Tutorial - vendo temperatura e consumo de memória durante o jogo com o Riva Tuner

_CP_

*****
Registrado
Pessoal, este é um tutorial que aprendi a fazer faz um tempo, e como a maioria deve ignorar essa ótima função do Riva Tuner, estou postando ele completo por aqui. Com essa configuração, durante o jogo, aparecerá na tela dados de temperatura e consumo de memória do pc, muito úteis para diagnosticar aquecimento excessivo da vga (GPU) ou falta de memória, seja a total do micro, seja a memória de vídeo (da própria vga).

Demonstrarei aqui como ativar o sensor de temperatura da GPU, consumo de memória do sistema todo e consumo de memória gráfica (de vídeo).

Primeiro é necessário baixar e instalar o Riva Tuner, disponível em vários sites. Ex:
RivaTuner download

Uma vez instalado o programa, vamos às configurações:

Primeiramente é necessário configurá-lo para iniciar com o Windows, para que tudo funcione corretamente. Para isso vá até a aba Settings, e marque a opção Run at Windows startup:



Após, volte à aba Main e clique na aba Customize:



Clique na opção Hardware Monitoring (lupa):



Clique no botão vermelho no canto esquerdo da tela, deixando-o marcado, e depois clique em Setup:



Entre na opção Plugins:



Após, marque todos os plugins:



Agora iremos selecionar o que queremos que apareça na tela do jogo. Selecione a opção Core temperature e em seguida clique em Setup:



Marque a opção Show core temperature in on-screen display, e após clique em Run Server:



Faça o mesmo com as opções Physical memory usage e Videomemory usage.

Você pode ainda selecionar outras opções para aparecerem no display. Eu sugeri as três acima por achá-las as mais úteis.

Feitas essas últimas opções, você notará que terão dois ícones do Riva Tuner ao lado do relógio, sendo um deles com uma seta verde:

rivatunertutorial8hr3.jpg


Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone com a seta verde, e selecione Setup. Após, marque as opções de configuração e iniciar com o Windows, conforme mostrado na imagem abaixo:



Para mudar a cor do display, basta clicar em cima da cor, conforme mostrado na imagem acima, e escolher a sua cor favorita. Eu recomendo o amarelho escuro, pois fica visível em quase todos os cenários dos games, mas isso varia conforme o gosto do usuário.

Prontinho. Agora basta reiniciar o Windows.

Reiniciado o sistema, basta verificar se os dois ícones do Riva Tuner continuam ao lado do relógio. Inicie algum jogo e veja se deu certo. O display deverá ficar como na imagem abaixo:



Lembrando que para aparecer a temperatura da GPU a vga tem que ter sensor de temperatura. Em vgas sem sensor isso não é possível.

Para ajeitar em que ponto da tela quer os indicadores, basta ir no ícone de estatísticas, clicar com o botão direito do mouse, e selecionar setup. Em seguida altere os valores x-coord (para mover os indicadores na horizontal) e y-coord (para movê-los na vertical). Não vou indicar valores fixos, pois eles variam conforme a resolução utilizada pelo usuário.

O Riva Tuner não tira screenshots. Para essa função recomendo o programa Print Screen Replacement (dica do colega Night Rider). O programa é gratuito e tira screens constando as medições do Riva Tuner.
Download: Print Screen Replacement

Este tutorial foi feito com base no Windows XP. No Windows Vista a opção videomemory usage não habilita (não sei o motivo).

Caso prefiram, habilitem a opção Framerate para mostrar na tela. Ela é detalhada, e mostra inclusive qual o directx usado no jogo (D3D9: DX9, D3D10: DX10 etc). Imagem:



O indicador de temperatura da cpu (processador) pode não funcionar corretamente. Aqui nunca funcionou, e sempre mostrou como N/A. Então não estranhem se isso acontecer.

A partir da versão 2.22 do Riva Tuner, o painel do server de estatísticas mudou e ficou mais incrementado. Confiram:



Para ver outras informações, como temperatura da cpu, chipset, hds etc, é preciso ter instalado o programa Everest, juntamente com o Riva Tuner. Veja como compartilhar essas informações entre o Everest e o Riva Tuner:

Abra o Everest e vá em Preferências:



Depois vá em Aplicações externas, e marque a opção Habilita memória compartilhada, bem como marque todos os itens do sistema:



Prontinho, o Everest e o Riva Tuner estarão compartilhando informações. O passo seguinte é repetir no setup do Riva Tuner as mesmas marcações já feitas para mostrar a temperatura da gpu e consumo de memória, selecionando os itens e mandando exibir no OSB.

Exemplo:





Imagem de como fica durante o game:



Créditos ao colega LeBaldi, que ensinou como habilitar o compartilhamento entre o Everest e o Riva Tuner neste tópico: http://adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/237617-tutorial-visualizando-info-ingame.html

Espero que a dica seja útil aos colegas gamers. Sei que muitos já conhecem essa função, mas criei o tutorial pensando nos que não conhecem, pois sem um passo a passo é difícil descobrir como fazer isso sozinho. ;)
 
interessante. existe o risco de banimento se eu usar esse monitoramento do Riva em um jogo online ? o sistema anti-cheat dos games libera esse programa?
 
interessante. existe o risco de banimento se eu usar esse monitoramento do Riva em um jogo online ? o sistema anti-cheat dos games libera esse programa?

isso nao tem nada a ver com cheat
 
Bom tutorial.Pelo o que eu to vendo,a maioria incluindo eu nao sabia disso :D

Pena que na MX400 nao da pra fazer :fun:

Mais mesmo assim,parabens pelo tuto. :D
 
fazer isso sem tutorial é quase impossivel! muito bom mano! ;)
 
isso nao tem nada a ver com cheat

sim... mas eh q programas anticheat vasculham a memória do PC enquanto a gente joga... queria saber se existe o risco de um sistema anti-cheat confundir o plugin d monitor de temperatura com um cheat. ja joguei alguns rpgs online e era proibido, por exemplo, deixar o winamp aberto.
 
Não sei se notaram, mas configurando da forma que demonstrei, na quarta linha do display aparecem também os fps do jogo. O Riva Tuner é um programa quase completo. Digo quase porque não dá para tirar screenshots do jogo com ele. Se desse eu já tinha aposentado o Fraps por aqui. hehehe
 
eu ja usava isso tb ah um bom tempo... dah pra usar tb informações do everest nos jogos tb... como voltagens etc.....
 
po bem legal isso, valeu pela informacao, eu tava tras de um tuto desse e náo achava ;)
 
Parabéns pelo tutorial, fiz como orientado e funcionou perfeitamente! :thumbs_up
Tem como customizar o tipo de fonte na visualização e em qual canto aparecer no jogo (superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito)?

Abraços! :thumbs_up
 
Parabéns pelo tutorial, fiz como orientado e funcionou perfeitamente! :thumbs_up
Tem como customizar o tipo de fonte na visualização e em qual canto aparecer no jogo (superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito)?

Abraços! :thumbs_up
Deve ter sim. No setup do ícone de estatísticas tem OSD size/position. Tente mexer por lá para ver se muda alguma coisa. Talvez tenha que reiniciar para mudar o modo de visão, já que pelo jeito o RT carrega essas configs de sensores no boot. ;)
 
Claudio, to tendo um problema aqui. To querendo botar a temperatura do CPU no tray, só que não vai de jeito nenhum. Coloquei o Core temperature no tray, entre outros. Só que a temperatura do CPU não vai de jeito nenhum... isso é bug no programa ou é aqui mesmo o problema?
 
Claudio, to tendo um problema aqui. To querendo botar a temperatura do CPU no tray, só que não vai de jeito nenhum. Coloquei o Core temperature no tray, entre outros. Só que a temperatura do CPU não vai de jeito nenhum... isso é bug no programa ou é aqui mesmo o problema?
Pode ser bug do programa mesmo. Aqui as vezes que tentei também não consegui. Dá N/A no campo cpu na tela, ou algo assim.

Como o que pesa pra mim é ver se a GPU tá aquecendo no game (é onde ela mais aquece), se a memória da vga está sendo suficiente para o game e filtros usados, e se a memória total do pc está sendo exigida, uso apenas as três opções que citei. Seria legal se desse para ver também a temp do processador, mas acho que o RT pelo jeito não tem boa comunicação com o diodo da cpu ou algo assim.
upset.gif
 
Menos mal, achei que o problema fosse aqui. Estava interessado em monitorar a temp do CPU porque mudei de gabinete agora pouco e queria ver como estava a refrigeração nesse aqui...Vou usar o everest para monitorar então.

Abraço!
 
Parabéns pelo tutorial, fiz como orientado e funcionou perfeitamente! :thumbs_up
Tem como customizar o tipo de fonte na visualização e em qual canto aparecer no jogo (superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito)?

Abraços! :thumbs_up
Confirmado: dá sim para mudar tamanho e local da tela onde o display aparece. No setup de estatísticas OSD size/position:

zoom ratio: é o tamanho da fonte
x-coord: posição horizontal
y-coord: posição vertical

A numeração tem que ser setada manualmente, e não é necessário reiniciar o pc para a mudança fazer efeito no display do jogo. Mudou no painel já muda na mesma hora no game.

Aqui uso resolução 1280x1024. Para deixar o display no canto inferior direito da tela setei 550 x 480. Mas como a posição/tamanho default já me satisfazem, deixo aqui sem alterações.

Vá testando por ai a posição de acordo com sua resolução, até achar um ponto que prefira. ;)
 
AAAAAAEEEEEEEEEEEEEE

poxa, muuuuito obrigado ao criador do tópico!!!
perguntei pra mais de 20 pessoas, e nenhuma me responde como faz pra mostrar as temperaturas da vga ingame... acho que ninguém tinha paciência...
só falavam assim: instala o riva tuner
mais não falavam como mexia heauehaue

NUNCA que eu ia descobrir que era assim... :eek:
tem que mexer em mil coisas ehauehaue

obrigado de novo!!

aqui as temps chegaram a 76ºC :eek:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo