TUF RTX 3060 não sobe na placa mãe TUF B550 no slot PCIe 4.0

Renoi Quadros

New Member
Registrado
Olá.
Acabei de montar um setup, com todas as peças nova.
Placa Mãe: Tuf B550M-Plus
CPU: Ryzen 5 5600x
GPU: TUF RTX 3060
Memória: T-Force TUF 32GB (4x8)
SSD: WD Black SN750 250GB M.2 2280 NVMe
Fonte: 750w 80 Plus GOLD
Pluguei a GPU no Slot mais próximo da CPU, o qual é para ser um slot PCIe 4.0, porém quando liga o PC a placa mãe acusa problema na GPU, naqueles LED's que ela tem da verificação inicial. O Windows chega a inicar, porem sem sinal de video. Quando plugo a GPU na Slot de baixo, que é para ser o PCIe 3.0, funciona normal.
Ja atualizei a BIOS, driver da GPU, tudo o que eu achei para atualizar, fiz.....
Ja tentei colocar a GPU nos dois modos que ela tem, que são Performance Mod e Quiet Mod
Alguém sabe se precisa configurar algo na BIOS ou alguma outra para a GPU funcionar no slot PCIe 4.0?
 
Dá uma olhada nesse video:


Sei que vc não tá usando Riser mas aparentemente tem como vc forçar o slot 4.0 usar Gen 3 (3.0). Ve se acha isso na sua bios
 
Achei em outro foruns (gringos) varios relatos do mesmo problema.
Está tendo uma incompatibilidade entre chipset e o Gen4.
Tem varios casos, casos que a GPU não sope, casos em que o M.2 plugado no slot 4.0 não sobre, casos em que os 2 não sobem.
Mas isso está acontecendo somente em plataformas de chipset AMD, não achei nenhum relato desse problema com Intel.
E a solução, esperamos que temporaria é exatamente como o "BackFire" comentou a cim, entrar na Bios e nas configurações do Slot PCIe 4.0, que é o que tem ligação direta com o CPU, deixar ele em Gen3. Fiz isso e não deu mais problemas.
Estarei tentando buscar uma solução direta com a Asus, assim que tiver um retorno postarei aqui.
 
Minha rtx só funciona em PciE 3.
O fabricante da vga diz que é erro do CPU, o do CPU diz que é o fabricante da MOBO.
Torna-se o ciclo vicioso.
B550+Ampére pcie4 = fail
 
Cara na boa deve ser muito frustrante montar uma maquina dessa pra funcionar tudo de modo que o fabricante descreve, ai se vê com esse tipo de situação e foda.
 
Última edição:
Posso estar falando muita besteira mas eu vi na bios uma opção na Bios em relação ao PCIE 4.0 na b550 TU que é o meu modelo no qual vem por padrão desativado, mas tu consegue colocar em ativado para funcionar no 4.0, essa opção não deveria ter haver com vídeo mas vale a pena testar, se chama resizable bar a opção e isso fica logo na primeira tela, ao lado onde tem opção de deixar a Aura sync ligada ou desligada.
 
Se você não mexeu em nada na bios o slot vem configurado pra funcionar em automático. Muda para PCI 3.0 e faz uns testes pra ver se funciona.

De qualquer maneira, eu já te adianto que a VGA funcionando em PCI 4.0 e 3.0 não tem diferença de desempenho nenhuma. Assim como não tem diferença alguma com o Resizable Bar ativado ou desativado. Ou seja: se funcionar em 3.0, toca o barco.
 
Minha rtx só funciona em PciE 3.
O fabricante da vga diz que é erro do CPU, o do CPU diz que é o fabricante da MOBO.
Torna-se o ciclo vicioso.
B550+Ampére pcie4 = fail

Esquisito, tenho 2 sistemas, 1 com 5800x + RTX 3080 + MSI B550 + NVMe 4.0 WD Black e outro com 3900x + RTX 3070 + MSI B550 + NVMe 3.0 Patriot e ambos funcionam sem problemas em PCI-E 4.0, além de estarem com ReBar habilitado também.
 
Achei em outro foruns (gringos) varios relatos do mesmo problema.
Está tendo uma incompatibilidade entre chipset e o Gen4.
Tem varios casos, casos que a GPU não sope, casos em que o M.2 plugado no slot 4.0 não sobre, casos em que os 2 não sobem.
Mas isso está acontecendo somente em plataformas de chipset AMD, não achei nenhum relato desse problema com Intel.
E a solução, esperamos que temporaria é exatamente como o "BackFire" comentou a cim, entrar na Bios e nas configurações do Slot PCIe 4.0, que é o que tem ligação direta com o CPU, deixar ele em Gen3. Fiz isso e não deu mais problemas.
Estarei tentando buscar uma solução direta com a Asus, assim que tiver um retorno postarei aqui.
Comprei uma placa mãe dessa agora em dezembro de 2022 (B550M) e mesmo com BIOS atualizada a RTX só funciona se alterar pra PCIe 3.0.
Entrei em contato com a Asus e eles pediram pra eu encaminhar a placa mãe pra assistência.
Sabes me dizer se você conseguiu uma solução com a Asus? Será que vale desmontar tudo o PC e mandar pra assistência? To achando que só vou perder mais tempo sem o PC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo