• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Travar Vcore Ryzen 7 3700x + Aorus Gaming 7

DaemonTools

Banido
Banido
Galera tudo na paz?

Estou mexendo com meu Ryzen aqui e o Vcore fica alterando os valores, segue print abaixo:


Alguém sabe como consigo travar o Valor do Vcore?

Valeu.
 
Galera tudo na paz?

Estou mexendo com meu Ryzen aqui e o Vcore fica alterando os valores, segue print abaixo:


Alguém sabe como consigo travar o Valor do Vcore?

Valeu.


Posta print da bios na parte de tensão de cpu / memória / load line calibration.

Tecnicamente você tem que colocar o VCORE em modo FIXED e setar o valor como exemplo.

Para 4.2, você seta 1.3v. Faz os testes e se ficar estável, desce mais.

Load line calibration é o quanto vai compensar de tensão em full load, em 100% de carga se vai oscilar para baixo ou para cima.
Aqui na steel legend vai de level 1 ao 5.

No level 1 ele oscila 0.02mv para cima... de 1.20 para 1.22.. no level 3 ao 5 oscila para baixo.
O ideal é para manter o vcore que você seta ou oscilar o mínimo para cima para você não tomar tela azul
 
Posta print da bios na parte de tensão de cpu / memória / load line calibration.

Tecnicamente você tem que colocar o VCORE em modo FIXED e setar o valor como exemplo.

Para 4.2, você seta 1.3v. Faz os testes e se ficar estável, desce mais.

Load line calibration é o quanto vai compensar de tensão em full load, em 100% de carga se vai oscilar para baixo ou para cima.
Aqui na steel legend vai de level 1 ao 5.

No level 1 ele oscila 0.02mv para cima... de 1.20 para 1.22.. no level 3 ao 5 oscila para baixo.
O ideal é para manter o vcore que você seta ou oscilar o mínimo para cima para você não tomar tela azul

@yurizinho182

Valeu pelas respostas e desculpe a demora em responder, segue os prints solicitados.

 
Você setou 1.32v, qual as opções do load line calibration além de auto?

Então notei que tem uma outra parte na Bios chamada de AMD Overcloking lá só tem o valor do Clock e o Vcore desejado foi por lá que fiz o primeiro Over deixei 4200 e 1.325 de Vcore, ali no LoadLine tem várias opções, Auto, High, Extreme, etc.
 
Deixa em extreme e vai no windows testar no cinebench r20.

O valor tem que ficar próximo a 1.32 ou até 1.34.

Se passar no teste, já está certo e ai ta na hora de refinar o over, vai descendo a tensão até encontrar instabilidade no cinebench ou não bootar.
Ai só testando mesmo.

Esquece essa parte de AMD OVERCLOCKING na parte do chipset.

Só muda multiplicador / tensão / llc que é o necessário para um undervolt/overclock simples.
 
Deixa em extreme e vai no windows testar no cinebench r20.

O valor tem que ficar próximo a 1.32 ou até 1.34.

Se passar no teste, já está certo e ai ta na hora de refinar o over, vai descendo a tensão até encontrar instabilidade no cinebench ou não bootar.
Ai só testando mesmo.

Esquece essa parte de AMD OVERCLOCKING na parte do chipset.

Só muda multiplicador / tensão / llc que é o necessário para um undervolt/overclock simples.

Perfeito, vou fazer esse teste já, vou lá no AMD Overcloking e vou tirar os valores que inseri e fazer tudo por essa tela dos prints que enviei e ver se ele trava o Vcore, do jeito que está hoje ele sobe e desce não muito distante do que setei mas não seria o ideal, ele teria que ficar estático.
 
Perfeito, vou fazer esse teste já, vou lá no AMD Overcloking e vou tirar os valores que inseri e fazer tudo por essa tela dos prints que enviei e ver se ele trava o Vcore, do jeito que está hoje ele sobe e desce não muito distante do que setei mas não seria o ideal, ele teria que ficar estático.

Estático não fica, ele sempre oscila 0.01~.03 para baixo ou para cima
 
@yurizinho182 fiz exatamente como você falou, porém a máquina nem iniciou tive que dar um Clear CMOS para voltar a dar o boot, segue abaixo um print que estou em dúvida como devo deixar essa parte.



Valeu.

Ai não precisa mexer em nada, o negócio é o LLC e o VCORE.
Tem que ver para quanto oscila essa tensão no windows em load.
Oscila para baixo ou para cima?
 
Ai não precisa mexer em nada, o negócio é o LLC e o VCORE.
Tem que ver para quanto oscila essa tensão no windows em load.
Oscila para baixo ou para cima?

Então, eu setei o Vcore manualmente naquele print que te mandei anteriormente, coloquei os exatos 1.325, coloquei all cores a @4.2Ghz, loadline em Extreme e a máquina nem deu o boot, tive que dar um Clear CMOS.

Na aba Peripherals da Bios ele tem lá AMD Overclocking, onde só tem duas opções de Clock e Vcore, se eu colocar por lá 4200Mhz e 1.325V ele assume normalmente, rodei um Cinebench R20 e os resultados são esses abaixo.


 
Então, eu setei o Vcore manualmente naquele print que te mandei anteriormente, coloquei os exatos 1.325, coloquei all cores a @4.2Ghz, loadline em Extreme e a máquina nem deu o boot, tive que dar um Clear CMOS.

Na aba Peripherals da Bios ele tem lá AMD Overclocking, onde só tem duas opções de Clock e Vcore, se eu colocar por lá 4200Mhz e 1.325V ele assume normalmente, rodei um Cinebench R20 e os resultados são esses abaixo.


Nesse resultado o vcore ta em auto?
Tenta bootar em HIGH ao invés de extreme!
 
Nesse resultado o vcore ta em auto?
Tenta bootar em HIGH ao invés de extreme!

Não, eu deixei ele em 1.325V, mas na aba AMD Overcloking, vou tentar novamente da forma que você me orientou setando o Vcore naquela outra tela das voltagens do CPU. E vou deixar em High o LLC.

Também tem um detalhe no print que te enviei anteriormente eu desativei o Core Performance Boost, o AMD Cool&Quiet e o Global C State porque notei que o Clock ficava variando.

Vou voltar aos testes e dou um retorno, mas você achou que o Vcore tá muito alto? É perigoso usar dessa forma?

Abraços.
 
Não, eu deixei ele em 1.325V, mas na aba AMD Overcloking, vou tentar novamente da forma que você me orientou setando o Vcore naquela outra tela das voltagens do CPU. E vou deixar em High o LLC.

Também tem um detalhe no print que te enviei anteriormente eu desativei o Core Performance Boost, o AMD Cool&Quiet e o Global C State porque notei que o Clock ficava variando.

Vou voltar aos testes e dou um retorno, mas você achou que o Vcore tá muito alto? É perigoso usar dessa forma?

Abraços.

Dizem que até 1.4 ta safe porém eu não usaria, faria o máximo para usar abaixo de 1.3.
Tem que ver o quanto de vcore fica na hora que está realizando o cinebench.

se efetivamente está usando 1.32 ou 1.26 como vi o mínimo ali, porque de repente você está desperdiçando tensão/temperatura.
Por isso tem que acertar o vcore+llc, ele tem que variar o mínimo possível para você achar um ponto safe de tensão para usar!

E é isso, tentativa e erro. Tenta ver algum tuto no youtube para ver isso ai, pode ser que a bios seja bugada e aconteça isso!
 
Dizem que até 1.4 ta safe porém eu não usaria, faria o máximo para usar abaixo de 1.3.
Tem que ver o quanto de vcore fica na hora que está realizando o cinebench.

se efetivamente está usando 1.32 ou 1.26 como vi o mínimo ali, porque de repente você está desperdiçando tensão/temperatura.
Por isso tem que acertar o vcore+llc, ele tem que variar o mínimo possível para você achar um ponto safe de tensão para usar!

E é isso, tentativa e erro. Tenta ver algum tuto no youtube para ver isso ai, pode ser que a bios seja bugada e aconteça isso!

Beleza, agradeço demais pela ajuda, vou tentar realizar esse ajuste fino e volto com os resultados.

Abraços.
 
Show, posta sim!
Aqui no meu não estabiliza com menos de 1.22v, então uso meu LLC em level 1 para colocar 1.22v na bios e quando tiver full load bate 1.235v

Baixei um pouco o Vcore mantendo os 4.2, rodei o Cinebench não deu BSOD, tem algum outro teste de Stress que posso rodar no CPU? Segue prints.


 
Baixei um pouco o Vcore mantendo os 4.2, rodei o Cinebench não deu BSOD, tem algum outro teste de Stress que posso rodar no CPU? Segue prints.



A cada vez que você baixa o vcore, baixa o mínimo.
Você tem que prestar atenção ali enquanto roda o teste MIN/CURRENT que é o valor do vcore real em full load. Ai nas imagens não tem como ver nada.

Primeiro mexe no LLC para aumentar essa tensão mínima o mais próximo setado na uefi
 
@yurizinho182

Deixei o LLC em Turbo ao invés de Extreme, e rodei o Cinebench e o teste de Stress do AIDA, nào deu BSOD e os valores são esses que estão no HWINFO.


 
Parece que o LLC ta bugado na sua bios, todos os valores que você muda não adianta nada.
Tenta dar uma pesquisada sobre isso porque é meio que desperdício de energia

Exatamente o que percebi meu amigo, vou dar uma pesquisada pra ver se encontro algo a respeito.

Valeu mais uma vez.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo