TPower X58 Overclocking Club

/\ Colocou as Fanzinhos já???

Coloquei mas ainda não troquei a pasta térmica. Estou meio na correria.
o NB bateu 107ºC!
Em idle fica tranquilo. Por volta de uns 55ºC.

Alguém já tirou esse dissipador? Preciso desmontar a mobo do gabinete pra tirar né?
Em full load não mudou abolutamente NADA.
 
Coloquei mas ainda não troquei a pasta térmica. Estou meio na correria.
o NB bateu 107ºC!
Em idle fica tranquilo. Por volta de uns 55ºC.

Alguém já tirou esse dissipador? Preciso desmontar a mobo do gabinete pra tirar né?
Em full load não mudou abolutamente NADA.

Aqui acontece a mesma coisa com a elevada temperatura do NB, troquei até o dissipador do mesmo para um Robusto da ThermaRight e bate também 107ºC em full com 1.25V.

Abraços
 
Aqui acontece a mesma coisa com a elevada temperatura do NB, troquei até o dissipador do mesmo para um Robusto da ThermaRight e bate também 107ºC em full com 1.25V.

Abraços

Estranho. To achando que é bug do sensor.
Antes de colocar o fan eu coloquei um cooler de 120mm jogando ar na direção do NB.
Mesmo estressando e marcando os 107C, fazendo o teste do dedômetro ele não parecia tão quente.
Vou tentar ligar o sensor do MCF2 pra ver o q q rola.
 
Posso confiar naquele Memtest da bios da Tpower?
COm 1.68 no Vdimm, 1.22 no VTT e 1.12 no VNB ele passou sem erros.
 
Posso confiar naquele Memtest da bios da Tpower?
COm 1.68 no Vdimm, 1.22 no VTT e 1.12 no VNB ele passou sem erros.

Pode sim! Mas se tiver dúvidas ainda, tente baixar a versão mais recente e veja se dá erros, acho que não vai dar :)

Só um pequeno porém: recomendo aumentar o VTT pra pelo menos 1.24v pra deixar a diferença entre VDIMM e VTT < 0.5v recomendados pela Intel. Com 1.68v e 1.22v a diferença está em 0.46v, bem perto do limite.
 
Pode sim! Mas se tiver dúvidas ainda, tente baixar a versão mais recente e veja se dá erros, acho que não vai dar :)

Só um pequeno porém: recomendo aumentar o VTT pra pelo menos 1.24v pra deixar a diferença entre VDIMM e VTT < 0.5v recomendados pela Intel. Com 1.68v e 1.22v a diferença está em 0.46v, bem perto do limite.

Opa! Brigadão japa! Tinha esquecido desse lance. :S
Que tipo de dano isso pode acarretar?

Entao, depois do post pelo Hardware Monitor e pelo TpowerII vi que as memos estavam em 1.71v (ao invés dos 1.68v setados na bios) então tive que subir o VTT para 1.26v. É muito?
Agora entendo os motivos de ter memórias com baixas voltagens :(

Outras coisas esquisitas estão rolando aqui. Se alguem tiver os mesmo problemas de um help:
1 - O Memtest no windows não passa nem a pau. Mesmo na versão mais nova. O único que passa é o da Bios.
2 - O LinX não passa também. Tirei todo o over, uso as voltagens em stock (mudei apenas o VDIMM. VTT e VNB para os valores que citei) e mesmo assim não passa.
3 - O Everest trava o sistema quando tento acessar a aba do "sensor". Fiz isso em duas instalações do windows diferentes e mesmo assim o problema persiste. :S

Valeu pela foça!
 
Opa! Brigadão japa! Tinha esquecido desse lance. :S
Que tipo de dano isso pode acarretar?

Entao, depois do post pelo Hardware Monitor e pelo TpowerII vi que as memos estavam em 1.71v (ao invés dos 1.68v setados na bios) então tive que subir o VTT para 1.26v. É muito?
Agora entendo os motivos de ter memórias com baixas voltagens :(

Outras coisas esquisitas estão rolando aqui. Se alguem tiver os mesmo problemas de um help:
1 - O Memtest no windows não passa nem a pau. Mesmo na versão mais nova. O único que passa é o da Bios.
2 - O LinX não passa também. Tirei todo o over, uso as voltagens em stock (mudei apenas o VDIMM. VTT e VNB para os valores que citei) e mesmo assim não passa.
3 - O Everest trava o sistema quando tento acessar a aba do "sensor". Fiz isso em duas instalações do windows diferentes e mesmo assim o problema persiste. :S

Valeu pela foça!

Por nada =)

A Intel diz que isso pode danificar o IMC, mas não tem muitos relatos de problemas causados por isso. A questão é: vai arriscar queimar a controladora de memória do seu i7 ? :p

1.26v é tranquilo!

1- Memtest no Windows? Que programa é esse? Ou é aquela opção que abre com F8 durante o boot?
2- Pode estar faltando VNB, tente 1.2v e veja se passa. Se passar, vá baixando.
3- O problema do Everest deve ser por causa do ULPS do Catalyst. Tente a versão 5.5 (http://www.lavalys.com/support/downloads)

[]´s
 
Por nada =)

A Intel diz que isso pode danificar o IMC, mas não tem muitos relatos de problemas causados por isso. A questão é: vai arriscar queimar a controladora de memória do seu i7 ? :p

1.26v é tranquilo!

1- Memtest no Windows? Que programa é esse? Ou é aquela opção que abre com F8 durante o boot?
2- Pode estar faltando VNB, tente 1.2v e veja se passa. Se passar, vá baixando.
3- O problema do Everest deve ser por causa do ULPS do Catalyst. Tente a versão 5.5 (http://www.lavalys.com/support/downloads)

[]´s

Blz. Vou testar
Então, eu uso esse memtest aqui
http://www.baixaki.com.br/download/memtest.htm
Não é esse? hahahahah

Nossa, tirou um peso das minhas costas agora com esse lance do everest. Já tava ficando preocupado achando que a mobo tava toda zuada. rs

Vlew pela ajuda.
 
Esse aí só testa parte da memória, não sei se funciona bem no i7/X58.

O site do memtest é esse: http://www.memtest.org/
 
Bem,como sou totalmente noob em OC venho aqui pedir uma ajuda,o meu processador e um xeon W3540 e tenho 12 gigas de memoria gskill 1600,vou começar com o over do processador setei o multiplicador em 23 e o fsb em 170 para 3,9 iniciou o windows normalmente,fui jogar pra testar e deu tela azul,a minha principal duvida e a seguinte,depois que achar o fsb em que o over se estabilize,qual a proxima regulagem a ser setada.
 
Bem,como sou totalmente noob em OC venho aqui pedir uma ajuda,o meu processador e um xeon W3540 e tenho 12 gigas de memoria gskill 1600,vou começar com o over do processador setei o multiplicador em 23 e o fsb em 170 para 3,9 iniciou o windows normalmente,fui jogar pra testar e deu tela azul,a minha principal duvida e a seguinte,depois que achar o fsb em que o over se estabilize,qual a proxima regulagem a ser setada.

Me fala ae em que bairro se mora, que eu vou aí te dar uma ajuda :p

Não tem MSN não :
 
Opa!Fala ai rapaz!Tudo blza,desculpa a falta de pontuação é que meu teclado é novo e não me acostumei com ele ainda,nem achei interrogação ainda,rsrsrs,então eu moro no serra azul lá no pq da represa,eo meu msn é esse aqui
maicko.radiologia@hotmail.com
 
Alguém pelo amor de Deus me ajude, estava tentando fazer um over nessa placa e deu errado aí foi para tela da bios re life e eu não consigo atualizar baixei uma versão de bios a 304 coloquei o pendrive na máquina e fica a mensagem Read BIOS image file e não sai disso, o meu pendrive é um de 8gb e esta formatado em fat32. Alguém da um help já tou com pc ligado as umas 2 horas e não sai disso, estou com medo de desligar e não aparecer mais a tela do bios re life.
 
Alguém pelo amor de Deus me ajude, estava tentando fazer um over nessa placa e deu errado aí foi para tela da bios re life e eu não consigo atualizar baixei uma versão de bios a 304 coloquei o pendrive na máquina e fica a mensagem Read BIOS image file e não sai disso, o meu pendrive é um de 8gb e esta formatado em fat32. Alguém da um help já tou com pc ligado as umas 2 horas e não sai disso, estou com medo de desligar e não aparecer mais a tela do bios re life.

Aqui aconteceu isso uma vez, deixei uns 30 minutos e também não saia, ai fui la e reiniciei o PC.. Atualizou a BIOS certinho.. Vc que deixou por 2 horas, ACREDITO ser a mesma coisa...
 
Aqui aconteceu isso uma vez, deixei uns 30 minutos e também não saia, ai fui la e reiniciei o PC.. Atualizou a BIOS certinho.. Vc que deixou por 2 horas, ACREDITO ser a mesma coisa...

Foi isso mesmo rodrigo acabei aloprando e reiniciei quando reinicie ficou normal, porque deu esse erro? eu estava tentando fazer um over pra 4ghz usando aquela configuração que o japa postou deu erro na 1ª vez, tentei com multi diferente deu o mesmo erro no boot e na 3ª tentativa de pau de vez. Porque aconteu isso eu cheguei a aumentar um pouco o vtt e aí deu esse problemão. Aproveitando vc poderia me algumas dicas para eu fazer um over sem ter esse problemas é meu primeiro combo de i7 e estou completamente perdido de como se faz o over.

Segue a minha configuração:
i7 920 D0
X58 (bios ix58a210)
Memoria patriot DDR3 1600mhz (8-8-8-24)

Pode me ajudar com o over.
 
Foi isso mesmo rodrigo acabei aloprando e reiniciei quando reinicie ficou normal, porque deu esse erro? eu estava tentando fazer um over pra 4ghz usando aquela configuração que o japa postou deu erro na 1ª vez, tentei com multi diferente deu o mesmo erro no boot e na 3ª tentativa de pau de vez. Porque aconteu isso eu cheguei a aumentar um pouco o vtt e aí deu esse problemão. Aproveitando vc poderia me algumas dicas para eu fazer um over sem ter esse problemas é meu primeiro combo de i7 e estou completamente perdido de como se faz o over.

Segue a minha configuração:
i7 920 D0
X58 (bios ix58a210)
Memoria patriot DDR3 1600mhz (8-8-8-24)

Pode me ajudar com o over.

Então cara, não sei o por que desse erro...

============================================

Qual cooler vc ta usando?

Vou copiar uns posts que postei algumas páginas atrás, no caso estava ajudando a colocar 3.8GHz, mas se vc tiver usando o cooler BOX, vai ficar limitado nos 3.2~3.4GHz.

Aqui uns exemplos nas telas da BIOS, no meu caso para 4.0GHz (200x20):

Aba Advanced, CPU Settings
http://img638.imageshack.us/img638/5846/bios025tn.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/8465/bios026tn.jpg

Aba O.N.E.
http://img176.imageshack.us/img176/3493/bios028tn.jpg
http://img249.imageshack.us/img249/3189/bios029tn.jpg
http://img181.imageshack.us/img181/8760/bios031tn.jpg

E as latências, configure de acordo com suas memos, que seria 8 - 8 - 8 - 24 - 4 - 4 - 4 - 59, as minhas estavam assim:
http://img146.imageshack.us/img146/4525/bios030tn.jpg

=========================================================

Supondo que vc tenha um cooler bonzinho, já vou passar uma config pra 3.8GHz, troque a BIOS também para a 226 caso essa que vc está usando seja um pouco antiga..

Segue uma config que o Japamd postou:

VTT - 1.24v
CPU PLL - 1.80v
vNB - 1.15v
vSB - 1.50v
QPI/PCI PLL - 1.22v

Caso não dê certo pode tentar:

VTT - 1.28v
CPU PLL - AUTO
vNB - 1.15v
vSB - 1.50v
QPI/PCI PLL - 1.24v

O vDimm vc vai ter que ajustar, e verificar para que fique @ 1.65v, aqui na minha é setado 1.600v, ai fica @ 1.648v, mostra essas e as outras voltagens na tela antes do boot do windows.

O vCore vc ter que ajustar também, tente começar com 1.30v para os 3.8GHz, provavelmente vai ser + 0.180v para ficar algo próximo @ 1.30v. Vá ajustando e olhando as voltagens reais que ficam. Esse vCore depois que estabilizar vc vai baixando ele, até encontrar o menor valor possível para que ele fique estável.

Antes, desative o EIST, C1E e C Stage, alguns ficam na tela de OC, outra na tela de configs avançadas do CPU (onde liga/desliga o HT, núcleos do CPU, etc)...

As demais opções:

BCLK: 200MHz
Mult.: 19x
UnCore: 3200MHz
DRAM Frequency: 1600MHz

PCI-E: 100MHz

===================================================

Vou sair agora, qualquer dúvida posta ai que a gente ajuda...
Abrazz
 
Última edição:
GTX480 3way SLI + Tpower X58A ;)

tpowertrisli.jpg


maiores detalhes no meu blog
http://pcci2iminal-cafe.blogspot.com/2010/04/tri-sli-de-gtx480-supreme-t-power.html
 
nossa que isso junior sonho de consumo!!
que bom ver as irmãs da minha fonte dando conta deste tri way sli!!!
 
Última edição:
Então cara, não sei o por que desse erro...

============================================

Qual cooler vc ta usando?

Vou copiar uns posts que postei algumas páginas atrás, no caso estava ajudando a colocar 3.8GHz, mas se vc tiver usando o cooler BOX, vai ficar limitado nos 3.2~3.4GHz.

Aqui uns exemplos nas telas da BIOS, no meu caso para 4.0GHz (200x20):

Aba Advanced, CPU Settings
http://img638.imageshack.us/img638/5846/bios025tn.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/8465/bios026tn.jpg

Aba O.N.E.
http://img176.imageshack.us/img176/3493/bios028tn.jpg
http://img249.imageshack.us/img249/3189/bios029tn.jpg
http://img181.imageshack.us/img181/8760/bios031tn.jpg

E as latências, configure de acordo com suas memos, que seria 8 - 8 - 8 - 24 - 4 - 4 - 4 - 59, as minhas estavam assim:
http://img146.imageshack.us/img146/4525/bios030tn.jpg

=========================================================

Supondo que vc tenha um cooler bonzinho, já vou passar uma config pra 3.8GHz, troque a BIOS também para a 226 caso essa que vc está usando seja um pouco antiga..

Segue uma config que o Japamd postou:

VTT - 1.24v
CPU PLL - 1.80v
vNB - 1.15v
vSB - 1.50v
QPI/PCI PLL - 1.22v

Caso não dê certo pode tentar:

VTT - 1.28v
CPU PLL - AUTO
vNB - 1.15v
vSB - 1.50v
QPI/PCI PLL - 1.24v

O vDimm vc vai ter que ajustar, e verificar para que fique @ 1.65v, aqui na minha é setado 1.600v, ai fica @ 1.648v, mostra essas e as outras voltagens na tela antes do boot do windows.

O vCore vc ter que ajustar também, tente começar com 1.30v para os 3.8GHz, provavelmente vai ser + 0.180v para ficar algo próximo @ 1.30v. Vá ajustando e olhando as voltagens reais que ficam. Esse vCore depois que estabilizar vc vai baixando ele, até encontrar o menor valor possível para que ele fique estável.

Antes, desative o EIST, C1E e C Stage, alguns ficam na tela de OC, outra na tela de configs avançadas do CPU (onde liga/desliga o HT, núcleos do CPU, etc)...

As demais opções:

BCLK: 200MHz
Mult.: 19x
UnCore: 3200MHz
DRAM Frequency: 1600MHz

PCI-E: 100MHz

===================================================

Vou sair agora, qualquer dúvida posta ai que a gente ajuda...
Abrazz

Valeu mesmo pela ajuda rodrigo mas continuo meio perdido, na tela de setar os timings das memos eu tenho que alterar todos os tempos channel a,b e c ou é só mudar o primeiro que todos ficam iguais, outra coisa como que funciona o comand rate das memos que tem 1t e 2t qual é diferença?

Sobre o cooler uso true black com uma fan scythe 110cfm.
 

Valeu mesmo pela ajuda rodrigo mas continuo meio perdido, na tela de setar os timings das memos eu tenho que alterar todos os tempos channel a,b e c ou é só mudar o primeiro que todos ficam iguais, outra coisa como que funciona o comand rate das memos que tem 1t e 2t qual é diferença?

Sobre o cooler uso true black com uma fan scythe 110cfm.

Tem que mudar nos 3 canais da memo..
Sobre o comand rate, coloque em 1T, em 2T vc consegue subir mais as memos só que elas ficam bem mais lentas, e como vc vai utilizar elas na frequencia original, use 1T mesmo, mais pra frente vc pode até tentar baixar um pouco as latencias pra 7-8-7-24 ou coisa parecida...

Abrazz
 
Tem que mudar nos 3 canais da memo..
Sobre o comand rate, coloque em 1T, em 2T vc consegue subir mais as memos só que elas ficam bem mais lentas, e como vc vai utilizar elas na frequencia original, use 1T mesmo, mais pra frente vc pode até tentar baixar um pouco as latencias pra 7-8-7-24 ou coisa parecida...

Abrazz

Cara não sei o que acontece não consigo fazer nem um over até 3ghz da sempre erro mostra que falhou o boot e pra pressionar o f1 pra entrar na bios, já tentei o que vc falou tentei também aqueles preset que o japamd postou mas não passa no boot qual será o problema?
 
Bom pessoal agora estou conseguindo iniciar o windows a 3.8ghz só foi eu mudar o multi para 20x que foi, mas ainda não consegui a estabilidade do sistema tenho algumas duvidas são elas:

1 - Tela azul sempre é problema de memória (quando se passa o prime 95)
2 - Eu setei na bios as voltagens das memos em 1640 mas reparei que antes do boot mostra 1.648 essa diferença pode estar causando a instabilidade do sistema?
3 - Se eu setar por exemplo na bios 1660 (não tem a opção 1650) com certeza vai fica um pouco acima do recomendado que 1,65 acredito que ficaria 1,658 pode dar problema?
4 - Existe alguma relação entre o vtt e vcore reparei que muitos aumentam mais o vtt que vcore.

Agradeço a quem puder ajudar.
 
Última edição:
Criminal apela demais...hauahuahahuaa...já tinha até esquecido.
 
Bom pessoal agora estou conseguindo iniciar o windows a 3.8ghz só foi eu mudar o multi para 20x que foi, mas ainda não consegui a estabilidade do sistema tenho algumas duvidas são elas:

1 - Tela azul sempre é problema de memória (quando se passa o prime 95)
2 - Eu setei na bios as voltagens das memos em 1640 mas reparei que antes do boot mostra 1.648 essa diferença pode estar causando a instabilidade do sistema?
3 - Se eu setar por exemplo na bios 1660 (não tem a opção 1650) com certeza vai fica um pouco acima do recomendado que 1,65 acredito que ficaria 1,658 pode dar problema?
4 - Existe alguma relação entre o vtt e vcore reparei que muitos aumentam mais o vtt que vcore.

Agradeço a quem puder ajudar.

A voltagem das memos é 1.648v mesmo, se aumentar mais uma opção vai para 1.67v..

Testou 3.8GHz com qnt de vCore?

O que vc pode fazer se não conseguir resolver o problema é atualizar a BIOS, colocar a 226 que foi a melhor pra OC...
Aqui com BIOS mais antigas eu Não estava tendo sucesso com 200 de bclk, só conseguia 180, foi só atualizar a BIOS pra 226 e consegui subir bem acima dos 200..

Abraço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo