[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Foi a primeira vez que eu instalei o windows via pen drive. Nem sabia como fazer isso hahaha

Entendi, eu usava o "Windows usb tool" da Microsoft

https://www.microsoft.com/en-us/download/windows-usb-dvd-download-tool

Vc é esse cara velho, pelo seu conhecimento e didática acredito que sera um ótimo tópico.

Vou tentar fazer, tenho problema com o português que é minha segunda língua, escrevo muito errado, mas vou tentar. Vou pesquisar no fórum as dúvidas mais comuns, vou pesquisar mais sobre o assunto e daqui a duas semanas eu elaboro um texto, vou tentar me inteirar sobre o programa (rufos) que o Arris informou, também deve ser bom falar sobre ele no tópico.

Vou tentar, mas não garanto nada.

Editado. agora estou na duvida se vale a pena fazer um tópico, tem um outro tópico que explica tudo em detalhes:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-otimizacao-do-windows-7-para-ssds-e-hds.html
 
Última edição:
Comprei meu primeiro SSD e tenho algumas dúvidas.
O modelo foi o Samsung 850EVO 500GB.

Minha placa mãe é a Gigabyte H97-D3H.
http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4962#ov

As dúvidas :
1- Qual conector da placa mãe eu instalo o SSD (sata normal, sata express ou M.2) ??
2- Instalo o Windows 7 home premium 64 bits (é o que tenho e gosto) normalmente como sempre instalei o mesmo em HDs ??
3- Para instalar o OS no SSD tenho que desligar(desplugar) os HDs ??
 
Verdade Billy é só questão de procurar um pouco, mas de qualquer forma, se não for deste assunto eu gostaria de ler um tópico com seu ponto de vista, alias eu gosto de ler tópicos de quem sabe do que esta falando.

Obrigado, agradeço sua opinião, mas ainda acredito que tenha outros mbros que tenham amplo conhecimento sobre o assunto. Vou pesquisar sobre o assunto e vou debater com um moderador e ver a opinião.

Comprei meu primeiro SSD e tenho algumas dúvidas.
O modelo foi o Samsung 850EVO 500GB.

Minha placa mãe é a Gigabyte H97-D3H.
http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4962#ov

As dúvidas :
1- Qual conector da placa mãe eu instalo o SSD (sata normal, sata express ou M.2) ??
2- Instalo o Windows 7 home premium 64 bits (é o que tenho e gosto) normalmente como sempre instalei o mesmo em HDs ??
3- Para instalar o OS no SSD tenho que desligar(desplugar) os HDs ??


1. Vai conectar no sata. segundo o seu manual a ordem dos drives segue:

1 0
3 2

Então o ideal seria você instalar no "zero" (embora não faça diferença instalar em outro, mas o zero será teoricamente o primeiro a ser procurado, mas na pratica você pode informar na bios para persquisar outro drive como inicial. Mas enfim, se der para por no "zero" (o superior direito), ótimo.

Ps. Estou tomando por base ue você tenha comprado este modelo da figura:

samsung_850evo500_5.jpg


E não, este, do qual você ligaria no M.2

ssd-m2-500gb-samsung-850-evo-mz-n53500bw-m2-sata-lll-319101-MLB20284970988_042015-O.jpg


Lembre que o ideal é atualizar a bios.

Você terá ainda que na bios, em "SATA Mode Selection" selecionar AHCI


2. Vai configurar o SSD para GPT, em um dos meus últimos posts (acho que na pagina anterior) deste mesmo tópico, eu explico como fazer, é simples. Eu te recomendo a instalação do Windows 10, eu também tenho um evo 850 de 500gb e instalei o windows 10 e o iniciar dele ficou entre 6 e 10 segundos, inacreditável. Entorno do dia 12 a 15 já deve vazar a versão final na internet e se seu windows 7 for original, dia 29 você poderá migrar para o sistema novo gratuitamente.

3. Não sei se você esta utilizando o sata "zero" que te falei, também não sei se você pretende manter o windows 7 que você já tem instalado, o drive vem com softwares inclusive para você migrar a instalação do seu windows para o SSD.. Eu testei e nao funcionou, mas confesso que nao coloquei o SSD como GPT antes entao não posso falar muito sobre o programa da samsung.

Recomendo plugar o SSD (pode até ser em outra porta sata diferente do "zero") e no seu Windows, pegar os programas da samsung que estao dentro do SSD e copiar para um dos seus drives de backup, assim, você garante ter estes softwares mesmo que tenha que formatar o SSD.

Ps. Estou respondendo o tópico de madrugada, com sono, meu texto pode ter erros ou eu ter falado alguma besteira.. aguarde alguem dar uma segunda opinião amanha de algum outro membro.
 
Obrigado, agradeço sua opinião, mas ainda acredito que tenha outros mbros que tenham amplo conhecimento sobre o assunto. Vou pesquisar sobre o assunto e vou debater com um moderador e ver a opinião.




1. Vai conectar no sata. segundo o seu manual a ordem dos drives segue:

1 0
3 2

Então o ideal seria você instalar no "zero" (embora não faça diferença instalar em outro, mas o zero será teoricamente o primeiro a ser procurado, mas na pratica você pode informar na bios para persquisar outro drive como inicial. Mas enfim, se der para por no "zero" (o superior direito), ótimo.

Ps. Estou tomando por base ue você tenha comprado este modelo da figura:

http://www.pureoverclock.com/wp-content/uploads/2014/11/samsung_850evo500_5.jpg

E não, este, do qual você ligaria no M.2

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/ssd-m2...2-sata-lll-319101-MLB20284970988_042015-O.jpg

Lembre que o ideal é atualizar a bios.

Você terá ainda que na bios, em "SATA Mode Selection" selecionar AHCI


2. Vai configurar o SSD para GPT, em um dos meus últimos posts (acho que na pagina anterior) deste mesmo tópico, eu explico como fazer, é simples. Eu te recomendo a instalação do Windows 10, eu também tenho um evo 850 de 500gb e instalei o windows 10 e o iniciar dele ficou entre 6 e 10 segundos, inacreditável. Entorno do dia 12 a 15 já deve vazar a versão final na internet e se seu windows 7 for original, dia 29 você poderá migrar para o sistema novo gratuitamente.

3. Não sei se você esta utilizando o sata "zero" que te falei, também não sei se você pretende manter o windows 7 que você já tem instalado, o drive vem com softwares inclusive para você migrar a instalação do seu windows para o SSD.. Eu testei e nao funcionou, mas confesso que nao coloquei o SSD como GPT antes entao não posso falar muito sobre o programa da samsung.

Recomendo plugar o SSD (pode até ser em outra porta sata diferente do "zero") e no seu Windows, pegar os programas da samsung que estao dentro do SSD e copiar para um dos seus drives de backup, assim, você garante ter estes softwares mesmo que tenha que formatar o SSD.

Ps. Estou respondendo o tópico de madrugada, com sono, meu texto pode ter erros ou eu ter falado alguma besteira.. aguarde alguem dar uma segunda opinião amanha de algum outro membro.

Então, o modelo é o da primeira figura que aparece.
Sobre meu Windows 7, é original sim, portanto tenho direito assegurado de uma versão Windows 10, pelo menos é o que eu acho, tá bom demais para acreditar 100%.

Estou a fim de deixar o windows 7 instalado no HD principal e instalar o WIN 10 no SSD, assim caso tenha algum game que eu curta muito e com problemas no WIN10 eu dou boot no PC pelo HD com Win7.

Eu só não entendi essa de configurar o SSD para GPT. É na bios do PC que faz isso ??
 
Então, o modelo é o da primeira figura que aparece.
Sobre meu Windows 7, é original sim, portanto tenho direito assegurado de uma versão Windows 10, pelo menos é o que eu acho, tá bom demais para acreditar 100%.

Estou a fim de deixar o windows 7 instalado no HD principal e instalar o WIN 10 no SSD, assim caso tenha algum game que eu curta muito e com problemas no WIN10 eu dou boot no PC pelo HD com Win7.

Eu só não entendi essa de configurar o SSD para GPT. É na bios do PC que faz isso ??

Sim terá direito ao win 10, faz logo a sua reserva do Win 10.

Eu não entendendo nada de jogo mas sei dos problemas, talvez seja melhor fazer isso mesmo de inicio e ver a performance do win 10 ao longo do tempo.

Tem um programa (que eu nunca usei) que se chama refus que faz isso tambem..

Mas a outra opção (do qual eu uso), é durante a instalação do windows, você escolhe instalação personalizada e quando aparecer para escolher o drive a ser instalado, você aperta no teclado "Shift" + "F10"

20873-EfSw9ikEMfQt4Oqt-s-.png


1. Clique em "Shift" + "F10" e vai abrir um prompt de comando;
2. digite "Diskpart" (sem aspas) e vai iniciar o programa;
3. digite "List Disk" (sem aspas) e vai mostrar quais os discos ligados (HD's e SSd's);
4. digite "Select Disk X" (sem aspas) sendo que você poe o numero do disco que você quer converter no lugar do X, exemplo: "Select Disk 0";
5. digite "Clean" (sem aspas) e vai limpar o disco, mas aguarde aparecer que terminou;
6. digite "Convert GPT" (sem aspas) e vai converter para GPT;
7. Saia do prompt e atualize (refresh) a tela de instalação

Dê uma olhada neste video:



Ps. no video ele abre o prompt de comando durante a tela de "instalar", eu uso na tela de seleção de disco (mas aperto refresh "atualizar" depois).
 
Estou com 1000 reais aqui, pensei em investir em um SSD de 500gb encontrei por 800 reais, ou vale mais um ssd de 250gb + teclado mecânico??
 
Estou com 1000 reais aqui, pensei em investir em um SSD de 500gb encontrei por 800 reais, ou vale mais um ssd de 250gb + teclado mecânico??

Vai de 500gb, vai durar muito mais tempo. Ou se você faria um raid 0 no futuro, vai de 250gb + teclado mecanico e depois de um tempo compra outro de 250gb para raid 0.


Mas uma outra vantagem do de 500gb é que o endurance (resistencia) é o dobro do de 250gb... mas mesmo assim, já fizeram testes no de 250gb e já gravaram mais de 8.000 TB sem nada de erro.
 
Vai de 500gb, vai durar muito mais tempo. Ou se você faria um raid 0 no futuro, vai de 250gb + teclado mecanico e depois de um tempo compra outro de 250gb para raid 0.


Mas uma outra vantagem do de 500gb é que o endurance (resistencia) é o dobro do de 250gb... mas mesmo assim, já fizeram testes no de 250gb e já gravaram mais de 8.000 TB sem nada de erro.
Bem é pq a grana não está exatamente na minha mão kkkkk, foi um cartão que ganhei no valor de 1000 reais então é agora ou nunca kkkkk, nesse caso o ssd de 500gb é mais vantagem??
 
Bem é pq a grana não está exatamente na minha mão kkkkk, foi um cartão que ganhei no valor de 1000 reais então é agora ou nunca kkkkk, nesse caso o ssd de 500gb é mais vantagem??

Entendi, neste caso sim, você vai ficar sossegado em performance ao menos por uns 4 anos ou mais.
 
Tô em dúvida se troco meus jurássicos SSD's e gostaria de pedir o conselho de vocês.

Não tenho noção de quanto tempo faz que os uso, então com algumas pesquisas descobri: estou exatamente a mais de 4 anos com eles, como pode ser visto aqui: http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=318742&page=130&p=1064868629#post1064868629

obs. Observem o desempenho e dados que postarei como eles estão hoje.

Em todo esse tempo de uso, esse Raid passou por várias mobos e até hoje nunca tive sequer um problema que fosse relacionado a eles. A troca por um arranjo (ou uma peça) seria somente visando mais desempenho no S.O e não espaço, pois com o tamanho que os jogos atuais estão ocupando, o custo/espaço não seria nem um pouco interessante e eu costumo manter muitos jogos instalados ao mesmo tempo, então já viu...

Fotos atuais:

A "saúde" de ambos:

pGofJKw.png
bLNzvFm.png


Escrita e leitura:

yQHBUOY.png


Como podem ver, dentro desses 4 anos o desempenho se manteve praticamente o mesmo para a minha alegria. :haha:

Visando desempenho, vale a pena comprar um novo ou não? Lembro que na época me falavam que o tempo de acesso era o mais importante e o que determinava a agilidade do sistema tornando esses "benchs" meio inúteis, isso permanece?
 
Isso existe??

SSD%20Benchs%2002.07.2015_zps1a1opifg.jpg


O Samsung Magician faz mágica mesmo! KKKK!
 
Tô em dúvida se troco meus jurássicos SSD's e gostaria de pedir o conselho de vocês.

Não tenho noção de quanto tempo faz que os uso, então com algumas pesquisas descobri: estou exatamente a mais de 4 anos com eles, como pode ser visto aqui: http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=318742&page=130&p=1064868629#post1064868629

obs. Observem o desempenho e dados que postarei como eles estão hoje.

Em todo esse tempo de uso, esse Raid passou por várias mobos e até hoje nunca tive sequer um problema que fosse relacionado a eles. A troca por um arranjo (ou uma peça) seria somente visando mais desempenho no S.O e não espaço, pois com o tamanho que os jogos atuais estão ocupando, o custo/espaço não seria nem um pouco interessante e eu costumo manter muitos jogos instalados ao mesmo tempo, então já viu...

Fotos atuais:

A "saúde" de ambos:

http://i.imgur.com/pGofJKw.png http://i.imgur.com/bLNzvFm.png

Escrita e leitura:

http://i.imgur.com/yQHBUOY.png

Como podem ver, dentro desses 4 anos o desempenho se manteve praticamente o mesmo para a minha alegria. :haha:

Visando desempenho, vale a pena comprar um novo ou não? Lembro que na época me falavam que o tempo de acesso era o mais importante e o que determinava a agilidade do sistema tornando esses "benchs" meio inúteis, isso permanece?

Acho que se tiver grana sobrando vale a pena.. acho que é valido também se vai precisar exigir mais do que vc já tem .. uma boa pedida seria o samsung evo 850 de 120gb já que é a atual capacidade que tem.. ou se nao parte logo para um de 250gb..
eu particularmente, se tivesse com $$ sobrando, trocava sim..
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo