O que o Chuck falou em cima ta certo, antigamente você declarava um valor X dependendo do produto e levava 60% de taxa, o que em teoria não era tão ruim já que você pagava menos do que os 92% no valor "correto", tem pessoas burras que falam que estávamos sonegando imposto mas nem funciona assim. Se o fiscal não tinha condição seja la qual for de não identificar o produto de maneira certa problema é do comprador? Fora que sempre teve riscos que eram relacionados a garantia por exemplo, tem gente que comprava um hardware sabendo que poderia dar ruim, roupa com uma qualidade que talvez durasse menos tempo etc. aí por "segurança" existe as lojas nacionais com mínimo de 90 dias de garantia por lei e tal. são escolhas e agora infelizmente estão tirando escolhas dos consumidores
É só vc parar pra pensar... tem sites que às vezes vendem produtos com entrega direta pro Brasil, via courier (Fedex, UPS...), que sempre tinha ICMS embutido, o frete era caro, e tinha provavelmente mais algumas taxas administrativas... Apesar que se esse era 100%, agora tá praticamente a mesma coisa dos 92% dos KÚRREIOS normais (ou USPS nos EUA).
BHPhotoVideo e Amazon.com (dos EUA). Mas quantas pessoas vc conhece que compram deles enviando direto pro Brasil? Vamos simular um produto qualquer na BH (famosa loja de eletrônicos de Nova York, talvez a melhor do mundo em audiovisual):
Essa câmera custa US$ 548 = R$ 2745. Frete pra cá: US$ 51 = R$ 255 (até que não está tão caro). Mas de impostos, se eu for enviar direto: US$ 841 = R$ 4213 (ou 153% do total). É isso que a BH me mostra no carrinho. E a Amazon americana não foge muito.
Se eu enviar pro redirecionador, digamos que o frete da BH pra sua suíte dê US$ 10, aí vc gaste 6 libras, ou 2.7 kg. Na Weget2U, custa US$ 78 o packet standard, 82 o PACKET express, 85 o Colis Postaux. Se der 80 dólares, só aí já morrem mais R$ 400 pra enviar (e isso é só uma câmera, imaginem comprar vários produtos pra mesma caixa...).
Vc gastou R$ 3200 sem nem a Receita tributar AINDA.
Mas aí a câmera veio pro Brasil com outra referência de modelo, subfaturada, como se fosse uma Canon de US$ 113. Vamos supor que não dê pra esconder o frete, então coloquem mais US$ 80. Total a ser tributado = US$ 193. Ou R$ 968. Pra facilitar, bora supor que o imposto seja de 100%, então se teria de pagar pra Receita esses R$ 968.
Total que se vai gastar = R$ 3200 + 968 = quase R$ 4200.
Ah, mas a Receita encrencou e... se fosse na Amazon-BR, o vendedor era o responsável por pagar os tributos, ainda que venha o produto no teu nome, vinculado no MINHAS IMPORTAÇÕES. Lembram do "todos os impostos já estão inclusos, vc não precisa gastar mais 1 centavo"? Vc tinha de enviar o boleto por mensagem privada pra ele, após o pagamento ser feito, o produto seguia o destino. E vc podia recusar receber também.
Era dentro desses esquemas (e no caso da Amazon-BR não tem dolo nenhum do comprador, o exemplo da BH eu apenas expliquei como costumam burlar, inclusive é bom entender que muitas vezes os produtos vem da China pra cá já subfaturados e vc sequer fica sabendo que fizeram isso).
Mas qual foi a genialidade da Aliexpress e similares, ao aderir ao Remessa Conforme?
Vamos "facilitar" pra Receita e pra evitar a fadiga (a deles e a nossa...

) pagar os tributos antes mesmo do produto chegar no BRASIL. Realmente, duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao Universo, ainda não dá pra ter certeza absoluta...