• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

UFRJ, opiniões

Rafael Araújo

Well-Known Member
Registrado
Olá, fiz o ENEM nesse final de semana e consegui uma boa nota, 82% da prova. Um dos lugares q eu acho q eu passo é na UFRJ, curso de Ciências Econômicas. Queria uma opinião sobre a faculdade, se é muito difícil morar no Rio, enfim, toda informação que for possível.

Abraço, Rafael
 
Prefira sao paulo..
 
De onde você é ?
 
Usp > ufrj
 
Interior de Minas. Acho q pra esse curso, tem de ser Rio ou São Paulo.
Vou tentar FUVEST tbm, mas não sei se passo.

Bom, acho que você já deve ter noção de que irá necessitar de uma boa quantidade de dinheiro para poder morar aqui no Rio de Janeiro se quiser morar por conta própria. Sabe também que vai passar por perrengue caso não tenha muitas condições financeiras e que também caso tenha algum luxo aonde você mora irá perder ele aqui no Rio de Janeiro.

Você está preparado para isso ? É o que você quer ? Acha que dá conta do recado de ficar 4 ~ 5 anos, dependendo do tempo de duração do seu curso ? Quer vir somente por experiência ou quer sair daqui diplomado ? Quer levar o curso "nas coxas" ou quer se destacar ?

Existe uma série de fatores que você tem que se questionar e ver se vale a pena e se há forma de viabilizar.

Se você for de uma família que tenha uma certa condição financeira, creio que você não vá ter tantos problemas quanto a isso, ficará somente a questão de como irá encarar o curso, perdendo mais tempo indo em "festinhas" e "chopadas" ou levando o curso com seriedade.

Não tenho uma noção exata de quanto seria necessário para você morar aqui no Rio de Janeiro. Mas eu chuto que com uns R$ 1.500,00 você consegue se virar muito bem pagando aluguel, demais contas e ainda sobrando uma grana legal no fim do mês. R$ 1.000,00 ACHO que seria o limite mínimo para você se virar aqui no Rio de Janeiro nas mesmas condições.


Em São Paulo seria a mesma coisa, não tenho certeza quanto aos gastos mas não devem ficar muito diferentes dos valores que eu mencionei acima.

É bem capaz de surgir povo aqui falando que por menos de R$ 3.000,00 você SOZINHO não consegue morar aqui no Rio de Janeiro e blá, blá, blá. Mas preste atenção, nas condições de somente sobreviver, não ficar indo para tudo quanto é lugar final de semana gastando dinheiro, comprando umas infinidade de coisas e etc, os valores que eu passei estão dentro do aceitável.
 
Depende dos luxos e necessidades de cada um...pra mim eu nao consigo "sobreviver" com 1000....
 
Tipo... O curso concerteza eu vou fazer bem feito, sempre consegui consiliar bem as duas coisas, diversão e estudos. Alem disso, pra eu ir morar fora, tá sendo quase uma luta diária com os meus pais, mas acho q até q enfim, consegui convencer eles.

Acho q o vai pegar, é o fato de eu nunca ter morado em cidade grande, Hj estudo numa cidade de poco mais de 100k de habitantes. Concerteza, como você falou, muitos "luxos" q tenho aqui, não poderei ter no rio.

Esse valores q você me passou são pra alguem morar num ap sozinho? Será q é fácil arrumar um pensionato confortável perto da faculdade? Pelo menos aqui a grande maioria das pessas q vão estudar em outra cidade moram em pensionato, ou dividem ap com algum amigo. Eu tenho um amigo q vai tentar fazer faculdade aí tbm, aí se nós dois passarmos, acho q dá pra dividir ap com ele.

Outro ponto q quero perguntar é em relação à segurança e ao transporte. O bairro da UFRJ é um bom lugar? A cidade no geral é bem segura? Porque a gente vê tanta coisa na tv que fica até preocupado. sei q não é igual aqui, mas vai saber... Dá pra morar perto da facul? E uma curiosidade; gosto muito de andar de bicicleta, será que é possível eu ir de bike pra escola?
 
Você tendo "foco" naquilo e demonstrando que é o que você quer e não somente uma aventura acho que seus pais não vão se negar não (a não ser que eles não tenha condições de te bancar aqui no Rio).

EU não recomendo morar com outros alunos, nem daqui e nem de fora do estado por alguns motivos...

1º - Não sei se você é adepto do uso de drogas, caso seja, não vejo muito problema, caso não seja, talvez isso seja um dos principais pontos. Imagine você ralando de estudar e um infeliz do seu "lado" se matando na maconha na maior cara dura :poker:

2º - Nem você conhece a pessoa e nem a pessoa te conhece, vai que ocorre o fato de sumir algo (em casa mesmo quantas vezes as coisas simplesmente somem e eu só vou achar 300 anos depois em um lugar sem noção alguma :lol2), aí já podem vir pensamentos de que um pode estar roubando o outro;

3º - Dividir as contas é uma boa pois assim não fica pesado para ninguém mas, se por um acaso você acabar morando com alguém que esteja mais preocupado em ficar badalando do que estudando e no final do mês não ter grana para rachar as contas também pode ser um saco;

4º - Nada melhor do que sair e chegar em casa a hora que quiser e bem entender sem ter "preocupação" de chegar em casa e ter algum ser diferente por lá também desconhecido, visita de seu companheiro de casa :poker

Quanto aos valores, na região ali da Ilha eu acho que dá sim para arrumar alguma coisa para morar e só. É literalmente pagar o aluguel + contas e sobrar muito pouco para as outras coisas, porém, uma pesquisa + telefonemas para algumas casas que estejam alugando lá não seria nada mal, assim você já viria preparado e não seria pego de surpresa...

Como você pode morar praticamente lá dentro não acho que o trânsito seja tão caótico, se quiser, pode morar em um local mais afastado, pagando um pouco menos de aluguel mas aí ficaria refém do trânsito, tendo em vista que atualmente só temos uma entrada para a Ilha. Preciso nem falar como é o trânsito nessa condição né !

Morando lá dentro as chances de você ir de bike são grandes e tal mas prepare-se pq aquilo ali é um MUNDO de grande, logo, todo cuidado é pouco, ainda mais que é mato pra tudo quanto é lado.
 
Tipo... Concerteza morar sozinho é bem melhor, mas não sei se vou achar um lugar bem localizado, e que dê pra pagar. qtn ficaria o aluguel de um ap +/-? Vc conhece um bom site de imóveis aí do rio?

Outra coisa, quando vc falou Ilha, vc falou da ilha do governador? a faculdade de economia não ficaria e Botafogo? Sei lá, posso tá confundindo as coisas, ainda não fui ao Rio.

Abraço
 
Tipo... Concerteza morar sozinho é bem melhor, mas não sei se vou achar um lugar bem localizado, e que dê pra pagar. qtn ficaria o aluguel de um ap +/-? Vc conhece um bom site de imóveis aí do rio?

Outra coisa, quando vc falou Ilha, vc falou da ilha do governador? a faculdade de economia não ficaria e Botafogo? Sei lá, posso tá confundindo as coisas, ainda não fui ao Rio.

Abraço

Bom, se o campus de economia fica em Botafogo aí complica esse orçamento :lol2:

A não ser que você não se importe em morar em algum local mais distante (pagando mais barato) mas que seja perto do Metrô. Assim o seu deslocamento seria melhor, você iria abarrotado mas chegaria em 1 hora mais ou menos em Botafogo, de ônibus seria uma completa incógnita !

Com relação a morar lá em Botafogo, esses R$ 1.500,00 se duvidar você iria gastar só em aluguel :trollfail:


Morar no Centro poderia ser uma boa mas é díficil achar casa por lá e o aluguel é sempre bem carinho (girando sempre na casa dos R$ 700,00 para 1 quarto), lado bom é que você estaria no Centro e cerca de 20 minutos ou menos de Botafogo e poderia até arriscar ir de bike para Botafogo (já andei de Copacabana até o Centro em 2 horas :haha:).

Acho que nesse caso, caso você queira morar em Botafogo mesmo, uns R$ 2.000,00 seriam o mínimo para conseguir se bancar !




Não conheço um site específico para esse fim aqui no Rio de Janeiro não mas existem alguns sites de corretoras que você pesquisando no Google te informam casas e apartamentos alugando, quanto custam e alguns anúncios tem fotos.

Outra boa seria você procurar no site do Balcão.
 
Se voce paga 1000 de aluguel como que voce vai viver com somente 1000 pra todos os outros gastos? So no comeco do ano voce ja vai torrar esses 1000 em livro
 
Cara, vlw pelas infos. Já estou procurando nesses sites aps, para q quando eu for aí já tenha uma noção de onde procurar. Acho q a parte mais difícil já foi, tirar nota, e convencer meus pais agora o que falta mesmo é só planejar q dá certo.

Abraço, Rafael
 
O campus do seu curso é em botafogo? entre em contato com a ufrj, eles possuem alojamento ( apesar deu eu só ter visto alojamento no fundão ). No mais, boa sorte....estamos no msm barco

Abçs!
 
Eles até devem ter, mas o ambiente desses alojamentos de faculdade não é os melhores não, falta muita coisa, a infra estrutura não é bem cuidada e é muita gente junta. Pelomenos, essa foi a impressão q tive ao ver o alojamendo da USP.

@roach estás a tentar uma vaga na ufrj tbm ?
 
Cara dei uma pesquisada aqui pra você , ta girando em média de 750 ~1000(+condomínio) reais o aluguel de um apt no centro com 27m² e 1 quarto.
Esse lance de dividir apartamento com outra pessoa é meio arriscado né,ja pensou se você é tranquilão e o outro cara é doidera? sempre vai ter discussão,os dois nunca vão concordar em alguma coisa..
e fica esperto aqui em,a ufrj é vizinha de várias favelas entre elas o morro do alemão a pouco tempo "pacificado"
enfim,tenha sempre uma reserva extra de dinheiro para uma emergência.
Aqui no Rio o custo de vida é MUITO caro.. venha preparado$


link dos apartamentos para alugar no centro do Rio : Ofertas: Aluguel - Apartamento Padrão - Rio De Janeiro - ZAP Imóveis - Página 1
 
Eles até devem ter, mas o ambiente desses alojamentos de faculdade não é os melhores não, falta muita coisa, a infra estrutura não é bem cuidada e é muita gente junta. Pelomenos, essa foi a impressão q tive ao ver o alojamendo da USP.

@roach estás a tentar uma vaga na ufrj tbm ?

Estou tentando entrar no curso de microbiologia e imunologia.

O valor q o Maker disse de R$1.500,00 eu acho mt pouco para se manter tanto na ilha do governador, tanto em botafogo. O lance de alugar perto e ir de bike eu tbm considero furada. Leve em consideração o calor q faz em nossa cidade e os dias de chuva. Sem falar q o ciclista ñ é respeitado no trânsito. Se vc tiver dinheiro ou alguem q te banque, blz. caso contrário, a saída é o alojamento msm ou as repúblicas.

Abçs!
 
Estou tentando entrar no curso de microbiologia e imunologia.

O valor q o Maker disse de R$1.500,00 eu acho mt pouco para se manter tanto na ilha do governador, tanto em botafogo. O lance de alugar perto e ir de bike eu tbm considero furada. Leve em consideração o calor q faz em nossa cidade e os dias de chuva. Sem falar q o ciclista ñ é respeitado no trânsito. Se vc tiver dinheiro ou alguem q te banque, blz. caso contrário, a saída é o alojamento msm ou as repúblicas.

Abçs!

A questão da bike, é q é um esporte q gosto muito de praticar, sinto bem andando de bicicleta. Nos valores, o jeito mesmo é conversar com meus pais pra ver o quanto eles podem pagar, qual é a opção q se adequa melhor ao orçamento.

Boa sorte pra nós =D
 
Cara, quando passei no vestibular fui morar em república, beleza que não é no rj, mas não deixa de ser república.
República de estudante são basicamente de dois tipos, as doideras que organizam festas, tem 15++ pessoas morando junto e todos dividem quarto em 2 a 4 pessoas, e tem as mais de boa, tipo a que eu moro, estamos em 5, no normal são 6 mas um cara foi estagiar em outra cidade agora no meio do ano, não rola festas aqui em casa e temos algumas regras, bem simples, mas que existem para manter a convivência sempre harmoniosa, então é só procurar direitinho e ir conhecer o lugar antes e tal que pode ser bem de boa, eu atualmente nem gostaria de deixar a república pra ir morar em um ap sozinho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo