Fala pessoal, blz?
Não vi ninguém falar a respeito da nova feature do RTSS Rivatuner Statistics Server, o Scanline Sync.
Não vou falar aqui sobre V-Sync, FreeSync, G-SYNC, etc, pois acredito que grande parte de vocês sabem o que significa. Caso não saibam, sugiro começar a pesquisar por ai.
Antes de utilizar o Scanline Sync, se você não tem um monitor compatível com FreeSync, vale a pena dar uma olhada nesse tópico https://adrenaline.uol.com.br/forum...-freesync-gsync-configs-edits-cru-etc.608775/, pois esse hack permite resultados muito melhores do que o Scanline Sync.
Caso ele não funcione no seu monitor, então acredito que o melhor jeito que temos hoje para diminuir o input lag com o menor tearing possível é através do Scanline Sync.
Scanline Sync
Scanline Sync é mais uma técnica que visa diminuir o input lag causado pelo V-SYNC, ao mesmo tempo que reduz consideravelmente o tearing, causado quando estamos sem nenhum tipo de sincronia. O bacana do Scanline Sync é que ele funciona com absolutamente qualquer tipo de monitor, em qualquer tipo de conexão.
Vale a pena observar que o Scanline Sync não remove o tearing, ele apenas permite que o controlemos, deixando-o fixo num ponto do monitor. A sacada dele é que, ao poder movimentar o tearing pela tela, podemos deixá-lo em algum canto que nos incomode menos, como nos limites superiores ou inferiores.
Requisitos para habilitar o Scanline Sync
1) RTSS Rivatuner Statistics Server (versão 7.2.0 ou superior);
2) Desligar absolutamente qualquer tipo de sincronia, seja pelo menu do próprio jogo ou pelo painel de controle da placa de vídeo;
3) Seu PC tem que gerar a mesma taxa de quadros que a taxa de atualização do seu monitor;
Vantagens do Scanline Sync:
• FPS absolutamente estáveis (caso seu PC consiga gerar os quadros necessários);
• Com FPS travado, a temperatura geral do PC diminui, assim como o ruído;
• Input lag baixíssimo (comparado ao FreeSync);
• Menos tearing (ele continua, mas podemos "escondê-lo");
• Funciona com qualquer monitor e qualquer conexão;
• Sensação de fluidez igual ao V-SYNC, mas sem seu input lag;
Desvantagens do Scanline Sync
• Funciona somente se o seu PC consegue gerar exatamente a mesma taxa de quadros da taxa de atualização do seu monitor. Por exemplo, se o seu monitor for 60Hz, mas seu PC só consegue gerar 59 FPS, o Scanline Sync deixa de atuar.
Resumidamente, de forma bem genérica, o Scanline Sync seria como um FreeSync sem range, ou seja, um FreeSync que só funciona caso o FPS esteja exatamente igual a taxa de atualização do seu monitor.
Para ativar o Scanline Sync, basta instalar o RTSS Rivatuner Statistics Server (versão 7.2.0 ou superior). A opção estará disponível conforme mostra a imagem abaixo:
(RTSS Rivatuner Statistics Server)
Configuração
Para utilizar o Scanline Sync, basta preencher o campo conforme a imagem acima. O valor a ser preenchido depende totalmente do conjunto monitor + placa de vídeo + cabo que você usa, então é um processo de ajuste fino com tentativa e erro. Os valores podem ser preenchidos com números positivos ou negativos.
No meu caso, o valor ideal ficou por volta de -150 (LG 27EA83R (QHD) + 1080 Ti + DisplayPort).
Testes:
Deixo aqui alguns prints demonstrando o resultado. Sei que não estão bons, a imagem é meio escura... prometo atualizar em breve com exemplos mais claros.
(Clique para ver o print inteiro).
Valor: 0 (Scanline Sync desligado).
Resultado: o tearing é aleatório. Pode aparecer a qualquer momento, em qualquer lugar.
Valor: -30
Resultado: o tearing deixa de ficar aleatório, mas fica mais ou menos do centro pra cima da tela.
Valor: -100
Resultado: tearing regular, mais ou menos no centro.
Valor: -140
Resultado: tearing regular, ainda mais ou menos no centro, mas um pouco mais pra baixo.
Valor: -150
Resultado: tearing regular, na parte inferior da tela. Nessa parte não me atrapalha nem um pouco, perfeito!
Observações finais
Se você não perceber nenhuma diferença ao alterar os valores, experimente fechar o RTSS após preencher com o valor desejado, e, em seguida, voltar ao jogo. Dentro de alguns segundos o RTSS volta a ser executado automaticamente com os valores que vc preencheu anteriormente.
Conclusão
Para quem não tem monitor FreeSync ou G-SYNC, acredito que não exista técnica melhor hoje em dia que junte a fluidez do V-SYNC mas sem seu input lag gigantesco. Hoje em dia utilizo essa técnica em todos os meus jogos, sejam eles single-player ou até mesmo competitivos.
Espero que esse tutorial os ajudem.
Não vi ninguém falar a respeito da nova feature do RTSS Rivatuner Statistics Server, o Scanline Sync.
Não vou falar aqui sobre V-Sync, FreeSync, G-SYNC, etc, pois acredito que grande parte de vocês sabem o que significa. Caso não saibam, sugiro começar a pesquisar por ai.
Antes de utilizar o Scanline Sync, se você não tem um monitor compatível com FreeSync, vale a pena dar uma olhada nesse tópico https://adrenaline.uol.com.br/forum...-freesync-gsync-configs-edits-cru-etc.608775/, pois esse hack permite resultados muito melhores do que o Scanline Sync.
Caso ele não funcione no seu monitor, então acredito que o melhor jeito que temos hoje para diminuir o input lag com o menor tearing possível é através do Scanline Sync.
Scanline Sync
Scanline Sync é mais uma técnica que visa diminuir o input lag causado pelo V-SYNC, ao mesmo tempo que reduz consideravelmente o tearing, causado quando estamos sem nenhum tipo de sincronia. O bacana do Scanline Sync é que ele funciona com absolutamente qualquer tipo de monitor, em qualquer tipo de conexão.
Vale a pena observar que o Scanline Sync não remove o tearing, ele apenas permite que o controlemos, deixando-o fixo num ponto do monitor. A sacada dele é que, ao poder movimentar o tearing pela tela, podemos deixá-lo em algum canto que nos incomode menos, como nos limites superiores ou inferiores.
Requisitos para habilitar o Scanline Sync
1) RTSS Rivatuner Statistics Server (versão 7.2.0 ou superior);
2) Desligar absolutamente qualquer tipo de sincronia, seja pelo menu do próprio jogo ou pelo painel de controle da placa de vídeo;
3) Seu PC tem que gerar a mesma taxa de quadros que a taxa de atualização do seu monitor;
Vantagens do Scanline Sync:
• FPS absolutamente estáveis (caso seu PC consiga gerar os quadros necessários);
• Com FPS travado, a temperatura geral do PC diminui, assim como o ruído;
• Input lag baixíssimo (comparado ao FreeSync);
• Menos tearing (ele continua, mas podemos "escondê-lo");
• Funciona com qualquer monitor e qualquer conexão;
• Sensação de fluidez igual ao V-SYNC, mas sem seu input lag;
Desvantagens do Scanline Sync
• Funciona somente se o seu PC consegue gerar exatamente a mesma taxa de quadros da taxa de atualização do seu monitor. Por exemplo, se o seu monitor for 60Hz, mas seu PC só consegue gerar 59 FPS, o Scanline Sync deixa de atuar.
Resumidamente, de forma bem genérica, o Scanline Sync seria como um FreeSync sem range, ou seja, um FreeSync que só funciona caso o FPS esteja exatamente igual a taxa de atualização do seu monitor.
Para ativar o Scanline Sync, basta instalar o RTSS Rivatuner Statistics Server (versão 7.2.0 ou superior). A opção estará disponível conforme mostra a imagem abaixo:
(RTSS Rivatuner Statistics Server)
Configuração
Para utilizar o Scanline Sync, basta preencher o campo conforme a imagem acima. O valor a ser preenchido depende totalmente do conjunto monitor + placa de vídeo + cabo que você usa, então é um processo de ajuste fino com tentativa e erro. Os valores podem ser preenchidos com números positivos ou negativos.
No meu caso, o valor ideal ficou por volta de -150 (LG 27EA83R (QHD) + 1080 Ti + DisplayPort).
Testes:
Deixo aqui alguns prints demonstrando o resultado. Sei que não estão bons, a imagem é meio escura... prometo atualizar em breve com exemplos mais claros.
(Clique para ver o print inteiro).
Valor: 0 (Scanline Sync desligado).
Resultado: o tearing é aleatório. Pode aparecer a qualquer momento, em qualquer lugar.
Valor: -30
Resultado: o tearing deixa de ficar aleatório, mas fica mais ou menos do centro pra cima da tela.
Valor: -100
Resultado: tearing regular, mais ou menos no centro.
Valor: -140
Resultado: tearing regular, ainda mais ou menos no centro, mas um pouco mais pra baixo.
Valor: -150
Resultado: tearing regular, na parte inferior da tela. Nessa parte não me atrapalha nem um pouco, perfeito!
Observações finais
Se você não perceber nenhuma diferença ao alterar os valores, experimente fechar o RTSS após preencher com o valor desejado, e, em seguida, voltar ao jogo. Dentro de alguns segundos o RTSS volta a ser executado automaticamente com os valores que vc preencheu anteriormente.
Conclusão
Para quem não tem monitor FreeSync ou G-SYNC, acredito que não exista técnica melhor hoje em dia que junte a fluidez do V-SYNC mas sem seu input lag gigantesco. Hoje em dia utilizo essa técnica em todos os meus jogos, sejam eles single-player ou até mesmo competitivos.
Espero que esse tutorial os ajudem.
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