• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tutorial anti-tearing. FreeSync hack e Scanline Sync

Ctrl+Alt+Bruno

qnd cheguei era tudo mato
Registrado
Fala pessoal, blz?

Não vi ninguém falar a respeito da nova feature do RTSS Rivatuner Statistics Server, o Scanline Sync.

Não vou falar aqui sobre V-Sync, FreeSync, G-SYNC, etc, pois acredito que grande parte de vocês sabem o que significa. Caso não saibam, sugiro começar a pesquisar por ai.

Antes de utilizar o Scanline Sync, se você não tem um monitor compatível com FreeSync, vale a pena dar uma olhada nesse tópico https://adrenaline.uol.com.br/forum...-freesync-gsync-configs-edits-cru-etc.608775/, pois esse hack permite resultados muito melhores do que o Scanline Sync.

Caso ele não funcione no seu monitor, então acredito que o melhor jeito que temos hoje para diminuir o input lag com o menor tearing possível é através do Scanline Sync.

Scanline Sync

Scanline Sync é mais uma técnica que visa diminuir o input lag causado pelo V-SYNC, ao mesmo tempo que reduz consideravelmente o tearing, causado quando estamos sem nenhum tipo de sincronia. O bacana do Scanline Sync é que ele funciona com absolutamente qualquer tipo de monitor, em qualquer tipo de conexão.

Vale a pena observar que o Scanline Sync não remove o tearing, ele apenas permite que o controlemos, deixando-o fixo num ponto do monitor. A sacada dele é que, ao poder movimentar o tearing pela tela, podemos deixá-lo em algum canto que nos incomode menos, como nos limites superiores ou inferiores.

Requisitos para habilitar o Scanline Sync

1) RTSS Rivatuner Statistics Server (versão 7.2.0 ou superior);
2) Desligar absolutamente qualquer tipo de sincronia, seja pelo menu do próprio jogo ou pelo painel de controle da placa de vídeo;
3) Seu PC tem que gerar a mesma taxa de quadros que a taxa de atualização do seu monitor;

Vantagens do Scanline Sync:

• FPS absolutamente estáveis (caso seu PC consiga gerar os quadros necessários);
• Com FPS travado, a temperatura geral do PC diminui, assim como o ruído;
• Input lag baixíssimo (comparado ao FreeSync);
• Menos tearing (ele continua, mas podemos "escondê-lo");
• Funciona com qualquer monitor e qualquer conexão;
• Sensação de fluidez igual ao V-SYNC, mas sem seu input lag;

Desvantagens do Scanline Sync

• Funciona somente se o seu PC consegue gerar exatamente a mesma taxa de quadros da taxa de atualização do seu monitor. Por exemplo, se o seu monitor for 60Hz, mas seu PC só consegue gerar 59 FPS, o Scanline Sync deixa de atuar.

Resumidamente, de forma bem genérica, o Scanline Sync seria como um FreeSync sem range, ou seja, um FreeSync que só funciona caso o FPS esteja exatamente igual a taxa de atualização do seu monitor.

Para ativar o Scanline Sync, basta instalar o RTSS Rivatuner Statistics Server (versão 7.2.0 ou superior). A opção estará disponível conforme mostra a imagem abaixo:

image.png

(RTSS Rivatuner Statistics Server)

Configuração

Para utilizar o Scanline Sync, basta preencher o campo conforme a imagem acima. O valor a ser preenchido depende totalmente do conjunto monitor + placa de vídeo + cabo que você usa, então é um processo de ajuste fino com tentativa e erro. Os valores podem ser preenchidos com números positivos ou negativos.

No meu caso, o valor ideal ficou por volta de -150 (LG 27EA83R (QHD) + 1080 Ti + DisplayPort).

Testes:

Deixo aqui alguns prints demonstrando o resultado. Sei que não estão bons, a imagem é meio escura... prometo atualizar em breve com exemplos mais claros.

(Clique para ver o print inteiro).

Valor: 0 (Scanline Sync desligado).
Resultado: o tearing é aleatório. Pode aparecer a qualquer momento, em qualquer lugar.


Valor: -30
Resultado: o tearing deixa de ficar aleatório, mas fica mais ou menos do centro pra cima da tela.


Valor: -100
Resultado: tearing regular, mais ou menos no centro.


Valor: -140
Resultado: tearing regular, ainda mais ou menos no centro, mas um pouco mais pra baixo.


Valor: -150
Resultado: tearing regular, na parte inferior da tela. Nessa parte não me atrapalha nem um pouco, perfeito!


Observações finais

Se você não perceber nenhuma diferença ao alterar os valores, experimente fechar o RTSS após preencher com o valor desejado, e, em seguida, voltar ao jogo. Dentro de alguns segundos o RTSS volta a ser executado automaticamente com os valores que vc preencheu anteriormente.

Conclusão

Para quem não tem monitor FreeSync ou G-SYNC, acredito que não exista técnica melhor hoje em dia que junte a fluidez do V-SYNC mas sem seu input lag gigantesco. Hoje em dia utilizo essa técnica em todos os meus jogos, sejam eles single-player ou até mesmo competitivos.

Espero que esse tutorial os ajudem.
 
Última edição:
Massa. Me arrependi de não ter pego um monitor com conexão DP pra poder brincar com essas modificações. Como o meu é HDMI o máximo que consigo é subir ele de 60 pra 75Hz estáveis...
 
Fala pessoal, blz?

Não vi ninguém falar a respeito da nova feature do RTSS Rivatuner Statistics Server Download v7.2.0, o Scanline Sync.

Não vou falar aqui sobre V-Sync, FreeSync, G-SYNC, etc, pois acredito que grande parte de vocês sabem o que significa. Caso não saibam, sugiro começar a pesquisar por ai.

Habilitando FreeSync em monitores não FreeSync.

Antes de utilizar o Scanline Sync, se você não tem um monitor compatível com FreeSync, vale a pena dar uma olhada nesse tópico https://adrenaline.uol.com.br/forum...-freesync-gsync-configs-edits-cru-etc.608775/, pois esse hack permite resultados muito melhores do que o Scanline Sync.

Caso ele não funcione no seu monitor, então acredito que o melhor jeito que temos hoje para diminuir o input lag com o menor tearing possível é através do Scanline Sync.

Scanline Sync

O Scanline Sync está presente na mais nova versão do RTSS Rivatuner Statistics Server Download v7.2.0 (download: https://www.guru3d.com/files-details/rtss-rivatuner-statistics-server-download.html). Através dele, podemos "movimentar" o tearing pela tela, deixando a faixa de tearing numa posição que não atrapalhe tanto a visão (por exemplo, na parte superior e inferior).

RTSS Rivatuner Statistics Server
image.png


Para utilizar o Scanline Sync, precisamos garantir que nenhuma técnica de sincronismo esteja habilitar e também nenhum CAP de FPS. Ao preencher o campo Scanline Sync, o RTSS irá automaticamente limitar o FPS no mesmo valor da taxa de atualização do PC.

Como funciona?

Bom, não existe um número mágico para ser preenchido. Isso irá variar de monitor para monitor, placa de vídeo para placa de vídeo, caso a caso. O valor esperado para ser preenchido é referente à linha do monitor que queremos apontar o tearing. Os valores podem ser positivos (contando a partir da linha inferior), ou negativos (contando a partir da linha superior).

Testes:

(Clique para ver o print inteiro).

Valor: 0 (Scanline Sync desligado).
Resultado: o tearing é aleatório. Pode aparecer a qualquer momento, em qualquer lugar.


Valor: -30
Resultado: o tearing deixa de ficar aleatório, mas fica mais ou menos do centro pra cima da tela.


Valor: -100
Resultado: tearing regular, mais ou menos no centro.


Valor: -140
Resultado: tearing regular, ainda mais ou menos no centro, mas um pouco mais pra baixo.


Valor: -200
Resultado: tearing regular, na parte inferior da tela. Nessa parte não me atrapalha nem um pouco, perfeito! :isquero:


Observações:

1) Algumas vezes parece que não fez diferença nenhuma alternando os valores. Aqui deu certo um Alt-Tab.

2) O tearing não fica 100% controlado. Diminui MUITO, mas, as vezes, ele aparece mais ou menos no centro da tela.

Conclusão:

Achei muito bom. Estou jogando com ele há alguns dias e achei muito bom. Larguei mão totalmente do V-SYNC e estou utilizando inclusive para jogos multiplayer, como BF 5, etc.
No campo do framerate você não preenche com o valor desejado ?
 
Em 1080p, se colocar -80 no Scanline Sync((pelo menos aqui com a RX470), a linha do tearing vai parar bem no roda pé no monitor .. Também da para usar essa técnica + o vsync( pode ser o do jogo ou o do driver) , isso ajuda diminuir um pouco o o lag input se comparado só com o vsync . Infelizmente alguns games apresentam stuttering ao usar o Scanline Sync, pode ser que o pessoa do Riva corrija isso no futuro.
 
Em 1080p, se colocar -80 no Scanline Sync((pelo menos aqui com a RX470), a linha do tearing vai parar bem no roda pé no monitor .. Também da para usar essa técnica + o vsync( pode ser o do jogo ou o do driver) , isso ajuda diminuir um pouco o o lag input se comparado só com o vsync . Infelizmente alguns games apresentam stuttering ao usar o Scanline Sync, pode ser que o pessoa do Riva corrija isso no futuro.
Eu percebo stuttering com o Scanline Sync quando o FPS fica abaixo de 60. Ele só funciona quando tá cravado em 60. No caso meu monitor é 60Hz.
 
Em 1080p, se colocar -80 no Scanline Sync((pelo menos aqui com a RX470), a linha do tearing vai parar bem no roda pé no monitor .. Também da para usar essa técnica + o vsync( pode ser o do jogo ou o do driver) , isso ajuda diminuir um pouco o o lag input se comparado só com o vsync . Infelizmente alguns games apresentam stuttering ao usar o Scanline Sync, pode ser que o pessoa do Riva corrija isso no futuro.

Eu percebo stuttering com o Scanline Sync quando o FPS fica abaixo de 60. Ele só funciona quando tá cravado em 60. No caso meu monitor é 60Hz.

Aqui também é monitor é 60hz ... Eu tinha esquecido de mencionar..kkkk
 
Massa. Me arrependi de não ter pego um monitor com conexão DP pra poder brincar com essas modificações. Como o meu é HDMI o máximo que consigo é subir ele de 60 pra 75Hz estáveis...

Isso funciona independente da conexão. Pode testar ai pelo HDMI mesmo.
 
Marcando para testar depois, ótima dica.
 
Consegui subir até 70hz usando o CRU em um philips 1080p bem fuleira, melhor que os 66hz que consegui no painel da AMD. Mesmo assim não consegui ver diferença sobre 60hz, uma pena que não tenho cabo Dvi dual link pra ver o máximo que consigo. O scanline vou tentar depois.

Interessante essa parte do freesync, consegui ativar na tv porém ficou piscando a tela nos jogos, será se é falta de banda do hdmi?
 
-50 Aqui ficou ótimo! Quase lá embaixo. Já havia lido isso aí, mas nunca havia despertado meu interesse. Bacana.

Mas vale lembrar que o uso de GPU tem que ser alto pra fazer valer a pena isso. Lembro de ter lido explicação detalhada certa vez.
 
Última edição:
Quero agradecer ao autor do tópico pela iniciativa. Estou jogando Assassin's Creed Odyssey e não tinha jeito de eliminar o tearing:

- Ligar o VSync no jogo não adianta;
- Travar o FPS em 60 (taxa do meu monitor) pelo jogo não adianta;
- Usar diferentes configurações de sincronização pelo painel do Radeon não adianta;

Mas este método funcionou. Usando a dica do @zex de utilizar o número -80 (tenho a RX 480, placa parecida com a dele) deu certo e o tearing desapareceu. Depois de umas 70 horas de jogo o game ficou bonito kkkkkkkkk

Compartilho da indignação do colega acima sobre a baixa participação do pessoal num tópico útil como este.
 
Pessoal, uma dica que eu acabei esquecendo de colocar no tópico é pra habilitar o gráfico do tempo de renderização de quadros no MSI Afterburner, pois assim a gente consegue perceber se o Scanline Sync está atuando ou não. Quanto mais reta é essa linha, maior é a sensação de fluidez.

Quando o Scanline Sync está atuando, a linha fica uma reta perfeita, conforme a imagem abaixo:

scanlinesync.png


Pra efeito de comparação, olhem como é o tempo de renderização com os FPS soltos:

solto.png


Com o V-SYNC ativo é a pior opção de todas, pois aumenta o input lag, e o tempo de renderização é alto, e não é constante. Evitem ao máximo utilizar essa opção:

v-sync.png


Linha reta significa imagem fluida, e tempo baixo significa menor tempo de resposta entre sua ação e a exibição dela na tela. Quem joga competitivamente, assim, competitivamente MESMO, precisa do tempo de resposta baixo, mesmo que tenha tearing, então é recomendado deixar com os FPS soltos. A imagem não fica fluida, ela fica meio que "engasgando", cheio de tearing, mas para quem precisa de absolutamente cada ms, é a opção a ser escolhida.

Por outro lado, quem joga pro prazer, até mesmo sério mas que não seja em campeonato oficiais ou algo do tipo, com certeza é preferível ter a linha mais reta possível, pois a sensação de fluidez é nitidamente superior comparado com os FPS soltos, mesmo rodando na metade dos FPS, no meu caso.

No meu PC, mesmo conseguindo empurrar 120 FPS em QHD num monitor 60Hz, eu jogo multiplayer com o Scanline Sync em 60 FPS, e isso me fez um jogador melhor.
 
Pessoal, uma dica que eu acabei esquecendo de colocar no tópico é pra habilitar o gráfico do tempo de renderização de quadros no MSI Afterburner, pois assim a gente consegue perceber se o Scanline Sync está atuando ou não. Quanto mais reta é essa linha, maior é a sensação de fluidez.

Quando o Scanline Sync está atuando, a linha fica uma reta perfeita, conforme a imagem abaixo:

scanlinesync.png


Pra efeito de comparação, olhem como é o tempo de renderização com os FPS soltos:

solto.png


Com o V-SYNC ativo é a pior opção de todas, pois aumenta o input lag, e o tempo de renderização é alto, e não é constante. Evitem ao máximo utilizar essa opção:

v-sync.png


Linha reta significa imagem fluida, e tempo baixo significa menor tempo de resposta entre sua ação e a exibição dela na tela. Quem joga competitivamente, assim, competitivamente MESMO, precisa do tempo de resposta baixo, mesmo que tenha tearing, então é recomendado deixar com os FPS soltos. A imagem não fica fluida, ela fica meio que "engasgando", cheio de tearing, mas para quem precisa de absolutamente cada ms, é a opção a ser escolhida.


Por outro lado, quem joga pro prazer, até mesmo sério mas que não seja em campeonato oficiais ou algo do tipo, com certeza é preferível ter a linha mais reta possível, pois a sensação de fluidez é nitidamente superior comparado com os FPS soltos, mesmo rodando na metade dos FPS, no meu caso.

No meu PC, mesmo conseguindo empurrar 120 FPS em QHD num monitor 60Hz, eu jogo multiplayer com o Scanline Sync em 60 FPS, e isso me fez um jogador melhor.

Boa tarde. como editar as infos do msi afterburn dessa forma? Digo, por a temperatura, uso e velocidade do processador na mesma linha? Aqui o uso em % fica numa linha sozinha, em quanto a temperatura e velocidade ficam noutra linha.
 
Boa tarde. como editar as infos do msi afterburn dessa forma? Digo, por a temperatura, uso e velocidade do processador na mesma linha? Aqui o uso em % fica numa linha sozinha, em quanto a temperatura e velocidade ficam noutra linha.

É só vc deixar eles com o mesmo nome:

image.png


image.png
 
Also, usei a dica do post, a duas linhas, de fps e frametime ficaram uma reta perfeita após -80 no scanline sync, os fps travaram em 60, mas eu sinto umas engasgadas durante o jogo, mas o fps não cai quando olho, estou fazendo algo errado?
 
É só vc deixar eles com o mesmo nome:

image.png


image.png

Puta merda, meu QI de 2 dígitos jamais teria pensado nisso, :bwahaha: muito obrigado.
 
Also, usei a dica do post, a duas linhas, de fps e frametime ficaram uma reta perfeita após -80 no scanline sync, os fps travaram em 60, mas eu sinto umas engasgadas durante o jogo, mas o fps não cai quando olho, estou fazendo algo errado?
 


Puta merda, meu QI de 2 dígitos jamais teria pensado nisso, :bwahaha: muito obrigado.

kkkkkkk

então, alguns jogos tem esses micro stuttering, não tem o que fazer. O ponto fraco do Scanline Sync é justamente esse, ele precisa de FPS absolutamente constante. No BF1 esse problema não ocorre, fica liso 100%, mas no BF5 tem micro stuttering toda hora.

Tenta diminuir alguma qualidade gráfica. Lembrei aqui que no BF5 quando eu tiro do Ultra e coloco no High melhora muito, fica quase o tempo todo liso.
 
Última edição:
kkkkkkk

então, alguns jogos tem esses micro stuttering, não tem o que fazer. O ponto fraco do Scanline Sync é justamente esse, ele precisa de FPS absolutamente constante. No BF1 esse problema não ocorre, fica liso 100%, mas no BF5 tem micro stuttering toda hora.

Putz, entendi. Acho que vou continuar travando os fps em 60 no framerate limit mesmo, aparentemente fica melhor que travar os fps pelo próprio jogo, no caso, GTA V.

Depois tenho que testar no Assetto Corsa, muitos dizem que usar o Vsync nele é ruim justamente pelo imput lag.
 
Nem sabia desse recurso do RTSS. Depois vou dar uma fuçada nele aqui pra ver como fica na 570, já que até agora não sei se aquela tal de sincronização aprimorada do driver AMD funciona ou não, mesmo quando ligada. kkkkk

Obrigado ao autor "brdtoledo". Esse tópico deveria ser fixado!
 
Putz, entendi. Acho que vou continuar travando os fps em 60 no framerate limit mesmo, aparentemente fica melhor que travar os fps pelo próprio jogo, no caso, GTA V.

Depois tenho que testar no Assetto Corsa, muitos dizem que usar o Vsync nele é ruim justamente pelo imput lag.

Travar o FPS pelo RTSS e Scanline Sync é exatamente a mesma coisa, com a vantagem deste último poder esconder o tearing. Se você tem stuttering no jogo vai ter de qualquer maneira, independente do método selecionado.
 
Eu fiz vários testes com o Scanline Sync recentemente.

O que ocorre é o seguinte. Se você não tem um sistema que seja capaz de manter o uso de GPU até 70% ou 75% em 60FPS, o sistema não funciona pra você. Na verdade você terá mais quebras de telas e em lugares aleatórios do que sem nenhuma sincronia, com a pequena adição de tempo de resposta.

Eu estou usando aqui para os jogos onde minha 470 consegue deitar e rolar, como Killing Floor 2. Fica uma beleza, mas em jogos onde a 60FPS a minha placa tá dando quase tudo de si, simplesmente fica horrível, muito pior que sem sincronia alguma.

Levem isso em conta na hora de utilizar.
 
Eu fiz vários testes com o Scanline Sync recentemente.

O que ocorre é o seguinte. Se você não tem um sistema que seja capaz de manter o uso de GPU até 70% ou 75% em 60FPS, o sistema não funciona pra você. Na verdade você terá mais quebras de telas e em lugares aleatórios do que sem nenhuma sincronia, com a pequena adição de tempo de resposta.

Eu estou usando aqui para os jogos onde minha 470 consegue deitar e rolar, como Killing Floor 2. Fica uma beleza, mas em jogos onde a 60FPS a minha placa tá dando quase tudo de si, simplesmente fica horrível, muito pior que sem sincronia alguma.

Levem isso em conta na hora de utilizar.

Realmente, esse é o ponto fraco da tecnologia. Precisa ter PC pra manter mínimas acima da taxa de atualização do seu monitor, caso contrário, como eu disse, o Scanline Sync deixa de atuar e o tearing volta.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo