Trocar Processador A4 35w - A8 45w

gf.ricardo

Hungry Member
Registrado
Olá pessoal. Tenho um Samsung 305E4A-BD2 com cpu A4-3305M que diz ter TDP de 35w.

Gostaria de trocá-lo por um A8-3530MX mas ele é de 45w.

Vcs acham que esses 10w de diferença pode dar problema? Será que o notebook aguenta?

Vlw.
 
Pode ser que agunte mas vai esquentar muito mais, ve qual a temperatura atual em full se não for razoável talvez de, talvez também tenha de trocar de fonte.
 
aew tem user aki no forum que ja fez troca de a4 por a8, se achar o cara que fez a troca te falo para vc mandar um mp para ele.
 
Olá amigo, eu te aconselho a no máximo colocar um a8-3500m, pois ele é o único a8 que é 35w, não vai perder tanto desempenho em relação aos outros a8 de 45w, apenas a possibilidade de ter memorias trabalhando em 1600.

Com um over no cpu você já consegue tirar a diferença entre eles.
 
Olá amigo, eu te aconselho a no máximo colocar um a8-3500m, pois ele é o único a8 que é 35w, não vai perder tanto desempenho em relação aos outros a8 de 45w, apenas a possibilidade de ter memorias trabalhando em 1600.

Com um over no cpu você já consegue tirar a diferença entre eles.

Eu li no tópico do review que vc fez até 3ghz =O. E o consumo e temperatura como ficaram? Mandei MP.

Pode ser que agunte mas vai esquentar muito mais, ve qual a temperatura atual em full se não for razoável talvez de, talvez também tenha de trocar de fonte.

Em baixo do notebook ta escrito:
19V - 3.16A (60W)

e na fonte externa 19V - 3.16A

Ta certo isso é 60w a fonte? Se for, não tem muita margem né.

aew tem user aki no forum que ja fez troca de a4 por a8, se achar o cara que fez a troca te falo para vc mandar um mp para ele.

Esse user é o amigo aqui de cima, né? rsrs.

----

Após 15 min de stress do Aida64:

Processador: 62 ºC
CPU1: 62 ºC
CPU2: 62 ºC
GPU: 63 ºC
 
Última edição:
Com base nos testes que já fiz na plataforma llano, pode trocar sim.
No HP Dv6-6150br que tive, troquei o A4 35W pelo A8 45W... não senti diferença de temps. em idle, foi super tranquilo... já em full, a temp subiu 5º (de 80 para 85º). Ooohhhh mas 5º é muito... bom, vejamos, o A4 ia no máximo a 2.5ghz com 2 cores... o A8 ia a 2.7ghz com 4 cores... e vale lembrar que a GPU do A8 tem frequências maiores que a do A4.
Fazendo over no A4 para 2.7ghz a temp ficava quase a mesma do A8... (por isso acho que o clock mais alto da GPU do A8 ajudava a aumentar as temps)
Uma coisa que verifiquei é que esses processadores diminuem o clock de alguns cores para diminuir a temperatura. Exemplo... vc pode ter 4 cores a 2.7ghz.. dai quando chega a 90º ele diminui 2 cores para 2.0ghz ou 2.2ghz.. .até a temp baixar... dai ele sobe de novo... por ai vai.
Outra coisa que se pode fazer é undervolt também... ajuda a diminuir a temp também.
Usei por 4 meses o A8, sucesso total.
Quanto a usar memórias a 1600mhz... APENAS os processadores terminados em MX é que aceitam... os que terminam somente em M eles fazem as memorias 1600 rodarem a 1333. fikdik!
Finalizando, eu recomendo a troca.
 
Agora eu vi que já tem AMD Trinity A10 35w no ebay e é o mesmo socket desse A4 :muchwin:

Alguém sabe se funciona nesse note?
 
Última edição:
Aproveitando o topico, tenho um 6150br também e to com muita vontade de trocar o processador. O a4 é terrivel. Aonde consigo comprar um a8-3500m?
 
Agora eu vi que já tem AMD Trinity A10 35w no ebay e é o mesmo socket desse A4 :muchwin:

Alguém sabe se funciona nesse note?

Não funciona, o nosso socket(fs1-Llano) é diferente desse a10(fs2-Trinity), em relação as temps ele é bem frio, ai eu não se te dizer se é o projeto do dv6-6150br que é bom ou se a cpu não esquenta tanto mesmo, com over rodando a 2.8ghz ele não passa dos 83º a cpu e a vga 71º, acho muito bom essas temps.
 
Aproveitando o topico, tenho um 6150br também e to com muita vontade de trocar o processador. O a4 é terrivel. Aonde consigo comprar um a8-3500m?

Você consegue no eBay, e tem um user aqui no fórum que está vendendo um a8mx, que é o mais top dos Llano, eu sei que o nosso dv6 consegue rodar tranquilo processadores com 45w.
 
Não funciona, o nosso socket(fs1-Llano) é diferente desse a10(fs2-Trinity), em relação as temps ele é bem frio, ai eu não se te dizer se é o projeto do dv6-6150br que é bom ou se a cpu não esquenta tanto mesmo, com over rodando a 2.8ghz ele não passa dos 83º a cpu e a vga 71º, acho muito bom essas temps.

Os standard power são FS1 sim. Os low-power que são FP2.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_AMD_Fusion_microprocessors

Mandei e-mail pra Samsung mas eles não sabem dizer...
Mas os sockets são os mesmos... Talvez com uma atualização de BIOS...

Pesquisando melhor, a diferença de desempenho do Llano pra Trinity não é grande coisa não... Mas o preço é o dobro...

Alguém que tenha esse DV6 pode dizer de quanto é a potencia fornecida pela fonte??
 
Última edição:
Os standard power são FS1 sim. Os low-power que são FP2.

List of AMD Fusion microprocessors - Wikipedia, the free encyclopedia
Mandei e-mail pra Samsung mas eles não sabem dizer...
Mas os sockets são os mesmos... Talvez com uma atualização de BIOS...

Pesquisando melhor, a diferença de desempenho do Llano pra Trinity não é grande coisa não... Mas o preço é o dobro...

Alguém que tenha esse DV6 pode dizer de quanto é a potencia fornecida pela fonte??

A potencia é de 120w.
 
Fica ligado ae...
Trinity não tem o mesmo socket do Llano.
Llano Mobile = FS1
Trinity Mobile = FS1r2 (incompativel com FS1)
Trinity Mobile LV ou ULV = FP2 (BGA = soldado na placa)
Llano Desktop = FM1
Trinity Desktop = FM2 (incompativel com FM1)
 
Ok, obrigado pelas respostas, vou atrás de um A8 Llano mesmo.
 
Aquela "taxa de carga da bateria" do Aida64 é confiável?? Aqui não passa de -27w usando tudo no máximo.

Alguém com A8 pode ver quanto fica, por favor? Usando o próprio stress do Aida. Diga tbm se é A8 45 ou 35w =)
 
Última edição:
Aquela "taxa de carga da bateria" do Aida64 é confiável?? Aqui não passa de -27w usando tudo no máximo.

Alguém com A8 pode ver quanto fica, por favor? Usando o próprio stress do Aida. Diga tbm se é A8 45 ou 35w =)

O A8-3500M é 35w, jájá te passo a carga de bateria!
 
acabei de efetuar a troca de um A6-3400M por um A8-3550MX do RWilsom (Ótimo vendedor)
Segue a foto:
semttulodqh.jpg


A principio teve um grande aumento de temperatura em relaçao ao A6, coisa de 10 graus, tanto em idle como full. mas não chegando a 70 graus.
a bateria do meu L775D-S7340 é 48w, mas como substitui um HDD de quase 10w por um ssd vertex 4 nele também, creio eu que equilibrou as coisas.
Logo mais trago os testes.
 
Última edição:
acabei de efetuar a troca de um A6-3400M por um A8-3550MX do RWilsom (Ótimo vendedor)
Segue a foto:
http://imageshack.us/a/img706/6189/semttulodqh.jpg

A principio teve um grande aumento de temperatura em relaçao ao A6, coisa de 10 graus, tanto em idle como full. mas não chegando a 70 graus.
a bateria do meu L775D-S7340 é 48w, mas como substitui um HDD de quase 10w por um ssd vertex 4 nele também, creio eu que equilibrou as coisas.
Logo mais trago os testes.

Nossa, só 48w! Se for assim, acho que vou arriscar o A8-3510MX 45w mesmo.
Note de 17", vertex 4, a8 top, ficou um baita notebook, parabéns! Nos reviews que eu li, o A8-3500M já brigava com o A10-4655M (Trinity), esse então deve deixar ele comendo poeira!
Vc pode ver no AIDA64 quanto fica a taxa de carga da bateria?
 
Última edição:
onde vejo a taxa de carga? o que encontrei foi:
semttulo2zef.jpg

Não travou em nenhum momento , máxima da temperatura foi 86 graus, jogando diablo 3 em 1366x768 tudo no máximo com AA.
 
Última edição:
Fica em Sensor. Veja em full com o teste de estabilidade do aida (em Ferramentas)
 
semttulo3os.jpg


Em stress que é uma situação nunca atingida em games ou mesmo no uso normal de um notebook teve esse resultado.
Temperatura ficou variando de 92~94 em full stress
 
Ainda, aproveitando, vi que a diferença do A6-3400M pro A8-3500M é apenas na GPU integrada, o processamento é o mesmo. Isso procede? Alguém sabe algo a respeito?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo