( Tutorial ) SGSSAA, nVIDIA GeForce

Jeffr33dom

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Introdução:

Sparse Grid Super Sampling (SGSSAA) é uma das técnica de implementação da forma mais poderosa de anti-aliasing conhecida, supersample,

SGSSAA oferece uma excelente qualidade de imagem com impacto menor em termos de performance que a implementação padrão de supersample (conhecida como OGSSAA)... mas ainda assim é recomendado somente para usuários de placas de vídeo de alto desempenho pois é mais taxativo que os métodos mais comuns de Mulisampling (MSAA).

Como surgiu?

Foi descoberto por via de um bug em um dos primeiros drivers da NVIDIA para sua série Fermi, onde ao fazer a configuração do Transparency Supersampling (TR SSAA), o filtro era aplicado em toda as texturas ao invés de somente em texturas com camadas alfa (texturas com camadas transparentes), a NVIDIA corrigiu o erro em futuras versões de seus drivers...

Não demorou até que algumas aplicações como o nHancer e posteriormente o NVIDIA Profile Inspector adicionarem o bug/hack opcionalmente em suas configurações, nascendo então o SGSSAA.

Como configurar?

Para configurar o uso de SGSSAA em seu jogo você precisará do aplicativo NVIDIA Profile Inspector:
Link: https://ci.appveyor.com/project/Orbmu2k/nvidiaprofileinspector/build/artifacts


#1: Abra o programa e escolha o jogo que você deseja na aba "profiles";

#2: Opção "Antialiasing - Transparency Multisampling" você configura para "Disabled";

#3: Opção "Antialiasing - Transparency Supersampling" você escolhe o nível de "Sparse Grid Supersampling" que você deseja;


#4: Opção "Texture Filtering - LOD Bias" você configura de acordo com o nível de SGSSAA escolhido, é importante essa configuração para amenizar o leve embaçamento causado pelo SGSSAA na imagem.

Observação:
2x SGSSAA: -0.500
4x SGSSAA: -1.000
8x SGSSAA: -1.500

#5: Opção "Texture Filtering - Negative LOD" você configura para "Allow", para permitir que a configuração manual do LOD Bias feita no passo anterior surta efeito;

#6: Opção "Antialiasing - Mode" você configura para "Override Any Application Setting" e "Antialiasing - Behavior Flags" para "None";

Observação: Se o jogo aceitar o anti-aliasing forçado por driver, você deverá optar por desligar o anti-aliasing dentro do jogo e usar pelo NVIDIA Profile Inspector, caso o jogo não aceite anti-aliasing forçado por driver você deverá configurar o anti-aliasing dentro do próprio jogo e usar "Enhance the application setting".

#7: Opção Antialiasing - Setting você precisa escolher o nível de Multisampling (MSAA) para ser usado em conjunto ao SGSSAA;


2x SGSSAA precisa de 2x MSAA
4x SGSSAA precisa de 4x MSAA
8x SGSSAA precisa de 8x MSAA

Anti-Aliasing Compatibility Bits:

Alguns jogos não são compatíveis com SGSSAA, outros acabam tendo problemas com quedas de performance agressivas ou embaçamento demais na imagem, para ajudar com isso você precisa achar os bits adequados para seu jogo.

Alice: Madness Returns
- 0x000010C1 ( 2x ou 8x SGSSAA )
- 0x000010C5 ( 4x SGSSAA )
Alien vs. Predator
- 0x004030C1
APB Reloaded
- 0x000012C1
Batman Arkhan Asylum
- 0x000010C1
Batman Arkhan City
- 0x000010C1
Battlefield Play4Free
- 0x000010C1
Crysis 2
- 0x000012C1
Darksiders
- 0x00003301
Darksiders 2
- 0x00001245
Dead Island
- 0x000010C1
Dead Space
- 0x004030C0
Dead Space 2
- 0x004030C0
Dragon Age: Origins
- 0x004010C0
Fable 3
- 0x004000C1
Grand Theft Auto: San Andreas
- 0x00001000
Homefront
- 0x000010C1
L.A Noire
- 0x004000C1
Left 4 Dead
- 0x000010C1
Left 4 Dead 2
- 0x000012C1
Mafia 2
- 0x000002C1
Mass Effect
- 0x080000C1
Mass Effect 2
- 0x080000C1
Mass Effect 3
- 0x080000C1
Mirror's Edge
- 0x000000C1
Need For Speed: Shift
- 0x000010C1
Need For Speed: Shift 2
- 0x004110C1
Pure
- 0x004102C1
Resident Evil 5
- 0x000000C1
S.T.A.L.K.E.R Shadow Of Chernobyl
- 0x0000D0C1
Spec Ops: The Line
- 0x000100C1
Starcraft 2
- 0x000110C1
Star Wars: The Force Unleashed
- 0x000012C5
Star Wars: The Force Unleashed 2
- 0x000012C5
Star Wars: The Old Republic
- 0x000012C1
The Elder Scrolls 4: Oblivion
- 0x00000045
 
Última edição:
Alguem do forum já fez isso??

OBS: Postasse em local errado. :trollfail:
 
Cade as screens de comparação?
 
Última edição:
E questão de desempenho? Como que fica?
Por exemplo, 2x SGSSAA contra o 4X MSAA.
 
E questão de desempenho? Como que fica?
Por exemplo, 2x SGSSAA contra o 4X MSAA.

2x SGSSAA é superior em qualidade de imagem a 4x MSAA e é mais leve, 4x SGSSAA é superior em qualidade de imagem a 16xQ CSAA, porém é mais pesado que o mesmo.

8x SGSSAA é :mondie: mas o custo de performance é absurdo...
 
Editado por um moderador:
Galera, expandi a lista para vocês aproveitarem essa excelente forma de Anti-Aliasing em maior quantidade de jogos, quando eu tiver mais tempo eu posto mais screenshots comparativas e coloco mais jogos!

:gaming:

Um abraço.
 
Última edição:
Apesar de já ter feito umas "experimentações" com o NVidiaInspector (que eu curto bastante), achei a iniciativa de postar esse tutorial muito boa. Em especial, como dito, para aqueles que não falam Ingles. Parabéns pela sua iniciativa. Não ligue para as criticas não-construtivas! Pode prosseguir!!!
abs
 
Mafia II ficou perfeito com 2xSGSSAA + 4xMSAA, ainda rodando em 60 FPS com Phyx ligado. Não consegui habilitar o AA no Deus Ex: Human Revolution pelo Inspector. Acho que os AABits da versão Director's Cut devem ser outros.

7m7p.jpg


tnn9.jpg


w1pa.jpg
 

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