• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Bom dia, alguém pode me esclarecer uma dúvida?
Comprei um ssd de 120gb e queria instalar apenas o sistema operacional nele e tenho um HD de 1tb com 50% livre mas não consigo criar novas partições nele. Se eu instalar o mesmo sistema windows somente no SSD e utilizar ele para iniciar o PC consigo usar normalmente??
 
Bom dia, alguém pode me esclarecer uma dúvida?
Comprei um ssd de 120gb e queria instalar apenas o sistema operacional nele e tenho um HD de 1tb com 50% livre mas não consigo criar novas partições nele. Se eu instalar o mesmo sistema windows somente no SSD e utilizar ele para iniciar o PC consigo usar normalmente??
O HD tem o Windows instalado?

Se sim desencaixe o cabo SATA do HD e instale o Windows no SSD...isso evita que na hora da instalação o instalador do Windows encontre uma instalação antiga no HD e tente criar um dual boot....depois que instalar configure na BIOS para o boot ser pelo SSD e depois religue o cabo do HD novamente.

Caso não tenha Windows no HD pode instalar normalmente.
 
O HD tem o Windows instalado?

Se sim desencaixe o cabo SATA do HD e instale o Windows no SSD...isso evita que na hora da instalação o instalador do Windows encontre uma instalação antiga no HD e tente criar um dual boot....depois que instalar configure na BIOS para o boot ser pelo SSD e depois religue o cabo do HD novamente.

Caso não tenha Windows no HD pode instalar normalmente.
Ótimo, não tinha pensado nisso.. estava com outra ideia em mente, como montei um PC para mim recentemente tenho um ssd somente com o windows nele sem programas nenhum, se eu clonar esse windows para o SSD de 120gb e conectar nesse Pc que tem só o HD e mudar a BIOS para iniciar pelo SSD funciona também ?
 
Ótimo, não tinha pensado nisso.. estava com outra ideia em mente, como montei um PC para mim recentemente tenho um ssd somente com o windows nele sem programas nenhum, se eu clonar esse windows para o SSD de 120gb e conectar nesse Pc que tem só o HD e mudar a BIOS para iniciar pelo SSD funciona também ?
Deve funcionar normalmente sim...se você usar o Windows 10-11 ele deve reconhecer o hardware e inicializar por ele.

Porém se a configuração desses 2 PCs forem diferentes eu prefiro fazer uma instalação limpa já que se está só o sistema operacional instalado sem os programas é bem rápido chegar nesse ponto...e com o bônus de ter certeza que tudo está redondinho mas isso é algo pessoal de cada um.
 
Deve funcionar normalmente sim...se você usar o Windows 10-11 ele deve reconhecer o hardware e inicializar por ele.

Porém se a configuração desses 2 PCs forem diferentes eu prefiro fazer uma instalação limpa já que se está só o sistema operacional instalado sem os programas é bem rápido chegar nesse ponto...e com o bônus de ter certeza que tudo está redondinho mas isso é algo pessoal de cada um.
Fiz como vc tinha dito, até que deu certo, porém os programas que eu tinha no HD não aparecem mais, porém consta que ele está ocupando espaço ainda
 
acho que não heim...
Se você ler o artigo que você mesmo enviou, vai perceber que lá existem tópicos: Cooler, gabinete, placa mãe, montagem e por fim dissipador para o SSD.

O dissipador e apenas uma das boas práticas para se aumentar a vida útil de um hardware, e nao a única ou pre requisito para ser utilizada ... até porque a placa mãe faz o controle térmico reduzindo o desempenho para nao queimar em casos extremos.

Outro ponto é que ele não fica sob estresse constante igual em testes sintéticos, não existe tanta intensidade na gravação/leitura no mundo real.

Então, não utilizar um dissipador se atentando aos outros cuidados não é errado dizer. Se não, deveriam ser proibidas as vendas de SSD sem dissipador e as empresas estariam quebrando com as garantias sendo acionadas. Quem produz faz milhares de testes antes de vender e sabe os limites e o que precisa para incluir na embalagem e produto para se obter uma durabilidade aceitável sem perda da qualidade, devida a concorrência.
 
Última edição:
Se você ler o artigo que você mesmo enviou, vai perceber que lá existem tópicos: Cooler, gabinete, placa mãe, montagem e por fim dissipador para o SSD.

O dissipador e apenas uma das boas práticas para se aumentar a vida útil de um hardware, e nao a única ou pre requisito para ser utilizada ... até porque a placa mãe faz o controle térmico reduzindo o desempenho para nao queimar em casos extremos.

Outro ponto é que ele não fica sob estresse constante igual em testes sintéticos, não existe tanta intensidade na gravação/leitura no mundo real.

Então, não utilizar um dissipador se atentando aos outros cuidados não é errado dizer. Se não, deveriam ser proibidas as vendas de SSD sem dissipador e as empresas estariam quebrando com as garantias sendo acionadas. Quem produz faz milhares de testes antes de vender e sabe os limites e o que precisa para incluir na embalagem e produto para se obter uma durabilidade aceitável sem perda da qualidade, devida a concorrência.
Pô, mas daí tu tá me dizendo para eu confiar na decisão de uma empresa porque ela sabe o que é preciso para cuidar do SSD, me tornando ignorante quanto ao fato dos NVMe esquentarem mais facilmente em relação aos SATA, deixando de lado a escolha da compra de um heatsink porque a empresa "sabe o que é melhor para o consumidor". No meu ponto de vista, você está confiando demais nas empresas, evitando uma compra que seria benéfica para o SSD.
 
Pô, mas daí tu tá me dizendo para eu confiar na decisão de uma empresa porque ela sabe o que é preciso para cuidar do SSD, me tornando ignorante quanto ao fato dos NVMe esquentarem mais facilmente em relação aos SATA, deixando de lado a escolha da compra de um heatsink porque a empresa "sabe o que é melhor para o consumidor". No meu ponto de vista, você está confiando demais nas empresas, evitando uma compra que seria benéfica para o SSD.
O que eu disse é que o produto é seguro para usar da forma que vem de fabrica. Qualquer melhoria que for feita é considerada uma boa prática, e eu faço sempre.

Estou apenas defendendo meu ponto de vista de que o dissipador não é um pré requisito e sim uma otimização.

Um outro exemplo, o coolerbox do processador ja vem com pasta termica aplicado ... mas eu sempre substituo por uma de qualidade superior para reduzir ainda mais a temperatura. Porém, para quem quiser usar a original que vem TAMBEM é seguro !!! só não terá o mesmo desempenho do meu.

Então, essa otimização se torna opcional e situacional.
 
Última edição:
Pessoal, uma dúvida, comprei um SSD NVMe para colocar no meu notebook, só que ele é conhecido por ser "esquentadinho" (990 Pro), então eu queria comprar um heatsink junto.

deixa sem dissipador, eles foram feitos para ficar quente mesmo, apenas tenha a boa prática de sempre limpar o notebook e deixar em superfícies geladas ou em mesas com cooler.
Heatsink geralmente é opcional. Alguns SSDs ficam bem quentes durante o uso pesado, e nesse casos, o heatsink pode fazer o drive sofrer menos thermal throttling.
O throttling geralmente começa em temperaturas a partir dos 75 ºC.
Tendo dito isso, nos testes que eu vi o 990 Pro não parece ser notoriamente quente. E normalmente laptops costumam ter um gerenciamento de energia mais otimizado. Eu testaria o SSD primeiro sem heatsink. Se as temperaturas não forem boas, então compraria um heatsink.
 
alguém tem como recomendar um m2 ou ssd para armazenar game e filmes?
tenho um ssd de 500g e um HD de um tera que está morrendo, pensei em pegar um m2 ou ssd de 2 tera, mas nao queria pagar mais de 1000.

pensei até pegar um do aliexpress, mas estao taxando tudo agora
 
alguém tem como recomendar um m2 ou ssd para armazenar game e filmes?
tenho um ssd de 500g e um HD de um tera que está morrendo, pensei em pegar um m2 ou ssd de 2 tera, mas nao queria pagar mais de 1000.
Se o objetivo é somente armazenamento, qualquer SSD basicamente serve.
Mas eu daria preferência aos NVMe se possível.
Kingston NV2 parece ser a melhor opção de 2TB abaixo dos R$ 1000.
 
alguém tem como recomendar um m2 ou ssd para armazenar game e filmes?
tenho um ssd de 500g e um HD de um tera que está morrendo, pensei em pegar um m2 ou ssd de 2 tera, mas nao queria pagar mais de 1000.

pensei até pegar um do aliexpress, mas estao taxando tudo agora
concordo com o colega se for pegar por aqui é o NV2.
 
Se o objetivo é somente armazenamento, qualquer SSD basicamente serve.
Mas eu daria preferência aos NVMe se possível.
Kingston NV2 parece ser a melhor opção de 2TB abaixo dos R$ 1000.
Tô em dúvida entre esses dois


Agora tô em dúvida se compro de 2 tera ou de 1 tera, parece que 1 tera é melhor.
O uso será para colocar filmes e games, tanto multiplayer e singleplayer
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

concordo com o colega se for pegar por aqui é o NV2.
Postei minha dúvida, o que vc acha?
 
Tô em dúvida entre esses dois


Agora tô em dúvida se compro de 2 tera ou de 1 tera, parece que 1 tera é melhor.
O uso será para colocar filmes e games, tanto multiplayer e singleplayer
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Postei minha dúvida, o que vc acha?
Precisa de espaço vai no de 2tb na prática pegando de 01tb não vai sentir diferença somente em cópia de arquivos.
 
Última edição:
O KC3000 é um SSD bem superior ao NV2. E mais caro também. A resposta vai depender do seu orçamento e do quanto de espaço que realmente precisa.
Mas se o foco for armazenamento somente, não irá sentir tanto a diferença entre o NV2 e o KC3000.
 
Precisa de espaço vai no de 2tb na prática pegando de 01tb não vai sentir diferença somente em cópia de arquivos.

O KC3000 é um SSD bem superior ao NV2. E mais caro também. A resposta vai depender do seu orçamento e do quanto de espaço que realmente precisa.
Mas se o foco for armazenamento somente, não irá sentir tanto a diferença entre o NV2 e o KC3000.
Minha dúvida é referente a popularização da velocidade de 7000 dos consoles, se os jogos de pc vão tirar proveito disso igual o ps5 já faz.
Comprar aquele m2 mais simples e depois ter que trocar.
Minha necessidade é 1,5 tera, gostaria de substituir também esse ssd de 480 que uso para games.
 
Pessoal,

Indicam algum SSD barato de 1TB, pra armazenamento? Não precisa algo super veloz, na média tá bom, e que seja confiável, pode ser do aliexpress também.
 
Minha dúvida é referente a popularização da velocidade de 7000 dos consoles, se os jogos de pc vão tirar proveito disso igual o ps5 já faz.
Comprar aquele m2 mais simples e depois ter que trocar.
Minha necessidade é 1,5 tera, gostaria de substituir também esse ssd de 480 que uso para games.
Olha, ainda é difícil saber. O primeiro jogo com suporte a DirectStorage foi lançado recentemente (Forspoken) e os resultados não foram revolucionários. Pode demorar vários anos até que os desenvolvedores consigam extrair todo o potencial dos SSDs Gen4. Até lá, também vão aparecer SSDs Gen5, e alguns deles vão vir com firmware optimizado para jogos.
 
Indicam algum SSD barato de 1TB, pra armazenamento? Não precisa algo super veloz, na média tá bom, e que seja confiável, pode ser do aliexpress também.

SATA ou NVMe?

SATA é complicado. As opções ficariam entre o Kingston A400 e o Crucial BX500 no Brasil. Nenhum deles é grande coisa, mas eu fico inclinado a escolher o A400 pois a marca tem melhor garantia/RMA no Brasil. Só tome cuidado ao comprar de marketplace/Mercado Livre, pois Kingston tem muita falsificação de produtos.

Os modelos SATA do Aliexpress são quase todos produtos low-end, com componentes genéricos. Aí tem dezenas de marcas: Xraydisk, Netac, Goldenfir, Kingdian, Kingspec etc. Para armazenamento somente, qualquer um deve servir, mas em nível de confiabilidade, eu colocaria esses modelos SATA abaixo dos NVMe.

NVMe é mais fácil indicar. No Brasil, boas opções incluem o Kingston NV2, o WD SN570 e o XPG SX8200 Pro
SX8200 Pro > SN570 > NV2, mas o NV2 normalmente é mais barato e por isso compensa mais. É bom ficar de olho em promoções desses modelos.

No Aliexpress, tem o Reletech P400 (Gen3, que faz 3500 MB/s de leitura).
 
SATA ou NVMe?

SATA é complicado. As opções ficariam entre o Kingston A400 e o Crucial BX500 no Brasil. Nenhum deles é grande coisa, mas eu fico inclinado a escolher o A400 pois a marca tem melhor garantia/RMA no Brasil. Só tome cuidado ao comprar de marketplace/Mercado Livre, pois Kingston tem muita falsificação de produtos.

Os modelos SATA do Aliexpress são quase todos produtos low-end, com componentes genéricos. Aí tem dezenas de marcas: Xraydisk, Netac, Goldenfir, Kingdian, Kingspec etc. Para armazenamento somente, qualquer um deve servir, mas em nível de confiabilidade, eu colocaria esses modelos SATA abaixo dos NVMe.

NVMe é mais fácil indicar. No Brasil, boas opções incluem o Kingston NV2, o WD SN570 e o XPG SX8200 Pro
SX8200 Pro > SN570 > NV2, mas o NV2 normalmente é mais barato e por isso compensa mais. É bom ficar de olho em promoções desses modelos.

No Aliexpress, tem o Reletech P400 (Gen3, que faz 3500 MB/s de leitura).

Perdão, esqueci de mencionar, NVMe mesmo. Vou ficar de olho nesse NV2, se achar num preço legal.. por enquanto vi a 429,00 na Kabum

Esse Reletech é barato, hein.. 500 conto o de 2TB.
 

Transcend apresenta variante de 4 TB do SSD MTE250 Series M.2 Gen 4.

A Transcend Memory apresentou uma variante de 4 TB de alta capacidade de seu SSD MTE250H (com dissipador de calor) e MTE250S (sem dissipador de calor) M.2 NVMe Gen 4 que a empresa lançou em outubro de 2022. O primeiro vem com um dissipador de calor de alumínio extrudado, enquanto o este último tem um filme revestido de grafeno no topo dos componentes quentes. A unidade oferece um controlador de 8 canais compatível com NVMe 1.4 que usa um cache DRAM; emparelhado com memória flash 3D TLC NAND. As unidades aproveitam a interface de host PCI-Express 4.0 x4. A variante de 4 TB oferece taxas de transferência sequencial de até 7,5 GB/s de leitura, com até 6,7 GB/s de gravação; até 540 mil leituras aleatórias de IOPS e até 440 mil gravações aleatórias de IOPS; juntamente com uma resistência nominal de 3.120 TBW. A Transcend oferece suporte a essas unidades com garantia de 5 anos.

yukbseE.jpg



wBsXAIL.jpg
 
Pessoal, bom dia.
Eu fui recentemente em um nvme BBB (bom, bonito e barato hehhe)

SSD KINGSTON NV2 500GB M.2 2280 NVME PCIE 4.0 - SNV2S/500G​


Está tudo funcinando, só que relendo aqui no tópico nas últimas 15 páginas me surpreendi com a necessidade de dissipador de calor (onde ficou a facilidade dos nvme? putz), acreditam que para o meu modelo eu precisaria? Eu vi un review acho q europeu interessante porém a apresentadora não é taxativa nesta parte dizendo que se não for estressar muito dá p ir sem dissipador.
Queria ouvir mais opiniões do dia a dia daqui, fiquei bem na dúvida.

[Edit] Instalei o Psensor (aqui uso Ubuntu 22.04) e não apareceu a temperatura do nvme e a do HD SSD Sata SA400S37240G diz que está em 88 graus! achei bem alto... mas uso este HD tem pelo menos 3 anos super de boas...
 
Última edição:
[Edit] Instalei o Psensor (aqui uso Ubuntu 22.04) e não apareceu a temperatura do nvme e a do HD SSD Sata SA400S37240G diz que está em 88 graus! achei bem alto... mas uso este HD tem pelo menos 3 anos super de boas...
Mas essa temperatura é qual? Se for a temperatura do controlador somente, parece ok. Já olhou o que aparece no CrystalDiskInfo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo