• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Trocar pasta térmica pré-aplicada Wraith Prism?

diegoizel

know-it-all Member
Registrado
Boa tarde pessoal!

Comprei recentemente um Ryzen 7 3700X e ele está a caminho. Não pretendo trocar o cooler stock nesse momento.

Minha duvida é: a placa pré aplicada é boa? Preciso trocar por uma pasta de melhor qualidade? Terei um bom ganho?
 
Eu nao troquei do meu R7 2700, acredito que só compense trocar se vc ja tiver uma pasta de ótima qualidade , tipo artic silver da vida!!!
 
Considere que o processador pode ter ficado um longo tempo num estoque ou prateleira, as vezes num lugar muito quente ou húmido, então nesse caso seria uma boa ideia trocar a pasta além disso, a pasta que virá junto é uma pasta suficiente e uma artic silver, mx-4 ou NT-H1 com certeza serão mais eficientes no mínimo alguns graus mais eficientes.
Eu também usei de começo o cooler box e pra aumentar a eficiência fiz lapping na base do dissipador e usei a Artic Silver 5 que já tinha, a temperatura baixou 8 graus por um custo literalmente 0.
 
So dou uma dica na hora que vc for trocar de cooler...
muito cuidado para remover o cooler, pois essa pasta térmica cola o cooler no processador.
Cheguei a entortar alguns pininhos aqui do meu R3700X... mas com muita paciencia, resolvi..

Se pudesse voltar no tempo, ou ja trocaria o cooler (que é o que muita gente faz), ou entao colocaria uma pasta térmica que nao tivesse esse problema.
 
Sinceramente eu fiz isso e não da quase nada de resultado
Não vai conseguir muita coisa de melhora, isso que eu usei uma cooler master Mastermaker nano e se baixou 5 graus foi muito

O cooler box é bom, porém se colocado em uma rotação mais alta é barulhento...

Então minha dica seria não trocar a pasta, se vai usar o box só acompanhe as temperaturas

O amigo acima que entortou os pinos da CPU eu não sei como fez, mas já usei o box com a pasta original e troquei pra cooler master, depois troquei o cooler pra um coolermaster 620p que mudei 2 vezes a pasta da cooler master nano pro para a maker . Depois troquei o cooler ar para o water e oilha que fucei e nunca entortei!

Provavelmente O Halliuser2000 ta torcendo o cooler pra descolar a pasta termica e botando força nisso

É jeito e não força!
 
Na vdd, nunca tinha passado pela minha cabeça que o pasta funcionaria como uma cola... eu achava que o cooler estava esbarrando em algo para sair...
Nao sabia que o processador ja tinha saído do soquete e estava grudado no cooler.
Enfim... a M poderia ter sido pior...
Ate depois de tirar o cooler com o processador agarrado, foi difícil desgrudar os dois..

Recomendo a troca da pasta logo de cara.
 
Esse é um problema antigo dos soquetes de pino, a pasta seca e "cola" o processador no dissipador de tal forma que se voce remove o cooler literalmente arranca o processador do soquete e isso parece acontecer com mais frequência quando usamos boas pastas térmicas. A dica é rodar um benchmark ou jogo por uns 5 minutos antes de desmontar e com o PC desligado mas ainda quente remover o cooler com cuidado que a pasta vai "estar amolecida" e dar menos trabalho.
5 graus é sim bastante coisa pra ganhar só trocando a pasta térmica, junte isso com o lapping que geralmente tira mais uns 2 a 3 graus e resulta numa boa melhora com custo baixo. Pode ser a diferença entre rodar a 80 graus ou a 70 - 72 sem comprar um cooler novo.
 
Considere que o processador pode ter ficado um longo tempo num estoque ou prateleira, as vezes num lugar muito quente ou húmido, então nesse caso seria uma boa ideia trocar a pasta além disso, a pasta que virá junto é uma pasta suficiente e uma artic silver, mx-4 ou NT-H1 com certeza serão mais eficientes no mínimo alguns graus mais eficientes.
Eu também usei de começo o cooler box e pra aumentar a eficiência fiz lapping na base do dissipador e usei a Artic Silver 5 que já tinha, a temperatura baixou 8 graus por um custo literalmente 0.
Você fez lapping na base do wraith prism? Pergunto pq tenho um 5800x e estou usando o wraith prism por enquanto, mas ele se aperta pra dar conta do 5800x quando exige demais, e sempre reparei nas fissuras que tem entre os pipes na base desse cooler, mas sempre tive receio de fazer o lapping e ele não encostar direito no processador mais. Da pra fazer de boa na base desse cooler então?

Outra coisa, vi na sua assinatura que hoje vc usa um Corsair H80i v2. Ele segura uma temperatura legal no 5800x?

Valeu!!
 
Eu fiz lappinng em todos os meus coolers menos no Scythe Mugen 5 que veio um espelho absurdo. É um procedimento rápido, simples e fácil de se executar mas que leva um tempo e precisa de atenção mas dá grande retorno pelo esforço aplicado. Já tive coolers que apresentaram melhora em torno de 5 graus e no cooler original do Ryzen 2700 ganhei 3 graus de performance depois do lapping.

O 5800X é um processador quente, mais para fervendo para falar a verdade. Durante seu uso comum com todos os settings em AUTO ele costuma operar em torno dos 60 graus e qualquer esforço extra ele pula imediatamente para os 80 ~ 90 graus e não isso não é um defeito é por causa da arquitetura da AMD. O 5800X tem apenas um CCX que não fica centralizado em relação ao dissipador e por isso a eficiência na transmissão de calor dele é inferior ao 5900X que tendo 2 CCX consegue espalhar melhor seu calor pelo corpo do dissipador.

Como uso um sistema ITX eu testei vários cooler no meu 5800X em especial o Mugen 5 Rev. B quase deu conta dele mas deixava o processador nos 90 graus, O Noctua NH-D15 deixa o processador nos 85 graus e isso não me agradou então parti para os watercoolers. O CM 120 e o M22 foram fracassos retumbantes em iddle eles beiravam os 70 graus e meu case não suporta os WC de 240mm então resolvi arriscar com o H80i v2 porque, sendo honesto, sempre quis ter um H90 ou H80 depois que montei alguns em um trabalho alguns anos atrás e vi que eles tem uma performance bem alta para o espaço que ocupam. Note que existem dois modelos deste WC o H80i e o H80i v2 sendo que o v2 usa uma bomba Asetek com projeto mais novo e silencioso além disso geralmente o vendem com a marcação 2018, não recomendo o v1.

O H80i v2 deu conta do recado tranquilamente do processador, em uso normal costuma estar nos 50 graus e em uso pesado ele vai até uns 75 (sem ar condicionado), não estou limitando a voltagem, TDP ou outros parâmetros e estou com o Turbo boost ativo com incremento de 200Mhz, o clock frequentemente ultrapassa 5050 Mhz em todos os threads.

Quanto ao cooler em si ele tem um radiador bem mais "grosso" e denso que o de costume e deve ser usado com 2 fans em push and pull obrigatoriamente ou sua performance cai consideravelmente. Seus tubos são lisos e semi rigidos sleevados em preto e até aceitam uma certa torção inclusive nos encaixes mas não pense que eles irão se dobrar, lembre-se de considerar que a saída da mangueira do block é para cima do corpo dele e que isso vai ocupar o espaço de um air cooler pequeno antes dos tubos começarem a curvar.

Seu único RGB é o nome Corsair em cima do block e sim essa cor pode ser alterada/desligada no iCUE junto com a velocidade da bomba (2 velocidade alta e baixa). No block temos um conector USB 2.0 que deve ser encaixado no header da placa mãe (sem pass through), um mini usb a ser encaixado e 2 conectores para fans (relativamente extensos) que não são removíveis.

As fans originais são bem barulhentas mas a performance delas é bem alta, ainda assim recomendo trocar essas fans o quanto antes mas não gaste muito nisso afinal mesmo com Noctuas 12x25 você ainda vai conseguir ouvir um leve sussurro de ar condicionado por causa da densidade do radiador. Atualmente estou usando duas XPG Vento Pro 120mm que me deram resultados melhores que as minhas Scythe 120mm e as Corsair originais.

Observe que não existe porta de serviço neste WC, ou seja, para adicionar/trocar liquido ou você troca as mangueiras por mangueiras com engate de serviço ou faz como na fábrica removendo o coldplate do block para atuar e depois o sela novamente.

Foi um pouco longo mas espero que isso tenha tirado suas dúvidas.
 
Eu fiz lappinng em todos os meus coolers menos no Scythe Mugen 5 que veio um espelho absurdo. É um procedimento rápido, simples e fácil de se executar mas que leva um tempo e precisa de atenção mas dá grande retorno pelo esforço aplicado. Já tive coolers que apresentaram melhora em torno de 5 graus e no cooler original do Ryzen 2700 ganhei 3 graus de performance depois do lapping.

O 5800X é um processador quente, mais para fervendo para falar a verdade. Durante seu uso comum com todos os settings em AUTO ele costuma operar em torno dos 60 graus e qualquer esforço extra ele pula imediatamente para os 80 ~ 90 graus e não isso não é um defeito é por causa da arquitetura da AMD. O 5800X tem apenas um CCX que não fica centralizado em relação ao dissipador e por isso a eficiência na transmissão de calor dele é inferior ao 5900X que tendo 2 CCX consegue espalhar melhor seu calor pelo corpo do dissipador.

Como uso um sistema ITX eu testei vários cooler no meu 5800X em especial o Mugen 5 Rev. B quase deu conta dele mas deixava o processador nos 90 graus, O Noctua NH-D15 deixa o processador nos 85 graus e isso não me agradou então parti para os watercoolers. O CM 120 e o M22 foram fracassos retumbantes em iddle eles beiravam os 70 graus e meu case não suporta os WC de 240mm então resolvi arriscar com o H80i v2 porque, sendo honesto, sempre quis ter um H90 ou H80 depois que montei alguns em um trabalho alguns anos atrás e vi que eles tem uma performance bem alta para o espaço que ocupam. Note que existem dois modelos deste WC o H80i e o H80i v2 sendo que o v2 usa uma bomba Asetek com projeto mais novo e silencioso além disso geralmente o vendem com a marcação 2018, não recomendo o v1.

O H80i v2 deu conta do recado tranquilamente do processador, em uso normal costuma estar nos 50 graus e em uso pesado ele vai até uns 75 (sem ar condicionado), não estou limitando a voltagem, TDP ou outros parâmetros e estou com o Turbo boost ativo com incremento de 200Mhz, o clock frequentemente ultrapassa 5050 Mhz em todos os threads.

Quanto ao cooler em si ele tem um radiador bem mais "grosso" e denso que o de costume e deve ser usado com 2 fans em push and pull obrigatoriamente ou sua performance cai consideravelmente. Seus tubos são lisos e semi rigidos sleevados em preto e até aceitam uma certa torção inclusive nos encaixes mas não pense que eles irão se dobrar, lembre-se de considerar que a saída da mangueira do block é para cima do corpo dele e que isso vai ocupar o espaço de um air cooler pequeno antes dos tubos começarem a curvar.

Seu único RGB é o nome Corsair em cima do block e sim essa cor pode ser alterada/desligada no iCUE junto com a velocidade da bomba (2 velocidade alta e baixa). No block temos um conector USB 2.0 que deve ser encaixado no header da placa mãe (sem pass through), um mini usb a ser encaixado e 2 conectores para fans (relativamente extensos) que não são removíveis.

As fans originais são bem barulhentas mas a performance delas é bem alta, ainda assim recomendo trocar essas fans o quanto antes mas não gaste muito nisso afinal mesmo com Noctuas 12x25 você ainda vai conseguir ouvir um leve sussurro de ar condicionado por causa da densidade do radiador. Atualmente estou usando duas XPG Vento Pro 120mm que me deram resultados melhores que as minhas Scythe 120mm e as Corsair originais.

Observe que não existe porta de serviço neste WC, ou seja, para adicionar/trocar liquido ou você troca as mangueiras por mangueiras com engate de serviço ou faz como na fábrica removendo o coldplate do block para atuar e depois o sela novamente.

Foi um pouco longo mas espero que isso tenha tirado suas dúvidas.
Caramba, perfeito! Com certeza tirou muitas duvida que eu tinha sim. Sempre achei interessante o H80i v2 mesmo, por conta do radiador mais grosso, o que imagino dar uma quantidade de liquido muito próxima de um 240mm. Muito bom ter o relato de alguém que usa ele no 5800x também. Acredito que vai ser a minha opção mesmo, pequeno e eficiente. Meu gabinete até cabe alguns de 240 na parte superior, mas fica bem apertado, já até cogitei montar o radiador para o lado de fora do gabinete em cima, e as fans apenas do lado de dentro, mas ai entra um trabalho mais detalhado pra conseguir montar assim. E um de 120mm como o H80i v2, já fica mais fácil de colocar.

O seu turbo boost, vc somente colocou o incremento de 200mhz? Não mexeu em mais nada, nem naquela parte de curve optimizer do PBO? Eu hoje estou usando clock fixo de 4.4 a 1.2v, bem abaixo do limite dele, mas mais pelo motivo que ai minhas temperaturas ficam bem baixas com o Wraith Prism, e com os preços das VGA, estou ainda lutando com minha antiga RX570 que sobrou do setup anterior, e ai o processador trabalha com muita folga, e acabo não precisando tanto do boost dele. Mas quero melhorar a refrigeração pra dai poder voltar a usar o boost.

Sabe me dizer se o H80i v2, tem vindo com o suporte para AM4? Tenho visto várias lojas que na descrição não fala nada sobre o AM4. Isso era uma duvida também, se iria ter que comprar o suporte separado ainda.

E sobre a manutenção dele, trocar liquido que você mencionou, você já teve que fazer alguma vez? É algo que precisaria fazer só se começar a notar diferenças nas temperaturas, ou tem alguma recomendação a mais para tal manutenção?

Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Abraço!
 
Manutenção de AIO geralmente é depois de 5 anos e se dá pela evaporação natural que permeia pelos tubos (acontece em todos os AIO) o meu não tem nem 6 meses, foi para informação mesmo em geral trocamos o kit antes.

O kit traz o bracket AM4 na caixa sim e se não vier é porque provavelmente você pegou o modelo antigo (v1), mesmo assim é só pedir que eles mandam, compre em lojas maiores que você não deve receber estoque velho.

No 5800x estou com o seguinte, vCore em AUTO, Multiplicador em AUTO, PBO Ativo, Incremento +200 Mhz, Curve Optmizer -20, LLC do processador Nível 2, LLC da placa Nível 3 e XMP Ativo. O resto se não me engano tudo em AUTO o sistema esta solido e sem erro algum seja de Blue Screen ou WHEA em benchs sintéticos ou uso real.

4,4 Ghz acho que dá para jogar para 1,15v que segura hein? Se é para usar abaixo dos 4,5 Ghz que pelo menos seja bem econômico, outra opção seria testar o processador no modo ECO (65W), cai tudo as frequências a voltagem e temps. Se a vga estiver limitando muito isso pode ajudar a segurar a troca do cooler para ter mais dinheiro para a vga.
 
Manutenção de AIO geralmente é depois de 5 anos e se dá pela evaporação natural que permeia pelos tubos (acontece em todos os AIO) o meu não tem nem 6 meses, foi para informação mesmo em geral trocamos o kit antes.

O kit traz o bracket AM4 na caixa sim e se não vier é porque provavelmente você pegou o modelo antigo (v1), mesmo assim é só pedir que eles mandam, compre em lojas maiores que você não deve receber estoque velho.

No 5800x estou com o seguinte, vCore em AUTO, Multiplicador em AUTO, PBO Ativo, Incremento +200 Mhz, Curve Optmizer -20, LLC do processador Nível 2, LLC da placa Nível 3 e XMP Ativo. O resto se não me engano tudo em AUTO o sistema esta solido e sem erro algum seja de Blue Screen ou WHEA em benchs sintéticos ou uso real.

4,4 Ghz acho que dá para jogar para 1,15v que segura hein? Se é para usar abaixo dos 4,5 Ghz que pelo menos seja bem econômico, outra opção seria testar o processador no modo ECO (65W), cai tudo as frequências a voltagem e temps. Se a vga estiver limitando muito isso pode ajudar a segurar a troca do cooler para ter mais dinheiro para a vga.
Show de bola!! 5 anos é um bom tempo, e estava vendo, a corsair oferece 5 anos de garantia nesse H80i v2 também né. Da uma boa segurança ai também.

Eu não tentei baixar mais do que 1.2v, mas vou fazer um teste com 1,15v, numa dessa tira mais uns graus ai. No modo ECO eu não testei mesmo, poderia ser uma boa opção também enquanto não troco a minha VGA. Vou fazer esse teste pra ver como se comporta. os LLC eu nunca mudei, acha que isso ajuda nas temp também ou mais na estabilidade?

Hoje como esta na verdade, segura tranquilo, mas a gente fica naquela vontade de melhorar o negócio né...kkkkk. Ai eu fico na duvida do que colocar pra refrigeração, mas estou bem propenso a pegar um H80 mesmo quando der.

Valeu pelas dicas!
 
Ajuste de LLC costumam contribuir para estabilidade no geral mas cada mobo/marca tem o seu LLC preferido tem de pesquisar e testar. A garantia da Corsair é excelente porque não só ela compreende o wc como também todo o seu hardware afetado em caso de vazamento a única outra empresa que diz fazer isso atualmente é a NZXT.
 
Ajuste de LLC costumam contribuir para estabilidade no geral mas cada mobo/marca tem o seu LLC preferido tem de pesquisar e testar. A garantia da Corsair é excelente porque não só ela compreende o wc como também todo o seu hardware afetado em caso de vazamento a única outra empresa que diz fazer isso atualmente é a NZXT.
Show, entendi. Vou dar uma monitorada no meu vcore, e ver se numa dessa um ajuste mais fino no LLC ajude.
Bacana isso da garantia cobrir o hardware afetado em caso de vazamento. Não sabia que a Corsair e a NZXT cobriam isso em garantia. Poxa ai da uma segurança a mais, pq esse sempre foi meu maior medo com water cooler. Não esta barato pra sair vazando água em tudo...kkkkkk
 
Sim esse é um grande diferencial deles, a NZXT anunciou esse suporte esse ano então não sei como funciona mas tem de ter muita confiança no seu produto para dar essa garantia.
Um detalhe para a garantia Corsair poder ser acionada você precisa da NF do produto e também provar que não foi você quem ferrou com ele e causou o vazamento, mas no geral quem teve problemas foi atendido e bem rápido diga-se de passagem. Como a NF é essencial para tudo na Corsair não recomendo vendedores como o ML ou OLX. O H80i especificamente costuma aparecer em promoções tanto na Pichau quanto Kabum e Terabyte mas não recomendo a Terabyte é uma loja muito complicada quando da problema.
 
Compre qualquer cooler de 200 reais ou mais de vento não aqueles Valter de 120mm.
O cooler box é bem ruim.
E, se for usar ele, não troque a pasta, ela não é um produto perecível pra estragar em um lugar úmido com h.
 
Sim esse é um grande diferencial deles, a NZXT anunciou esse suporte esse ano então não sei como funciona mas tem de ter muita confiança no seu produto para dar essa garantia.
Um detalhe para a garantia Corsair poder ser acionada você precisa da NF do produto e também provar que não foi você quem ferrou com ele e causou o vazamento, mas no geral quem teve problemas foi atendido e bem rápido diga-se de passagem. Como a NF é essencial para tudo na Corsair não recomendo vendedores como o ML ou OLX. O H80i especificamente costuma aparecer em promoções tanto na Pichau quanto Kabum e Terabyte mas não recomendo a Terabyte é uma loja muito complicada quando da problema.
Show!! Muito obrigado pelas dicas!

Com certeza eles tem que confiar muito mesmo no produto pra oferecer tal garantia, que pra mim vejo que é um grande diferencial também. É, boa parte das minhas peças, peguei com a Pichau. Na terabyte já comprei e já precisei de garantia, mas não tive problemas, então não posso dizer muito também. Mas mesmo assim, sempre é bom saber.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Compre qualquer cooler de 200 reais ou mais de vento não aqueles Valter de 120mm.
O cooler box é bem ruim.
E, se for usar ele, não troque a pasta, ela não é um produto perecível pra estragar em um lugar úmido com h.
Desculpa mas tenho que discordar. Tem Water coolers bons de 120mm, um exemplo ai é o amigo @M1Br usando um Corsair H80i v2 em um Ryzen 5800x. Existe modelos robustos de 120mm que da pra usar sim.

E se basear por preço pra saber se o cooler é bom? acho que tem muito mais informções relevantes em um air cooler pra poder avaliar se ele é bom, do que só dizer em pegar um de 200 reais ou mais.
 
Com certeza um Valter Culer do i7 da quarta geração é o mais recomendado para um Ryzen 8c 16t de quarta geração.

Esse cara do linustech também está dando risada dos outros com seu cooler de 120mm igual o do seu amigo.
 
Considerando que eu estou usando um 5800X a todo vapor, ou seja, picos de mais de 145w / 5 Ghz nos 16 threads num case ITX e que estou dividindo as minhas experiências com o H80i v2 e o 5800X com o colega seus comentários simplesmente não adicionaram nada a conversa até o presente momento me pergunto quais são suas intenções?
Tenha em mente que o maravilhoso Noctua NH-D15 não me deu os mesmos resultados deste water cooler apesar de que você deve considerar ele idoso já que foi lançado em 2014 sendo ainda mais velho não? Por favor adicione algo útil a conversa e/ou aponte alternativas viáveis é para isso que servem os fóruns.
 
Brother a minha intenção é que não exista um digital influencer que diga as pessoas que um water cooler de 120mm é indicado a CPUs de 65W ou mais dada sua insuficiência no processo de dissipação de calor.
Muitos hardware similares, mais baratos e que não usam água irão dar desempenho melhor que os famosos 120mm.
Abra o Google e verifique quantas pessoas recomendam um AIO120mm para esse CPU.

Só tento não trazer desinformação meu querido.
 
Brother a minha intenção é que não exista um digital influencer que diga as pessoas que um water cooler de 120mm é indicado a CPUs de 65W ou mais dada sua insuficiência no processo de dissipação de calor.
Muitos hardware similares, mais baratos e que não usam água irão dar desempenho melhor que os famosos 120mm.
Abra o Google e verifique quantas pessoas recomendam um AIO120mm para esse CPU.

Só tento não trazer desinformação meu querido.
Tudo bem, qualquer water cooler de 120mm eu concordo que não vai ser o suficiente mesmo, mas você já viu realmente o H80i v2? o radiador dele tem quase o dobro de capacidade dos outros 120mm. Ele tem desempenho próximo a water coolers de 240mm. Primeiro conheça o produto, veja relatos de quem usa, pra dai julgar algo.
Já teve testes até no teclab mostrando um water cooler da riotoro de 120mm, que usa radiador mais grosso igual o H80, tendo desempenho próximo dos 240mm.
Acho que não é questão de indicar coisa errada, mas sim mostrar relatos de como a coisa esta funcionando. Se deu bons resultados, ótimo. Também não quero trazer desinformação, e eu acho que trocar experiencias dessa maneira, com quem esta usando na pratica o produto, não é nada de desinformação.
 
Com certeza um Valter Culer do i7 da quarta geração é o mais recomendado para um Ryzen 8c 16t de quarta geração.

Esse cara do linustech também está dando risada dos outros com seu cooler de 120mm igual o do seu amigo.

Pode ser algum problema na instalação ou com o wc, precisaria investigar melhor.
Ele disse ainda que tinha usado parafusos errados mas que depois usou as corretas, mas mesmo assim ficou com dúvida se a instalação está correta.

Tem um dono no fórum com o 5800X e o H80i com resultado satisfatório aqui.
 
Última edição:
Nunca use termos generalizados, possuem tambem horrivel air coolers, e nem por isso todos são ruins...
Assim como existe WC 240 horrivel tbm
 
Agora sim temos uma conversa construtiva, bem no cerne da questão concordo que water coolers de 120mm em geral não deveriam ser indicados para processadores de alto desempenho.
Creio que o publico alvo deles claramente são os processadores entry e mid level independente do que digam as marcas/influencers eu não me sentiria confortável em colocar um M22, CM120 ou similares em um 5900X/9900K mas se o case for bem ventilado e o uso não for intenso do tipo 24/7 eu provavelmente montaria um destes num 5600X para home/office considere que eu cheguei a efetivamente testar o M22 e o CM120 no 5800X. Aqui não estamos propagando desinformação e sim informação que justamente por ser um fórum pode e deve ser averiguada por todos que se interessem, recomendo que você descarte a noção de que este cooler é um AIO de 120mm tabajara e o reveja você pode se surpreender.

No caso do H80i v2 ele é um produto diferenciado, perceba não estou defendendo a marca ou o produto estou relatando meu uso.
Seu radiador chega a ser 2x mais espesso e denso em aletas que outros AIO de 120mm, o que realmente o confere resultados similares aos de um AIO de 240mm, tive a oportunidade de testar o 5800X no AIO do meu irmão um Corsair H100i que deve ter uns 3 anos de uso e interessantemente a diferença foi na ordem dos 3 graus em full load e 6 graus em iddle em vantagem pro HX100i (tenha em mente o case é um HAF XB).

Não defendo que esse H80i v2 seja um AIO miraculoso e deva ser usado por todos, como disse antes estou apenas relatando a minha experiência de uso e no meu caso especifico ele não só me atende como me permite um uso confortável do meu sistema. Considere que uso um case ITX e que um AIO de 240mm nunca esteve no meu leque de escolhas e ter um water cooler de 120mm que performa melhor que um NH-D15 no meu Lian Li TU150WX realmente me surpreendeu positivamente. Neste exato momento com temperatura ambiente de 26c meu processador esta em 42c sem ar condicionado, case completamente fechado e sem me incomodar com fans em alta rotação, estou extremamente satisfeito com estes resultados mas como dizem sua milhagem pode variar e cada caso é um caso.

Nas próximas semanas estarei testando um CM Master Liquid Pro 140 ou um Raijintek Orcus 140 mas honestamente duvido que eles tenham melhores que esse H80i v2.
 
Agora sim temos uma conversa construtiva, bem no cerne da questão concordo que water coolers de 120mm em geral não deveriam ser indicados para processadores de alto desempenho.
Creio que o publico alvo deles claramente são os processadores entry e mid level independente do que digam as marcas/influencers eu não me sentiria confortável em colocar um M22, CM120 ou similares em um 5900X/9900K mas se o case for bem ventilado e o uso não for intenso do tipo 24/7 eu provavelmente montaria um destes num 5600X para home/office considere que eu cheguei a efetivamente testar o M22 e o CM120 no 5800X. Aqui não estamos propagando desinformação e sim informação que justamente por ser um fórum pode e deve ser averiguada por todos que se interessem, recomendo que você descarte a noção de que este cooler é um AIO de 120mm tabajara e o reveja você pode se surpreender.

No caso do H80i v2 ele é um produto diferenciado, perceba não estou defendendo a marca ou o produto estou relatando meu uso.
Seu radiador chega a ser 2x mais espesso e denso em aletas que outros AIO de 120mm, o que realmente o confere resultados similares aos de um AIO de 240mm, tive a oportunidade de testar o 5800X no AIO do meu irmão um Corsair H100i que deve ter uns 3 anos de uso e interessantemente a diferença foi na ordem dos 3 graus em full load e 6 graus em iddle em vantagem pro HX100i (tenha em mente o case é um HAF XB).

Não defendo que esse H80i v2 seja um AIO miraculoso e deva ser usado por todos, como disse antes estou apenas relatando a minha experiência de uso e no meu caso especifico ele não só me atende como me permite um uso confortável do meu sistema. Considere que uso um case ITX e que um AIO de 240mm nunca esteve no meu leque de escolhas e ter um water cooler de 120mm que performa melhor que um NH-D15 no meu Lian Li TU150WX realmente me surpreendeu positivamente. Neste exato momento com temperatura ambiente de 26c meu processador esta em 42c sem ar condicionado, case completamente fechado e sem me incomodar com fans em alta rotação, estou extremamente satisfeito com estes resultados mas como dizem sua milhagem pode variar e cada caso é um caso.

Nas próximas semanas estarei testando um CM Master Liquid Pro 140 ou um Raijintek Orcus 140 mas honestamente duvido que eles tenham melhores que esse H80i v2.
Quando testar com esses outros dois AIO, compartilha o resultado. Mas sinceramente, também acho pouco provável que se saiam melhor que o H80i v2. Os dois podem ser de 140mm, mas usam radiador de 27mm, comparado aos 49mm do Corsair, é uma boa diferença.

E não é defender a marca ou modelo mesmo, mas eu venho olhando essas soluções menores, pq no meu gabinete também não tem muito espaço. Até tem lugar para 2 coolers 120 na parte superior, mas pelas medidas que tirei, não cabe um AIO, só se eu montar com o radiador por fora do gabinete..kkkkk...voltar as antigas fases de casemod e fazer uns recorte pra passar o radiador pra fora...kkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo