[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Galera, seguinte. Tenho um PC da assinatura e queria trocar meu Samsung 850 EVO de 1 TB, por um ssd de 2 TB no formato M.2. Estava entre O corsair MP510 1920 Gb (R$ 2400 Na Microway Notebooks) ou o Intel 660p de 2 Tb (Por volta de R$ 1700). A intel da 5 anos de garantia, agora no Corsair não sei se consigo os 5 anos, pois vou comprar nessa loja, apesar deles emitirem NF em meu nome. Levando em conta que uso meu PC para Jogos e um pouco para edição de vídeos e projetos em Autocad, qual vcs recomendam??
 
Prestando atenção às especificações técnicas, percebemos que ambos são PCIe NVMe 3.0 x4:
Mas aí vemos que o Corsair MP510 supera o Intel 660p em relação a leitura e gravação sequencial. Isso se refere aos programas que executam seus algoritmos em ordem lógica (1,2,3, etc ...), como ao carregar o sistema operacional.

1920px-Random_vs_sequential_access.svg.png

E aleatório ou random, apesar da redundância! Refere-se ao que não é ordenado, arquivos de qualquer tipo, etc... E também nesse departamento o SSD da Corsair é melhor. Agora, para o olho humano a verdade é que não haverá muita diferença, esses números servem para benchmarks, mas no desempenho real a diferença será de apenas alguns milissegundos. A garantia é importante também, e o preço da 660p é melhor além de oferecer 5 anos de garantia, então eu pessoalmente iria com a Intel, a Corsair oferece 3 anos de garantia de acordo com seu site:
DISPOSITIVOS FLASH
      • Todas as unidades flash USB 2.0 dos produtos Flash Survivor®, Flash ReadOut e TurboFlash têm garantia de 10 anos.
      • Todos os produtos USB 2.0 Flash Padlock® têm uma garantia de 5 anos
      • Todos os produtos de unidade flash USB 2.0, USB 3.0 e USB 3.1 Flash Voyager e Flash Survivor têm 5 anos de garantia.
      • Todos os produtos de unidade de estado sólido (SSD) têm 3 anos de garantia, exceto os produtos Neutron Series e Force Series MP300, que têm 5 anos de garantia.
 
^^ Particularmente iria no Intel, o CxB tá ótimo, e em matéria de armazenamento é referência.
 
A maior diferença dos M.2 está na interface, se virmos as especificações você perceberá que o 860 evo é um M.2 tipo SATA 3, então não haverá muita diferença com um SSD SATA 3. As taxas de transferência são muito diferentes quando você tem um M.2 do tipo PCIe NVMe, mas esse não é o seu caso, nem você precisa de um M.2 PCIe NVMe já que é mais do que tudo necessário para pessoas que precisam mover arquivos pesados, como profissionais dedicados à edição de vídeo por exemplo, mas arquivos pequenos como iniciar um sistema operacional não têm muita diferença entre um M.2 SATA e um M.2 PCIe NVMe. Então fique tranquilo porque um SSD SATA seja M.2 ou 2.5 lhe dará bons resultados. Como sugestão final, aconselho-o apenas a comprar um que tenha 5 anos de garantia, existem alguns SSDs que oferecem apenas 2 anos e normalmente ficam lentos e queimam mais rápido.
Muito obrigado seagate surfer pela ajuda e pelo esclarecimento bem detalhado. Foi muito útil a informação.
 
@nei qual a capacidade desse ADATA?
240GB

Estou curtindo mais o team group l5, tem melhor desempenho. Só para efeito de comparação, o ADATA da umas travadas baixando um torrent na velocidade de 200Mbps, e bate pico de 100% de uso. Na mesma maquina, com sistema clonado, no L5 o mesmo torrent vai de boa com média de 60% de utilização, cravando 230Mbps de download.

Abraço
 
Não que seja implicância ou guerrinha minha, como sempre usei Linux em todos os SSD's que já tive até hoje(foram 2), nunca tive problemas em nenhum aspecto desses, só que agora parei de abusar um pouco, o Fujitsu que tenho aqui já foi formatado umas 10 vezes, agora vou ficar quieto com a distro por um tempo.
Parabéns pela aquisição, que não demore a sair um FW que corrija essa perda de desempenho.
 
240GB

Estou curtindo mais o team group l5, tem melhor desempenho. Só para efeito de comparação, o ADATA da umas travadas baixando um torrent na velocidade de 200Mbps, e bate pico de 100% de uso. Na mesma maquina, com sistema clonado, no L5 o mesmo torrent vai de boa com média de 60% de utilização, cravando 230Mbps de download.

Abraço

Esse adata é de entrada né. Su630. Esperado ter um desempenho pior.
 
Acabei pegando aqui o samsung 860 evo na aliexpress. Acho que foi uma boa escolha. Agora é torcer pra não ser taxado kkkk
 
Alguém tem o Samsung 860 QVO? Vi em alguns lugares pessoal falando que é um EVO "capado", que não é tão bom, etc... Mas pelas especificações ele é levemente inferior mas continua excelente...

Estava cogitando adquirir um de 1tb em breve mas ando pensativo sobre ele ou o WD Blue 3D Nand de 1tb.
 
Não é o diskmark mas também da para ver o desempenho.

Esse diskmark não usa mais que 30% do disco analisando pelo gerenciador do windows.

ELbza.png


Eu comprei 2 discos desse para formar raid 0, depois que olhei minha h81 não faz raid. Somente pelo windows, que deu um valor legal, mais como vou mudar de PC, estou com ele guardado.

Abraço
 
@seagate surfer , muito obrigado pela aula! Mais uma coisa. Como irei fazer edições, mexer em Autocad, a durabilidade do Intel 660p é de 400 TBW. Do Corsair é 3120 TBW. Você acha que mesmo assim, compensa ir pelo intel? Muito Obrigado
O TBW nos diz quantos dados podem ser gravados e apagados no disco até que ele comece a dar problemas. Se um disco tem um TBW de 100TB significa que podemos escrever e/ou apagar o SSD até 100TB e depois disso o fabricante já diz que os chips podem começar a dar problemas e por isso o SSD automaticamente vai começar morrer (não é inteiramente verdade).
Obviamente, à medida que você paga mais dinheiro, maior é a qualidade do produto (também não necessariamente, mas é o que se espera), mas aqui você tem que se fazer uma pergunta: quanto tempo levará para escrever e apagar 400 TBW?... Se a garantia da Intel é de 5 anos, isso significa que você pode escrever 80TB por ano ou 80000GB por ano em média, ou seja, 6,66 TB por mês ou 6666.66GB por mês. Agora divida isso por dia e isso lhe dará uma média de 0,219 TB por dia, ou seja, 219,17 GB por dia.
Prezado caro, você escreve mais de 200GB por dia no seu computador? Certamente não e os fabricantes sabem isso, então eles oferecem 5 anos de garantia, porque eles têm certeza que o SSD vai durar mais de 5 anos porque para alguém escrever tantos dados em um SSD vai demorar muito, muito tempo.
Por outro lado, você é quem está pagando e se isso ajuda você a dormir mais calma à noite, então escolha o SSD que tem um TBW mais alto.
 
Muito obrigado seagate surfer pela ajuda e pelo esclarecimento bem detalhado. Foi muito útil a informação.
Claro mlk! estamos aqui para atendê-lo... :safadao::melior4:
 
Olá sei que é meio nada haver mas alguém me ajuda.
Tenho um SSD Kingspec NE-256 mas só fica por volta de 1400/900 (AS SSD e CristalDisk) sendo que as velocidades descritas pelo fabricante são para ser em torno de 2000/1300
e na hora de fazer a copia de arquivos do SSD pro HD é relativamente lento demorando uns 7 minutos para copiar 6GB isso é normal?
*Está instalado no meu Acer Nitro 5*
 
Pessoal o que vcs tem a dizer sobre o Crucial P1? Vale a pena comprar um?
 
Olá sei que é meio nada haver mas alguém me ajuda.
Tenho um SSD Kingspec NE-256 mas só fica por volta de 1400/900 (AS SSD e CristalDisk) sendo que as velocidades descritas pelo fabricante são para ser em torno de 2000/1300
e na hora de fazer a copia de arquivos do SSD pro HD é relativamente lento demorando uns 7 minutos para copiar 6GB isso é normal?
*Está instalado no meu Acer Nitro 5*

Essa velocidade já é muito boa. Mais que isso na pratica não vai notar diferença para uso comum.
Essas velocidades descritas pelo fabricante é velocidade máxima. Não quer dizer que vai funcionar nessa velocidade o tempo todo.
 
Olá sei que é meio nada haver mas alguém me ajuda.
Tenho um SSD Kingspec NE-256 mas só fica por volta de 1400/900 (AS SSD e CristalDisk) sendo que as velocidades descritas pelo fabricante são para ser em torno de 2000/1300
e na hora de fazer a copia de arquivos do SSD pro HD é relativamente lento demorando uns 7 minutos para copiar 6GB isso é normal?
*Está instalado no meu Acer Nitro 5*

Essa velocidade já é muito boa. Mais que isso na pratica não vai notar diferença para uso comum.
Essas velocidades descritas pelo fabricante é velocidade máxima. Não quer dizer que vai funcionar nessa velocidade o tempo todo.
Seu site não é tão claro com relação a esta informação, mas como você mencionou antes, essas taças de transferência já são boas:
http://www.kingspec.com/products_detail/productId=101.html

Procure por uma atualização de firmware para o seu SSD, se houver uma disponível, faça essa atualização de firmware que ajuda muitas vezes a resolver esse tipo de problemas.
 
Pessoal o que vcs tem a dizer sobre o Crucial P1? Vale a pena comprar um?
Eu acho que nesta publicação já tínhamos comentado sobre as especificações desse SSD, não me lembro bem se foi aqui ou em outro post fixo, mas o SSD parece bom e ninguém estava reclamando:
https://br.crucial.com/bra/pt/storage-ssd-p1
 
Olhei no link lá do kingspec e fala de uma faixa de operação. Esta só um pouco abaixo da faixa.
 
Olhei no link lá do kingspec e fala de uma faixa de operação. Esta só um pouco abaixo da faixa.
Seu site não é tão claro com relação a esta informação, mas como você mencionou antes, essas taças de transferência já são boas:
http://www.kingspec.com/products_detail/productId=101.html

Procure por uma atualização de firmware para o seu SSD, se houver uma disponível, faça essa atualização de firmware que ajuda muitas vezes a resolver esse tipo de problemas.
 

Eu acho que nesta publicação já tínhamos comentado sobre as especificações desse SSD, não me lembro bem se foi aqui ou em outro post fixo, mas o SSD parece bom e ninguém estava reclamando:
https://br.crucial.com/bra/pt/storage-ssd-p1

Obrigado por responderem, e sei que estão boas sim, mas o meu medo agora é que não consigo nada no site do fabricante desde ver se há pelo menos atualizações pro ssd ou um programa de gerenciamento para tal.
sendo que o site só disponibiliza para membros e mesmo me cadastrando não consigo acessar, saberiam de algum programa de terceiros que pudesse fazer o gerenciamento?
ou de alguma outra marca caso não de problema utilizar um programa voltado para outro ssd

No caso de atualizar o Firmware ta ai o problema não consigo ver nada no site do fabricante...
 
Última edição:
Iae galera!

Me tirem uma duvida por favor!
Possuo um SSD MX500 250gb para sistema e programas, e um HD 1TB Samsung (um pouco batido)
E sempre estou transferindo arquivos do meu HD Externo Seagate 1TB, conectado USB 3.0 para o PC e como configurei as pastas principais como música, vídeo, fotos, documentos diretamente no HD, a transferência vai para o HD.

E dependendo do arquivo ele demora um pouco, e achava isso normal até, pois é uma copia de HD para HD!

Mais recentemente estive na casa de um amigo onde ele tem um SSD M2, (ou seja bem mais rápido do que um SSD SATA), e um HD de 1TB também e o esquema é o mesmo as pastas estão todas configuradas diretamente para HD.

Então conectei meu HD externo no PC dele e copiei um mesmo arquivo que tem em media 3gb, e fiquei surpreso com uma coisa, a taxa de velocidade era muito mais muito maior na transferência, esse mesmo arquivo que aqui levava 1 a 3 minutos, no PC do meu amigo foi coisa de segundos a cópia.
Ai vem a dúvida, como no PC dele foi tão rápido se a transferência foi de HD para HD, sendo mesmo caso do meu aqui ?

Será que é por conta do SSD M2 ? é ele que impulsiona ajuda sei lá .... ?

Eu não faço ideia de quanto é a velocidade de leitura e escrita de um HD comum de desktop, mais segue um benchmarks do meu HD, está dentro da velocidade de um HD? ou o fator é meu HD que está judiado mesmo?

3704091e-c454-4a2e-ae99-6e907d2aeff2-original.png
 
Crucial BX500 960GB por 650 reais, recomendam ele? Estou quase comprando.
 
Iae galera!

Me tirem uma duvida por favor!
Possuo um SSD MX500 250gb para sistema e programas, e um HD 1TB Samsung (um pouco batido)
E sempre estou transferindo arquivos do meu HD Externo Seagate 1TB, conectado USB 3.0 para o PC e como configurei as pastas principais como música, vídeo, fotos, documentos diretamente no HD, a transferência vai para o HD.

E dependendo do arquivo ele demora um pouco, e achava isso normal até, pois é uma copia de HD para HD!

Mais recentemente estive na casa de um amigo onde ele tem um SSD M2, (ou seja bem mais rápido do que um SSD SATA), e um HD de 1TB também e o esquema é o mesmo as pastas estão todas configuradas diretamente para HD.

Então conectei meu HD externo no PC dele e copiei um mesmo arquivo que tem em media 3gb, e fiquei surpreso com uma coisa, a taxa de velocidade era muito mais muito maior na transferência, esse mesmo arquivo que aqui levava 1 a 3 minutos, no PC do meu amigo foi coisa de segundos a cópia.
Ai vem a dúvida, como no PC dele foi tão rápido se a transferência foi de HD para HD, sendo mesmo caso do meu aqui ?

Será que é por conta do SSD M2 ? é ele que impulsiona ajuda sei lá .... ?

Eu não faço ideia de quanto é a velocidade de leitura e escrita de um HD comum de desktop, mais segue um benchmarks do meu HD, está dentro da velocidade de um HD? ou o fator é meu HD que está judiado mesmo?

3704091e-c454-4a2e-ae99-6e907d2aeff2-original.png
De fato sim! É assim que é. A tecnologia de um M.2 do tipo PCIE NVMe é feita para que os arquivos pesados possam ser transferidos em segundos, assim como você disse...
 
Crucial BX500 960GB por 650 reais, recomendam ele? Estou quase comprando.

Melhor pegar o crucial mx500 ou samsung evo ou wd blue sata III que vc quer né.

Sim! Como mencionou acima o LeoSilva, é melhor prestar atenção em outro modelo porque o BX500 não é muito bom.
 
De fato sim! É assim que é. A tecnologia de um M.2 do tipo PCIE NVMe é feita para que os arquivos pesados possam ser transferidos em segundos, assim como você disse...
 




Sim! Como mencionou acima o LeoSilva, é melhor prestar atenção em outro modelo porque o BX500 não é muito bom.

Ja foge totalmente do orçamento pagar 900 reais em um ssd de 1tb...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo