• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] TV/Monitor Samsung QN90B 43"

Ramon Costa

Member
Registrado
Criando esse topico pra reunir informações, principalmente de configuração e updates, já conheço varias pessoas usando a QN90B como monitor principal devido ao imenso custo x beneficio em comparação com outros monitores MiniLED.

3840x2160 144hz/120hz/100hz 10bits nativos.
Painel MiniLED de segunda geração com controle de luz de formato adaptativo
Tecnologia Quantum Dot
HDR+, Flicker Free VRR, Freesync Premium Pro e Gsync compatible.
4 entradas HDMI 2.1
Pico de brilho de 1000nits

Problemas conhecidos:
4k 144hz perde o chroma 4:4:4, o que deixa o texto "torto" se estiver usando DPI em 100%, a solução é rodar com DPI em 110% ou superior, ou rodar o desktop em 120hz.
Eu pessoalmente rodo o desktop em 3840x2160 120hz e os jogos em 144hz.

Dicas:
Opções > Geral e privacidade > Opção de tela inicial > Desligar a opção "Começar o inicio do smart hub" > ligar a opção "Execução automatica do ultimo aplicativo"
Isso vai fazer a TV funcionar como monitor, ela vai ligar diretamente na imagem do PC, sem passar por qualquer menu.



 
Última edição:
cara to quase trocando m27q por essa tv, ta num preço muito bom
 
Eu comprei pra usar como monitor devido ao preço imbatível que peguei na Fast (R$ 2.700,00 + brinde do fone). No fim como monitor achei muito grande e não tenho placa para usufruir de toda essa qualidade, embora a RTX 3060 TI leve com certa tranquilidade jogos da Microsoft e competitivos.
No fim, acabei jogando ele pro meu cockpit para usar no iRacing em resolução ultrawide 3840x1600 144hz e ainda consigo usar um 32:9 se der a louca. Apesar de acabar sendo um desperdicio de uso dele, no fim eu estava de olho no LG 34 Quadhd de 165hz que as vezes aparece por 2.600 na Kabum então saiu elas por elas.

Não entendo muito as paradas de configuração de imagem e acabo por deixar tudo em padrão, e mesmo assim acho a qualidade do monitor excelente.
 
To namorando essa tv há tempos, quero usar em 21:9 também.. To só esperando vender o meu monitor atual, e pegar uma boa promo dela.
 
Fico muito atentado a pegar pra usar como monitor, mas como é o tempo de resposta comparado a um Fast IPS, tem muita diferença?
 
Pra quem quiser arriscar...

Pelo app Americanas a QN90B ta saindo 3.2K com o cupom TV10
 
Eu comprei pra usar como monitor devido ao preço imbatível que peguei na Fast (R$ 2.700,00 + brinde do fone). No fim como monitor achei muito grande e não tenho placa para usufruir de toda essa qualidade, embora a RTX 3060 TI leve com certa tranquilidade jogos da Microsoft e competitivos.
No fim, acabei jogando ele pro meu cockpit para usar no iRacing em resolução ultrawide 3840x1600 144hz e ainda consigo usar um 32:9 se der a louca. Apesar de acabar sendo um desperdicio de uso dele, no fim eu estava de olho no LG 34 Quadhd de 165hz que as vezes aparece por 2.600 na Kabum então saiu elas por elas.

Não entendo muito as paradas de configuração de imagem e acabo por deixar tudo em padrão, e mesmo assim acho a qualidade do monitor excelente.

Sinceramente, como a QN90B sai no mesmo preço do LG 34WP65C-B no Brasil, não existe razão pra comprar esse LG ou qualquer outro ultrawide 34" dessa faixa de preço, principalmente o Odyssey G5 34" da propria Samsung, pega logo a QN90B e usa como um Monitor 38" 3840x1600p MiniLED 144hz HDR1000 saindo por 1/5 do preço dos monitores com essa configuração.

O "desperdicio" é só na sua mente, por não estar usando a tela inteira.
 
