• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Trabalhar com games no exterior e no Brasil

aleTM

know-it-all Member
Registrado
Movendo esse meu post que coloquei no tópico "Jogos Nacionais!!Brasil!!"

Esses dias deu uma imensa vontade de trabalhar com games.

Eu ainda curso o ensino médio (1°ano) e como todo fanático por games já pensei em desenvolver jogos mas dessa vez a idéia ficou e ainda está pairando sobre a minha cabeça.

Eu gostaria de saber o que vocês acham do mercado de trabalho no exterior e no próprio país para o brasileiro.

Pensei em fazer Ciência da computação e se der sorte me dedicar a indústria dos games.

O que vocês acham?
 
To fazendo tecnologia da informacao na Unicamp e pretendo seguir esse rumo, mas sinceramente, é só pra quem pode viu ... não é pra qualquer ñ. Se não tiver a pegada pra coisa esquece. No Brasil o mercado tá começando ainda ... muito novo, pouca oportunidade, tudo centralizado lá no sul. E pra alguma empresa de fora querer te contratar, vc tem q ser o top do top, com bastante experiencia.
 
Amigo, existem cursos superiores na área de programação e produção de games, e quanto a mercado de trabalho aqui no Brasil não parece ser muito bom não...

No exterior sim é ótimo, porém pra um profissional brasileiro ir trabalhar fora não deve ser nada fácil.
 
To fazendo tecnologia da informacao na Unicamp e pretendo seguir esse rumo, mas sinceramente, é só pra quem pode viu ... não é pra qualquer ñ. Se não tiver a pegada pra coisa esquece. No Brasil o mercado tá começando ainda ... muito novo, pouca oportunidade, tudo centralizado lá no sul. E pra alguma empresa de fora querer te contratar, vc tem q ser o top do top, com bastante experiencia.

Cara eu to querendo fazer tecnologia da informação também, vale a pena, é bom etc?
 
aqui em floripa, existe uma empresa que vem desenvolvendo um jogo online de espaçonaves a algum tempo já.
 
Cara eu to querendo fazer tecnologia da informação também, vale a pena, é bom etc?

Se for numa faculade decente, em que o curso é de 3 anos e meio integral e 4 noturno, tipo Unicamp, vale sim. Se for pra fazer um curso de 2 anos numa faculdade ********* pra depois não poder nem fazer uma pós porque o curso não é reconhecido eu não recomendo.
 
aqui em floripa, existe uma empresa que vem desenvolvendo um jogo online de espaçonaves a algum tempo já.

Uma empresa não forma um mercado e não gera demanda suficiente pra abrigar 30 profissionais se formando todo ano (por exemplo). Nós precisamos de mais ... muito mais ...
 
Se for numa faculade decente, em que o curso é de 3 anos e meio integral e 4 noturno, tipo Unicamp, vale sim. Se for pra fazer um curso de 2 anos numa faculdade ********* pra depois não poder nem fazer uma pós porque o curso não é reconhecido eu não recomendo.

UFPR? :huh:
 
Uma empresa não forma um mercado e não gera demanda suficiente pra abrigar 30 profissionais se formando todo ano (por exemplo). Nós precisamos de mais ... muito mais ...

o mercado nunca vai crescer se vcs não forem empreendedores...

não adianta querer ser funcionario agora, tem que botar a cara tapa com sua idéia e montar sua própria empresa se quiser realmente trabalhar com isso..
 
Pena que Tecnologia da Informação é uma fortuna aqui.....acho que dá R$6000 por semestre. Só passando na Federal mesmo....a chance é de mais ou menos 1-3% aqui, baseada no numero de canditados :p
 
To fazendo tecnologia da informacao na Unicamp e pretendo seguir esse rumo, mas sinceramente, é só pra quem pode viu ... não é pra qualquer ñ. Se não tiver a pegada pra coisa esquece. No Brasil o mercado tá começando ainda ... muito novo, pouca oportunidade, tudo centralizado lá no sul. E pra alguma empresa de fora querer te contratar, vc tem q ser o top do top, com bastante experiencia.

Cara, eu ouvi falar que as empresas estão contratando mais mão-de-obra especializada de países como Brasil, Índia, China, etc., essa informação chega a ser verdadeira?

Você poderia me falar um pouco sobre tecnologia da informação?

Vendo uma reportagem sobre brasileiros trabalhando na área, percebi que quase todos tem graduação ou pós-graduação em universidades americanas, isso é mesmo um peso na indústria?
 
Movendo esse meu post que coloquei no tópico "Jogos Nacionais!!Brasil!!"

Esses dias deu uma imensa vontade de trabalhar com games.

Eu ainda curso o ensino médio (1°ano) e como todo fanático por games já pensei em desenvolver jogos mas dessa vez a idéia ficou e ainda está pairando sobre a minha cabeça.

Eu gostaria de saber o que vocês acham do mercado de trabalho no exterior e no próprio país para o brasileiro.

Pensei em fazer Ciência da computação e se der sorte me dedicar a indústria dos games.

O que vocês acham?
cara não é só vc que fica pensando nisso não. os caras que curte games desde pequenos e levam a sério isso, todos pensam em fazer programação, disign de games e etc ... eu sou um deles que pretende fazer a faculdade de games . já começo o ano q/vem, mas ainda to em dúvida de "ciências da computação" ou "Tecnologia de Sistema da Informação", andem pesquisando aqui, conheço um professor de estatística da unicamp (sei que não tem nada haver com o assunto) mas tudo leva que tecnologia em sistema da informação é o melhor curso que devo fazer. Pena que ainda só a faculdade de Anhembi de SP tem o curso próprio para Design de Games aqui no Brasil .... o outra, o curso é uma bufunfa de grana ($ 1.007,00) por mês, haja grana ...
 
Amigo, eu acho que você tem que fazer o que você gosta.
É ainda melhor do que gostar do que faz.

Claro que você pode ouvir muito na sua vida: Vai passar fome! Vai ser pobre...

Como se não tivesse muito advogado, médico, motion-designer ou seja lá o que for.

Eu acho que se você gosta comece a investir em cursos, veja cursos bons e pratique, se a sua especialidade for modelar se alie a um cara que seja bom programador e vice-versa.

O único jogo Brasileiro que joguei foi Outlive, e muito bom por sinal.
Naquela época a indústria era menos exigente, hoje tá complicado, mas precisamos de pioneiros.

Vlw garoto.
 
Eu faço ciencia da computação.

Estão com um projeto da empresa junior daqui de fazer jogos de celular para a OI. É um bom começo, segundo o John Carmack.
Oh só por curiosidade, c ta gostando do curso? é bacana?
Hahahahaha o que o John Carmack falar, pode ter certeza que o menininho conhece ! :D:D
 
Você poderia me falar um pouco sobre tecnologia da informação?

Eu faço essa facul e um conselho, se quiser mesmo programar e seguir esta carreira profissionalmente esquece, vai para ciencias da computação, e outra, com força de vontade, tempo e uma internet rapida não precisa esperar a faculdade para aprender a programar alguma coisa, o que não falta é material na internet relacionado a programação.

Tb faria este curso se tivesse em Porto Alegre no periodo da noite, mas ai é demais neh o curso nem chegou aqui ja estou escolhendo o turno hehe

Estou fazendo um joguinho (nada serio só por hobby mesmo) no 3D Game Studio, mas chega um ponto que vc ve o quanto faz falta um curso deste nivel. Imagino começar um jogo do zero. Como ja tenho 26 anos é impossivel fazer uma ciencias da computação, este curso cairia bem poraqui.

[ ]'s
 
Faço engenharia de computação, o curso se mostra MUITO abrangente em todos os sentidos, temos que aprender coisas bem genéricas, mas tbm aprendemos os fundamentos da programação, pois como um amigo já disse, para aprender a programar linguagens a internet ensina rapidinho.
Aqui na Escola Politécnica (USP) temos laboratórios de desenvolvimentos de jogos, e no momento estou trabalhando em outro laboratório que é um Nucleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento (NATE- LSI)....
Portanto não ache que é ilusão, os grupos de pesquisa existem, e o mercado está para começar...
Aqui no Nate fora criado a uns 2 anos um simulador de corrida... mas até onde eu vejo a galera num sabe fazer mta propaganda... pq só vi rodando aki dentro da facul.. e era realmente mto bom!!! (com force feedback, opengl, e td mais)...
Se vc tivesse a oportunidade (como eu) de ver os trabalhos de conclusão de curso da galera, veria que 60% deles são relacionados a jogos, como fábrica de softwares para MMORPG, ou até mesmo jogos de realidade expandida (googla isso ;) )
Não se engane.. na indústria de games se preciso MTOOO mais do que programadores...
Psicólogos, Designs (um curso novo aki na FAU é realmente mto bom), Artista, musicos
varios tipos de profissões se mesclam no projeto de um game...
e claro, com a formação de engenheiro vc geralmente é posto para coordenar toda essa bagunça :D
Sugestão! Visite as faculdades, assista aulas, procure saber as matérias que eles tem.. (existe matérias de IA aki na POLI)... e ai vc vai saber o q eralmente é estudadO!
 
o mercado nunca vai crescer se vcs não forem empreendedores...

não adianta querer ser funcionario agora, tem que botar a cara tapa com sua idéia e montar sua própria empresa se quiser realmente trabalhar com isso..

Isso ai mesmo meu camarada.
Outro dia li uma analise, não sei aonde onde, que é exatamente isso.
Enquanto na maioria dos países, as pessoas saem das faculdade buscando abrir seu negócio, aqui no Brasil o sonho é ser funcionário.Tá, mtos irão falar : "São realidades diferentes" e eu digo que é comodismo !!! Ser empreendedor esta no sangue, e tem q ralar mto mais do que se fosse um funcionário.
Eu estou terminando minha facul de análise de sistemas, e a 2 anos trabalho por conta própria e estarei em breve abrindo minha empresa.Tem que ralar !
Desenvolva um bom produto que isso sim será seu currículo e porta de entrada para este mundo de Game Developer.
 
Isso ai mesmo meu camarada.
Outro dia li uma analise, não sei aonde onde, que é exatamente isso.
Enquanto na maioria dos países, as pessoas saem das faculdade buscando abrir seu negócio, aqui no Brasil o sonho é ser funcionário.Tá, mtos irão falar : "São realidades diferentes" e eu digo que é comodismo !!! Ser empreendedor esta no sangue, e tem q ralar mto mais do que se fosse um funcionário.
Eu estou terminando minha facul de análise de sistemas, e a 2 anos trabalho por conta própria e estarei em breve abrindo minha empresa.Tem que ralar !
Desenvolva um bom produto que isso sim será seu currículo e porta de entrada para este mundo de Game Developer.

Opa tem vaguinha aberta lá? :D
(ehehhehe mal não aguentei :p)
 
Eu sei um pouco de programação em pascal agora, vocês recomendam que eu me aprofunde em que linguagem?

Fiquei em dúvida entre Engenharia e Ciências da computação, pelo que entendi a engenharia é mais abrangente e a ciências se foca mais na parte de programação, é mais ou menos assim?

Sobre ser empreendedor na área de desenvolvimentos de jogos acho que é necessário, primeiramente uma certa experiência na indústria, algo que você só aprende sendo funcionário dos "melhores".

Valeu galera, esse tópico tá me ajudando bastante e se alguém puder responder as outras duas perguntas que eu deixei no outro post ficaria muito grato!
 
legal é... vontade tem... só falta ir atraz e ter muita aplicacao e tbm muita criatividade, mas num é mercado facil nao...
 
Pessoal,

Acho muito interessante ver essas 02 palestras dadas por profissionais atuantes no Mercado de Games. Abaixo onde vocês podem baixar as palestras em Power Point, então baixem e fiquem por dentro do que rola:

Link onde vocês acham:

http://www.ctai.senai.br/quintanoSenai.jsp

E o local onde vocês tem que dar download...

Untitled-234.jpg



Abs,

Janon
www.data3d.com.br
 
Eu faço essa facul e um conselho, se quiser mesmo programar e seguir esta carreira profissionalmente esquece, vai para ciencias da computação

Não sei de onde vc tirou a idéia de que faculadade ensina a programar. Eles dão os conceitos básicos. Aprender depende de você, e eu te garanto que o curso que eu faço não deixa NADA a desejar em relação à Ciências da Computação no que diz respeito à programação. Talvez na UNIP e faculdades do mesmo nível o curso de TI seja ruim, mas se você ñ tem capacidade pra passar numa Estadual/Federal nem se incomode em tentar entrar nesse mercado, porque vc ñ tem a skill pra isso. Se você procurar Rogerio Santos de Morais nas listas de aprovados no vestibular da Unesp, UFSCar e Unicamp vc vai encontrar. Fiz TI por escolha, ñ por incompetencia.
 
Eu sei um pouco de programação em pascal agora, vocês recomendam que eu me aprofunde em que linguagem?

Fiquei em dúvida entre Engenharia e Ciências da computação, pelo que entendi a engenharia é mais abrangente e a ciências se foca mais na parte de programação, é mais ou menos assim?

Sobre ser empreendedor na área de desenvolvimentos de jogos acho que é necessário, primeiramente uma certa experiência na indústria, algo que você só aprende sendo funcionário dos "melhores".

Valeu galera, esse tópico tá me ajudando bastante e se alguém puder responder as outras duas perguntas que eu deixei no outro post ficaria muito grato!

Linguagens: C++ é básico, é o q vc mais vai encontrar, Java pra celulares e C# se vc quiser entrar no mundo do xna (Live Arcade).
Concordo com sua opinião sobre ser empreendedor, se vc for tentar entrar de cabeça num negócio sem ter o respectivo know-how, só dá *****.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo