Coréia do Sul, França, Alemanha, Itália e Japão participarão da concorrência internacional para a escolha do trem-bala brasileiro
BRASÍLIA - Estudo feito pela consultoria inglesa Halcrow a pedido do governo estima um custo total de R$ 34,626 bilhões para a construção do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, 57% acima dos R$ 22 bilhões (US$ 11 bilhões) previstos inicialmente, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O edital de licitação para a construção do trem-bala brasileiro deve ser publicado até meados de setembro, segundo o Ministério dos Transportes.
- A obra civil deve mesmo ficar em cerca de US$ 12 bilhões, perto da estimativa preliminar do PAC. Mas hoje estamos apresentando um orçamento com base em um projeto que leva em conta questões socioambientais - explicou o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
Incluindo embarque, desembarque e check-in, o tempo de viagem entre Rio e a capital paulista será de 93 minutos. Ainda partindo do Rio, são 34 minutos até Volta Redonda/Barra Mansa, 77 até São José dos Campos e 128 até Campinas. Em alguns trechos, haverá duas tarifas: econômica e executiva. Uma passagem Rio-São Paulo capital no horário de pico sairá por R$ 200 na econômica e R$ 325 na executiva. Fora do horário de pico, os preços caem para R$ 150 e R$ 250, respectivamente. Um bilhete para Volta Redonda custará R$ 40,20 (só há classe econômica).
O governo receberá propostas até o fim do ano, mas a escolha do consórcio vencedor só será feita em julho de 2010. Dessa forma, as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo e a Campinas só começarão de fato no segundo semestre do ano que vem, apesar de o governo garantir que tudo estará pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014.
- Se nós temos em mira a Copa, qualquer planejamento de execução levará em conta a necessidade de muitas frentes de trabalho - disse o secretário executivo do ministério, Paulo Sérgio Oliveira Passos, que garantiu que essa será uma das exigências do edital.
500 Series Shinkansen in Japan
TGV - Trem-bala francês
World speed record holding (574.8 km/h)
South Korea's independently developed HSR-350x (also known as Korean G7), reaches a maximum speed of 352.4 km/h
Mapa com a gigantesca rede de trens de alta velocidade da Europa
BRASÍLIA - Estudo feito pela consultoria inglesa Halcrow a pedido do governo estima um custo total de R$ 34,626 bilhões para a construção do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, 57% acima dos R$ 22 bilhões (US$ 11 bilhões) previstos inicialmente, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O edital de licitação para a construção do trem-bala brasileiro deve ser publicado até meados de setembro, segundo o Ministério dos Transportes.
- A obra civil deve mesmo ficar em cerca de US$ 12 bilhões, perto da estimativa preliminar do PAC. Mas hoje estamos apresentando um orçamento com base em um projeto que leva em conta questões socioambientais - explicou o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
Incluindo embarque, desembarque e check-in, o tempo de viagem entre Rio e a capital paulista será de 93 minutos. Ainda partindo do Rio, são 34 minutos até Volta Redonda/Barra Mansa, 77 até São José dos Campos e 128 até Campinas. Em alguns trechos, haverá duas tarifas: econômica e executiva. Uma passagem Rio-São Paulo capital no horário de pico sairá por R$ 200 na econômica e R$ 325 na executiva. Fora do horário de pico, os preços caem para R$ 150 e R$ 250, respectivamente. Um bilhete para Volta Redonda custará R$ 40,20 (só há classe econômica).
O governo receberá propostas até o fim do ano, mas a escolha do consórcio vencedor só será feita em julho de 2010. Dessa forma, as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo e a Campinas só começarão de fato no segundo semestre do ano que vem, apesar de o governo garantir que tudo estará pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014.
- Se nós temos em mira a Copa, qualquer planejamento de execução levará em conta a necessidade de muitas frentes de trabalho - disse o secretário executivo do ministério, Paulo Sérgio Oliveira Passos, que garantiu que essa será uma das exigências do edital.
500 Series Shinkansen in Japan
TGV - Trem-bala francês
World speed record holding (574.8 km/h)
South Korea's independently developed HSR-350x (also known as Korean G7), reaches a maximum speed of 352.4 km/h
Mapa com a gigantesca rede de trens de alta velocidade da Europa