• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Truques de filtragem na X800?

prpz

know-it-all Member
Registrado
Já devem estar a par desta novidade, no entanto (errm) quis deixar passar algum tempo para tirar algumas conclusões.

O que se está a falar é que a ATi na nova série X800 anda a reduzir a qualidade de filtragem anisotrópica de modo a ganhar mais performance em relação aos outros competidores. Na verdade não é bem o filtro anisotrópico o atingido mas sim o filtro trilinear que desta vez na X800 e por definição não têm muito de trilinear. O filtro anisotrópico na ATi desde a Radeon original e a Nvidia desde a GeForceFX que é adaptivo que quer dizer que certas partes de um cenário são mais filtradas do que outras. Ou seja partes de um cenário em que estão mais escondidas têm menos filtragem e vice-versa. É uma ilusão óptica pelo que é díficil notar essa perda de qualidade a não ser em screenshots ou mesmo com ampliações nas imagens.

Agora a ATI na X800 parece estar a fazer um trilinear adaptivo em que certas partes há algum trilinear mas pode haver outras que possam usar apenas bilinear notando transições nos mipmaps. Portanto isto é um genero de 'brilinear' tal como a Nvidia passou a forçar 'brilinear' a partir de uns drivers.

Sinceramente desde que não se note perca na qualidade de imagem a olho nu pelo menos tudo bem. No entanto para benchmarks e para tentar comparar da maneira mais igual possível era bom que tal como a Nvidia a ATI pelo seu painel de controlo disponibiliza-se uma opção para poder usar trilinear como deve ser. Mas enquanto não há essa opção no painel de controlo neste momento há programas de tweaking que dá poder forçar trilinear quando se usa o anisotrópico.

A ATI passado algum tempo depois respondeu as acusações dizendo que não havia reduções na qualidade de imagem, embora a computerbase diz que há principalmente quando se está em movimento. Sem querer tirar o mérito a computerbase, pessoalmente prefiro ver mais opiniões de outros sites assim que houverem reviews das placas, já que no tópico do Beyond3D há pessoas com a X800 que dizem que não notam diferença alguma.

Ainda na resposta da ATi há coisas que não soam bem. Dizem que estão a fazer trilinear quando na verdade não o é (em jogos), e depois outra situação contráditoria é que parece haver uma detecção dos drivers quando se usa os mipmaps coloridos, em que há o uso de trilinear e há uma descida de performance ao contrário de quando não se usa os mipmaps coloridos o driver força brilinear e a performance sobe.

Mesmo que não se note a diferença, acho que estes truques na filtragem são maus. Não têm sido só com isto do brilinear mas também com o anisotrópico, que em relação a gerações anteriores de gráficas são piores embora a olho nu não se note. Para quem paga 500€ por uma gráfica e mesmo que uma opção num jogo não dê tanta qualidade de imagem uma pessoa espera ter controle disso e coloca no máximo assim como espera. Acho mal as companhias andarem a controlar estas opções no intuito de possivelmente ganhar mais performance e anunciarem aumentos extraordinários (que dizem ser extraordinários) pois esses aumentos de performance não passam de andarem a manipular opções que também podiamos controlar.

No entanto parece que ainda vai acontecer mais algumas coisas em relação as filtragens na X800. É uma questão de se estar atento.



Fonte: Beyond3D
 
Eu já tinha falado isso em outro tópico, o negócio de filtros parcias que a ATI usa.... Cada um fica com sua opnião... Eu acho que se não interferir na qualidade da imagem é válido, mas para benchs, como nosso amigo disse, teria que ter uma opção para desligar essa "otimizações".
 
<<<<EDITADO PELA MODERAÇÃO>>>>

Se liga cara, vai procurar o que fazer... ja é o 3º login que tu cria... :boring: to banindo teus 2 IPs agora... :rolleyes: :rolleyes:
 
Ah, se postou errado, isso é em VGA... ;)

Modera, mudaí !!!!!!!!
 
díficil notar essa perda de qualidade a não ser em screenshots ou mesmo com ampliações nas imagens.

Tanto pra NV quanto pra ATI.

Agora vale a pena fica um cuspindo no outro por causa disso? ;)

E mais... seria vacilo se tivesse algo como foi na XGI, ou pq oque eles fizeram foi sim uma estupidez e tava CLARO a perda na qualidade da imagem pra ganho de performaçe. :boring:
 
Eu acho que essas otimizações são é bem vindas, pq sempre agente quer mais perfomance e se matner a mesma IQ a olho nú ótimo!!!

Agora o que fode a empresa é que os benchmarks são uma poderosa ferramenta de marketing, ou seja: isso não está certo pq a ATI tá ganhando + perfomance e Não está sendo uma comparação justa.

Eu acho que full trilinear filtering deveria ser habilitado por padRão em todos os drivers, caso o user desejasse + perfomance, daí utilizaria um adpative filtering (bi/tri) como esse da ATI.

Roak
 
porra... aleluia alguém traduziu aquele texto... tava foda de entender...
agora sim entendi o fato...
e não gostei nem um pouco da jogada da ATI...
safadeza, má fé com os usuários sim...
mas q merda, heim...
tudo bem, também concordo que é válido se a mudança na qualidade não for perceptível e com isso a performance melhorar, PORÉM não admitir e nem declarar que está usando este tipo de técnica e ainda por cima em alguns momentos dizer que iria fazer full trilinear é ser muito safada... To com a Nvidia nesse caso e não abro mão...
caiu no meu conceito e não compro mais placa ATI... só se a Nvidia não conseguir melhorar o carango da 6800 2 molex e 2 slots... daí serei obrigado a pegar uma ATI... :D
o mercado desgraçado... tava na hora de aparecer outras empresas do barulho pra enfrentar essas duas aí, heim... senão vai ficar essa bagunça escrota que nós estamos vendo... uma mente daqui a outra faz um frankstein ali... q droga... alguém aí abre uma empresa de processadores gráficos aeeeeeeeee.... :p
 
Nada mais q um CHEAT diretamente no hardware da ATI.

Só falo q é cheat, pois é esse o conceito usado pela mesma pra acusar a NV de cheater.

Simples assim.
 
Legal bem interessante isso....
Já tinha visto falar que estava ocorrendo isso....naum taum aprofundado...espero tbem que possa sair + artigos sobre isso! :) :idea:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo