• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial] - MacBook Pro/Air - iMac - Mac Pro

Pra quem usa MacOS a mais tempo, é normal esse mds_store comer um bocadinho de CPU?
wldOsF7.png


Tava abusando só dos e-cores mesmo e depois de uns 10 min ele parou. Parece ser algo de indexação do spotlight, mas achei estranho pq nunca tinha reparado antes.
Brother, como fica a temperatura do seu Mac depois de tanto tempo com a CPU em stress? Chega a esquentar ou ligar a ventoinha?
 
Brother, como fica a temperatura do seu Mac depois de tanto tempo com a CPU em stress? Chega a esquentar ou ligar a ventoinha?
Nunca reparei, ele fica num stand jogado atrás da minha TV aí não dá pra ouvir nem reparar em temperatura.
 
Pra quem tem M1 Pro pra cima, achei essa ferramenta mto foda


Eu tenho um MBP M3 de 18 Gb. Eu testei alguns joguinhos da Steam, mas que eram compatíveis com o MacOS. Ainda não testei nenhum game que seja nativamente compatível com Apple Silicon, mas nos meus testes 2 experiências diferentes. Um jogo que eu testei, o "The Dungeon of Naheulbeuk: The Amulet of Chaos", rodou, mas assim que entrava em momentos de ação, o CPU do Mac esquentou e foi a primeira vez que vi ele acionar os coolers, fez um barulhão que até assustou. Mas ficou muito, mas muito quente mesmo. O sistema ficou irresponsível e demorou à voltar. Depois instalei o Pilars of Eternity, um RPG da Obesidian, muito da hora, que rodou liso, sem stress no processador, tudo a máquina nao esquenta nadinha, nem aciona os coolers, como rodando no dia-a-dia. Os 2 jogos foram compilados para processor intel, então dependiam da Rosetta, mas a parte de GPU, já eram ajustados para o MacOS.

Porém como os Macbooks são limitados em expansão de memória, não dá pra ficar instalando muita coisa em um SSD de 512 Gb. Por isso mantenho um PC Gamer com Windows, onde tenho 4 TB de SSD p/ jogar à vontade de vez em qndo.
 
Vou mandar o MBP que usava de volta pra empresa, não quis comprar ele pelo preço que ofereceram nem pretendo ter outro Mac de todo jeito.

Adeus pra vcs do tópico (a não ser que outra empresa me faça trabalhar com Mac de novo), foi bom reclamar aqui enquanto pude kkkkkkk
 
Vou mandar o MBP que usava de volta pra empresa, não quis comprar ele pelo preço que ofereceram nem pretendo ter outro Mac de todo jeito.

Adeus pra vcs do tópico (a não ser que outra empresa me faça trabalhar com Mac de novo), foi bom reclamar aqui enquanto pude kkkkkkk
Po... comprava e revendia ele então... quer quanto? hahahaha
 
Po... comprava e revendia ele então... quer quanto? hahahaha
O valor que ofereceram não compensava pra revender ($3.2k), já que foi baseado no percentual do valor original dele, lembrando que ele foi comprado aqui no BR...
Não conseguiria revender por muito mais que 16k, dá pra achar gente vendendo modelos até melhores por esse preço, ou pegar novo mais barato com atravessador ou do paraguai.
 
David Hansson, criador do Ruby on Rails e um dos maiores evangelizadores dos Macs (a cultura de desenvolvedor usar Mac tem dedo dele), anunciou estar abandonando a plataforma Apple.


 
David Hansson, criador do Ruby on Rails e um dos maiores evangelizadores dos Macs (a cultura de desenvolvedor usar Mac tem dedo dele), anunciou estar abandonando a plataforma Apple.



Tinha visto um tweet de um outro carinha que era usuário e um defensor do Linux que migrou tmb para o Windows
Segundo ele, hj em dia não há mais diferença significativa para ficar preso ou escolher um determinado OS pq alternativas se encontra para todos
Achei até sensato
 
Tinha visto um tweet de um outro carinha que era usuário e um defensor do Linux que migrou tmb para o Windows
Segundo ele, hj em dia não há mais diferença significativa para ficar preso ou escolher um determinado OS pq alternativas se encontra para todos
Achei até sensato

Ano passado foi o Ken Thompson, um dos pioneiros do Unix, que também vivia no mundo Apple, que disse estar migrando pro Linux, pois o Mac o fazia se sentir aborrecido com várias coisinhas.

 
Questão de notebook na bateria mac ainda segue forte, só WIndows ARM q talvez consiga chegar perto. Um bom motivo pra quem trabalha com projetos e viajando ainda é ter um mac.
 
Eu fiquei a maior parte da minha longa carreira de Dev de mais de 25 anos, usando Windows. Recentemente nos últimos 2 anos mudei pro Mac, e não me arrependo.

Pra mim, tem 4 coisas importantes para o meu uso:
1. Os Macbooks a partir do Apple Silicion são muito eficientes em energia. Não esquentam e gastam muito pouco energia elétrica. É muito bom trabalhar sem o ruído dos fans do PC ou Laptop com Windows. Quem sabe os novos chips Snapdragon Elite coloque o Windows de volta no jogo neste quesito.
2. Sistema operacional muito próximo ao Linux na sua fundação, e ao mesmo tempo muito amigável ao usuário. Virutalmente todo meu conhecimento de linux era sobre ferramentas de linha de comando, quase tudo é idêntico no Mac
3. Estabilidade incrível. Reinicio meu Mac a cada 10 dias ou 15 dias. Algumas ferramentas de programação que eu uso, às vezes ainda deixam um processo órfão rodando em background.
4. Por último, e não menos importante, o algoritmo de renderização de fontes do Mac faz com que a leitura na tela seja muito mais agradável, principalmente para quem como eu, fica horas e horas olhando para linhas de código, ou documentos.

Mas também devo dizer que o Windows melhorou significativamente seu ambiente para Devs, depois da introdução do WSL2. Tem um video do Fábio Akita mostrando como configurar uma máquina com Ark Linux no Windows, que funciona redondinho. Usei bastante tempo esse esquema com bastante satisfação. Ainda mais com o Windows 11 que deixou o Windows bem mais atraente graficamente.

Senão fosse o item 1, eu não teria investido no Mac. A questão da bateria nem me afeta tanto, pois meu mac fica sempre na mesa, ligado no carregador. Mas eu ainda tenho um PC Gamer para jogar e rodar alguns testes de trabalho.
 
Vou mandar o MBP que usava de volta pra empresa, não quis comprar ele pelo preço que ofereceram nem pretendo ter outro Mac de todo jeito.

Adeus pra vcs do tópico (a não ser que outra empresa me faça trabalhar com Mac de novo), foi bom reclamar aqui enquanto pude kkkkkkk
Aconteceu o mesmo comigo, acontece que eu já tinha saído da empresa faz uns 6 meses e só agora entraram em contato comigo pra pegar o MacBook de volta.

Assim que nem você, só voltarei a usar um Mac por conta de trabalho caso seja realmente necessário.
 
Aconteceu o mesmo comigo, acontece que eu já tinha saído da empresa faz uns 6 meses e só agora entraram em contato comigo pra pegar o MacBook de volta.

Assim que nem você, só voltarei a usar um Mac por conta de trabalho caso seja realmente necessário.
Tô cogitando fortemente comprar um framework 13 agora, mas deixa essa conversa pra outro canto pq já é off-topic demais kkkk

Apple silicon é bom mas o sistema realmente não me agrada, e acho o MBP desnecessariamente pesado. Um air de 32gb+ com linux seria uma config perfeita pra mim kkkkk
 
Olha é que vcs que programam são acostumados... mas quando eu tenho que mexer com Linux eu xingo até os bizavos do cara que criou esse inferno chamado Linux hahaaha

Semana passada eu passei pura raiva com uma coisa simples: Colocar automaticamente pra iniciar um arquivo .sh em um raspberry Pi

MEEEEEU... eu fazia DE TUDO da internet... todos os scripts... todos os atalhos... TUDO... e nada nessa joça fazia iniciar!

E como eu não manjo nada né... varias vezes quebrava o sistema... perdi as contas de quantas vezes regravei o SD hahahaha... pq quando funcionava o atalho... o LCD GPIO não dava imagem... quando tudo funcionava era só no sistema mais atual que fica uma carroça no Pi 3... e eu num vou gastar pra comprar um mais novo (até gostaria mas com a taxação sem condição)... só sei que dai achei uma imagem pronta no github do criador do driver do LCD... de lá consegui instalar e no terceiro tipo de atalho consegui fazer finalmente iniciar hahahaha
 
Galera, como vcs usam a bateria do Macbook? Pode deixar conectado 100% do tempo na tomada ou isso pode prejudicar a bateria? como é a melhor utilização? valeu!
 
Galera, como vcs usam a bateria do Macbook? Pode deixar conectado 100% do tempo na tomada ou isso pode prejudicar a bateria? como é a melhor utilização? valeu!
98% do tempo fico plugado na tomada, com o MacBook em stand-by ou usando. Única coisa que aprendi depois de perder alguns ciclos e saúde pelo maluco Carregamento Otimizado (que não entende bem quando a gente vive na tomada), foi instalar o programa AlDente pra limitar a carga da bateria em 80%… assim eu não fico descarregando e carregando a bateria a toa como o Otimizado faz e ao mesmo tempo tbm não sobrecarrego a bateria deixando ela sempre no talo de 100%
 
Eu fiquei a maior parte da minha longa carreira de Dev de mais de 25 anos, usando Windows. Recentemente nos últimos 2 anos mudei pro Mac, e não me arrependo.

Pra mim, tem 4 coisas importantes para o meu uso:
1. Os Macbooks a partir do Apple Silicion são muito eficientes em energia. Não esquentam e gastam muito pouco energia elétrica. É muito bom trabalhar sem o ruído dos fans do PC ou Laptop com Windows. Quem sabe os novos chips Snapdragon Elite coloque o Windows de volta no jogo neste quesito.
2. Sistema operacional muito próximo ao Linux na sua fundação, e ao mesmo tempo muito amigável ao usuário. Virutalmente todo meu conhecimento de linux era sobre ferramentas de linha de comando, quase tudo é idêntico no Mac
3. Estabilidade incrível. Reinicio meu Mac a cada 10 dias ou 15 dias. Algumas ferramentas de programação que eu uso, às vezes ainda deixam um processo órfão rodando em background.
4. Por último, e não menos importante, o algoritmo de renderização de fontes do Mac faz com que a leitura na tela seja muito mais agradável, principalmente para quem como eu, fica horas e horas olhando para linhas de código, ou documentos.

Mas também devo dizer que o Windows melhorou significativamente seu ambiente para Devs, depois da introdução do WSL2. Tem um video do Fábio Akita mostrando como configurar uma máquina com Ark Linux no Windows, que funciona redondinho. Usei bastante tempo esse esquema com bastante satisfação. Ainda mais com o Windows 11 que deixou o Windows bem mais atraente graficamente.

Senão fosse o item 1, eu não teria investido no Mac. A questão da bateria nem me afeta tanto, pois meu mac fica sempre na mesa, ligado no carregador. Mas eu ainda tenho um PC Gamer para jogar e rodar alguns testes de trabalho.

Esse post foi absurdamente útil pra mim. Como Dev to namorando um Mac faz um tempinho. Ia comprar agora começo do ano mas como tive que mobiliar apartamento dei uma segurada. Atualmente uso WSL no Windows 11 e supre bem as necessidades, mas tem coisas de Windows que me irita seguidamente e sinto falta de quando usava um Mac em outra empresa, acho que até fim do ano devo sacramentar a compra.
 
Última edição:
Como faz pra usar uma impressora epson com macbook m1? Não tem drives para esses chip.
Uai, eu tenho uma Epson L355 EcoTank aqui, essa impressora tem quase 10 anos, e funciona tudo 100% no meu Macbook com Apple Silicon. Não precisa ter os drivers nativos para o M1. A integração automática do Rosetta funciona perfeitamente.
 
Outra duvida, estou apanhando para aprender a usar as teclas de acentuação e atalhos do macbook. Eu configurei para ABNT. Mas não acho a localização exata das teclas, tenho que ficar onde estar a acentuação, etc. Horrível mesmo.

Acho melhor usar com essa configuração que ele veio:

3-F39612-C-9-D2-A-4549-9-FE5-565-EE6-A65249.jpg


Mas qual seria o padrão desse teclado??
 
Outra duvida, estou apanhando para aprender a usar as teclas de acentuação e atalhos do macbook. Eu configurei para ABNT. Mas não acho a localização exata das teclas, tenho que ficar onde estar a acentuação, etc. Horrível mesmo.

Acho melhor usar com essa configuração que ele veio:

3-F39612-C-9-D2-A-4549-9-FE5-565-EE6-A65249.jpg


Mas qual seria o padrão desse teclado??
Cara deixa no padrão Brasileiro (alguns aparece como Brasileiro Pro)… nele já fica configurado pra fazer a acentuação nossa a partir desse padrão dele que é o ANSI

Daí por exemplo pra fazer o cedilha vc aperta o acento agudo mais o C
 
Cara deixa no padrão Brasileiro (alguns aparece como Brasileiro Pro)… nele já fica configurado pra fazer a acentuação nossa a partir desse padrão dele que é o ANSI

Daí por exemplo pra fazer o cedilha vc aperta o acento agudo mais o C
Mas ai que está, ele bagunça tudo. Tipo sai tudo fora de ordem como estar ai nesse padrão desse teclado, ai tenho aue ficar caçando onde fica tal tecla
 
Mas ai que está, ele bagunça tudo. Tipo sai tudo fora de ordem como estar ai nesse padrão desse teclado, ai tenho aue ficar caçando onde fica tal tecla
aaaaaah agora q eu vi direito... esse padrão ai é padrão espanhol! tem Ñ ali... putz ai lascou a vida ein
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo