TOXIC SAPPHIRE R9 280X gargalo q nada

fsvlopess

Active Member
Registrado
Comprei uma TOXIC SAPPHIRE R9 280X 3gb este fds, pretendia pegar a R9 290, mas o custo benefício não compensava em relação a TOXIC, pagar R$ 500,00 reais a mais para ter de 05 a 10fps no máximo de diferença não compensa, e apesar de ter receio de ter que trocar mais coisa no computador, pensando em ter gargalo por causa do meu processador, um phenom II 965BE C3@975 ( 3.6ghz), estou surpreso, pois se estou tendo é imperceptível, tive sim um aumento claro de fps em relação ao meu crossfire anterior de HD 5850 com over de 750/4200 nas duas gpu.

Cerca de 55% de aumento no heaven 3.0, battlefield 4 rodando em 1920/1200,tudo em ultra, hbao, menos AA, em mantle a mais de 100fps em alguns momentos, metro last light em media a 60/70fps, dando picos de +/-80fps, crysis 3 em very high rodando tranquilo, enfim, gargalo coisa nenhuma, pois pelo afterburner o único jogo que puxa na faixa de 95/99% do processador é o crysis 3 e o battlefield 4, mas com a placa a 98/99% também, então ambas estão no mesmo ritmo...

Se alguém está com dúvida sobre esta combinação, pode comprar a R9 280x sem medo que não será necessário trocar placa mãe e processador, no meu caso deixo a memória virtual desativada no Windows por ter 12gb ram DDR3@1400mhz, não sei se isso pode estar ajudando no desempenho, mas estou muito satisfeito e surpreso!

vlw
 
Sim está ótimo, esse negocio de gargalo ai é muito marketing, só motiva o consumismo extremo, esperto é quem estuda, testa e não sai falando besteira!

Se divirta com o novo brinquedo ai! ^^
 
Pois é, estava quase certo de que ia ter este problema do tanto que se lê por aí a respeito disso, mas foi bom saber que não vou precisar gastar mais do que imaginava...
Observei em relação ao crossfire de antes q houve uma redução do uso de memória Ram da máquina, antes chegava a usar mais de 6gb de ram em alguns jogos, agora caiu para no máximo 5gb, e o uso do processador que eu comentei acima na casa dos 95/99% caiu um pouco também com a mudança da placa, na verdade jogando mais, vi que mesmo no crysis 3, enquanto as vezes a placa esta em 98/99% de uso, os processadores estão na faixa de 85/90% dando uns picos maiores apenas em alguns momentos, talvez de alguma forma estas placas mais modernas sejam um pouco mais independentes do processador, sei lá.

vlw
 
Gargalo pode até existir porém pelo que você diz está tudo ótimo para você e é isso que importa, divirta-se o/
 
Gargalo de quê?
Rodando quase a 100 fps ou até acima disso.......que venha os "gargalo", kkkkkkkk
 
Cara, vou contar minha experiência.

Antes da montar meu novo PC a menos de 03 meses, cheguei a usar essa placa de vídeo na configuração abaixo:
- Processador: AMD Phenon X4 955 BE 3.20 GHZ @ 4.00 GHZ
- Placa-mãe: Asus M4A88T-V EVO USB3
- Memória RAM: 2x2GB Kingston 1.333 mhz
- VGA: Sapphire R9 280X Toxic
- Fonte: Seventeam 750W 80 Plus
- HD: Seagate Barracuda 500GB 7.200 rpm
- Windows 7 Ultimate x64

Bem, jogando Borderlands 2, AoE, GRID 2, Battlefield 3 e 4, Crysis 1 a 3, Metro 2033 e Last Light, Tomb Raider até tinha uma taxa de quadros bastante aceitável em Full HD com os filtros ativados.
Mas, em raros momentos dava pra sentir umas travadas. Claro, tirei o AA dos jogos e, de fato, rodou fluindo todos eles. O Processador é parecido com o seu e ficava entre 70 e 80%.
A Toxic por volta de 80% nos jogos que mais exigiam. Bem, acredito que com um conjunto melhor o aproveitamento numa configuração similar deva ser mais que suficiente por volta de 1 a 2 anos.
Troquei esta configuração devido a oportunidade e preço relativamente barato nas peças e passei o restante pra frente.

Resumindo, o autor do tópico está certo.
 
Comprei uma TOXIC SAPPHIRE R9 280X 3gb este fds, pretendia pegar a R9 290, mas o custo benefício não compensava em relação a TOXIC, pagar R$ 500,00 reais a mais para ter de 05 a 10fps no máximo de diferença não compensa, e apesar de ter receio de ter que trocar mais coisa no computador, pensando em ter gargalo por causa do meu processador, um phenom II 965BE C3@975 ( 3.6ghz), estou surpreso, pois se estou tendo é imperceptível, tive sim um aumento claro de fps em relação ao meu crossfire anterior de HD 5850 com over de 750/4200 nas duas gpu.

Cerca de 55% de aumento no heaven 3.0, battlefield 4 rodando em 1920/1200,tudo em ultra, hbao, menos AA, em mantle a mais de 100fps em alguns momentos, metro last light em media a 60/70fps, dando picos de +/-80fps, crysis 3 em very high rodando tranquilo, enfim, gargalo coisa nenhuma, pois pelo afterburner o único jogo que puxa na faixa de 95/99% do processador é o crysis 3 e o battlefield 4, mas com a placa a 98/99% também, então ambas estão no mesmo ritmo...

Se alguém está com dúvida sobre esta combinação, pode comprar a R9 280x sem medo que não será necessário trocar placa mãe e processador, no meu caso deixo a memória virtual desativada no Windows por ter 12gb ram DDR3@1400mhz, não sei se isso pode estar ajudando no desempenho, mas estou muito satisfeito e surpreso!

vlw

Eu tenho o mesmo cpu e uma 7870, eu achava que estava enfrentando gargalo, mas acho que é aquela coisa psicológica, você pensa que tem, mas na verdade não existe nada. Se com sua 280x não tá tendo, quanto mais a 7870! Na verdade monitorando ingame, meu cpu quase nunca passa dos 60/70%, já vga, dependendo do jogo, chega a 99%, outros ficam em 60%. Isso categoriza gargalo? Sou bem instruído em informática, mas ainda não sei se gargalo é baixo uso do cpu, ou da vga, ou os dois, ou nenhum, sei lá...
 
Eu tenho um phenom II 955 Black Edition com 8GB de ram. Meu processador está em stock, minha fonte é uma SL-8600EPS. Eu comprei uma R9 280X VaporX e o resultado está horrível em certos jogos. No ARMA III não passou ficava abaixo de 30fps e não estava com tudo ativado. No crysis warhead talvez tenha ficado legalzinho: 28 a 50FPS com tudo ativado.


Entretanto, meus problemas estão todos no Crysis 3. Está rodando muito mal. Na primeira fase, com tudo ativado, tudo mesmo, já começa com 18fps e e depois se mantém a 22... até que eu vá pra parte de dentro! Lá, chega a cair pra 16fps! Mesmo com o FXAA em vez do MSAA os fps continuam ruins, quase mesma coisa. No High com FXAA já fica melhor, apesar de ter partes que rodam a 22fps.


Eu acho que no Heaven meu resultado foi muito bom. E se a gente comparece alguns resultados? Talvez você possa me ajudar a entender o que está havendo por aqui. Divida a sua felicidade comigo. :D
 
Eu tenho um phenom II 955 Black Edition com 8GB de ram. Meu processador está em stock, minha fonte é uma SL-8600EPS. Eu comprei uma R9 280X VaporX e o resultado está horrível em certos jogos. No ARMA III não passou ficava abaixo de 30fps e não estava com tudo ativado. No crysis warhead talvez tenha ficado legalzinho: 28 a 50FPS com tudo ativado.


Entretanto, meus problemas estão todos no Crysis 3. Está rodando muito mal. Na primeira fase, com tudo ativado, tudo mesmo, já começa com 18fps e e depois se mantém a 22... até que eu vá pra parte de dentro! Lá, chega a cair pra 16fps! Mesmo com o FXAA em vez do MSAA os fps continuam ruins, quase mesma coisa. No High com FXAA já fica melhor, apesar de ter partes que rodam a 22fps.


Eu acho que no Heaven meu resultado foi muito bom. E se a gente comparece alguns resultados? Talvez você possa me ajudar a entender o que está havendo por aqui. Divida a sua felicidade comigo. :D

Fera, remova seus drivers atuais usando o Display Driver Uninstaller, reinicie e instale a ultima versão dos drivers AMD Radeon, abraço.

PS: Em ultimo caso formate a máquina. :bat:
 
Fera, remova seus drivers atuais usando o Display Driver Uninstaller, reinicie e instale a ultima versão dos drivers AMD Radeon, abraço.

PS: Em ultimo caso formate a máquina. :bat:

Interessante. Deixa eu te falar, eu estava usando uma onboard (HD 4200) e eu apenas desinstalei o driver dela no painel de controle e instalei o novo por cima. Um outro aspecto que não apontei é que tenho dois HD's de 1TB. meu sistema operacional está cheio, então eu instalei os jogos no outro HD, que geralmente é usado como backup. Será que tem coisa aí?

Windows seven. Eu posso até formatá-lo e por o windows 8.1. No entanto, será que essas coisinhas tão bobinhas são as responsáveis por um fps tão baixo no Crysis 3 e ARMA 3?! Você me deixou animado demais!
 
Eu tenho im phenom ii x4 965 be 3.2 @ 3.8.

Estava pensando em trocar por um fx8330 pois vou pegar uma gtx 770 4gb e estava com medo do gargalo.

Será que se eu trocar só a placa de vídeo ele ainda aguenta bem?

Sobraria dinheiro para pegar até um gtx 780. Mas aí acho que daria gargalo certo?
 
Última edição:
Interessante. Deixa eu te falar, eu estava usando uma onboard (HD 4200) e eu apenas desinstalei o driver dela no painel de controle e instalei o novo por cima. Um outro aspecto que não apontei é que tenho dois HD's de 1TB. meu sistema operacional está cheio, então eu instalei os jogos no outro HD, que geralmente é usado como backup. Será que tem coisa aí?

Windows seven. Eu posso até formatá-lo e por o windows 8.1. No entanto, será que essas coisinhas tão bobinhas são as responsáveis por um fps tão baixo no Crysis 3 e ARMA 3?! Você me deixou animado demais!

Os driver influienciam sim, agora não sei se a esse ponto. Bom tu falou que tem teus jogos nos hd de 1tb que tava como backup. Por acaso esses hd de 1tb são 7200rpm ou 5400?
 
eu normalmente evito de entrar em tópicos que contenham a palavra "gargalo" pois sempre passo raiva por ler coisas absurdas, mas decidi entrar nesse e não me arrependi, falou a real sem puxar saco pra ninguém, (Intel é isso, AMD é aquilo) a maioria do pessoal se apega a diferença de míseros fps acima dos 60 que já dá pra jogar tranquilamente e troca cpu+mobo+memória pra acabar com esse "gargalo" mesmo conseguindo jogar satisfatoriamente.
Já tive que usar meu segundo pc por uns dias e coloquei a 660TI (sei que é bem mais fraca que a 280) e joguei BF4 de boa, caiu alguns fps?sim caiu mas nada que me impediu de jogar.
 
Bom, sua configuração está boa, então vamos ver as hipóteses...

1) Seu HD não está excessivamente fragmentado? Costumo passar desfragmentador pelos menos a cada 15 dias, seu HD não está muito cheio? Quando ele está ficando muito cheio o desempenho cai muito...

2) Não custa perguntar, mas seus drives foram atualizados, vc desinstalou tudo por completo do drive anterior antes de colocar a placa nova e reinstalou depois o drive?

3) Sua memória é DDR3? As DDR2 talvez não acompanhem o desempenho do restante

4) Vc disse tudo no máximo, e como está no catalyst? tudo no máximo tbm? tipo filtro em em 8x eq, superamostragem, edge detected, filtragem morfológica? no meu deixo tudo em configurado pelo aplicativo e standard, sem vsncry, sem triple buffering, mosaico em amd otimizado e otimizacao de formato ligado., Mas já fiz alterações e pouco mudou no desempenho.

5) no meu crysis 3 a única fase em que percebi que os frames caíram um pouco foi na "welcome to the jungle", ficaram em 22/25fps e percebi que a placa já não chegava em 98/99%, ficava na casa dos 80% enquanto os processadores chegavam nos 100% praticamente, então resolvi mudar o anti aliasing para ms4aa ao invés do fxaa, e apenas no item "particles" diminui para high ao invés de very high, então os fps aumentaram para a casa dos 30/35, dando uns picos de 40 e poucos fps e a placa voltou para a casa dos 95%/98%, acredito que Às vezes a placa não chega a 99% simplesmente porque não está sendo solicitada ao máximo ou porque determinados jogos não estão devidamente otimizados para "puxarem" 100% dela, já que eu coloquei um anti aliasing mais "forte" no crysis 3 e aí que ela foi a 98% e acabou aumentando um pouco os frames em relação a antes em que ela só ia a 80%...é estranho, mas é isso que acontece...

Enfim, como comentaram, pode ser que em alguns curtos momentos realmente eu tenha um pequeno gargalo, mas quando há, são muito rápidos e não chegam a atrapalhar ou "gargalar" a placa de forma perceptível.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo