• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Travar clock e voltagem ou deixar no PBO ?

User3741

New Member
Registrado
Bom, está é uma dúvida sincera que foi criada por preocupações com a saúde de meu processador.
Utilizando PBO ao jogar Red Dead 2 por um tempo e ir no Hwinfo64 me deparo com a voltagem em 1.4 V média e no atual e me perguntei se seria saudável ter está voltagem por 30m a 1 horas direto.
Também já tentei travar o clock e diminuir a voltagem porém fazendo isso eu perdi performance além de que não me parece muito bom caso eu queira economizar energia por exemplo.
Já tentei colocar um offset de voltagem no PBO e consegui, diminuindo os 1.4 para cerca de 1.3V no Red Dead a um custo de perda pequena de performance.
Visando programas profissionais e jogos gostaria de saber o que vocês me indicam a usar e saber como vocês usam no PC de vocês.
OBS: Minha placa mãe não permite o CO.(Curve Optimizer)
 
Atualmente estou usando o PC com o PBO (Motherboard limit, Precision boost scalar 10x), offset vcore -132v e está muito bom. Não coloquei clock boost porque as temperaturas não permitem que o mesmo suba. O scalar ajudou a segurar os spikes e stutterings que davam por alto uso do meu Ryzen ganhei muita estabilidade e graças ao offset a tensão não vai tão longe (vcore 1.28 ~ 1.356), comparado aos 1.4 ~ 1.5 do stock já é um ganho absurdo e a performance até aumentou um pouco.
Muita gente fala sobre este Scalar como uma coisa ruim, e realmente pode ser caso não seja aplicado um offset ou CO (Curve optimizer), os Core VIDs realmente ficam em 1.4V em carga com ele ativado, mais esta spec diz sobre as requisições de voltagem e não a voltagem em si que é o vcore, ou seja aparentemente pode-se ignorar esta spec, porém ainda não tenho total certeza desta informação vou pesquisar mais um pouco sobre este assunto.
 

Vc esqueceu de compartilhar a configuração do seu PC mas sugiro a leitura do tópico acima desde o primeiro post, pode te ajudar a entender melhor o conceito da coisa e onde mexer.
 

Vc esqueceu de compartilhar a configuração do seu PC mas sugiro a leitura do tópico acima desde o primeiro post, pode te ajudar a entender melhor o conceito da coisa e onde mexer.
Valeu pela fonte, minha configuração:
Processador: Ryzen 5 3600
Air cooler: Deepcool baratinho
Placa mãe: B350 ABDS3HV2
Memórias: 2x8 3200 Corsair Vergeance
GPU: 1660 Super OC
Ventoinhas: 2x Deepcool.
No post em questão o autor concorda comigo quando diz que o Scalar pode melhorar a estabilidade mais não deixa claro se isso é prejudicial de alguma forma.
Está minha placa mãe é meio problemática, ela joga mais voltagem que o de fábrica (Aprox +30/40 V a mais), reparei isso tem pouco tempo mais tenho o PC desde 2019, imagina o tempo em que as peças ficaram trabalhando acima do ideal.
 
no Hwinfo64 me deparo com a voltagem em 1.4 V média

Completamente normal pra Ryzen, não se preocupe. É inerente ao design e só da pra capturar real-time com osciloscópio industrial medindo via SMD no substrato atrás da CPU. Eu meço com um multímetro Fluke 117 pela mobo apenas pela resolução e frequência ordens de magnitude superiores à telemetria via software. O hwinfo64 é até um pelo mais preciso. Outra característica da uarch Zen é telemetria nominal e efetiva. Fora isso tem o efeito stretching.

Se você tivesse setado Vset em 1.4V nem ia dar POST ou daria slow POST. Sua mobo é bastante limitada, infelizmente. Creio que esteja ocorrendo stretching com regressão de desempenho. Os valores nominais mostram o que você espera, mas os efetivos estão regredindo mais e mais. Clock, voltagem e corrente. O pcb e, principalmente, controlador e frequência do VRM da sua mobo não dão conta. Nem é questão de fornecimento de corrente.

Há diversos benchmarks que conseguem medir precisamente a regressão. Google, roda e mede. Boa diversão.

Minha placa mãe não permite o CO.(Curve Optimizer)

Pra isso existe o PBO2 Tuner.
 
Completamente normal pra Ryzen, não se preocupe. É inerente ao design e só da pra capturar real-time com osciloscópio industrial medindo via SMD no substrato atrás da CPU. Eu meço com um multímetro Fluke 117 pela mobo apenas pela resolução e frequência ordens de magnitude superiores à telemetria via software. O hwinfo64 é até um pelo mais preciso. Outra característica da uarch Zen é telemetria nominal e efetiva. Fora isso tem o efeito stretching.

Se você tivesse setado Vset em 1.4V nem ia dar POST ou daria slow POST. Sua mobo é bastante limitada, infelizmente. Creio que esteja ocorrendo stretching com regressão de desempenho. Os valores nominais mostram o que você espera, mas os efetivos estão regredindo mais e mais. Clock, voltagem e corrente. O pcb e, principalmente, controlador e frequência do VRM da sua mobo não dão conta. Nem é questão de fornecimento de corrente.

Há diversos benchmarks que conseguem medir precisamente a regressão. Google, roda e mede. Boa diversão.



Pra isso existe o PBO2 Tuner.
Opa valeu pela informação do streching e indicação do programa não o conhecia. Os 1.4V V no caso mostravam na guia atual e média do hw info no Vcore ao jogar um jogo pesado como Red Dead 2 por um tempo, ainda sim acha normal?.
Foram relatos e indicações de fórums e vídeos de YT que fizeram eu me preocupar com isso. Confesso que seria bem mais prático deixar na voltagem automática e usar o computador da forma de fábrica.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Completamente normal pra Ryzen, não se preocupe. É inerente ao design e só da pra capturar real-time com osciloscópio industrial medindo via SMD no substrato atrás da CPU. Eu meço com um multímetro Fluke 117 pela mobo apenas pela resolução e frequência ordens de magnitude superiores à telemetria via software. O hwinfo64 é até um pelo mais preciso. Outra característica da uarch Zen é telemetria nominal e efetiva. Fora isso tem o efeito stretching.

Se você tivesse setado Vset em 1.4V nem ia dar POST ou daria slow POST. Sua mobo é bastante limitada, infelizmente. Creio que esteja ocorrendo stretching com regressão de desempenho. Os valores nominais mostram o que você espera, mas os efetivos estão regredindo mais e mais. Clock, voltagem e corrente. O pcb e, principalmente, controlador e frequência do VRM da sua mobo não dão conta. Nem é questão de fornecimento de corrente.

Há diversos benchmarks que conseguem medir precisamente a regressão. Google, roda e mede. Boa diversão.



Pra isso existe o PBO2 Tuner.
Baixei o programa, infelizmente é incompatível com meu CPU.
 
Última edição:
Valeu pela fonte, minha configuração:
Processador: Ryzen 5 3600
Air cooler: Deepcool baratinho
Placa mãe: B350 ABDS3HV2
Memórias: 2x8 3200 Corsair Vergeance
GPU: 1660 Super OC
Ventoinhas: 2x Deepcool.
No post em questão o autor concorda comigo quando diz que o Scalar pode melhorar a estabilidade mais não deixa claro se isso é prejudicial de alguma forma.
Está minha placa mãe é meio problemática, ela joga mais voltagem que o de fábrica (Aprox +30/40 V a mais), reparei isso tem pouco tempo mais tenho o PC desde 2019, imagina o tempo em que as peças ficaram trabalhando acima do ideal.
Olha amigo hoje em dia estou mais preocupado em abaixar um pouco meu clock e temperatura essa serie 7000 está muito esquentadinha...

OC Fixo não vi muita vantagem nos Ryzen 3000 e nos Ryzen 5000, é normal ter esses picos de voltagem em baixa carga, e de acordo com a AMD é seguro...
No entanto baseado na experiencia que tive com o meu 3900x, recomendo que você deixe no PBO mesmo, porque o próprio algoritmo vai encontrar o melhor boost para a menor temperatura, fazer OC fixo não trás muitas vantagens, melhor deixar o PBO trabalhar mesmo, no caso do meu R9 3900x ficava em torno de 4.350Ghz - 4.450Ghz em games eu usava a seguinte config no PBO: 190, 130, 192, ESCALAR 2x e Limite Térmico em 75º foi a melhor configuração que eu encontrei, felizmente meu WC na época era bom e raramente chegava aos 70º mesmo em full load.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo