[Tópico Oficial] - MacBook Pro/Air - iMac - Mac Pro

Quando vc fala em saúde, seria isso?
C3Xzpwf.png

Aparentemente o meu ainda tá normal, acho que no meu caso funciona bem. Esse AlDente tem algum jeito fácil de liberar carga pra 100%? Seria útil nos dias que eu fosse sair de casa.
Isso, o meu problema é que 98% do tempo eu trabalho plugado na tomada, tanto é que tenho só 35 ciclos na bateria... isso com mais de 2 anos de uso! E tudo ia super bem tbm... saúde em 100% e talz... ai começou isso de descarregar e carregar a bateria.. rodei internet afora e a única explicação era que como eu passo dias sem desplugar, a bateria precisa ter uma leve descarga e recarga pra manter a saúde... até ai ok... aceitei... só q a cada atualização do sistema a função ficava louca! Ou simplesmente parava de funcionar e ficava em 100% o tempo todo, ou começava com essa loucura da descarga e recarga... de inicio ele baixava até 80%... segurava 1~2 dias assim e carregava até 100%... mas dai ele começou a ficar maluco e descarregava até 93... depois carregava pra 100... depois 88... 100... 94... 100 e começou assim varias vezes ao dia! Tanto que nessa época eu sai de 8 ciclos de carga pra 28! Era quase como uma sabotagem da propria Apple... e dai como ficava nesse descarrega pouquinho e carrega pouquinho... a saúde foi indo pras cucuias... foi baixando até 90% que está hoje e foi quando eu descobri o AlDente que já vai fazer quase 1 ano que uso e simplesmente não desceu mais a saúde (alias aconteceu o contrário, ela ta subindo! hahahaha... pois não sei se vc sabe né mas TODAS as baterias que tem métrica de saúde elas não reportam a real pro sistema, quer dizer, reportam mas tem uma pegadinha, por questões pra evitar reclamação e talz, por exemplo a empresa fala que aquele produto possui por exemplo 30.000 mAh de bateria, mas na real essa bateria tem algo como 31.548 mAh de capacidade máxima (o que varia de unidade para unidade)... entao na realidade ela tem mais de 100% de capacidade... então conforme ela vem caindo... ela ainda está acima da marca divulgada... e por isso fica mostrando 100% de saúde, mas desde o momento que monta a bateria ela já vem se desgastando pois é questão quimica mesmo.

Enfim essa biblia toda pra falar que usando o CoconutBattery vc consegue ler a capacidade real da bateria, entao o meu quando chegou em 90% reportado na realidade minha bateria já estava com 86-85% da saúde... ela chegou a cair para 83% antes da atualizaçao do Sonoma... e desde que eu atualizei a saude subiu pro limiar de 89%! Ou seja... o Sonoma na real mandou recalibrar provavelmente a bateria, e nessa subiu ai pra 89%... o que era pro reportado subir tbm né... pra casa de 94-95 pelo menos... mas lá continua 90 hahaha

Eeeeenfim... voltemos pro AlDente... ele funciona como Software, então por exemplo ele limita a carga somente se o sistema tiver ligado, entao já de cara se vc desligar o mac e deixar ele conectado ele já não limita mais e vai carregar até 100%... segundo vc pode clicar no icone dele na barra superior e deslizar pra 100% tbm... ele vai deixar carregar até pro valor q vc tiver... se por acaso vc marcar um valor abaixo da carga atual dai ele vai segurar do mesmo jeito mas aos poucos o sistema de balanceamento de células vai comendo a capacidade da bateria (geralmente na casa de 1% a cada uns 2-3 dias)... e ele vai segurando assim até atingir o valor q vc deixou nele... baixou 1% desse valor ele libera a carga e para no valor estipulado. E claro tbm se vc clicar nele e abrir, e simplesmente clicar no botão de "power" dele e desativar o app... ele tbm vai carregar até 100% de boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem dei uma passada numa iPlace e vi um MBP, que coisa linda de laptop ao msm tempo que o preço dele eu compro um Celtinha usado
Só fiquei na vontade msm e permaneci com o meu hackintosh márromeno
Direto na Apple a taxa de conversão fica na casa dos 14:1 de dollar... é totalmente inviável... tem que comprar de redirecionadores ou importadores... por exemplo atualmente um Macbook Air M1 base (o mesmo que uso a mais de 2 anos! e dá muito pau em muito note atual ainda) vc já acha por 5,2k novo... nesse valor vc ainda sim hoje com dolar mais baixo do q tava em 2021, não tem concorrente no mesmo estilo, potencia e preço! Por exemplo o note de concorrencia direto seria um LG Gram... na época ele perdia em desempenho por conta do calor gerado pelo CPU e sem falar na bateria que não conseguia nem metade do tempo do Macbook... e eu paguei 6,8k na época e o LG custava 7,5k!
 
Eeeeenfim... voltemos pro AlDente... ele funciona como Software, então por exemplo ele limita a carga somente se o sistema tiver ligado, entao já de cara se vc desligar o mac e deixar ele conectado ele já não limita mais e vai carregar até 100%... segundo vc pode clicar no icone dele na barra superior e deslizar pra 100% tbm... ele vai deixar carregar até pro valor q vc tiver... se por acaso vc marcar um valor abaixo da carga atual dai ele vai segurar do mesmo jeito mas aos poucos o sistema de balanceamento de células vai comendo a capacidade da bateria (geralmente na casa de 1% a cada uns 2-3 dias)... e ele vai segurando assim até atingir o valor q vc deixou nele... baixou 1% desse valor ele libera a carga e para no valor estipulado. E claro tbm se vc clicar nele e abrir, e simplesmente clicar no botão de "power" dele e desativar o app... ele tbm vai carregar até 100% de boa
Dei uma olhada com mais carinho nele, porém as funções de pausar e limitar no sleep são só na versão paga, triste :(
 
Lendo tudo isso, percebo que realmente naõ tô ainda muito por dentro do MacOS.

Eu sempre notei que o carregador magsafe ficava com luz verde.
De dois dias pra cá volta e meia tá amarelo (o que pesquisei e indicou que tava carregando o macbook.)

Desde que comprei, nunca desliguei ou despluguei da tomada, sempre deixando em modo sleep. (Amigo meu disse que tem o dele a vida toda sem desligar de fato e tem só 20 ciclos de bateria pra 2 anos de uso)

Minhas confiugurações estão igual as do @igormp e aqui vai como tá o uso da bateria:



Isso tá bom, ruim, certo, errado?

Faz mal deixar em repouso? Preciso desligar? Melhor usar o app lá de configuração da bateria? Se sim, onde consigo baixa-lo pra ativar?

Desde já obrigado e desculpa as perguntas, não queria ter que "usar" vocês pra isso, mas não sei mais onde recorrer haha. Valeuuuu :thatfeel:
 
Última edição:
Dei uma olhada com mais carinho nele, porém as funções de pausar e limitar no sleep são só na versão paga, triste :(

Pergunta tosca, vale a pena entrar no modo sleep? Visto que não tira da tomada, deixa "ligado" lá... sei la kkk
 
Pergunta tosca, vale a pena entrar no modo sleep? Visto que não tira da tomada, deixa "ligado" lá... sei la kkk
Entra automático por política da empresa, não tem muito oq fazer kkkk
 
Dei uma olhada com mais carinho nele, porém as funções de pausar e limitar no sleep são só na versão paga, triste :(
Mas durante o sleep funciona de boa... tanto que aqui eu deixo o meu ligado direto pois uso Clamshell e ele segura sossegado... passo mais de 15 dias sem desligar ele e ele segura a carga de boa :pensa:
 
Mas durante o sleep funciona de boa... tanto que aqui eu deixo o meu ligado direto pois uso Clamshell e ele segura sossegado... passo mais de 15 dias sem desligar ele e ele segura a carga de boa :pensa:
Mas vc tá na versão free?
No site diz ser só coisa da versão paga:


"Stop Charging When Sleeping" e "Discharge in Clamshell Mode"
 
Lendo tudo isso, percebo que realmente naõ tô ainda muito por dentro do MacOS.

Eu sempre notei que o carregador magsafe ficava com luz verde.
De dois dias pra cá volta e meia tá amarelo (o que pesquisei e indicou que tava carregando o macbook.)

Desde que comprei, nunca desliguei ou despluguei da tomada, sempre deixando em modo sleep. (Amigo meu disse que tem o dele a vida toda sem desligar de fato e tem só 20 ciclos de bateria pra 2 anos de uso)

Minhas confiugurações estão igual as do @igormp e aqui vai como tá o uso da bateria:



Isso tá bom, ruim, certo, errado?

Faz mal deixar em repouso? Preciso desligar? Melhor usar o app lá de configuração da bateria? Se sim, onde consigo baixa-lo pra ativar?

Desde já obrigado e desculpa as perguntas, não queria ter que "usar" vocês pra isso, mas não sei mais onde recorrer haha. Valeuuuu :thatfeel:

Olha ai... o seu começou a fazer igual o meu fazia... depois de um tempo ele deixa descarregar pra 80%... segura nisso... e depois completa... só q nessa ele vai dando ciclo a toa... até ficar loucão hahahaha

Pra baixar o AlDente é só baixar a versão free dele aqui: https://apphousekitchen.com/pricing/

Agora fui ler sobre isso e de fato no app ele fala que vai manter o limite mesmo em modo sleep... só q o meu entra em sleep de boa e mantém o q eu setei... só se não for de fato o sleep mas sim o hibernar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas vc tá na versão free?
No site diz ser só coisa da versão paga:


"Stop Charging When Sleeping" e "Discharge in Clamshell Mode"
Sim! To no free
 
Agora fui ler sobre isso e de fato no app ele fala que vai manter o limite mesmo em modo sleep... só q o meu entra em sleep de boa e mantém o q eu setei... só se não for de fato o sleep mas sim o hibernar

Nesse caso eu clico na maçã e vou em "repousar", significa que nesse modo não funciona?

No mais...
Faz mal deixar em repouso? Preciso desligar? :fami:
 
Nesse caso eu clico na maçã e vou em "repousar", significa que nesse modo não funciona?

No mais...
Faz mal deixar em repouso? Preciso desligar? :fami:
Então... num sei te dizer hahahaha... pq na real eu nem isso faço! Ele tem o padrão lá pra desligar e entrar em sleep... eu simplesmente só desligo a TV q eu uso de monitor e largo ele... geralmente em 10min ele entra o protetor de tela... dai com acho q 5 ou mais 10min ele entra em sleep... ai deixo assim... quando vou usar ligo a TV e aperto alguma tecla e ele acorda... e continuo dai

Eu só reinicio ele depois de um tempo quando vai acumulando muito SWAP de RAM... sei lá pq ele vem acumulando muito... principalmente no processo de gerenciamento de janelas... quando vejo q só ela já ta ocupando quase 2GB de RAM... ai eu reinicio hahaha... de resto é sempre em sleep... se vou pro interior eu fecho a tampa, desconecto o hub e o conector de energia e boto ele na mochila... e quando chego de volta idem... vem em sleep eu só plug aqui no hub e no carregador q fica pendurado atras da mesa... e volto a usar

Te falar que dá pra contar nos dedos as vezes que eu desliguei mesmo ele hahaha... lembro q antigamente povo sempre falava que Macbook não era feito pra se desligar... e cada vez tem sido bem isso mesmo.. hoje com o Apple Sillicon ele praticamente é um tablet maior ou um iPhone grande... assim como a gente nunca desliga o iPhone... tbm não desliga o Macbook
 
Então... num sei te dizer hahahaha... pq na real eu nem isso faço! Ele tem o padrão lá pra desligar e entrar em sleep... eu simplesmente só desligo a TV q eu uso de monitor e largo ele... geralmente em 10min ele entra o protetor de tela... dai com acho q 5 ou mais 10min ele entra em sleep... ai deixo assim... quando vou usar ligo a TV e aperto alguma tecla e ele acorda... e continuo dai

Eu só reinicio ele depois de um tempo quando vai acumulando muito SWAP de RAM... sei lá pq ele vem acumulando muito... principalmente no processo de gerenciamento de janelas... quando vejo q só ela já ta ocupando quase 2GB de RAM... ai eu reinicio hahaha... de resto é sempre em sleep... se vou pro interior eu fecho a tampa, desconecto o hub e o conector de energia e boto ele na mochila... e quando chego de volta idem... vem em sleep eu só plug aqui no hub e no carregador q fica pendurado atras da mesa... e volto a usar

Te falar que dá pra contar nos dedos as vezes que eu desliguei mesmo ele hahaha... lembro q antigamente povo sempre falava que Macbook não era feito pra se desligar... e cada vez tem sido bem isso mesmo.. hoje com o Apple Sillicon ele praticamente é um tablet maior ou um iPhone grande... assim como a gente nunca desliga o iPhone... tbm não desliga o Macbook

Cara que explicação sensacional. Muito obrigado.
Eu venho notado essa questão do "troca de memoria" muito alto no macbook.
Esses dias senti ele dando uns engasgos com o chrome, quando fui ver tava a pressão de memoria amarelinha hihi

Dessa forma:



Ai fiquei até preocupado porque não esperava ver o MBP "engasgando" ao usar chrome haha.
 
Cara que explicação sensacional. Muito obrigado.
Eu venho notado essa questão do "troca de memoria" muito alto no macbook.
Esses dias senti ele dando uns engasgos com o chrome, quando fui ver tava a pressão de memoria amarelinha hihi

Dessa forma:



Ai fiquei até preocupado porque não esperava ver o MBP "engasgando" ao usar chrome haha.

Caaaaaraca meu... vc ta trabalhando com o q ai? ta com 10GB de swap com 16GB fisico... é coisa pra burro ein!

A pressão em si é um indicador que ela ta comprimindo a RAM dentro dela mesmo, pra economizar espaço, alias isso é uma baita técnica pra não usar Swap e usar mais do q a física... então conforme essa compressão começa a ficar maior, ele começa a subir a pressão da memória... e conforme é dai ele começa a liberar o Swap pro SSD pra aliviar essa pressão e não travar o sistema... por exemplo agora o meu está desse jeito:
c2NwmhY.png


To agora com 2 arquivos no indesign abertos (pelo menos esses são leves)... Spotify, Discord (uso pra trabalho mesmo) e o Chrome... mas já to com 16 dias de uptime e precisando reiniciar hahaha... mas pode ver mesmo com 8GB eu to com pouco mais de 2GB de Swap (o que eu já considero bastante... normalmente com o SO recém reiniciado ele fica no limiar de 1GB)
 
Caaaaaraca meu... vc ta trabalhando com o q ai? ta com 10GB de swap com 16GB fisico... é coisa pra burro ein!

A pressão em si é um indicador que ela ta comprimindo a RAM dentro dela mesmo, pra economizar espaço, alias isso é uma baita técnica pra não usar Swap e usar mais do q a física... então conforme essa compressão começa a ficar maior, ele começa a subir a pressão da memória... e conforme é dai ele começa a liberar o Swap pro SSD pra aliviar essa pressão e não travar o sistema... por exemplo agora o meu está desse jeito:
c2NwmhY.png


To agora com 2 arquivos no indesign abertos (pelo menos esses são leves)... Spotify, Discord (uso pra trabalho mesmo) e o Chrome... mas já to com 16 dias de uptime e precisando reiniciar hahaha... mas pode ver mesmo com 8GB eu to com pouco mais de 2GB de Swap (o que eu já considero bastante... normalmente com o SO recém reiniciado ele fica no limiar de 1GB)
Haha Eu uso APENAS navegador no macbook.

Sistema da empresa + umas 10 - 15 abas abertas entre monitor + Tela lateral do Macbook.
No momento a troca lá tá com 4gb..

Porém no sistema da empresa autilizo MUITO o F5 pra recarregar a pagina.. Talvez possa ser isso então.
No notebook que eu usava chegava a TRAVAR por alguns segundos, com as mesmas 16gb de ram + Ryzen 7...
 
Vcs querem falar de uso de memória no Mac?
vhk0PQi.png


Meu uso cotidiano é esse, evito rodar qualquer coisa mais pesada nele senão ele engasga fácil. Por mais que o disco seja rápido e ele faça um swap bom, ram é ram e quando faz falta vc sente.
 
Meu MBP tem 16GB de RAM e muitas vezes ele usa além de 100% da Ram física, mais uns 16 a 18GB de Swap... mas até aí vai de boa, sem travar nem nada pq o gerenciamento de Ram do macOS é foda... mas quando passa desse limite de pouco mais que o dobro da Ram física, aí as coisas começam a travar...
 
Meu MBP tem 16GB de RAM e muitas vezes ele usa além de 100% da Ram física, mais uns 16 a 18GB de Swap... mas até aí vai de boa, sem travar nem nada pq o gerenciamento de Ram do macOS é foda... mas quando passa desse limite de pouco mais que o dobro da Ram física, aí as coisas começam a travar...
Isso depende muito do tipo de aplicação que tá usando. Se forem milhares de abas do chrome, por exemplo, o sistema consegue jogar abas que não estão em uso pra swap, e somente as abas ativas em ram, aí vc pode ter 50gb em swap que na prática não vai sentir. Mas, se tiver uma única aplicação que faça uso constante de 20gb de uma vez, por exemplo, aí vc vai sentir o sistema travando pesado.
 
Coisa estranha anda acontecendo aqui..
Mesmo colocando o MBP pra repousar, volta e meia ele liga a tela e desliga.

Achei que fosse o mouse, fui lá e desliguei, continuou acontecendo. Até que me estressei e abaixei a tela. Anda acontecendo com mais alguém? Isso não acontecia até recentemente.

A bateria também mesmo com o AlDente tá lá mostrando 100%.
Deixei ele configurado assim:



Segui as orientações e desativei também o gerenciamento de bateria do proprio sistema.
 
Coisa estranha anda acontecendo aqui..
Mesmo colocando o MBP pra repousar, volta e meia ele liga a tela e desliga.

Achei que fosse o mouse, fui lá e desliguei, continuou acontecendo. Até que me estressei e abaixei a tela. Anda acontecendo com mais alguém? Isso não acontecia até recentemente.

A bateria também mesmo com o AlDente tá lá mostrando 100%.
Deixei ele configurado assim:



Segui as orientações e desativei também o gerenciamento de bateria do proprio sistema.

Então... eu não sei se a tela liga, pq o meu fica fechado... mas eu sempre reparei a noite toda o HD do Time Machine fica ligando e desligando... mesmo estando configurado pra não fazer backup de madrugada

Sobre o AlDente... sim tem q desativar o do sistema... e no caso ai ele vai segurar em 100 pq ele já estava em 100... se vc tirar um pouco da tomada... e gastar um pouco... quando plugar de volta vai ver q ele não vai carregar e manter onde ta... ou seja... ele só libera a carga no caso ABAIXO do valor setado... no seu caso 80%... eu mesmo esses dias atualizei o AlDente e ele fechou e eu num vi... e carregou pra 100% hahaha... mas dai deixo ele ai... como falei o balanceador de carga vem consumindo ao poucos mesmo... tanto q hoje ta com 89% dos 100% q estava a umas 3 semanas
 
Então... eu não sei se a tela liga, pq o meu fica fechado... mas eu sempre reparei a noite toda o HD do Time Machine fica ligando e desligando... mesmo estando configurado pra não fazer backup de madrugada

Sobre o AlDente... sim tem q desativar o do sistema... e no caso ai ele vai segurar em 100 pq ele já estava em 100... se vc tirar um pouco da tomada... e gastar um pouco... quando plugar de volta vai ver q ele não vai carregar e manter onde ta... ou seja... ele só libera a carga no caso ABAIXO do valor setado... no seu caso 80%... eu mesmo esses dias atualizei o AlDente e ele fechou e eu num vi... e carregou pra 100% hahaha... mas dai deixo ele ai... como falei o balanceador de carga vem consumindo ao poucos mesmo... tanto q hoje ta com 89% dos 100% q estava a umas 3 semanas

Nesse caso tem alguma dica pra que a tela pare de ficar acendendo e apagando? haha
Porque isso não acontecia e iniciou de repente. Nao sei se foi após o AlDente.. Não consegui associar algo que possa tá causando isso :(

Sobre a bateria, tiro um pouco da tomada e deixo chegar abaixo de 80% pra por novamente?
Outra coisa, alguém aqui recomendou comprar um cabo extensor de USB pra conectar o Dongle pra parar de trava o mouse. Eu comprei ontem a noite, chegou hoje a tarde (obrigado amazon), conectei aqui e deixei no outro extremo do MBP, ATE AGORA tá suavão. Vou continuar testando e digo a vocês. Pois pode ajudar a turma kkkkk
 
Nesse caso tem alguma dica pra que a tela pare de ficar acendendo e apagando? haha
Porque isso não acontecia e iniciou de repente. Nao sei se foi após o AlDente.. Não consegui associar algo que possa tá causando isso :(

Sobre a bateria, tiro um pouco da tomada e deixo chegar abaixo de 80% pra por novamente?
Outra coisa, alguém aqui recomendou comprar um cabo extensor de USB pra conectar o Dongle pra parar de trava o mouse. Eu comprei ontem a noite, chegou hoje a tarde (obrigado amazon), conectei aqui e deixei no outro extremo do MBP, ATE AGORA tá suavão. Vou continuar testando e digo a vocês. Pois pode ajudar a turma kkkkk
Cara pode ir usando na boa pq conforme for passando os dias ele vai baixando.

Agora quanto ao ficar ligando eu não sei… será que é o AlDente? Eu nunca testei desinstalar ele pra ver se isso para… pq na real nem me incomoda uma vez que ele fica fechado mesmo hehehehe

Sobre o extensor eu já tinha visto isso de deixar longe mesmo… deve ter alguma interferência só pode
 
Cara pode ir usando na boa pq conforme for passando os dias ele vai baixando.

Agora quanto ao ficar ligando eu não sei… será que é o AlDente? Eu nunca testei desinstalar ele pra ver se isso para… pq na real nem me incomoda uma vez que ele fica fechado mesmo hehehehe

Sobre o extensor eu já tinha visto isso de deixar longe mesmo… deve ter alguma interferência só pode

Saquei.. Vou continuar testando aqui.
Como vou parar de trabalhar agora e jogar, vou ficar acompanhando.

Se permanecer, desinstalo o AlDente e testo novamente.
Já a bateria, tirei do carregador e já coloquei novamente haha Aí tá la carregando.

E sobre o dongle + Extensor:

Eu antes conseguia usar por 1.. no máximo 2 horas e já começava o trava trava.
Até então tá SUPER suave, então o problema é esse mesmo, manter o dongle perto do MBP, porque o teclado e mouse estão otimos no Dongle afastado.
O foda é que já comprei um teclado novo no meu alvoçoro :burro:
 
Ahhhhh…. Que ódio…. A mochila onde guardo o Mac escorregou da minha mão… Estava a uns 50 centímetros do chão quando caiu… E amassou uma das laterais… Tudo continua funcionando, não trincou tela nem nada, mas ficou um amassado evidente no “alumínio”. Dentro da mesma mochila também estava o Acer Nitro 5… Plástico de origem duvidosa… Nem um arranhão…
 
Ahhhhh…. Que ódio…. A mochila onde guardo o Mac escorregou da minha mão… Estava a uns 50 centímetros do chão quando caiu… E amassou uma das laterais… Tudo continua funcionando, não trincou tela nem nada, mas ficou um amassado evidente no “alumínio”. Dentro da mesma mochila também estava o Acer Nitro 5… Plástico de origem duvidosa… Nem um arranhão…
Dps dessa ou vende e compra outro (se tem TOC ou perdeu u tesão com esse amassado) ou compra uma capa protetora pro laptop
 
Dps dessa ou vende e compra outro (se tem TOC ou perdeu u tesão com esse amassado) ou compra uma capa protetora pro laptop

Não chego a ter TOC. Como ainda está na garantia, não tem motivos para trocar. Mas numa revenda futura esse amassado vai desvalorizar o note. Isso sim me deixou chateado!
 
Ahhhhh…. Que ódio…. A mochila onde guardo o Mac escorregou da minha mão… Estava a uns 50 centímetros do chão quando caiu… E amassou uma das laterais… Tudo continua funcionando, não trincou tela nem nada, mas ficou um amassado evidente no “alumínio”. Dentro da mesma mochila também estava o Acer Nitro 5… Plástico de origem duvidosa… Nem um arranhão…
Eu comprei uma capa pro meu justamente pra evitar isso kkkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo