• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Boa tarde, pessoal.

Qual seria a melhor solução de armazenamento externo para usar num celular? Estou de olho no Kingston SX1000, SX2000 ou Crucial X9 Pro. Um SSD M2 numa gaveta funcionaria (preocupação com consumo)?

Edit: tem também o T7 Shield da Samsung. Esse é MLC.

Valeu.
 
Última edição:
Lendária marca de armazenamento para PC Plextor será encerrada
Plextor, um dos nomes mais icônicos em armazenamento para PC, outrora conhecido por seu alto desempenho e qualidade, anunciou que encerrará suas operações. A controladora Kioxia decidiu aposentar a marca Plextor para unidades de estado sólido (SSDs). Em vez disso, comercializará produtos sob a marca Solid State Storage Technology Corporation (SSSTC) daqui para frente. A mudança ocorre depois que a Kioxia adquiriu a Plextor e os negócios de SSD de sua controladora Lite-On em 2019. Desde então, a Plextor tem lutado para acompanhar as novas tecnologias de armazenamento. Com os controladores SSD PCIe Gen 4 e PCIe Gen 5 chegando ao mercado, a Plextor não conseguiu adotar as novas plataformas Phison e InnoGrit, em vez disso optou pelos controladores Marvell, ficando para trás na época.

Agora, SSSTC e Kioxia focarão estritamente as vendas de SSD nos segmentos empresarial, data center e industrial, e não no mercado consumidor. O site da Plextor já está redirecionando para SSSTC.com, que não lista mais unidades para PCs clientes. Embora os atuais proprietários de SSDs Plextor continuem a receber suporte de garantia e serviços de RMA, não se espera que novas unidades Plextor sejam lançadas. A empresa tem uma história que remonta a mais de 30 anos na fabricação de unidades de disco óptico e SSDs de alto desempenho. Tal como aconteceu com a OCZ após a sua aquisição pela Toshiba, o nome Plextor irá agora desaparecer na história. Mas no negócio de armazenamento em rápida evolução, as empresas vivem e morrem pela sua capacidade de adotar tecnologias de ponta. Conseqüentemente, as empresas estão sempre na ponta dos seus assentos, tentando sobreviver.

UfmjurX.jpg


Fontes: HKEPC , via Hardware do Tom
 
Pessoas, me ajudem na entendimento sobre placa mãe e compatibilidade com SSD. Tenho uma B450m Steel Legend, fui pesquisar pra encontrar um bom SSD NVME porem me deparo com a informação que apenas uma lista extremamente restrita de modelos são compativeis, isso acontece com todas as placas no mercado quase?

Segundo essa lista, a placa seria compativel apenas com os seguintes SSD NVME de 1tb

KIOXIA 1TB PCIe3 x4 2280 CK1.0N3P/N-1T
PATRIOT 1TB PCIe3 x4 2280 VPN100-1TBM28H
Plextor 1TB PCIe3 x4 2280 PX-1TM8PeG
Plextor 1TB PCIe3 x4 2280 PX-1TM9PY +
Seagate 1TB PCIe3 x4 2280 FireCuda 520-ZP1000GM30002
Seagate 1TB PCIe3 x4 2280 FireCuda 520-ZP1000GM3A012
Seagate 1TB PCIe3 x4 2280 FireCuda 520-ZP1000GM30012
Team 1TB PCIe3 x4 2280 TM8FP4001T0C101
WD 1TB PCIe3 x4 2280 WDS100T2X0C-00L350
WD 1TB PCIe3 x4 2280 SN750(WDS100T3X0C-00SJG0)
WD 1TB PCIe3 x4 2280 SN750(WDS100T3XHC-00SJG0)

Qualquer um fora disso não será reconhecido?

É muito estranho em comparação aos HD e SSD convencionais, onde basta ser sata e é reconhecido.

Agora to eu aqui sem saber qual modelo é o melhor de 1tb, já que não posso escolher qualquer NVME
 
Última edição:
Pessoas, me ajudem na entendimento sobre placa mãe e compatibilidade com SSD. Tenho uma B450m Steel Legend, fui pesquisar pra encontrar um bom SSD NVME porem me deparo com a informação que apenas uma lista extremamente restrita de modelos são compativeis, isso acontece com todas as placas no mercado quase?

Segundo essa lista, a placa seria compativel apenas com os seguintes SSD NVME de 1tb

KIOXIA 1TB PCIe3 x4 2280 CK1.0N3P/N-1T
PATRIOT 1TB PCIe3 x4 2280 VPN100-1TBM28H
Plextor 1TB PCIe3 x4 2280 PX-1TM8PeG
Plextor 1TB PCIe3 x4 2280 PX-1TM9PY +
Seagate 1TB PCIe3 x4 2280 FireCuda 520-ZP1000GM30002
Seagate 1TB PCIe3 x4 2280 FireCuda 520-ZP1000GM3A012
Seagate 1TB PCIe3 x4 2280 FireCuda 520-ZP1000GM30012
Team 1TB PCIe3 x4 2280 TM8FP4001T0C101
WD 1TB PCIe3 x4 2280 WDS100T2X0C-00L350
WD 1TB PCIe3 x4 2280 SN750(WDS100T3X0C-00SJG0)
WD 1TB PCIe3 x4 2280 SN750(WDS100T3XHC-00SJG0)

Qualquer um fora disso não será reconhecido?

É muito estranho em comparação aos HD e SSD convencionais, onde basta ser sata e é reconhecido.

Agora to eu aqui sem saber qual modelo é o melhor de 1tb, já que não posso escolher qualquer NVME
TEORICAMENTE, essa lista é só do que foi efetivamente testado na época, é similar aos pentes de RAM, tem muito modelo pra testar e ninguém perde tempo atualizando essas listas (pelo menos a maioria dos fabricantes não costumam fazer isso).

O que eu fiquei relativamente preocupado é que tem muita gente reclamando de incompatibilidade ou de problemas de detectar drives NVMe em algumas placas B450 da AsRock e eu não faço ideia se é culpa de BIOS, combo CPU+SSD. Tente ver algum modelo específico que te agrade e dê uma caçada no Google mesmo, vi algumas pessoas com problemas com alguns Crucials por exemplo. Pelos relatos por cima que eu li, parece que os drives mais recentes estavam dando mais problema, mas posso estar enganado nisso
 
Team Group lança SSD T-FORCE GE PRO NVMe Gen 5
T-FORCE, a marca de jogos do fornecedor líder de memória e armazenamento Team Group Inc., está comprometida com a excelência em pesquisa e desenvolvimento de produtos, ao mesmo tempo em que ultrapassa constantemente os limites. Hoje, o Team Group está anunciando a nova geração de SSD Gen 5, o SSD T-FORCE GE PRO PCIe 5.0 que usa a interface PCIe Gen 5 x4 e o padrão NVMe 2.0. O novo SSD Gen 5 multi-core e de baixa potência foi projetado para velocidades de armazenamento extremas e é perfeito para jogadores e usuários que desejam o melhor desempenho.

O SSD T-FORCE GE PRO PCIe 5.0 é alimentado pelo novo controlador IG5666 de 12 nm, multi-core e com baixo consumo de energia da InnoGrit, emparelhado com um flash NAND de alto desempenho de 2.400 MT/s que suporta cache DRAM e SLC com velocidades de leitura aumentadas até 14.000 MB/s. Possui uma tecnologia de regulação térmica inteligente que utiliza sensores de temperatura internos para ajustar automaticamente o desempenho e evitar o superaquecimento. Ele também suporta a tecnologia 4K LDPC (código de verificação de paridade de baixa densidade), que garante precisão na transferência de dados. Isso permite que o SSD T-FORCE GE PRO forneça desempenho excelente e estável, prolongando a vida útil do produto. Com o software de monitoramento SMART patenteado do Team Group, os usuários podem acompanhar facilmente a integridade do SSD a qualquer momento.

jlkytg2.jpg


JCXvjVK.jpg


A T-FORCE criou uma série de soluções de resfriamento para atender às demandas térmicas dos SSDs Gen 5. Desde dissipadores de calor de grafeno e resfriadores de ar SSD com aletas de alumínio e tubo de cobre até resfriadores líquidos completos para SSDs, o T-FORCE oferece as melhores soluções de resfriamento para uma variedade de necessidades. O SSD T-FORCE GE PRO PCIe 5.0 fará sua estreia mundial durante a CES 2024 na vitrine de novos produtos da ASUS e estará disponível para pré-encomenda na Amazon e Newegg na América do Norte e na Amazon Japão em 9 de fevereiro de 2024. Para vendas detalhadas informações, fique atento às últimas notícias no site oficial do Team Group e nos canais de mídia social.
 
TEORICAMENTE, essa lista é só do que foi efetivamente testado na época, é similar aos pentes de RAM, tem muito modelo pra testar e ninguém perde tempo atualizando essas listas (pelo menos a maioria dos fabricantes não costumam fazer isso).

O que eu fiquei relativamente preocupado é que tem muita gente reclamando de incompatibilidade ou de problemas de detectar drives NVMe em algumas placas B450 da AsRock e eu não faço ideia se é culpa de BIOS, combo CPU+SSD. Tente ver algum modelo específico que te agrade e dê uma caçada no Google mesmo, vi algumas pessoas com problemas com alguns Crucials por exemplo. Pelos relatos por cima que eu li, parece que os drives mais recentes estavam dando mais problema, mas posso estar enganado nisso

Sim!, isso que ta me dando dor de cabeça kk, ela já emitiu um comunicado informando modelos que NÃO são compatíveis, mas ai vem a duvida, são só esses? é muito estranho, na lista mesmo, modelos como SN750 é compativel, mas SN770 não é '-'

Fora que não achei um local que ela reúne "todos os comunicados", tem que ficar caçando

No fim não achei ninguem que tenha feito testes e não quero arriscar, logo fico restritos aos modelos da lista inicial

Isso ta sendo exclusivo da B450? ta bizarro, imagina o cenário onde você tem que ver qual HD comprar pro seu PC pois não são todos que vão funcionar
 
Última edição:
Sim!, isso que ta me dando dor de cabeça kk, ela já emitiu um comunicado informando modelos que NÃO são compatíveis, mas ai vem a duvida, são só esses? é muito estranho, na lista mesmo, modelos como SN750 é compativel, mas SN770 não é '-'

Fora que não achei um local que ela reúne "todos os comunicados", tem que ficar caçando

No fim não achei ninguem que tenha feito testes e não quero arriscar, logo fico restritos aos modelos da lista inicial

Isso ta sendo exclusivo da B450? ta bizarro, imagina o cenário onde você tem que ver qual HD comprar pro seu PC pois não são todos que vão funcionar
Achei outra "lista" pra B350/B450 https://www.asrock.com/support/qa/Technical NNotes - Storage Device Compatibility.pdf

Cara, pior que tem horas que eu procuro por isso e não sai, tem horas que sai, não sei se é o raio do algoritmo do Google, se é sacanagem da Asrock, pra isso não destacar. Mismatch Pin Define, seja lá que desgraça seja essa é o termo pra achar essa lista. O que eu estranho mais ainda é que eu fiquei olhando foto do NV1 e do NV2, e sinceramente eu não vi diferença alguma nos pinos, sendo que um funciona e o outro não. O que eu tirei meio que como lição disso tudo é que APARENTEMENTE modelo de SSD NVMe mais novo é que tem dado problema, modelo antigo não. Por quê? Não faço ideia...
 
Achei outra "lista" pra B350/B450 https://www.asrock.com/support/qa/Technical NNotes - Storage Device Compatibility.pdf

Cara, pior que tem horas que eu procuro por isso e não sai, tem horas que sai, não sei se é o raio do algoritmo do Google, se é sacanagem da Asrock, pra isso não destacar. Mismatch Pin Define, seja lá que desgraça seja essa é o termo pra achar essa lista. O que eu estranho mais ainda é que eu fiquei olhando foto do NV1 e do NV2, e sinceramente eu não vi diferença alguma nos pinos, sendo que um funciona e o outro não. O que eu tirei meio que como lição disso tudo é que APARENTEMENTE modelo de SSD NVMe mais novo é que tem dado problema, modelo antigo não. Por quê? Não faço ideia...

É, essa lista é parecida porem mais atualizada da que eu achei sobre modelos que NÃO são suportados, eles não organizam isso, não da pra saber quais são suportados, ta bizarro

Detalhe que o SN750 é suportado, mas o WD SN750 SE não é... kkkk é pra rir
 
Última edição:

Os próximos SSDs Rocket 5 Gen5 da Sabrent são visualizados com velocidades extremamente rápidas de 14 GB/s​


A8DiUA4.jpg


A Sabrent é uma empresa líder quando se trata de ofertas de armazenamento no mercado, especialmente aquelas voltadas para o segmento mais sofisticado, onde os consumidores desejam velocidades e armazenamento de ponta. A linha Rocket da Sabrent é bastante popular quando se trata de alcançar desempenho de alto nível, e parece que a empresa pretende dar um passo à frente com um novo participante na linha, o Rocket 5.


TweakTown relata que Sabrent está se preparando para o SSD Rocket 5 Gen5, e a empresa divulgou um vislumbre dele, por meio de benchmarks e imagens iniciais de marketing. O desempenho do SSD no CrystalDiskMark revela que o Rocket 5 é capaz de atingir velocidades de leitura e gravação de até 14.000 MB/s e 12.000 MB/s respectivamente. Além disso, foi relatado que velocidades aleatórias de leitura/gravação atingem até 1,4 milhão de IOPS.

Essas velocidades colocam o Rocket 5 no topo da lista quando se trata de desempenho de leitura/gravação, estabelecendo um novo limite nos mercados para outros seguirem.

resBjnn.jpg


Curiosamente, foi divulgado que a Sabrent construiu o SSD Rocket 5 Gen5 em colaboração com a Phison, que por si só é a empresa líder no design de controladores SSD. Phison revelou recentemente seu controlador SSD PS5026-E26 Max14um que atinge velocidades de leitura de até 14,7 GB/s. Embora Sabrent não tenha revelado que tipo de equipamento o Rocket 5 vem a bordo, é evidente que apresentaria os principais controladores SSD da Phison, uma vez que os números de desempenho coincidem, e Phison é a única empresa até agora que alcançou tais velocidades.

KaG6K3J.png


O fator distintivo do SSD Rocket 5 da Sabrent é seu aparente desempenho térmico, que a empresa afirma ser ideal o suficiente para que não sejam necessárias soluções de resfriamento separadas. Sabrent diz que o SSD Rocket 5 Gen5 funciona perfeitamente bem com o dissipador de calor SSD em suas placas-mãe, e você não precisaria comprar nenhum tipo de “bloco grande” externo de dissipador de calor para resfriar o SSD, o que é uma conquista por si só. considerando o quão quentes os SSDs Gen5 podem ficar.

Sabrent não revelou detalhes como a data de lançamento ou preço dos SSDs Rocket 5 Gen5, mas é relatado que estaria disponível em várias configurações, como opções de 1 TB, 2 TB e 4 TB, com cada uma delas tendo seu respectivo pico. velocidades de leitura/gravação. No entanto, as variantes de 2 TB e 4 TB apresentarão as velocidades mais altas, das quais falamos. Espere que mais informações sejam reveladas na CES 2024, que começa em alguns dias.
 
Experimento diferente usando drives com interface U.2 ( pcie 3.0 x4 ).

Drive ligado no slot M.2 usando adaptador de M.2 para SFF-8639.

Drive usado foi um Kingston para datacenter de uso misto. DC1500M/3840

Kdiskmark
Código:
                       KDiskMark (3.1.4): https://github.com/JonMagon/KDiskMark
                    Flexible I/O Tester (fio-3.33): https://github.com/axboe/fio
--------------------------------------------------------------------------------
* MB/s = 1,000,000 bytes/s [SATA/600 = 600,000,000 bytes/s]
* KB = 1000 bytes, KiB = 1024 bytes

[Read]
Sequential   1 MiB (Q=  8, T= 1):  3556.912 MB/s [   3473.5 IOPS] <  2283.27 us>
Sequential   1 MiB (Q=  1, T= 1):  1651.469 MB/s [   1612.8 IOPS] <   625.86 us>
    Random   4 KiB (Q= 32, T= 1):   714.589 MB/s [ 178647.5 IOPS] <   178.63 us>
    Random   4 KiB (Q=  1, T= 1):    42.552 MB/s [  10638.0 IOPS] <    93.63 us>

[Write]
Sequential   1 MiB (Q=  8, T= 1):  2782.541 MB/s [   2717.3 IOPS] <  2711.39 us>
Sequential   1 MiB (Q=  1, T= 1):  1720.262 MB/s [   1679.9 IOPS] <   390.05 us>
    Random   4 KiB (Q= 32, T= 1):   419.381 MB/s [ 104845.4 IOPS] <   302.86 us>
    Random   4 KiB (Q=  1, T= 1):   205.662 MB/s [  51415.6 IOPS] <    18.31 us>

Profile: Default
   Test: 1 GiB (x5) [Measure: 5 sec / Interval: 5 sec]
   Date: 2024-01-07 15:12:54
     OS: debian 12 [linux 6.5.11-7-pve]

Vou tentar fazer benchmarks no MySQL e nas VMs depois.

PS. O drive é gen3 x4 , e a placa mãe de testes também ( X470 com AMD 4750G e 128GB de DDR4 2400 ).
 
boa noite pessoal,
vou montar uma config com essa mob: X670-AORUS-ELITE.
Gostaria de saber qual melhor composição para armazenamento, alguns disseram que é melhor colocar um nvme gen4 para sistema operacional + gen3 para instalar jogos, outros falam para colocar 2 gen4.
Alguém poderia me indiciar alguns modelos e melhor composição, por favor?
Obrigado
 
boa noite pessoal,
vou montar uma config com essa mob: X670-AORUS-ELITE.
Gostaria de saber qual melhor composição para armazenamento, alguns disseram que é melhor colocar um nvme gen4 para sistema operacional + gen3 para instalar jogos, outros falam para colocar 2 gen4.
Alguém poderia me indiciar alguns modelos e melhor composição, por favor?
Obrigado
Vai do bolso. A ideia é comprar drives topo de linha ou tentar dar uma economizada? Eu começaria por QUANTO você quer gastar nisso, aí daria pra ver capacidades, especificações e por aí vai.

Sobre PCIe 4.0 vs 3.0, depende do uso, pro dia a dia, coisas básicas, a diferença vai ser mínima. No máximo alguns segundos no carregamento de jogos. Tem também a questão que não é porque um drive é 4.0 que necessariamente ele vai ser muito mais rápido que um 3.0, pegue o NV2 ou o P3 plus da Crucial que dependendo do tipo de uso chegam a ter menos desempenho que um bom drive 3.0 já que ambos são drives de entrada.

Vou deixar "resumido" o que geralmente a gente recomenda:
Os melhores drives 4.0 do mercado, com boa garantia seriam: SN850x e SN770 da WD, o KC3000 e Fury da Kingston. A Samsung tem o 980 PRO mas até onde eu entendi, a menos que o drive tenha sido comprado diretamente do site deles, a garantia só vale direto com a loja ou precisa enviar pro país onde ele DEVERIA ter sido vendido, provavelmente China e se virar com o suporte local, tipo Samsung China. Bons RMAs nacionais seriam infelizmente só essas duas, WD e Kingston. A Adata/XPG tinha uma fama meio ruinzinha, e eu não tentei ir atrás pra ver como funciona hoje, o restante provavelmente teria que resolver direto com a loja que vendeu. A Crucial se não me engano precisava mandar pra fora em caso de RMA, não tinha suporte nacional até onde eu lembro.
 
Bom dia, não tem um tópico de garantia de SSD igual tem na parte de placas de vídeos?
Meu XPG Gammix S41 apareceu uns bad blocks...
O mais engraçado é que o chkdsk não reporta eles, mas os mesmosmaparecem nos eventos do sistema. Aí baixei o HDTune para ver e nele no scan mais detalhado mostrou 6% de bad block.
Como ainda está na garantia (comprei no final de 2021) acionei o RMA da XPG. Vamos ver como funciona, nunca acionei RMA de disco, terei que enviar ele será?
 
Bom dia, não tem um tópico de garantia de SSD igual tem na parte de placas de vídeos?
Meu XPG Gammix S41 apareceu uns bad blocks...
O mais engraçado é que o chkdsk não reporta eles, mas os mesmosmaparecem nos eventos do sistema. Aí baixei o HDTune para ver e nele no scan mais detalhado mostrou 6% de bad block.
Como ainda está na garantia (comprei no final de 2021) acionei o RMA da XPG. Vamos ver como funciona, nunca acionei RMA de disco, terei que enviar ele será?
Cara, o único comentário que eu tinha achado uns tempos atrás sobre RMA da XPG é que a pessoa penou no próprio site deles pra achar onde entrar em contato com o suporte brasileiro. Eu sei que a pessoa teve que enviar, agora se foi por logística reversa (te enviam código de postagem pelos correios) ou se a pessoa que teve que arcar com o frete de ida eu infelizmente não lembro.

Até se puder manter a gente informado, sobre como o processo andou, não andou, agradeço, é uma das marcas que eu não faço ideia de como funciona todo esse processo e os drives costumam ter um preço legal, então sempre tem gente perguntando sobre como são, se o suporte/garantia funciona e eu nunca soube responder essa última parte.
 
Bom dia, não tem um tópico de garantia de SSD igual tem na parte de placas de vídeos?
Meu XPG Gammix S41 apareceu uns bad blocks...
O mais engraçado é que o chkdsk não reporta eles, mas os mesmosmaparecem nos eventos do sistema. Aí baixei o HDTune para ver e nele no scan mais detalhado mostrou 6% de bad block.
Como ainda está na garantia (comprei no final de 2021) acionei o RMA da XPG. Vamos ver como funciona, nunca acionei RMA de disco, terei que enviar ele será?
eu mandei um ssd TUF de 512gb que bricou, eles pedem nota etc etc, depois de uns 10 dias me passaram o codigo de postagem, mais uns 20 dias me retornaram e me enviaram um outro lacrado de substituicao.
 
eu mandei um ssd TUF de 512gb que bricou, eles pedem nota etc etc, depois de uns 10 dias me passaram o codigo de postagem, mais uns 20 dias me retornaram e me enviaram um outro lacrado de substituicao.
O meu é o mesmo modelo. Gammix tuf s41 de 512gb.
O seu morreu? Aqui só aparece os bad blocks bos eventos é no hdtune. O software da adata nem consegue realizar o scan detalhado, dá erro.
 
O meu é o mesmo modelo. Gammix tuf s41 de 512gb.
O seu morreu? Aqui só aparece os bad blocks bos eventos é no hdtune. O software da adata nem consegue realizar o scan detalhado, dá erro.
comecou dando erro congelando o boot. Bootei por outro ssd e ele estava morto.
 
Pessoal, tenho uma dúvida simples que não acho merece um tópico só pra ela:

Comprei uma gaveta externa da Orico SATA de 2.5" e fiz um teste de velocidade com um SSD KingDian S370 de 512GB que tenho desde 12/2020. Ele tá instalado em um notebook velhinho, e já tem uma partição com Windows, outra com Linux e outra de backup com maior parte do espaço vazia, que é onde fiz o teste por saber que daria a maior velocidade. No teste que fiz assim que recebi o SSD em 2020, a partição estava vazia, ou seja, melhor cenário possível, só pra efeito de comparação mesmo.

Considerando isso, que de lá pra cá o SSD com certeza está mais lento e o overhead do protocolo SATA e USB 3.0 de um notebook (Core i5 de 11ª ger.), acho que tão boas as velocidades sequenciais de leitura e gravação do SSD na gaveta, né? O case em si é USB "3.1 Gen1", aka USB 3.0/5Gbps padrão. Pergunto isso pois estou pensando em comprar outro SSD SATA de pelo menos 1TB pra usar como armazenamento externo, mas não sei compensa comprar uma gaveta mais cara, que seja USB 3.1 (10Gbps), a fim de saturar um SSD SATA. Seguem os prints do resultados dos testes:

teste com SSD novo instalado em notebook (12/2020):
Crystal-Disk-Mark-20201218133805.png


teste do mesmo SSD na gaveta que recebi hoje:
SATA3-512-GB-SSD.png
 
Pessoal, tenho uma dúvida simples que não acho merece um tópico só pra ela:

Comprei uma gaveta externa da Orico SATA de 2.5" e fiz um teste de velocidade com um SSD KingDian S370 de 512GB que tenho desde 12/2020. Ele tá instalado em um notebook velhinho, e já tem uma partição com Windows, outra com Linux e outra de backup com maior parte do espaço vazia, que é onde fiz o teste por saber que daria a maior velocidade. No teste que fiz assim que recebi o SSD em 2020, a partição estava vazia, ou seja, melhor cenário possível, só pra efeito de comparação mesmo.

Considerando isso, que de lá pra cá o SSD com certeza está mais lento e o overhead do protocolo SATA e USB 3.0 de um notebook (Core i5 de 11ª ger.), acho que tão boas as velocidades sequenciais de leitura e gravação do SSD na gaveta, né? O case em si é USB "3.1 Gen1", aka USB 3.0/5Gbps padrão. Pergunto isso pois estou pensando em comprar outro SSD SATA de pelo menos 1TB pra usar como armazenamento externo, mas não sei compensa comprar uma gaveta mais cara, que seja USB 3.1 (10Gbps), a fim de saturar um SSD SATA. Seguem os prints do resultados dos testes:

teste com SSD novo instalado em notebook (12/2020):
Crystal-Disk-Mark-20201218133805.png


teste do mesmo SSD na gaveta que recebi hoje:
SATA3-512-GB-SSD.png
Até que não esta tão lento tanto a gravação como a escrita isto que você comprou o SSD em 2020, quase 04 anos e o desempenho esta ainda estavel, eu manteria ele ainda por alguns anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo