Já devem estar a par desta novidade, no entanto (errm) quis deixar passar algum tempo para tirar algumas conclusões.
O que se está a falar é que a ATi na nova série X800 anda a reduzir a qualidade de filtragem anisotrópica de modo a ganhar mais performance em relação aos outros competidores. Na verdade não é bem o filtro anisotrópico o atingido mas sim o filtro trilinear que desta vez na X800 e por definição não têm muito de trilinear. O filtro anisotrópico na ATi desde a Radeon original e a Nvidia desde a GeForceFX que é adaptivo que quer dizer que certas partes de um cenário são mais filtradas do que outras. Ou seja partes de um cenário em que estão mais escondidas têm menos filtragem e vice-versa. É uma ilusão óptica pelo que é díficil notar essa perda de qualidade a não ser em screenshots ou mesmo com ampliações nas imagens.
Agora a ATI na X800 parece estar a fazer um trilinear adaptivo em que certas partes há algum trilinear mas pode haver outras que possam usar apenas bilinear notando transições nos mipmaps. Portanto isto é um genero de 'brilinear' tal como a Nvidia passou a forçar 'brilinear' a partir de uns drivers.
Sinceramente desde que não se note perca na qualidade de imagem a olho nu pelo menos tudo bem. No entanto para benchmarks e para tentar comparar da maneira mais igual possível era bom que tal como a Nvidia a ATI pelo seu painel de controlo disponibiliza-se uma opção para poder usar trilinear como deve ser. Mas enquanto não há essa opção no painel de controlo neste momento há programas de tweaking que dá poder forçar trilinear quando se usa o anisotrópico.
A ATI passado algum tempo depois respondeu as acusações dizendo que não havia reduções na qualidade de imagem, embora a computerbase diz que há principalmente quando se está em movimento. Sem querer tirar o mérito a computerbase, pessoalmente prefiro ver mais opiniões de outros sites assim que houverem reviews das placas, já que no tópico do Beyond3D há pessoas com a X800 que dizem que não notam diferença alguma.
Ainda na resposta da ATi há coisas que não soam bem. Dizem que estão a fazer trilinear quando na verdade não o é (em jogos), e depois outra situação contráditoria é que parece haver uma detecção dos drivers quando se usa os mipmaps coloridos, em que há o uso de trilinear e há uma descida de performance ao contrário de quando não se usa os mipmaps coloridos o driver força brilinear e a performance sobe.
Mesmo que não se note a diferença, acho que estes truques na filtragem são maus. Não têm sido só com isto do brilinear mas também com o anisotrópico, que em relação a gerações anteriores de gráficas são piores embora a olho nu não se note. Para quem paga 500€ por uma gráfica e mesmo que uma opção num jogo não dê tanta qualidade de imagem uma pessoa espera ter controle disso e coloca no máximo assim como espera. Acho mal as companhias andarem a controlar estas opções no intuito de possivelmente ganhar mais performance e anunciarem aumentos extraordinários (que dizem ser extraordinários) pois esses aumentos de performance não passam de andarem a manipular opções que também podiamos controlar.
No entanto parece que ainda vai acontecer mais algumas coisas em relação as filtragens na X800. É uma questão de se estar atento.
Fonte: Beyond3D
O que se está a falar é que a ATi na nova série X800 anda a reduzir a qualidade de filtragem anisotrópica de modo a ganhar mais performance em relação aos outros competidores. Na verdade não é bem o filtro anisotrópico o atingido mas sim o filtro trilinear que desta vez na X800 e por definição não têm muito de trilinear. O filtro anisotrópico na ATi desde a Radeon original e a Nvidia desde a GeForceFX que é adaptivo que quer dizer que certas partes de um cenário são mais filtradas do que outras. Ou seja partes de um cenário em que estão mais escondidas têm menos filtragem e vice-versa. É uma ilusão óptica pelo que é díficil notar essa perda de qualidade a não ser em screenshots ou mesmo com ampliações nas imagens.
Agora a ATI na X800 parece estar a fazer um trilinear adaptivo em que certas partes há algum trilinear mas pode haver outras que possam usar apenas bilinear notando transições nos mipmaps. Portanto isto é um genero de 'brilinear' tal como a Nvidia passou a forçar 'brilinear' a partir de uns drivers.
Sinceramente desde que não se note perca na qualidade de imagem a olho nu pelo menos tudo bem. No entanto para benchmarks e para tentar comparar da maneira mais igual possível era bom que tal como a Nvidia a ATI pelo seu painel de controlo disponibiliza-se uma opção para poder usar trilinear como deve ser. Mas enquanto não há essa opção no painel de controlo neste momento há programas de tweaking que dá poder forçar trilinear quando se usa o anisotrópico.
A ATI passado algum tempo depois respondeu as acusações dizendo que não havia reduções na qualidade de imagem, embora a computerbase diz que há principalmente quando se está em movimento. Sem querer tirar o mérito a computerbase, pessoalmente prefiro ver mais opiniões de outros sites assim que houverem reviews das placas, já que no tópico do Beyond3D há pessoas com a X800 que dizem que não notam diferença alguma.
Ainda na resposta da ATi há coisas que não soam bem. Dizem que estão a fazer trilinear quando na verdade não o é (em jogos), e depois outra situação contráditoria é que parece haver uma detecção dos drivers quando se usa os mipmaps coloridos, em que há o uso de trilinear e há uma descida de performance ao contrário de quando não se usa os mipmaps coloridos o driver força brilinear e a performance sobe.
Mesmo que não se note a diferença, acho que estes truques na filtragem são maus. Não têm sido só com isto do brilinear mas também com o anisotrópico, que em relação a gerações anteriores de gráficas são piores embora a olho nu não se note. Para quem paga 500€ por uma gráfica e mesmo que uma opção num jogo não dê tanta qualidade de imagem uma pessoa espera ter controle disso e coloca no máximo assim como espera. Acho mal as companhias andarem a controlar estas opções no intuito de possivelmente ganhar mais performance e anunciarem aumentos extraordinários (que dizem ser extraordinários) pois esses aumentos de performance não passam de andarem a manipular opções que também podiamos controlar.
No entanto parece que ainda vai acontecer mais algumas coisas em relação as filtragens na X800. É uma questão de se estar atento.
Fonte: Beyond3D