Um brasileiro no Overclocking - a verdade

rbuass

know-it-all Member
Registrado
Tenho já há bastante tempo, dedicado meu tempo e minha vida em prol de uma arte que muito me apaixona, o Overclocking.
Consegui depois de muito estudo e muita luta, conquistar o título de “Overclocking Prince” por integrar o seleto grupo dos 10 melhores overclockers do mundo, e de ter disputado várias competições internacionais inclusive com uma vitória em janeiro de 2010.
Nos últimos meses e em especial no último mês, consegui para mim e para o Brasil os mais significativos títulos, consagrando-me entre um dos melhores overclockers do mundo.
A saber, foram quebrados Recordes Mundiais Absolutos com plataforma AMD, o segundo lugar Global do Benchmark 3D mais disputado da atualidade (3DMark Vantage), e vencido as classificatórias para o Master Overclocking Arena Americas (que disputarei em janeiro de 2011 em Las Vegas), superando Norte Americanos, Canadenses, Mexicanos, Argentinos, Chilenos, etc.
Isso teve para mim um custo muito alto.
Foram inúmeras horas de estudo e prática, muita dedicação, e obviamente, muito dinheiro gasto (com equipamentos, nitrogênio, peças “queimadas”).
Diferentemente do que muitos pensam, faço isso por amor à arte e não tenho nenhum patrocínio.
Uma empresa (que prefiro nem citar o nome), se comprometeu de me ajudar com o nitrogênio, mas depois de ter se utilizado de mim para fazer um marketing positivo, resolveu simplesmente se desligar do “overclocking”.
Outra, muito mais poderosa, mesmo que tenha feito apenas 5 dias de trabalhos e testes em seus laboratórios, me colocou como “ponto de referência, sendo que meu nome fica “eternamente vinculado” a eles no Google, mesmo que jamais tenha recebido sequer uma placa mãe.
Empresas de minha estima, como AMD, MSI e Gigabyte, por vezes me cedem algum componente, mas adianto aos leitores que, uma placa mãe ou um processador, sequer paga uma pequena quantia do nitrogênio (LN2, que é extensamente exigido para o trabalho em alto nível).
Na verdade, é até ridículo chamar de “patrocínio” algo que sequer custeia uma pequena parte do que é necessário para a vida de um Overclocker de qualidade.
Porque faço isso??? O que e ganho fazendo Overclock???
A resposta para estas perguntas é simples...
Faço OC pelo mesmo motivo que alguém escala uma montanha, corre de carros, veleja, luta, etc...
Pela paixão do homem por se superar e transpor seus limites, e claro, por um gosto pessoal elevado por hardware, e o que ganho com isso, é um crescente número de pessoas que me procura para coisas como montar uma máquina “preparada”, indicar melhores soluções ou mesmo vender componentes, e desta forma, me ajudar a custear o que utilizo em minhas sessões.
Note-se que sai de meu trabalho de vendas, montagens e configurações, os valores que gasto com “Overclocking” e de meu trabalho como Engenheiro, as despesas de nossa casa.
Sempre e por todas as vezes, enfatizo nosso país nos resultados Globais, como podem observar nos títulos dos meus últimos tópicos “O Brasil destruindo nos preparativos do Mundial de Overclocking”, “O Brasil superando os gringos lá fora @@”, “Brasil se tornando conhecido em áreas que não o Samba, Futebol e Carnaval.
Depois de muito me dedicar (somente eu e minha família sabem quanto), lamentavelmente me surge a dúvida “vale a pena tudo isso em prol de um país que não ajuda de forma alguma seus “combatentes?”.
Um país onde qualquer Tiririca tem mais valor do que pessoas de real valor, onde o Congresso que deveria dar exemplo aumenta seus próprios salários em índices indignantes em questão de minutos, para dar prosseguimento à sucessão de escândalos de corrupção, enquanto grande parte da população tem que viver com um mísero “salário mínimo”.
O país onde “Lulas e Dilmas” se utilizam do poder da máquina governamental para continuar com toda essa “roubalheira” e esconder os escândalos de “Dirceus e Erenices”...
Nesse “meu país que represento”, para onde foi enviado apenas um kit de “placa mãe + placa de vídeo”, pelo patrocinador da competição mundial, a soberana Receita Federal simplesmente arbitrou destinação comercial e confiscou os mesmos, e como sabemos, eles são sempre incontestáveis.
Tudo aqui é mais difícil...
Perguntando em uma reunião com a gerência de Marketing de um grande fabricante em Taiwan, os quais não enviam placas de vídeo para o Brasil, o motivo de não investir aqui, obtive a seca resposta de que os “impostos” não permitem este tipo de investimento...
Impostos estes que devem sustentar essa “bandalheira”
O que temos de apoio aqui?
O que fazem por nós?
Diria pior... o povo, oprimido, por medo de “perder” pequenos e insignificantes “regalos” como bolsa família (ou bolsa miséria, sei lá), alimenta sem saber esse ciclo vicioso, pois a miséria e desinformação nesse gigante atinge níveis desastrosos.
Este povo amigo, cheio de hospitalidade no coração e se sujeita a isso e acredita que possa lhe trazer um dia, uma condição digna de vida...
Sinto vergonha disso, e quando vou para um país desenvolvido, percebo o quão distante estamos de um lugar realmente civilizado, seja pelo lixo que aqui se joga nas ruas, seja pela civilidade de se respeitar as pessoas, seja pelo valor que se dá para as pessoas, pelo descaso das autoridades com seu povo (segurança, saúde, educação, transportes, etc, etc, etc).
Falando em minha área de trabalho, é difícil ter que reconhecer que, mesmo países menores como Argentina e Colômbia, tem muito mais suporte e recebem muito mais incentivo do que nós, brasileiros.
Pode-se notar por exemplo, que na Competição Mundial da Gigabyte (GOOC), haviam equipes Argentinas, Mexicanas, Colombianas e até Peruanas, mas não haviam brasileiros e somente fui chamado por ter integrado uma posição muito superior a eles no Ranking (mas sequer tivemos uma etapa da competição aqui).
Falando-se com meus amigos da América do Sul, fico sabendo que as empresas financiam eventos, dão suporte com peças e até insumos como Nitrogênio Líquido, enquanto que por aqui, quanto muito uma placa acaba sendo cedida para algum review.
Desculpem me meus amigos pelo desabafo, mas fui motivado a isso depois de ter conseguido tudo isso e ter obtido exatamente “zero de suporte” e zero de retorno” e “zero de incentivo” de todos os fabricantes e órgãos que poderiam manifestar algum interesse.
É lamentável...
Sinto ter que dizer isso, mas por favor me perdoem, se por acaso algum dia, eu não vestir mais a camisa do Brasil como forma de protesto, e acabe com a de algum país que dê valor ao meu trabalho.
Nada a ver isso com o Brasil terra (que é a terra mais maravilhosa do mundo), nem com o Brasil povo (que é esse povo amigo e aberto)...mas sim com o Brasil dos dirigentes...o Brasil dos que se aproveitam de tudo isso e da simplicidade desse povo apenas para extrair o que temos de bom...

Abraxxxxxxxx
 
Entendo o desabafo.

Sendo sincero, se teus gastos estão a ponto de perturbar tua vida pessoal, que agora, numa fase delicada, tendo em vista uma filha, deve pensar bem em que camisa vestir, ou se deve vestir ou não. Por mais que apareça gente te apoiando "vai lá, continua detonando", etc., ninguém melhor que tu mesmo pra saber no que continuar. Ninguém sabe melhor de nós, do que nós mesmos.

Eu tive que abandonar, os motivos que me levaram a tal, tu mesmo citou no decorrer do teu post.
 
Não julgo pra nao ser julgado, entendo perfeitamente seus motivos e razoes.
independente de qualquer decisao tua, nós continuaremos o apoiando.
 
Sábias palavras bynext...
Realmente é difícil de levar essa arte do overclock aqui no Brasil com seriedade...muito difícil mesmo...
Não sei qual o rumo que vc vai tomar, mas como seu amigo e companheiro de overclock, respeito e apóio a sua escolha.
Vou sempre torcer pelo trabalho que realiza com amor e dedicação, pois apesar de estar muito aquem de onde vc se encontra, compreendi, o real valor de ser um overclocker, que é algo muito maior do que ter CPU gold, Trocentas VGAs, criar briguinhas e polêmica em fóruns para querer aparecer e na verdade não soma em nada para o crescimento da arte, só para aumentar o próprio ego...

Companheiro... estaremos apoiando.

Abraços
 
Bom, você esta totalmente dentro da razão, você deve procurar se valorizar porque se você mesmo não se valorizar quem é que vai valorizar você, se conselho fosse bom à gente vendia, mas o que eu digo a você Ronaldo é procurar se valorizar e achar uma oportunidade onde vala realmente a pena, procurar quem lhe dará valor e reconheça o seu grande esforço, porque sinceramente acho que aqui no Brasil isso pode não acontecer, é tão simples olhar lá fora e ver os melhores overclockers mundiais sendo patrocinado com hardwares dentre outros afins e olhar para cá e ver mal um “cooler” (modo de dizer) e olha que lá fora não ganham as coisas de unidade não, eles ganham é processadores em bandejas, caixas de peças, fora o Nitrogênio liquido e outros afins.

Só posso dizer que a situação aqui no Brasil é lamentável.

Bom faça a melhor “escolha” e pode contar com meu apoio.
 
é lamentável a situação do brasil mesmo... impostos e uma receita federal altamente arbitrária, tbm sofro com ela e ja perdi varias encomendas do Py (uma fonte de renda secundária pra mim, que me da uma ajuda para comprar minhas peças);

é simplesmente revoltante, mas qq se há de fazer? nada, somos impotentes, somos desconsiderados.

tbm sou um apaixonado pela arte, e como vc mesmo disse em varios posts ja, teria potencial para ir mto bem, mas pq não vou?? pelo simples fato que moro no brasil, e aqui realmente nao tenho condições de comprar o material necessario para isso, e tenho que me contentar em 2x por ano viajar até sua casa para overclockar junto contigo, tenho certeza que em qq outro pais que tenha condições mais justas isso seria mto diferente;

sou mais um que lhe apoio nessa ideia;

abraço
 
depois eu digo que o brasil é um pais de ***** e vem um bando de modinha me xingar ...

entendo teu desabafo cara, ta com razão e muita...

overclock é um hobby, não tem como, aqui no brasil, virar mais do que isso
 
Fico extremamente triste em ouvir estas coisas. Mas no Brasil é tudo sempre assim, tudo fica abandonado, largado e as pessoas que vão a outro país com a nossa bandeira, deveriam ser prestigiadas, afinal estamos representando nosso pais, nossos conhecimentos e destreza, seja ela qual for.

O overclock, desde a 15 anos que trabalho com info, é uma arte, uma cirurgia, depende de total conhecimento de TUDO que envolve um PC, absolutamente TUDO.

Mas não é só você, tenho loja de informática e estamos lutando contra impostos, tentamos com Lucro Real, agora vamos para o SuperSimples, tenho ótimos fornecedores, vocês não sabem quanto eu pago num HAF922, 932 ou cosmos, barato demais, parece que vou ficar rico, mas no mercado livre, é mais barato, tenho que emitir nota fiscal, e acabo não ganhando tanto, impostos, impostos e impostos e impostos. Sempre apostamos em montar desktop com qualidade, tanto que nem concorro com essas lojas de 899,00 com impressora, mouse teclado, webcam, gato preto, cadeira e uma coca-cola, porque é LIXO ! vendo coisa boisa com placas BXO da intel com 3 anos de garantia, por 1.399, se quiser bem, se não quiser compra lá. Confesso que estamos desanimados, eu e minha esposa, o que está segurando é o serviço de manuntenção, sempre bem feito e nossos atendimentos a empresas. Mas confesso, quase jogo tudo pra cima e volto para área privada, mas penso, para ganhar uma mixaria ? Nada, fico em casa formatando e montando PC.

Fica triste não amigo, o que importa é nossa família e nossas conquistas, mas é lamentável uma "persona" do sou "naipe" ficar jogado sem patrocínio ou ajuda.

Se eu pudesse, ajudaria sim, e nem precisaria levar a marca da minha empresa, porque EU estaria feliz em ver você cozinhando os gringos, e falar: "... eu ajudei, estamos lá....."

realização pessoal.

abraços
 
Isso é brasil galera.. enquanto os gringos tem TOTAL patrocinio de algumas empresas,brasileiros altamente competentes e talentosos que poderiam bater que frente com os gringos como o rbuass nao ganham nada.. Lamentavel
 
De outro ângulo, sempre defendi que o overclock deve ser levado como simplesmente um hobby. Quando se tenta elevar o hobby a outro nível, dadas as circunstâncias do nosso país, perde-se a originalidade, e da mesma forma, gera frustração. Do hobby não se espera patrocínio, tampouco algum retorno, que não a própria satisfação em pratica-lo.

Dessa forma tenho levado: uma "terapia ocupacional". Uma distração, quando quero me divertir um pouco, ainda mexo no gelo seco, ou faço uma bateria de testes sobre algum assunto e posto em algum lugar, mas sem esperar retorno. Sem medo de ser piegas, do amor não se espera retorno. Tal qual jurar amor à pátria e esperar retorno da mesma, é hipocrisia.

No Brasil muitas coisas ainda devem ser levadas como um hobby. O incentivo em diversas áreas é mínimo ou inexistente. Quando toca a parte material, não se deve esperar auxílio externo. "Faça, se tiver dinheiro", foi o que sempre disse para os que a mim se dirigiam perguntando sobre overclock. É um esporte caro. Não há como negar, o próprio desabafo prova isso. Dizer que se faz "overclock extremo" gastando pouco, é mentira. Talvez dure algumas sessóes, mas logo vai precisar de material novo, de hardware novo, e assim segue como uma bola de neve. Fazer tal afirmação, é fechar os olhos, ou os próprios, ou os alheios. É ignorância.

Não fosse o âmbito de se tornar o que não é, não haveria intrigas desnecessárias. Logo, o overclock se tornaria uma verdade como esporte patrocinado, visto que o caráter das pessoas molda a sociedade, e não o contrário.

Por enquanto, aqui, é um hobby.
 
Isso é brasil galera.. enquanto os gringos tem TOTAL patrocinio de algumas empresas,brasileiros altamente competentes e talentosos que poderiam bater que frente com os gringos como o rbuass nao ganham nada.. Lamentavel
Realmente. O Brasil dos dirigentes como o Rbuass disse, que me fez desencanar desse país. Tenho sérios planos,de no futuro ir embora (hoje em dia nem me considero brasileiro)..
Em relação a OC, eu me considero um tanto talentoso, conheço os procedimentos, as técnicas, mas o que falta mesmo é $$.
 
Realmente. O Brasil dos dirigentes como o Rbuass disse, que me fez desencanar desse país. Tenho sérios planos,de no futuro ir embora (hoje em dia nem me considero brasileiro)..
Em relação a OC, eu me considero um tanto talentoso, conheço os procedimentos, as técnicas, mas o que falta mesmo é $$.

Acho que os nao nso falta dinheiro nao.. ate pq se nao tivessemos tantos impostos poderiamos comprar um PC melhor concerteza,enquanto um i3 sem imposto custa 200 reais,aqui com tudo custa 400
 
lamentável... Li esse texto ainda do lado do Ronaldo é fod@ mesmo ! E tudo vem desde o governo e ainda esbarra em empresários e idiotas que so complicam as coisas e pensam em si mesmos.. lamentável mesmo.. temos que mostrar tudo isso pra todos.. pra verem o que realmetne estão perdendo!!!
 
é uma pena saber e ter que concordar que nosso país não é lá essas coisas.
acho que se não estão te dando o devido valor, vc deveria passar a representar países estrangeiros, no caso de algum deles se propor a te patrocinar de verdade
nós na condição de brasileiros, ficaríamos tristes por te "perder" pra outro país, mas por outro lado entenderíamos seus motivos, e acredito que muitos de nós o apoiaríamos na sua decisão

a final a vida não se constitui apenas de incentivos em forma de tapinhas nas costas e palavras de apoio, tb precisamos de capital pra seguir bem em nossas vidas
 
Não sei de nada que está acontecendo, mais pelo desabafo, pressuponho que propostas estão aparecendo.
O que tenho a te dizer é o seguinte Ronaldo, segue o teu caminho, segue a sua intuição, com certeza você não é o primeiro nem será o último talento que o Brasil deixa ir embora.

Está cheio de brasileiro lá fora detonando em tudo que é área, aqui parece que vai ser pra sempre essa politicagem de dá nojo, mais fazer o que, o povo tem o poder na mão mais não faz nada, qualquer 100 reais de bolsa compra o cara, na verdade o cara não tem nada por isso se sujeita.

Eu acredito em você, te conheci pessoalmente e vi a pessoa simples e humilde que você é , muitos com metade do seu conhecimento já se acham donos do mundo, hoje em dia é muito difícil pessoas como você, resumindo, é difícil o cara ser bom e se preocupar e compartilhar seu conhecimeto, ainda mais de forma gratuita.

Ronaldo , boa sorte na sua escolha, a vida é isso aí, escolhas, tenho certeza que logo logo você estará no seu lugar, #1.

Abraço.
 
quem curte sertanejo , forró , axé , pagode e essas merdas com certeza vai achar música clássica chata .....
 
Ronaldo..

Por mais que tenha ausente, eu sempre estou acompanhando suas conquistas , lutas e vitorias... Ronaldo, sinceramente overclock é minha paixão pessoal como é a sua tbm. O problema que ocorre é que os empresarios do ramo da informatica ( no Brasil ) ve toda essa arte como um simples hobby e que nao tem fins lucrativos nenhum, mas é ai que eles se enganam... tudo isso que vc faz é um tipo de market barato ( para eles ) que atinge o verdadeiro publico, o publico high end, aqueles que nao liga em gastar U$ 1000,00 em um processador top para jogos ou algo do tipo, é muito complicado mudar a visão desses pessoas que pode te ajudar e ajudar o Brasil nessa trilha, eles preferem gastar milhões de dolares em comerciais de TV que apenas 5% de quem ve entende realmente e sabe para que serve tal tecnologia de seus produtos..

Cara, so quero te dizer uma coisa, se nao for para vestir a camisa do Brasil que vista a camisa da paixão, paixao pelo aquilo que gosta e ama fazer, NÂO DEXISTA NUNCA DE UM SONHO.... pode ter certeza por mais que vc sinta-se sozinho, muita gente fora e dentro desse forum esta ao seu lado..

Força cara..


Abração do seu amigo "M@deira ".
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo