• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tutorial] Instalação do Windows para NOTE/PC com serial na bios

rafaelmq

know-it-all Member
Registrado
Se você comprou recentemente um notebook com Windows 8, pode ter percebido que o mesmo não traz a pequena etiqueta branca com o número de série. Esta normalmente estava localizada na parte traseira do computador, ou dentro do compartimento da bateria. Agora, quem comprou um computador com Windows 8 pode ficar na dúvida de como reinstalar o sistema operacional, já que o número de série não aparece em lugar nenhum do exterior do computador. A resposta é bem simples: não precisa se preocupar mais, já que o número de série se encontra na BIOS da placa mãe.

Os montadores de computadores que colocam o sistema operacional Windows 8 nos seus produtos estão colocando este número na própria BIOS. Assim, o sistema operacional automaticamente reconhece que o sistema operacional é legal (ou seja, não e um produto pirata) e pode proceder a instalação.
Porem isso acareta um problema seriu, pois o usuario fica preso no sistema operacional original que veio na maquina. Assim se o usuario comprou uma chave de atulização do sistema windows (ex: windows 8 PRO), ate mesmo fazer um downgrade do sistema com windows 7 ou ate instalar uma versao do linux, isso é impossivel, pois na hora da instalação logo apoz o boot aparece uma mensagem de erro "A chave do windows não é compatível com a imagem do windows que voce está usando pra instalar o windows" ou algo parecido.

Vou descrever ao longo do topico o procedimento de instalação de sistemas operacionais diferentes do sistema original que veio na maquina.



ATENÇÂO: Antes de tentar reinstalar o sistema faça uma ISO do sistema original da maquina.

Usaremos a forma de boot por UEFI por ser mais simples para adicionar o arquivo na imagem e por ser mais indicado pois é um modo de instalação mais seguro, mais rapido (pricipalmente se voce tiver um SSD) e tem suporte a instalação a HDs de 3 TB.

Para mais informações sobre boot UEFI:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-otimizacao-do-windows-7-para-ssds-e-hds.html


Instalação do sistema por boot UEFI:

Antes de tudo temos que configurar algumas coisinhas nas bios, para que nao de erro na instalação.
alguns notes apenas desabilitanto o segure boot, ele aceita a instalação de outro SO

Aviso: Caso alguns desses itens for alterado o seu estado depois da formatação, vai dar erro no boot.
Configuração da Bios:

Para o Windows 7:

- UEFI BOOT habilitado
- LEGACY MODE habilitdo
- SECURY BOOT desabilitado

Para o Windows 8:

- UEFI BOOT habilitado
- LEGACY MODE desabilitado
- SECURY BOOT habilitado

1º Passo: Criar Pendrive de Instalação

Primeiramente, seu drive USB precisa ser bootável e estar formatado no sistema de arquivos FAT32, pois o UEFI não identifica um drive USB formatado em NTFS como drive de boot UEFI.

1. Abra e rode o CMD como administrador.
2. Digite Diskpart, aperte Enter.
3. Digite List Disk, aperte Enter.
4. Digite Select Disk # (# é o número do drive USB que será utilizado), aperte Enter.
5. Digite Clean, aperte Enter.
6. Digite Create Partition Primary, aperte Enter.
7. Digite Active e aperte Enter.
8. Digite Format Quick FS=FAT32 e depois Enter.
9. Digite Assign, e depois Enter.
10. Digite Exit e finalmente Enter.
11. Copie todo o conteúdo da instalação do Windows 8 em DVD para o drive USB. Um simples arrastar e soltar já completa o processo, e se você ter alguma .iso, extraia ou monte a .iso primeiro.

Após isso, seu drive USB precisa ter o diretório e o arquivo “*:\efi\boot\bootx64.efi (* é a letra do drive USB que contém a instalação do Windows 8. A extensão .efi é a extensão do boot loader da instalação do Windows. Se você não tem este diretório ou arquivo no seu drive USB, siga as instruções abaixo para criar:

1. Primeiro, crie uma pasta chamada boot dentro da pasta “efi” do drive USB.
2. Você precisa copiar todos os arquivos do diretório *:\efi\microsoft\boot dentro do diretório *:\efi\boot que foi criado.
3. Depois, use o 7-Zip para abrir o arquivo localizado em *:\sources\install.wim.
4. Dentro do arquivo, ache o arquivo localizado na pasta 1\Windows\boot\efi\bootmgfw.efi.
5. Copie este arquivo para o diretório *:\efi\boot que você criou antes. Lembrando que esse arquivo é encontrado em qualquer instalação do Windows atual, mais especificamente no diretório C:\Windows\Boot\EFI.
6. Depois de copiar o arquivo para a pasta *:\efi\boot, renomeie o arquivo bootmgfw.efi para “bootx64.efi”. Você terá completado a pasta de boot do Windows com este processo.
7. Seu drive de instalação USB ou DVD precisa ser inserido no seu PC para que o UEFI registre seu dispositivo DVD ou USB como drive de boot UEFI.

2º Passo: Copiar Arquivo ei.cfh

Aqui está a magica !!
Esse arquivo impede que o windows peça o serial no inicio da instalação assim o sistema nao enxerga que o windows é diferente da instalação, portanto voce consegue instalar o sistema. depois que o sistema é instalado e antes de entrar nas configurações iniciais (nome de usuario, rede e etc...) o windows pede o serial de instalação novamente e assim voce ativa o windows.

Faça o download do arquivo aqui:


Mega


Depois cole o arquivo na pasta Sourses dentro do pendrive de instalação que fizemos.
Coloque o pendrive de instalação na maquina, reinicie, de boot na maquina e seja Feliz :coolface:

ATENÇÂO: Se voce tiver um pendrive de instalação ja pronto feito com softwares de criação de pendrives bootaveis e colar o arquivo, nao vai dar certo. Colar o arquivo direto no pendrive so funciona para pendrives de boot UEFI.

Troca de HD por SSD

Para fazer a troca do HD por SSD é simples porem voce tem que ter em maos a ISO do sistema original da maquina. Ela pode ser feita pelo Windows por programas de recuperação do fabricante.

1 - Crie a midia de recovery
2 - Tire o hd do note e coloque o SSD no note
3 - Utilize a midia de recovery para instalar o Windows fornecido pelo fabricante
4 - Aguarde a instalação e seja Feliz :coolface:

Testado: Windows 8 PRO, Windows 7

--------------------------------------------------> Atualização <-------------------------------------------

Instalação do sistema por boot Normal (DVD):

Me deparei com um problema de meu note nao aceitar Boot por UEFI com SO Windows 7.... Somente aceita o boot por UEFI com SO Windows 8.
Para resolver este problema é facil, tenha em mãos a Imagem do SO (no meu caso foi o Windows 7) e faça os procedimentos:

1 - Abra a Imagem do SO com o UltraIso ou o PowerIso
2 - Faça o Download do arquivo ei.cfg (Logo acima) e coloque dentro da pasta Sources
3 - Salve a Imagem Com nome diferente para nao Sobrepor a Imagem Original (Salvar Como)
4 - Grave a Imagem em um DVD

OBS: Quando fui gravar a Imagem alterada com o ImgBurn nao sei porque deu erro na gravação da mesma, para resolver este problema eu Emulei a imagem com o Nero ( ex: driver F) e Copiei a imagem (ex: Drive F para Driver E)
 
Última edição:
Na parte

3. Depois, use o 7-Zip para abrir o arquivo localizado em *:\sources\install.wim.
4. Dentro do arquivo, ache o arquivo localizado na pasta 1\Windows\boot\efi\bootmgfw.efi.

Eu não acho o arquivo bootmgfw.efi... Estou usando o DVD do windows 7... Posso copiar esse arquivo do meu note que roda o windows 8?
 
mais tem o arquivo bootx64.efi na pasta *:\efi\boot\ ????
 
Bom dia a todos. Instalei o Windows 7 64 Bits num SSD Corsair GS 128 GB. Instalei o S.O. e programas, mas o Windows criou uma partição de 100MB que está reservado pelo sistema, queria saber se está certo esta partição criada de 100MB? Numa futura formatação como devo proceder na hora do Boot, somente Excluir a partição ou Excluir e Formatar e logo após começar a Instalação do Windows 7? Agradeço o Help do Fórum.
 
Bom dia a todos. Instalei o Windows 7 64 Bits num SSD Corsair GS 128 GB. Instalei o S.O. e programas, mas o Windows criou uma partição de 100MB que está reservado pelo sistema, queria saber se está certo esta partição criada de 100MB? Numa futura formatação como devo proceder na hora do Boot, somente Excluir a partição ou Excluir e Formatar e logo após começar a Instalação do Windows 7? Agradeço o Help do Fórum.

Essa partição é normal ter... se voce formatou por UEFI deve ter mais 2 partições, que tambem sao normais.

se voce NAO estiver formatando por UEFI. è so excluir a partição na tela de instalação personalizada depois do boot.

se voce for formatar por UEFI, faça isso:


Particionando e dando boot do Windows 7 com a Partição Reserva da Microsoft:


  1. Dê boot da mídia de instalação do Windows 7.
  2. Depois do boot você verá a tela de instalação do Windows 7. Lá, aperte Shift + F10 para abrir um prompt de comando.
  3. No prompt de comando, digite Diskpart, tecle enter.
  4. Digite List Disk, tecle Enter.
  5. Digite Select Disk # (onde # é o número do drive que aparecer no prompt), tecle Enter.
  6. Digite Clean, tecle Enter.
  7. Digite Convert MBR, tecle Enter.
  8. Digite Exit e depois Enter.
  9. Feche a janela do prompt de comando.
  10. Clique em próximo ou next.
  11. Clique em Instalar agora ou Install Now.
  12. Aceite os termos e clique em próximo.
  13. Escolha “Custom: Install Windows only (advanced)” (Personalizado – Instalar o Windows apenas (avançado)).
  14. Selecione a partição e clique em “Drive Options (advanced)” (Opções de Disco (avançado))
  15. Clique “New” e depois clique em “Apply”. Duas partições devem aparecer. Clique na partição de baixo.
  16. Clique em Ok e depois em Next.
  17. Daí siga as instruções na tela até chegar na área de trabalho.



Para mais informações e duvidas de uma lida Aqui...

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-otimizacao-do-windows-7-para-ssds-e-hds.html


Esse topico é somente para Burlar a instalação do Windows para NOTE/PC com serial na bios
 
Esse topico é somente para Burlar a instalação do Windows para NOTE/PC com serial na bios
Obrigado pela dica mas, não é meu caso tenho o Windows 7 Ultimate 64 Bits FPP (Original), queria saber se está correto a instalação que fiz com o novo SSD:
1- Desliguei todos HDs e deixei o Boot somente no gravador de DVD e no SSD;
2- Na Bios configurei em SATA MODE SELECTION em AHCI e ligado na porta 0 Sata3 de 600MB/s;
3- Após o Boot entrei na tela de instalação do Windows 7;
4- Fui na instalação Avançada e Formatei o SSD e apliquei o tamanho total do disco sólido, foi aí que apareceu uma partição de 100MB, continuei a instalação;
5- Com o Sistema Operacional instalado verifico em Ferramentas Administrativas>Gerenciador do Computador>Gerenciamento de Disco>Lá está a partição de 100MB em NTFS Reservada pelo Sistema como integro (Sistema, Ativo, Partição primária), acho que teria problemas em excluir? Acho que o Windows 7 reserva essa partição de 100MB para configuração de boot e recuperação de problemas?
OBS: Lembrando que no SSD tem a partição "C" onde está instalado o Windows 7 e programas.
Agradeço mais uma vez se puder tirar estas dúvidas.
 
Última edição:
Obrigado pela dica mas, não é meu caso tenho o Windows 7 Ultimate 64 Bits FPP (Original), queria saber se está correto a instalação que fiz com o novo SSD:
1- Desliguei todos HDs e deixei o Boot somente no gravador de DVD e no SSD;
2- Na Bios configurei em SATA MODE SELECTION em AHCI e ligado na porta 0 Sata3 de 600MB/s;
3- Após o Boot entrei na tela de instalação do Windows 7;
4- Fui na instalação Avançada e Formatei o SSD e apliquei o tamanho total do disco sólido, foi aí que apareceu uma partição de 100MB, continuei a instalação;
5- Com o Sistema Operacional instalado verifico em Ferramentas Administrativas>Gerenciador do Computador>Gerenciamento de Disco>Lá está a partição de 100MB em NTFS Reservada pelo Sistema como integro (Sistema, Ativo, Partição primária), acho que teria problemas em excluir? Acho que o Windows 7 reserva essa partição de 100MB para configuração de boot e recuperação de problemas?
OBS: Lembrando que no SSD tem a partição "C" onde está instalado o Windows 7 e programas.
Agradeço mais uma vez se puder tirar estas dúvidas.

Terá sim.... Nao exclua a partição.
 
OK rafaelmq obrigado pela dica.
 
Legal, a dica, não sabia que chegaríamos a esse ponto.

Bem, cabe ao cidadão processar a fabricante do notebook. Pensando seriamente em comprar um só pra ter o gostinho de abrir uma jurisprudência linda nesse tipo de coisa abusiva...
 
Qualificado, ajudou bastante!
 
Obrigado a todos....

Penei muito pra ache essas informações... por isso resolvi compartilhar ^^ :haha::haha::haha:
 
tambem penei muito pra conseguir meu dualboot windows 8 kubuntu 13.4, ms usando recursos do uefi que eram pra melhorar a segurança pra forçar o povo a ficar somente no windows.
 
Boa Noite, a todos
se podessem me ajudarem, ficarei muito grato.
Comprei um Ultrabook da samsung NP530U3B-AD1BR --> http://www.samsung.com/br/consumer/it-products/notebooks-netbooks/ultra-portable/NP530U3B-AD1BR-spec. fui formatar ele usando esse tutorial -->> http://www.programactrlaltdel.com/blog/2012/10/30/fazendo-uma-instalacao-limpa-do-windows-em-ultrabook-da-samsung/comment-page-1/ e acabei apagando tudo inclusive o tinha no SSD. gostaria de saber como faço para deixar como orinal o SSD. pelo DVD que veio nele consigo instalar o windows 7, normal no HD mais o SSD, não funciona mais como antes, apertava na inicialização F4 e ele entrava no modo recovery. Agora so consigo visualiza 14.95 GB, que no caso é 16 GB iSSD Express Cache.
 
grato desde já.
 
O que voce quer fazer... explique melhor, pois nao entendi quase nada do que voce disse.
 
demorei umas meia hora pra faze tudo ..

blz fiz isso :fuckyeah: AI chegou na parte ''aonde voce gostaria de estalar o windows'' :freddy: parte em que mostra o disco para formatar criar e excluir partição...) blz fui tenta criar uma nova partição e nao vai :damn: Aparece o erro ''o Windows nao pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT.'' :feelbad:


fiquei toda feliz que que consegui chega ate essa parte ai acontece isso o azar do cacete:mas:


ALGUEM SABE COMO RESOLVO OU JAH PASSOU POR ISSO ? :forever:
 
Última edição:
blz fiz isso :fuckyeah: AI chegou na parte ''aonde voce gostaria de estalar o windows'' :freddy: parte em que mostra o disco para formatar criar e excluir partição...) blz fui tenta criar uma nova partição e nao vai :damn: Aparece o erro ''o Windows nao pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT.'' :feelbad:


fiquei toda feliz que que consegui chega ate essa parte ai acontece isso o azar do cacete:mas:


ALGUEM SABE COMO RESOLVO OU JAH PASSOU POR ISSO ? :forever:

tente fazer isso:

Particionando e dando boot em partição GPT manualmente para Windows 7 com o setor de 4KB:

  1. Dê boot da mídia de instalação do Windows 7 (você precisa inicializar de um dispositivo marcado como UEFI, ou então a instalação do Windows 8 poderá dar um erro que impede do sistema ser instalado na partição). Estes dispositivos de boot UEFI possuem um prefixo UEFI: “nome do seu dispositivo”, e mostra o drive como opção de boot em seu UEFI.
  2. Depois do boot você verá a tela de instalação do Windows 7. Lá, aperte Shift + F10 para abrir um prompt de comando.
  3. No prompt de comando, digite Diskpart, tecle enter.
  4. Digite List Disk, tecle Enter.
  5. Digite Select Disk # (onde # é o número do drive que aparecer no prompt), tecle Enter.
  6. Digite Clean, tecle Enter.
  7. Digite Convert GPT, tecle Enter.
  8. Digite Create Partition EFI Size=100, tecle Enter.
  9. Digite Format Quick FS=FAT32, tecle Enter.
  10. Digite Create Partition MSR Size=128, tecle Enter.
  11. Digite Create Partition Primary Align=4096, tecle Enter.
  12. Digite Format Quick FS=NTFS, tecle Enter.
  13. Digite Exit, e depois Enter.
  14. Feche o prompt.
  15. Clique em Próximo (Next).
  16. Clique em Install Now (Instalar Agora).
  17. Aceite os termos e clique em Próximo.
  18. Escolha “Custom: Install Windows only (advanced)” (Personalizado – Instalar o Windows apenas (avançado)).
  19. Clique na partição.
  20. Clique em Próximo.
  21. A partir daí, siga as instruções na tela até chegar na área de trabalho.

Qualquer se nao der certo tente este topico aqui:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-otimizacao-do-windows-7-para-ssds-e-hds.html
 
Ótimo tópico, irei favoritar pois já tenho alguns clientes insatisfeitos com o Win8 e querendo migrar para o Win7.


Qualificado :joia:

Valeu... muito obrigado :lol2::lol2::lol2::lol2::lol2:
 
estou fazendo o procedimento numa midia do windows 8 32 Bits, mesmo assim terei de renomear o arquivo bootmgfw.efi para bootx64.efi?
depois de feito o procedimento ele sempre usara os HDs no formato GPT?
qual a diferença entre o boot normal e o UEFI, fora aceitar dar boot em HDs com mais de 2TB, sera velocidade de boot ou o que?
 
estou fazendo o procedimento numa midia do windows 8 32 Bits, mesmo assim terei de renomear o arquivo bootmgfw.efi para bootx64.efi?
depois de feito o procedimento ele sempre usara os HDs no formato GPT?
qual a diferença entre o boot normal e o UEFI, fora aceitar dar boot em HDs com mais de 2TB, sera velocidade de boot ou o que?

Creio que tenha que mudar o nome do arquivo sim, mais nao tenho certeza pis nunca fiz isso em midia x86

Mas verifique na pasta \efi\boot se ja nao tem o arquivo, pois em todas as midias de W8 que peguei ja continham.

O windows 8 por padão ja cria as partições em GPT no windows 7 tem que criar manualmente.


Boot por uefi é mais rapido...mais informações aqui:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-otimizacao-do-windows-7-para-ssds-e-hds.html
 
entaun o unico arquivo que tinha na pasta uefi no cd de 32bites era o bootia32.efi e na midia de 64 bits que tenho o arquivo é o bootia64.efi, as minhas midias são copias das midias originais do windows 8 pro
 
bolaaugusto:1068155013 disse:
entaun o unico arquivo que tinha na pasta uefi no cd de 32bites era o bootia32.efi e na midia de 64 bits que tenho o arquivo é o bootia64.efi, as minhas midias são copias das midias originais do windows 8 pro

Provavelmente esse aquivo boot32 ja eh o aquivo de boot por uefi. Entao nao precisa copiar nada...so formate o pendrive em fat32 e copie os arquivos da imagem que voce tem....abilite boot por uefi na placa mae ....entre na pagina de boot da sua pplaca e selecione o pendrive.
 
Antes de mais nada trabalho com hardware a 5 anos e ja trabalhei em uma autorizada POSITIVO (sei como funciona essas Tranqueiras)
Estou com um notebook Positivo Unique S1990 TRAVADO na Tela inicialização (post)
Veio com Windows 8, formatei normalmente para o 7, funcionou perfeito.
após reiniciar 3 vezes (como se deve fazer após a formatação para ter certeza que ficou perfeita) Ele Travou no Post, (na tela 'positivo") não vai pra frente e nem entra na bios
Minhas tentativas foram:
Ligar apenas o necessário (Mobo+Proc+Memoria) = FAIL
Desligar Teclado Onboard = FAIL
Retirar bateria interna para resetar a BIOS = FAIL
Teste de Memoria e HD = OK
Ja fiz quase tudo o que encontrei na net, e pela primeira vez na vida NÃO SEI O QUE FAZER. Liguei para amigos da POSITIVO e nenhum relatou o mesmo problema.
Lembrando que não tem como trocar a BIOS, pois não consigo botar para entrar no Prompt.
 
comprei um note que veio com windows 8 original, quero instalar o 7 ultimate, posso voltar depois pra esse windows 8 que veio ou não mais?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo