TV LED e PS5 ligados no nobreak - Tv desliga e Liga quando oscila energia

Thiferu

¡ Ay, Caramba !
Registrado
Pessoal, uso a TV (LG65C1) ligada no Nobreak, aqui na cidade a energia oscila demais ...

Quando estou assistindo Streamings, ou TV aberta normal se a energia cai ou Oscila a TV continua funcionando numa boa.

Mas se estou jogando o PS5 quando a energia cai a TV desliga e liga de novo o PS5 continua ligado de boa ...
Pelo que percebi, ou penso, é por estar usando o HDMI ...

Alguém tem alguma solução?
 
É um no-break de verdade, ou um daqueles modelos baratos, que não passa de um estabilizador?
 
Vamos começar do começo e não da solução, até porque ela por enquanto não existe.

Qual Nobreak? Marca e modelo.

Nobreak Interactive, Intelbras XNB 1200VA/120V, Preto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É um no-break de verdade, ou um daqueles modelos baratos, que não passa de um estabilizador?

Nobreak Interactive, Intelbras XNB 1200VA/120V, Preto
 
A linha XNB é um nobreak para ser usados em aplicações que não necessitem de onda em formato seinodal.

Da Intelbras, existem duas linhas que são senoidais: SNB e DNB, sendo a última voltada ao uso corporativo para aplicações que não podem sentir nem a oscilação da troca entre a bateria e a rede. Enquanto a linha SNB é mais recomendada para residências.

Para equipamentos com fontes com PFC ativo por exemplo (inclusive o PS5), é recomendado usar um nobreak capaz de servir um formato de onda senoidal puro. (pesquise a respeito de senoidal puro X PWM).

Em adição a isso, VA não representa a capacidade física de um nobreak, para isso você precisa olhar o Fator de Potência e multiplicar pelo valor VAs (volt ampere). Aplicando essa lógica no seu caso, o site da Intelbras indica que esse nobreak tem um fator de potência de 0.5, isso significa que a capacidade real desse nobreak é 600W.

Agora vamos assumir que seu PS5 gaste em torno de 220 a 250W (esse é um valor aproximado, baseado no PS4), você reduz essa quantidade dos 600W. Sobrando por volta de 250W.

Faça o mesmo com a TV OLED que você tem, que utiliza por volta de 230W, dependendo do brilho, lhe sobraria por volta de 120W de capacidade

Porém além disso, você precisa considerar uma folga de 30% para o Nobreak, que é a margem de fôlego para ele.

Tire suas conclusões.
 
A linha XNB é um nobreak para ser usados em aplicações que não necessitem de onda em formato seinodal.

Da Intelbras, existem duas linhas que são senoidais: SNB e DNB, sendo a última voltada ao uso corporativo para aplicações que não podem sentir nem a oscilação da troca entre a bateria e a rede. Enquanto a linha SNB é mais recomendada para residências.

Para equipamentos com fontes com PFC ativo por exemplo (inclusive o PS5), é recomendado usar um nobreak capaz de servir um formato de onda senoidal puro. (pesquise a respeito de senoidal puro X PWM).

Em adição a isso, VA não representa a capacidade física de um nobreak, para isso você precisa olhar o Fator de Potência e multiplicar pelo valor VAs (volt ampere). Aplicando essa lógica no seu caso, o site da Intelbras indica que esse nobreak tem um fator de potência de 0.5, isso significa que a capacidade real desse nobreak é 600W.

Agora vamos assumir que seu PS5 gaste em torno de 220 a 250W (esse é um valor aproximado, baseado no PS4), você reduz essa quantidade dos 600W. Sobrando por volta de 250W.

Faça o mesmo com a TV OLED que você tem, que utiliza por volta de 230W, dependendo do brilho, lhe sobraria por volta de 120W de capacidade

Porém além disso, você precisa considerar uma folga de 30% para o Nobreak, que é a margem de fôlego para ele.

Tire suas conclusões.

Qual nobreak recomenda?


Este daria conta? Visto que só preciso que a TV não desligue e ligue denovo quando a luz cair e voltar, ou se a luz não voltar eu ter tempo suficiente para salvar o jogo e desligar o console adequadamente.
 
Qual nobreak recomenda?


Este daria conta? Visto que só preciso que a TV não desligue e ligue denovo quando a luz cair e voltar, ou se a luz não voltar eu ter tempo suficiente para salvar o jogo e desligar o console adequadamente.
Aqui a conversa começa a entrar em um patamar mais específico e requer alguns dados adicionais:

1 - Sua rede elétrica costuma oscilar muito? Se sim, com qual frequência.
2 - Você está disposto a pagar alto pela segurança? Quanto?
 
A linha XNB é um nobreak para ser usados em aplicações que não necessitem de onda em formato seinodal.

Da Intelbras, existem duas linhas que são senoidais: SNB e DNB, sendo a última voltada ao uso corporativo para aplicações que não podem sentir nem a oscilação da troca entre a bateria e a rede. Enquanto a linha SNB é mais recomendada para residências.

Para equipamentos com fontes com PFC ativo por exemplo (inclusive o PS5), é recomendado usar um nobreak capaz de servir um formato de onda senoidal puro. (pesquise a respeito de senoidal puro X PWM).

Em adição a isso, VA não representa a capacidade física de um nobreak, para isso você precisa olhar o Fator de Potência e multiplicar pelo valor VAs (volt ampere). Aplicando essa lógica no seu caso, o site da Intelbras indica que esse nobreak tem um fator de potência de 0.5, isso significa que a capacidade real desse nobreak é 600W.

Agora vamos assumir que seu PS5 gaste em torno de 220 a 250W (esse é um valor aproximado, baseado no PS4), você reduz essa quantidade dos 600W. Sobrando por volta de 250W.

Faça o mesmo com a TV OLED que você tem, que utiliza por volta de 230W, dependendo do brilho, lhe sobraria por volta de 120W de capacidade

Porém além disso, você precisa considerar uma folga de 30% para o Nobreak, que é a margem de fôlego para ele.

Tire suas conclusões.
Que nobreak vc recomendo para ligar um pc gamer (rtx 3070+i7 8700k pelos meus cálculos consome uns 500w in game), um PlayStation 5 e uma tv oled C1 55? Teria que ser um nobreak de uns 900w?

Aqui onde mora a rede elétrica é péssima, falta muita energia. Sei que o nobreak tem que ser senoidal mas não sei qual marca pego! Sms, ts shara, ragtech são bons?
 
Que nobreak vc recomendo para ligar um pc gamer (rtx 3070+i7 8700k pelos meus cálculos consome uns 500w in game), um PlayStation 5 e uma tv oled C1 55? Teria que ser um nobreak de uns 900w?

Aqui onde mora a rede elétrica é péssima, falta muita energia. Sei que o nobreak tem que ser senoidal mas não sei qual marca pego! Sms, ts shara, ragtech são bons?
Quanto você está disposto a investir?
 
Sinceramente, é pouco. Pro tanto de grana que você colocou nesse setup, é muito pouco e muito arriscado. Se for assim é melhor comprar um filtro de linha decente, mas claro, ele não vai segurar seu setup. Você pode tentar a sorte com algum nobreak de 2000kVA (preço acima dos 1500) e fator de potência 0,7, mas eu não arriscaria. Eu investiria para garantir que toda a carga desse setup recebesse energia limpa e a prova de quedas.

Por essa faixa de preço, você consegue no máximo um senoidal puro linha-interativa bem de entrada.

Lembre-se por exemplo que 2000kVA * 0,7 (fator de potência) = 1400 watts
1400 - (1400 * 0,30) (margem de segurança de 30%) => 980watts.

980 watts é a potência que você pode deixar um nobreak nessas especificações exercer.

Se você optar por um online, não apenas você vai ter mais segurança pela robustez que ele propõe, como também um fator de potência bem elevado (normalmente 0,98). Mas ainda assim você precisaria abrir mão de alguma coisa, se você pegar um nobreak de dupla conversão por exemplo, você precisa ter em mente que as ventoinhas dele nunca param (a não ser que você desligue e tire da tomada) e dependendo do ambiente pode ser muito barulhento e acumular pó rapidamente.

Para te dar uma ideia de quanto você precisa, eu diria que pelo menos o dobro disso (não tome como recomendação, é apenas uma amostra de preço):

 
Última edição:
Sinceramente, é pouco. Pro tanto de grana que você colocou nesse setup, é muito pouco e muito arriscado. Se for assim é melhor comprar um filtro de linha decente, mas claro, ele não vai segurar seu setup. Você pode tentar a sorte com algum nobreak de 2000kVA (preço acima dos 1500) e fator de potência 0,7, mas eu não arriscaria. Eu investiria para garantir que toda a carga desse setup recebesse energia limpa e a prova de quedas.

Por essa faixa de preço, você consegue no máximo um senoidal puro linha-interativa bem de entrada.

Lembre-se por exemplo que 2000kVA * 0,7 (fator de potência) = 1400 watts
1400 - (1400 * 0,30) (margem de segurança de 30%) => 980watts.

980 watts é a potência que você pode deixar um nobreak nessas especificações exercer.

Se você optar por um online, não apenas você vai ter mais segurança pela robustez que ele propõe, como também um fator de potência bem elevado (normalmente 0,98). Mas ainda assim você precisaria abrir mão de alguma coisa, se você pegar um nobreak de dupla conversão por exemplo, você precisa ter em mente que as ventoinhas dele nunca param (a não ser que você desligue e tire da tomada) e dependendo do ambiente pode ser muito barulhento e acumular pó rapidamente.

Para te dar uma ideia de quanto você precisa, eu diria que pelo menos o dobro disso (não tome como recomendação, é apenas uma amostra de preço):

O negócio é muito mais complexo do que eu pensava! Kkk

Mas eu quero um nobreak que segure, sei lá, uns 5 min ou só o tempo pra mim desligar o pc ou ps5.
 
O negócio é muito mais complexo do que eu pensava! Kkk

Mas eu quero um nobreak que segure, sei lá, uns 5 min ou só o tempo pra mim desligar o pc ou ps5.
O problema é que você precisa de um nobreak capaz de manter uma onda senoidal estável. Quanto mais oscilações você tiver, menos estabilidade nessa onda você vai ter. Isso porque uma troca causada pelo relê (aqueles tec) na verdade causa uma oscilação forte na onda.

Isso não quer dizer que vai queimar o que você tem ligado, mas seria bom você considerar o fator de desgaste.

Basicamente, um nobreak line-interactive é um estabilizador com bateria.
 
Última edição:
O problema é que você precisa de um nobreak capaz de manter uma onda senoidal estável. Quanto mais oscilações você tiver, menos estabilidade nessa onda você vai ter. Isso porque uma troca causada pelo relê (aqueles tec) na verdade causa uma oscilação forte na onda.

Isso não quer dizer que vai queimar o que você tem ligado, mas seria bom você considerar o fator de desgaste.

Basicamente, um nobreak line-interactive é um estabilizador com bateria.
Fala pessoal blz? Tenho praticamente a mesma configuração, uma TV-OLED LG 55 C1 + PS5 comprei um nobreak Intelbras attiv 1,5kva https://www.intelbras.com/pt-br/nobreak-interativo-monovolt-attiv-1500-va, porém enfrento um problema, o nobreak não segura a TV OLED, meu PS5 fica ligado em jogo mas a TV OLED cai. Sou leigo no assunto, mas pelo que pesquisei as TV OLED são mais "rapidas" que os relês mecanicos então nos picos de luz mais intensas da TV OLED esses nobreks não conseguem seguir na mesma velocidade, não importa mto qnts kva tem o nobrek mas sim que tipo de nobreak é. Alguem passando por esse problema? Valeu pessoal
 
Que nobreak vc recomendo para ligar um pc gamer (rtx 3070+i7 8700k pelos meus cálculos consome uns 500w in game), um PlayStation 5 e uma tv oled C1 55? Teria que ser um nobreak de uns 900w?

Aqui onde mora a rede elétrica é péssima, falta muita energia. Sei que o nobreak tem que ser senoidal mas não sei qual marca pego! Sms, ts shara, ragtech são bons?
Eu estou com dois nobreak, um Intelbras 1,5kva attiv Bi e outro TS Shara Xpro Senoidal 800va, o TS SHARA irei fazer os teste na minha TV Oled C1 55 e no PS5, ambos separadamentes e passo depois os resultados. Já adianto que esse TS Shara segurou bem meu roteador, NET Claro, um NAS que tenho sem problemas.
 
Pessoal o TS Shara Xpro Senoidal 800va, segurou a TV OLED 55 C1 sem problemas algum, ligando só o PS5 no TS Shara Xpro Senoidal 800va não rolou. Minha conclusão é TV OLED 55 C1 precisa de nobreak senoidal.
Se tratando de watts a TV chegou ha 250watts no picos de luz intensa, 120hz.
Valeu pessoal.
 
Fala pessoal blz? Tenho praticamente a mesma configuração, uma TV-OLED LG 55 C1 + PS5 comprei um nobreak Intelbras attiv 1,5kva https://www.intelbras.com/pt-br/nobreak-interativo-monovolt-attiv-1500-va, porém enfrento um problema, o nobreak não segura a TV OLED, meu PS5 fica ligado em jogo mas a TV OLED cai. Sou leigo no assunto, mas pelo que pesquisei as TV OLED são mais "rapidas" que os relês mecanicos então nos picos de luz mais intensas da TV OLED esses nobreks não conseguem seguir na mesma velocidade, não importa mto qnts kva tem o nobrek mas sim que tipo de nobreak é. Alguem passando por esse problema? Valeu pessoal
Mesmo problema aqui ... Quando a luz cai o PS5 continua ligado mas a TV Oled65C1 desliga e liga de novo ...

Nobreak Interactive, Intelbras XNB 1200VA/120V
 
Mesmo problema aqui ... Quando a luz cai o PS5 continua ligado mas a TV Oled65C1 desliga e liga de novo ...

Nobreak Interactive, Intelbras XNB 1200VA/120V
Quando o Nobreak passa da rede elétrica para a bateria ele faz isso chaveando um relé, ao chavear ele gera uma pequena interrupção no fornecimento de energia, na casa de milissegundos. Essa interrupção pode fazer o equipamento que está ligado nele desligar caso este não tenha uma fonte de qualidade.

Olhando as informações do seu nobreak Intelbras XNB 1200VA/120V o tempo de transferência, ou chaveamento, informado é de < 10 milissegundos que é bem alto. Para comparação um nobreak Ragtech tem 0,8 milissegundos de chaveamento.

As fonte qualidade, como a do PS5 e computadores, possuem hold-up time de uns 16 milissegundos. Hold-up time é o tempo que a fonte permanece ligada após o corte de sua alimentação devido a carga presente em seus capacitores. É por isso que seu PS5 não desliga.

É recomendado para fontes com PFC ativo, como o PS5, que não se use nobreak de onda quadrada ou semi-senoidal, use nobreak senoidal. Para que não tenha problema de desligar a TV durante o chaveamento use um nobreak com um tempo de resposta mais rápido ou use um nobreak online. Online quer dizer que o nobreak sempre alimentará sua saida com energia proveniente das baterias, quando ocorrer uma queda ou oscilação não tem interrupção na saída. Nobreak online custa ben mais caro.

 
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