Gostaria de fazer alguns comentários a respeito, já que utilizo essa TV como monitor, desde seu lançamento.

1- Ela não é flicker free, inclusive, percebi que em fundos claros, o flicker é bem perceptível no game mode com brilho em 25 ou abaixo (ainda testando se com brilho acima, pra ver se percebo)

2- Quanto ao texto torto ou borrado a 144hz, basta configurar a nitidez em 10 que resolve, sem necessidade de alterar o DPI (apesar de que eu sempre altero pois em 4k nunca acho nítido o bastante com DPI em 100% em qualquer monitor) Com Nvidia, você não consegue alterar a frequência de 144 para 120hz sem perder o G-Sync, então, sinceramente não compensa. E nessa situação, o game mode é desabilitado e você vai entrar na zona de flicker de baixa frequência, o que pode incomodar alguns (meu caso) No seu caso eu vi que você reduz a resolução nos jogos pra manter os 144hz, não testei isso, pode ser que funcione nesse contexto o G-Sync.
 
Gostaria de fazer alguns comentários a respeito, já que utilizo essa TV como monitor, desde seu lançamento.

1- Ela não é flicker free, inclusive, percebi que em fundos claros, o flicker é bem perceptível no game mode com brilho em 25 ou abaixo (ainda testando se com brilho acima, pra ver se percebo)

2- Quanto ao texto torto ou borrado a 144hz, basta configurar a nitidez em 10 que resolve, sem necessidade de alterar o DPI (apesar de que eu sempre altero pois em 4k nunca acho nítido o bastante com DPI em 100% em qualquer monitor) Com Nvidia, você não consegue alterar a frequência de 144 para 120hz sem perder o G-Sync, então, sinceramente não compensa. E nessa situação, o game mode é desabilitado e você vai entrar na zona de flicker de baixa frequência, o que pode incomodar alguns (meu caso) No seu caso eu vi que você reduz a resolução nos jogos pra manter os 144hz, não testei isso, pode ser que funcione nesse contexto o G-Sync.

Só consegui perceber flicker em jogos que cairam abaixo de 30 fps com o gsync ligado, fora isso não tive flicker em nenhuma outra situação.
Eu uso 144hz Fullscreen em todos os jogos, 120hz apenas no desktop, por causa do texto, minha nitidez já está em 10, aumentar ou diminuir não mudou nada, o windows com dpi em 100% só fica usavel em 120hz na minha TV, vamos esperar se alguma correção de firmware muda isso.

Plague Tale Requiem está simplesmente fantastico na qn90b.
 
Última edição:
pessoal, por gentileza, minha tv dessa chegou hoje: Qual as configs usadas para o melhor desempenho possível e qualidade. O uso será para monitor gamer. Windows 11. GPU nvidia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui as minhas dúvidas de configuração ideal:
 
Última edição:
Eu comprei essa tv e chegou tem uma semana +-.

A imagem é muito boa, e no começo estava tudo lindo, quando ligava o game mode, ele ativava o hdr e o vrr e só alegria.
Agora eu não sei se mexi em algo nela mas não liga mais o vrr e o hdr. Já resetei a TV (puta trampo reconfigurar de novo, diga-se de passagem) e ainda assim não está normal como antes.

Estou usando windows 11 :crycat:, uma rtx 3070 num rog g15 zephyrus, e o HDR na tela de config não deixa habilitado, toda vez que eu habilito, ele habilita e desabilita meio segundo depois.
 
Eu comprei essa tv e chegou tem uma semana +-.

A imagem é muito boa, e no começo estava tudo lindo, quando ligava o game mode, ele ativava o hdr e o vrr e só alegria.
Agora eu não sei se mexi em algo nela mas não liga mais o vrr e o hdr. Já resetei a TV (puta trampo reconfigurar de novo, diga-se de passagem) e ainda assim não está normal como antes.

Estou usando windows 11 :crycat:, uma rtx 3070 num rog g15 zephyrus, e o HDR na tela de config não deixa habilitado, toda vez que eu habilito, ele habilita e desabilita meio segundo depois.
O HDR está ativado nas configurações de video do windows? O gsync está ativado no painel da nvidia? A frequencia se exibição da tv no painel da nvidia está em quantos hz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tipo as telas que coloquei aí em cima
 
O HDR está ativado nas configurações de video do windows? O gsync está ativado no painel da nvidia? A frequencia se exibição da tv no painel da nvidia está em quantos hz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tipo as telas que coloquei aí em cima
Então, eu tô usando no laptop, e o hdmi dela passa pela igpu (amd). Eu cheguei a desligar e ligar o freesync no adrenalin, e aí a tv reconhece como freesync premium.
Se eu mudar a resolução e voltar, consigo habilitar o hdr no windows de novo, mas aí ele fica com o hdr até no desktop.

Vou parar de esquentar a muringa nisso por enquanto, já a placa de video volta da garantia e coloco o desktop no lugar, aí eu me preocupo com isso de forma definitiva.

E aproveitando, tô doido pra acabar uns freela e pegar uma de 65" pra sala, achei a tv muuuito boa (nunca tive experiência com uma C1 da vida, mas enfim :D )
 
Fizeram alguma calibração nela?
Tenho utilizado o modo game, no PS5, e modo filme, para streaming.

(a minha é a de 50")
 
Fizeram alguma calibração nela?
Tenho utilizado o modo game, no PS5, e modo filme, para streaming.

(a minha é a de 50")
então... eu vi alguns vídeos na internet e achei essas, mas gostaria de ouvir a opinião dos demais aqui

rtings.com
SDR
picture mode= movie
brightess = 11 (personal preferences) or brightnes optimization enabled
expert settings
contrast = 45
sharpness = 0
color = 25
picture clarity settings = off
local dimming = high
contrast enhancer = off
color tone = warm2
gamma = 2.2

HDR
valores default
se achar escuro colocar
contrast enhancer = higher
st.2084 = max

HDTVTEST.co.uk
SDR
Brightness = 30
Constrast = 45
Sharpness = 0
color = 25
local dimming = standard
contrast enhancer = off
color tone = warm2
gamma = bt.1886
bt.1886 = 0
colour space = auto

HDR
brightness = 50
contrast = 50
sharpness = 0
color = 25
local dimming = high
contrast enhancer = off
color tone = warm2
gamma = st.2084
st.2084 = 3
colour space = auto6
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pelo que entendi no windows dá para usar até 3 configurações porque sem modo game ativado dá para usar o tipo de imagem gráfico... aí ativando o modo game dá para usar SDR e se ativar o HDR no windows aí dá para usar modo game com HDR ativo... notei que a TV mostra melhor as fontes em 120hz do que 144hz, mas também não consegui criar uma configuração personalizada de resolução para colocar uns 140hz e ver se resolve a questão da fonte
 
Uma dica pra quem tem essa tv e quer usar resoluções customizadas nela.
A única forma que eu encontrei de criar resoluções nela é usando esse programa: Scaled Resolution Editor by ToastyX
É um programa feito pelo mesmo cara que fez o Custom Resolution Utility (CRU)

O Único problema é que não tem como criar uma configuração de hertz customizada.
Eu gosto de usar ela em 3440 x 1440 144hz em jogos de Fps, pra conseguir mais fps e tbm pra imagem não ficar muito gigante
 
Uma dica pra quem tem essa tv e quer usar resoluções customizadas nela.
A única forma que eu encontrei de criar resoluções nela é usando esse programa: Scaled Resolution Editor by ToastyX
É um programa feito pelo mesmo cara que fez o Custom Resolution Utility (CRU)

O Único problema é que não tem como criar uma configuração de hertz customizada.
Eu gosto de usar ela em 3440 x 1440 144hz em jogos de Fps, pra conseguir mais fps e tbm pra imagem não ficar muito gigante

Obrigado pela dica, não tinha conseguido colocar custom resolution em nenhum outro software.
 
Criando esse topico pra reunir informações, principalmente de configuração e updates, já conheço varias pessoas usando a QN90B como monitor principal devido ao imenso custo x beneficio em comparação com outros monitores MiniLED.

3840x2160 144hz/120hz/100hz 10bits nativos.
Painel MiniLED de segunda geração com controle de luz de formato adaptativo
Tecnologia Quantum Dot
HDR+, Flicker Free VRR, Freesync Premium Pro e Gsync compatible.
4 entradas HDMI 2.1
Pico de brilho de 1000nits

Problemas conhecidos:
4k 144hz perde o chroma 4:4:4, o que deixa o texto "torto" se estiver usando DPI em 100%, a solução é rodar com DPI em 110% ou superior, ou rodar o desktop em 120hz.
Eu pessoalmente rodo o desktop em 3840x2160 120hz e os jogos em 144hz.

Dicas:
Opções > Geral e privacidade > Opção de tela inicial > Desligar a opção "Começar o inicio do smart hub" > ligar a opção "Execução automatica do ultimo aplicativo"
Isso vai fazer a TV funcionar como monitor, ela vai ligar diretamente na imagem do PC, sem passar por qualquer menu.




Gostaria de tirar minhas duvidas. comprei essa TV recente. Ela não aparece 144hz pra usar como 4k, apenas aparece 3840x2160 a 60hz
será que seria por conta da Minha placa de video GTX 1080ti ela só tem HDMI 2.0
comprei cabo DHMI 2.1 estou usando nessa placa de video será que é por esse motivo ou realmente apenas as serie 3000 da Nvidia funciona.
Detalhes no painel da Nvidia com essa TV nao aparece nem Freesync Premium Pro e Gsync..estou nesse dilema se for caso vou ter que devolver a TV
 
Gostaria de tirar minhas duvidas. comprei essa TV recente. Ela não aparece 144hz pra usar como 4k, apenas aparece 3840x2160 a 60hz
será que seria por conta da Minha placa de video GTX 1080ti ela só tem HDMI 2.0
comprei cabo DHMI 2.1 estou usando nessa placa de video será que é por esse motivo ou realmente apenas as serie 3000 da Nvidia funciona.
Detalhes no painel da Nvidia com essa TV nao aparece nem Freesync Premium Pro e Gsync..estou nesse dilema se for caso vou ter que devolver a TV

Provavelmente o modo game não está ligado.
Tenta abrir as configurações e ativar o modo game, tende a funcionar.
Caso não apareça, vá em configurações > conexão > gerenciador de dispositivos externos > expansão de sinal de entrada e coloca o HDMI que você tá usando. Tende a aparecer os 144hz, mas sem freesync ou gsync neste caso. Só ativando o modo game pra isso aparecer
 
Provavelmente o modo game não está ligado.
Tenta abrir as configurações e ativar o modo game, tende a funcionar.
Caso não apareça, vá em configurações > conexão > gerenciador de dispositivos externos > expansão de sinal de entrada e coloca o HDMI que você tá usando. Tende a aparecer os 144hz, mas sem freesync ou gsync neste caso. Só ativando o modo game pra isso aparecer
Já fiz isso, acabei de fazer novamente até forcei No painel da nvidia em personalizar mas nao vai de forma alguma..

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

só queria saber mesmo se realmente é essa placa de video que é Furada da Nvidia EVGA GTX 1080ti 12GB Memoria
ou se é a TV
 
Última edição:
Já fiz isso, acabei de fazer novamente até forcei No painel da nvidia em personalizar mas nao vai de forma alguma..

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

só queria saber mesmo se realmente é essa placa de video que é Furada da Nvidia EVGA GTX 1080ti 12GB Memoria
ou se é a TV

A placa não suporta devido a versão do hdmi.
Nessa resolução/frequência na NVIDIA só a partir da serie 3000.
Se me lembro bem quando usava a TV com uma 2060 dava pra reduzir a resolução pra ultrawide 2560x1080 que funcionava a 144hz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo