Upgrade para 3ª Gen Ryzen

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

MuAntoniazzi

MuChila (TTV)
Registrado
Bom dia galera, tudo certo?

Estou aqui pra pedir auxilio em algumas questões que estou levantando antes de para fazer um upgrade no meu pc.

Atualmente possuo a seguinte config: R7 1700 + Asus Crosshair VI Hero + RX580 8GB + Fonte Corsair600W. Estou querendo partir pra geração atual tanto de processadores quanto de placas de vídeo, então minha ideia seria manter a placa mãe e pegar um: R9 3900X, RTX3080 + Fonte 750w. Porém pesquisando, surgiram algumas dúvidas sobre a config:

- Meu foco é stream e jogos apenas (jogar em Full HD em live e em 4k offlive). O R9 3900x apresentaria grandes vantagens nesse cenário, caso comparado a um 3800x?
- O 3900X e o 3900XT estão na mesma faixa de preço, compensa pegar o XT? Vi alguns testes e não vi tanta diferença de performance, além de não vir com o coolerbox.
- A Crosshair VI Hero segura um R9 3900X sem maiores problemas? Pretendo fazer um over não tão pesado. Qual procedimento pra instalar um processador de 3ª gen em uma placa de 1ª gen?
- Se de inicio for trocar somente o processador, a fonte de 600w ainda segura de boa né?
 
Última edição:
basta atualizar a BIOS da placa mãe para a versão mais atual que um ryzen 3000 vai funcionar nela. A crosshair VI hero é pra ser TOP. Apenas se baseando no nome, acredito que ela seja capaz de empurrar um 3950X (16 núcleos) com overclock all core legal. Pelo menos deveria. O certo é ver reviews técnicos dela... mas tu não deveria precisar se preocupar. Os ryzen são bem eficientes de modo geral, em configuração stock. Ainda mais então se tu dedicar um tempinho em ajustar algumas configurações na bios.

se a diferença de preço entre o 3900X e o XT for irrisória o suficiente pro teu bolso... porque não o XT. Mas realmente, a diferença real de desempenho entre os dois é bem irrelevante. Se a economia ao pegar o X permitir que tu invista mais em alguma outra peça, então pega o X.

Considerando que tu quer uma 3080, a nvidia tem o NVENC que é pra fazer stream de boa qualidade sem perda de desempenho significativa. Nesse caso tu poderia pegar um 3800X. 12 núcleos é coisa de entusiasta ou quem trabalha com programa que faz bom uso de multithread.
 
@Hackner MUITO OBRIGADO pelas dicas, de verdade!

Em relação ao 3900X/XT, eles estão no mesmo preço em alguns lugares, mas oque me deixa na dúvida é se esse ganho mínimo justifica ele não vir com o coolerbox e talz.
Já entre escolher o R7 3800x e o R9 3900X, eu realmente estou em dúvida. A Asus Crosshair VI Hero realmente é uma placa entre as topo de linha da primeira geração dos Ryzen e foi um dos melhores investimentos que fiz, mas provavelmente a 3ª geração dos Ryzen vai ser a ultima que ela vai conseguir suportar. Nesse caso, já que o investimento vai ser alto de qualquer forma, é melhor partir pro R9 pra tirar máximo proveito do sistema, mas o valor assusta um pouco ainda HAUAHUA Espero que apareça algo na Black Friday.
 
@Hackner MUITO OBRIGADO pelas dicas, de verdade!

Em relação ao 3900X/XT, eles estão no mesmo preço em alguns lugares, mas oque me deixa na dúvida é se esse ganho mínimo justifica ele não vir com o coolerbox e talz.
Já entre escolher o R7 3800x e o R9 3900X, eu realmente estou em dúvida. A Asus Crosshair VI Hero realmente é uma placa entre as topo de linha da primeira geração dos Ryzen e foi um dos melhores investimentos que fiz, mas provavelmente a 3ª geração dos Ryzen vai ser a ultima que ela vai conseguir suportar. Nesse caso, já que o investimento vai ser alto de qualquer forma, é melhor partir pro R9 pra tirar máximo proveito do sistema, mas o valor assusta um pouco ainda HAUAHUA Espero que apareça algo na Black Friday.
Ah é, esqueci do detalhe do cooler box. Eu particularmente substituiria ele certamente, apesar de ele ser muito bonito e capaz, pelo que sei ele é muito barulhento. Qualque cooler de torre com 4 ou mai heatpipes sera melhor.
E olha, eu acredito que essa placa ai vai receber update de bios para aceitar os ryzen 4000 (os rumores são de que eles se chamarão 5000)
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo