[AJUDA] Últimos detalhes do meu R5 3600X

XRuy

Member
Registrado
Bom dia pessoal,
Segue abaixo as minhas peças recém adquiridas:

Ryzen 3600X
MSI B450 Tomahawk
2X8GB GSkill Trident Z F4-3466C16Q2 (3466MHz CL16-18-18-38)
Zogis GTX 1060 6GB
--
Estou saindo de um C2D e8500 de 4GB RAM.

A minha dúvida é que no meu PC atual estou com uma fonte da Zalman 460W que comprei em 2009. Queria saber se esta fonte aguenta este sistema.

Pretendo fazer um ligeiro over nas memórias e processador.
 
O problema nao seria nem a potencia, considerando que seja uma fonte certificada, mas são 10 anos de fonte...
Ela meio que ja ta no fim da sua vida util. Eu não arriscaria.
 
O problema nao seria nem a potencia, considerando que seja uma fonte certificada, mas são 10 anos de fonte...
Ela meio que ja ta no fim da sua vida util. Eu não arriscaria.
Realmente, faz muito sentido.

Se eu quiser uma margem para uma futura RTX 2070, uma Fonte 600w Zalman Zm600-glx Atx Pfc Ativo seria o suficiente? Ou haveria uma opção melhor?
 
Realmente, faz muito sentido.

Se eu quiser uma margem para uma futura RTX 2070, uma Fonte 600w Zalman Zm600-glx Atx Pfc Ativo seria o suficiente? Ou haveria uma opção melhor?
Corsair CX550.
 
Bom dia pessoal,
Segue abaixo as minhas peças recém adquiridas:

Ryzen 3600X
MSI B450 Tomahawk
2X8GB GSkill Trident Z F4-3466C16Q2 (3466MHz CL16-18-18-38)
Zogis GTX 1060 6GB
--
Estou saindo de um C2D e8500 de 4GB RAM.

A minha dúvida é que no meu PC atual estou com uma fonte da Zalman 460W que comprei em 2009. Queria saber se esta fonte aguenta este sistema.

Pretendo fazer um ligeiro over nas memórias e processador.

Ela já se "pagou" há alguns anos, tá na hora de aposentá-la.
Recomendo a PCYES Electro V2-750w 80Plus bronze Fonte de excelente qualidade, feitos testes pela Teclab e entregando estabilidade igual/superior a fontes de marcas tops como Corsair.
Preço compete com fontes de menor potência de outras marcas.

utilizo ela há 7 meses e até agora entrega o que promete.
 
Agradeço a ambos pelas suas contribuições.

Como não devo mudar nada na configuração por um tempo estou mais inclinado à CX550.
 
imagina, 10 anos de fonte. pega uma de 600 w certificado 80.
 
Não sei se dá pra falar que uma fonte de 10 anos está no fim da vida útil, acredito que tudo depende de como e quanto ela foi usada.

Mas não arrisca a máquina nova e troque ela também, uma de 500w dá e sobra.
 
Eu nunca tinha visto alguém trocar fonte por tempo de uso.. Vivendo e aprendendo.
 
Desgaste.
Nada dura pra sempre, exceto Nokia tijolão, brinks
kkkk Nokia tijolão é eterno.. kkkk

Até entendo trocar quando começa a falhar, ou precisa de uma mais forte.. Mas sem dar nenhum problema sequer?
 
Eu nunca tinha visto alguém trocar fonte por tempo de uso.. Vivendo e aprendendo.
Isso é precaução...
por causa de R$300,00 vc pode jogar fora R$1000,00.
O ideal seria ter como testar a fonte velha pra ver se ela ta 100%, se não ta colocando o sistema em risco, mas isso pode se tornar impossível.. e o seguro morreu de velho.
 
Isso é precaução...
por causa de R$300,00 vc pode jogar fora R$1000,00.
O ideal seria ter como testar a fonte velha pra ver se ela ta 100%, se não ta colocando o sistema em risco, mas isso pode se tornar impossível.. e o seguro morreu de velho.

Entendido.
A minha máquina eu montei em 2012 e agora vou fazer upgrade.. Provavelmente para B450 + r5 3600. Mas não vou trocar a fonte não. Espero funcionar nos conformes.
 
Isso é precaução...
por causa de R$300,00 vc pode jogar fora R$1000,00.
O ideal seria ter como testar a fonte velha pra ver se ela ta 100%, se não ta colocando o sistema em risco, mas isso pode se tornar impossível.. e o seguro morreu de velho.
Isto, melhor prevenir do que remediar, o prejuízo pode ser grande.
 
É só por precaução mesmo, não sei se ela é certificada 80 plus e tem PFC Ativo.

Se for, particularmente eu ficaria com ela até falhar. Fonte boa queima sozinha sem levar nada junto
 
Tem como testar fonte por software ou algo assim?
Não, seu modelo não possui sensores ou cabos para passar informações a placa mãe, e posteriormente para algum software. Apenas conduz energia.
 
Última edição:
É só por precaução mesmo, não sei se ela é certificada 80 plus e tem PFC Ativo.

Se for, particularmente eu ficaria com ela até falhar. Fonte boa queima sozinha sem levar nada junto

Ela tem PFC ativo sim, e eficiência acima de 80%.
 
Tem como testar fonte por software ou algo assim?

Testar não sei, mas as modelos "i" da Corsair tem monitoramento por software das linhas,tensões e controles de ventoinha.

Diz qual o orçamento pra fonte nova que fica mais fácil de recomendar algo.

Mas o ideal aí é uma de 550w ou mais pra suportar com folga e já ficar tranquilo para outros upgrades futuros.
 
Eu estou montando uma maquina parecida com a sua.
Só memória e gpu que são diferentes. Estou indo de CX 550.
Estou saindo de uma lua 775 tbm. Só que com um processador X5460. O ganho de desempenho vai ser bruto.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo