Mas no geral realmente eu ainda fico espantado com isso pq nos notes quando eu usava o InDesign eram temperaturas constantes em 70C com cooler ligado em baixa rotação... já esse danado aqui fica na casa dos 33-35C quase sempre! É muita diferença
 
O que eu mais gosto desses Macbooks é justamente o fato de não precisarem de resfriação ativa. Eu tenho um Macbook Pro M3, e só vi o cooler ser acionado uma única vez q eu testei um jogo da Steam, mas era feito pra Intel, e emulado via Rosseta2, que o cooler ligou e a maquina ficou super quente. Na minha rotina de trabalho, o cooler nunca liga, e olha q uso Docker com vários containers Linux rodando, coisa que geralmente quando eu usava Windows, fazia a máquina sentar.
O Macbook com o Apple Silicon tem essa estabilidade e eficiência incrível que realmente impressiona. Torço para o novo chip Snapdragon X Elite trazer esse nível de performance/eficiência pro Windows, pra forçar os preços dos Macs pra baixo.
É o meu primeiro MacBook, antes meus computadores eram todos Windows/Linux. Foi uma mudança radical em vários aspectos, principalmente autonomia de bateria e portabilidade, inclusive foi isso que mais me levou para escolha, eu queria uma máquina leve, portátil e responsiva para levar na mochila.

No geral, para o meu uso, dificilmente eu vejo ele esquentar, exceto quando rodo algo mais exigente. Meu uso é bem leve na maior parte do tempo, planilhas, PDF, navegador, só coisas de trabalho e estudo e isso ele atende muito bem.

Mas honestamente, sobre o Snapdragon X Elite, eu duvido que consiga brigar em pé de igualdade com os MacBook com Apple Silicon, principalmente devido ao Windows.
Acho que vai demorar um bom tempo ainda para vermos algo similar usando um Chip ARM.
 
É o meu primeiro MacBook, antes meus computadores eram todos Windows/Linux. Foi uma mudança radical em vários aspectos, principalmente autonomia de bateria e portabilidade, inclusive foi isso que mais me levou para escolha, eu queria uma máquina leve, portátil e responsiva para levar na mochila.

No geral, para o meu uso, dificilmente eu vejo ele esquentar, exceto quando rodo algo mais exigente. Meu uso é bem leve na maior parte do tempo, planilhas, PDF, navegador, só coisas de trabalho e estudo e isso ele atende muito bem.

Mas honestamente, sobre o Snapdragon X Elite, eu duvido que consiga brigar em pé de igualdade com os MacBook com Apple Silicon, principalmente devido ao Windows.
Acho que vai demorar um bom tempo ainda para vermos algo similar usando um Chip ARM.
Maior problema do Windows nesse quesito de desempenho é o legado, ele consegue rodar programa antigão.
 
Pra quem tem dúvidas quanto a diferença de desempenho dos CPUs dentro da mesma família…
images


Aqui um comparativo single com os chip da Intel
Apple-M3-Max-M3-Pro-M3-CPU-Benchmarks.png
 
Última edição:
De fato ele é extremamente frio... mas nos Air a Apple poderia ter dado um talentinho e ter colocado uma chapa maior pra absorver o calor né hehehee

Eu com os thermal pad entre a chapa dissipadora e a tampa de baixo tenho uma bela estabilidade de temperatura... principalmente a hora que mete carga ele não da um pico de temperatura mais... ele fica estavel e vem subindo aos poucos...

Mas no geral realmente eu ainda fico espantado com isso pq nos notes quando eu usava o InDesign eram temperaturas constantes em 70C com cooler ligado em baixa rotação... já esse danado aqui fica na casa dos 33-35C quase sempre! É muita diferença
Esse mod não tem risco de diminuir a vida útil da bateria?

Maior problema do Windows nesse quesito de desempenho é o legado, ele consegue rodar programa antigão.
Exato. O MacBook voa porque foi tudo refeito pro novo sistema. Não tem múltiplas arquiteturas, muito menos retrocompatibilidade direta.
 
Esse mod não tem risco de diminuir a vida útil da bateria?


Exato. O MacBook voa porque foi tudo refeito pro novo sistema. Não tem múltiplas arquiteturas, muito menos retrocompatibilidade direta.
E pq diminuiria?Eu to jogando o calor pra tampa e não pra bateria... sem falar que eu mesmo que uso ele quase sempre fechado, eu deixo de jogar calor que se concentra ali em cima do telado e irradia pra tela fria (que alias é uma das teorias do pq alguns M1 quebravam a tela do nada... imagine vc fechar a tampa, carcaça super quente quase encostando numa tela gelada)

Sem falar que na temperatura que fica... é a temp da bateria praticamente que num estado normal fica na casa dos 35-40C
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem tem dúvidas quanto a diferença de desempenho dos CPUs dentro da mesma família…
images


Aqui um comparativo single com os chip da Intel
Apple-M3-Max-M3-Pro-M3-CPU-Benchmarks.png
Mas ninguém tem dúvidas do desempenho na mesma familia... a questão é comparar o chip base dentro principalmente do Air onde a refrigeração é passiva! No M1 se tinha até que pouca perda para o Pro com cooler... porém conforme foi avançando as novas familias, elas tbm foram esquentando (até pela mudança de layout da arquitetura) mas não melhoraram a refrigeração
 
E pq diminuiria?Eu to jogando o calor pra tampa e não pra bateria... sem falar que eu mesmo que uso ele quase sempre fechado, eu deixo de jogar calor que se concentra ali em cima do telado e irradia pra tela fria (que alias é uma das teorias do pq alguns M1 quebravam a tela do nada... imagine vc fechar a tampa, carcaça super quente quase encostando numa tela gelada)

Sem falar que na temperatura que fica... é a temp da bateria praticamente que num estado normal fica na casa dos 35-40C
Perguntei porque a bateria normalmente fica em contato direto com o case. Sei que a Apple não faz esse "mod" por causa da segurança do usuário (existem normas sobre a temperatura máxima de contato do case), mas teoricamente poderia esquentar mais a bateria por causa da condução térmica.

É algo que tenho bastante curiosidade em saber, estou pensando em comprar um macbook pra substituir meu ipad pro.
 
Esses benchmarks sintéticos são interessantes para compararmos o poder de fogo de cada variante de processador. Mas na prática, no dia-a-dia, em apenas cenários específicos dá para se ver a diferença. E sem o aumento de memória RAM associado às versões mais poderodas, o poder extra da CPU não resolveria muito.

Acredito que a grande maioria dos usuários que não editam video frequentemente e não fazem desenvolvimento de software ou outra aplicação mais pesada, é bem atendido pelo chip M3 base.

Mas é sempre assim, é o cachorro correndo atrás do rabo, no final deste ano, estaremos comparando os chip M4 e seu poder de IA.
 
Perguntei porque a bateria normalmente fica em contato direto com o case. Sei que a Apple não faz esse "mod" por causa da segurança do usuário (existem normas sobre a temperatura máxima de contato do case), mas teoricamente poderia esquentar mais a bateria por causa da condução térmica.

É algo que tenho bastante curiosidade em saber, estou pensando em comprar um macbook pra substituir meu ipad pro.
Então se vc for analisar bem, mesmo se esquentando a tampa, esquentaria a bateria, mas do jeito original por exemplo ele dissipa o calor pra uma chapa, o que ela em si mesmo não tem pra onde jogar esse calor e acaba esquentando a placa mãe e transpassando o calor via parafusos para o case onde ta parafusado, no caso se sente mais ali acima do teclado (fica beeeeeeem quente viu!)... e tudo isso acaba esquentando toda a estrutura e no final... esquenta as baterias do mesmo jeito

Eeeeeentretanto isso é muito especifico pq vc vai ter temperaturas altas assim só se vc der carga mesmo no CPU, como algum render, descompactar/compactar algo grande e etc... no dia a dia e até mesmo em programas que não rodem processamento ele é muito frio e no máximo fica morninho, bem parecido com o uso comum em um celular...agora o que acontece é que quando vc coloca carga ele imediatamente da um salto na temperatura... o que já é esperado e acontece em qualquer notebook... só que nesse salto em poucos minutos ele já precisa cortar o clock e até ir desligando os nucleos pra manter a temperatura... e é ai onde entra a grande vantagem de fazer o mod pois vc vai conectar em uma massa muuuuito maior que a mísera chapinha... então mesmo na hora que vc mete carga nele ele não tem mais esse comportamento de dar esse pico alto de temperatura pq na hora que ele gera calor ele já transmite pra chapa que transmite pra tampa traseira... que vai estar bem fria... eu acho que tinha dado de exemplo aqui... quando vou fechar pacote dos meus arquivos geralmente é coisa rápida, leva cerca de uns 20-30s... quando tem muita coisa mal chega a 1min... com o sistema original assim que mandava fechar ele saltava da casa de uns 38C pra 60-65C... e ia subindo geralmente até uns 68-70C... já com o mod em trabalho já fica mais frio... agora mesmo ta em 30C... e ao mandar fechar ele sobe pra uns 40... e aos pouquinhos vai subindo 1 a 1... na época que não tinha AC com calorão ele chegava a no máximo 48! Então a diferença é absurda pq essa temperatura fica em toda a carcaça... e mesmo que alguem fale "ah mas fica incomodo usar no colo"... te garanto que não fica! Pq na maior parte das vezes ele não esquenta a esse ponto... então mesmo que ele passe um pouco de calor pra bateria ela ainda vai estar no range saudável dela... e se chegar ao ponto de esquentar muito e vc ficar tendo corte de performance ai quer dizer que vc está é com o produto errado, pois com ctz tem que ter uma refrigeração ativa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esses benchmarks sintéticos são interessantes para compararmos o poder de fogo de cada variante de processador. Mas na prática, no dia-a-dia, em apenas cenários específicos dá para se ver a diferença. E sem o aumento de memória RAM associado às versões mais poderodas, o poder extra da CPU não resolveria muito.

Acredito que a grande maioria dos usuários que não editam video frequentemente e não fazem desenvolvimento de software ou outra aplicação mais pesada, é bem atendido pelo chip M3 base.

Mas é sempre assim, é o cachorro correndo atrás do rabo, no final deste ano, estaremos comparando os chip M4 e seu poder de IA.
É bem por ai mesmo viu... pra uso pesado tem que ter refrigeração e RAM... num tem jeito

Mas é interessante quando se fala em "processo pesado" pq por exemplo eu que uso o InDesign pra trabalhar, todo notebook e PC era um processo pesado, eu tinha que rodar o preview das imagens em baixa qualidade pq se deixasse em alta ele rolava travando... mesmo usando uma placa de video off pra renderizar e talz... quando peguei o M1 veio a surpresa... por padrão o render de imagem já vem em alto! E ele roda as paginas soltinhas sem nenhum engasgo! O mesmo pra temperatura como falei... no meu antigo notebook com hackintosh ainda ele rodava com cooler ligando e desligando mantendo a temp na casa dos 70C! Já no M1 trabalho com poucos graus acima da temp ambiente hahaha

E mesmo hoje com muita coisa aberta e uns trabalhos bem pesados (q eu tinha ctz que ia ter que trocar de macbook por conta dos só 8GB)... ele tem jogado pouco mais de 2GB de swap pro SSD mas mesmo assim roda perfeitamente! Não engasga, não trava, nada!

Então uma coisa que era sim pesada pra plataforma X86 acabou ficando muito leve com os Apple Silicon
 
Última edição:
E pq diminuiria?Eu to jogando o calor pra tampa e não pra bateria... sem falar que eu mesmo que uso ele quase sempre fechado, eu deixo de jogar calor que se concentra ali em cima do telado e irradia pra tela fria (que alias é uma das teorias do pq alguns M1 quebravam a tela do nada... imagine vc fechar a tampa, carcaça super quente quase encostando numa tela gelada)

Sem falar que na temperatura que fica... é a temp da bateria praticamente que num estado normal fica na casa dos 35-40C
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas ninguém tem dúvidas do desempenho na mesma familia... a questão é comparar o chip base dentro principalmente do Air onde a refrigeração é passiva! No M1 se tinha até que pouca perda para o Pro com cooler... porém conforme foi avançando as novas familias, elas tbm foram esquentando (até pela mudança de layout da arquitetura) mas não melhoraram a refrigeração

A Apple não melhora isso por puro capricho, uma simples chapa de cobre sobre o chip já faria o SoC nos MBA melhorar demais ou ao menos retardar o throttling...
Isso é feito tudo de caso pensado, pois ela também vende o mesmo SoC nos MBP de entrada, então "não faz sentido"ter máquinas com desempenho tão "similar"
Eu não mexi no meu pois não vi necessidade e ainda está na garantia, mas acredito que vou fazer o mod depois, só para ter uma margem de desempenho.
 
A Apple não melhora isso por puro capricho, uma simples chapa de cobre sobre o chip já faria o SoC nos MBA melhorar demais ou ao menos retardar o throttling...
Isso é feito tudo de caso pensado, pois ela também vende o mesmo SoC nos MBP de entrada, então "não faz sentido"ter máquinas com desempenho tão "similar"
Eu não mexi no meu pois não vi necessidade e ainda está na garantia, mas acredito que vou fazer o mod depois, só para ter uma margem de desempenho.
Mas é isso mesmo... tanto que dependendo do tempo de carga e a temp ambiente vc iguala os desempenhos... em testes sinteticos o M1 mesmo se saiu MELHOR que o do Pro 13 exatamente pq no pico inicial de carga a temp fica baixa e não tem queda de performance... já o 13 Pro... ele dava um pico... já tinha uma baixada no clock e ai sim entrava o cooler pra voltar a ter desempenho... pra vc ver né hehehe

Eu como falei eu mais fiz pela segurança pra tela mesmo... eu ficava muito preocupado em como esquentava muito ali a area de cima do teclado e ela fica muito perto da tela fria... agora o calor todo é jogado pro lado oposto da tela e fica bem seguro

Alias sim... eu sou meio doido e fiz esse mod com 2 meses que tinha comprado :fire:
 
Mas é isso mesmo... tanto que dependendo do tempo de carga e a temp ambiente vc iguala os desempenhos... em testes sinteticos o M1 mesmo se saiu MELHOR que o do Pro 13 exatamente pq no pico inicial de carga a temp fica baixa e não tem queda de performance... já o 13 Pro... ele dava um pico... já tinha uma baixada no clock e ai sim entrava o cooler pra voltar a ter desempenho... pra vc ver né hehehe

Eu como falei eu mais fiz pela segurança pra tela mesmo... eu ficava muito preocupado em como esquentava muito ali a area de cima do teclado e ela fica muito perto da tela fria... agora o calor todo é jogado pro lado oposto da tela e fica bem seguro

Alias sim... eu sou meio doido e fiz esse mod com 2 meses que tinha comprado :fire:
Sim, eu já vi um MBP funcionando e é muito raro ouvir a fan funcionando, acho que a Apple privilegia muito mais o silêncio do que o desempenho da máquina :rolleyes:

O Mod com thermal pad pode não resolver totalmente o problema, mas poder ter uma margem maior é sempre bom. Acho o funcionamento do meu M2 bem suave no geral, apenas em alguns casos eu vi essa muamba esquentar ao ponto de me incomodar kk (tipo quando eu joguei Shadow of The Tomb Raider hehe)
 
Última edição:
A Apple não melhora isso por puro capricho, uma simples chapa de cobre sobre o chip já faria o SoC nos MBA melhorar demais ou ao menos retardar o throttling...
Isso é feito tudo de caso pensado, pois ela também vende o mesmo SoC nos MBP de entrada, então "não faz sentido"ter máquinas com desempenho tão "similar"
Eu não mexi no meu pois não vi necessidade e ainda está na garantia, mas acredito que vou fazer o mod depois, só para ter uma margem de desempenho.
São duas coisas...uma é (justamente) diferenciar os produtos, outra é manter, como mencionei acima, as temperaturas da carcaça num range seguro. Por lei o produto não pode superar uma certa temperatura (não lembro se é 45ºC, mas é por aí) em qualquer cenário de uso.

Eu sei que ninguém seria demente ao ponto de usar laptop para renderizar pesado no próprio colo...esquece, temos que dizer pras pessoas não comerem Tide Pods.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo