(URGENTE) Usar TV como Monitor faz mal ao olhos?, Posso fazer algum ajuste?

Kaio Marques

Member
Registrado
Olá galera, bom eu tenho uma TV meio antiga da Sony com tecnologia BRAVIA de 46 Polegadas, porém não é smart, mas nunca foi minha preocupação já que eu conectava o Note nela e usava para ver filmes e talz, e jogava no Notebook, o problema veio esse ano ano quando Comprei um PC e estou usando ela como monitor há umas 2 semanas e tava pensando em comprar um Monitor. Daí fiquei pensando se eu não poderia usar a TV como Monitor, ao invez de gastar mais dinheiro em um.

*Primeira preocupação, saúde, há algum problema em ficar próximo à TV (No caso estou bem próximo e meus olhos parecem cansados as vezes quando jogo muito) como ficamos próximos ao monitor? Algum problema para os olhos ou de enjôo? TV cansa mais os olhos?

*Segunda preocupação, qualidade da experiência. Há muita perda de qualidade em adotar uma TV no lugar de um monitor?

*Terceira preocupação, gasto de energia, uma TV ligada por horas tem consumo equiparado a um monitor ligado por horas?

*Será que tem alguma maneira de eu ajustar ela para que não force tanto os olhos, ou algo do tipo, ela está alta também então não sei, pois queria economizar uma grana.

*Agradeço se puderem dar uma força, estou muito na duvida, mas acho que será necessário comprar o Monitor de 19,5 que está na promoção na Black.
 
tv como monitor não teria maior que 32', quando troquei a 32 por 40 acabei comprando um monitor, dai na hora de jogar usava controle ficava 1,5m de distancia

ficar muito perto da tv perde a qualidade de imagem, cansaço é quantidade de horas, cada tem seus limites
cada aparelho tem seu consumo de energia, é só pesquisar
reduzir o contraste pode ajudar mas pior a qualidade de imagem
tv alta vai franzir a testa, pode cansar mais rapido

se a grana não for problema eu compraria um monitor de 32 top no lugar da tv
ou um monitor simples pra jogar com mouse e a tv pra jogar com controle
 
Seria bom informar qual o limite disposto a gastar em um monitor, qual o tipo de jogo que joga..
De fato a TV não é ideal para usar no PC, só em games single player e olhe lá..
 
Então VictorOkatsu eu jogo CS, GTA V e RP, e alguns outros games de sobrevivência MultiPlayer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tv como monitor não teria maior que 32', quando troquei a 32 por 40 acabei comprando um monitor, dai na hora de jogar usava controle ficava 1,5m de distancia

ficar muito perto da tv perde a qualidade de imagem, cansaço é quantidade de horas, cada tem seus limites
cada aparelho tem seu consumo de energia, é só pesquisar
reduzir o contraste pode ajudar mas pior a qualidade de imagem
tv alta vai franzir a testa, pode cansar mais rapido

se a grana não for problema eu compraria um monitor de 32 top no lugar da tv
ou um monitor simples pra jogar com mouse e a tv pra jogar com controle

Então mano, não to podendo gastar muito porque comprei o PC agora, a minha duvida era se tem problema usar essa de 46, eu to jogando e até agora deboa, meu maior problema era sobre distância e danos a visão, não ligo muito para essas parada de qualidade sabe.
Sobre grana eu teria aproxidamente R$ 500,00 para gastar ainda e extourando TUDO.
 
Última edição:
Então VictorOkatsu eu jogo CS, GTA V e RP, e alguns outros games de sobrevivência MultiPlayer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Então mano, não to podendo gastar muito porque comprei o PC agora, a minha duvida era se tem problema usar essa de 46, eu to jogando e até agora deboa, meu maior problema era sobre distância e danos a visão, não ligo muito para essas parada de qualidade sabe.
Sobre grana eu teria aproxidamente R$ 500,00 para gastar ainda e extourando TUDO.
Qual a configuração do seu pc ?
 
Caros, eu uso uma NU7100 de 49 polegadas como monitor. O mais importante é ter a distância necessária pra não cansar sua vista, e ir nas configurações e reduzir a luz de fundo consideravelmente para níveis confortáveis. No lado da experiência não tenho do que reclamar, segui alguns guias de configuração pra deixar a imagem mais fiel possível, liguei o Modo Jogo (que reduz consideravelmente a latência) e jogo tranquilo a 4k60hz (sem HDR). Pesquise sobre seu modelo exato, sobre os tempos de resposta, modo jogo, ajustes de brilho e etc. Você não precisa de um monitor, na minha opinião, se a sua TV tiver pelo menos 60hz no input e uma boa qualidade de imagem.
 
Sobre os problemas de cansaço visual, eu recomendo 2 coisas, um deles é sobre o brilho e o outro é sobre a temperatura de cor.

O brilho/iluminação da tela tem que ser baixo o suficiente para não cansar a vista, e tem que ser conforme a iluminação ambiente.. Se tiver usando no escuro, diminua o brilho, se estiver no claro evite colocar muito brilho.. Isso independente do tamanho da tela e de ser no celular, na tela do notebook , tela do PC ou mesmo da Tv grande..

Outra coisa é alternar entre os temperatura das cores entre cores quentes e frios e ver qual a pessoa vai se adaptar melhor .. Eu particularmente prefiro usar temperaturas de cores quentes, inclusive pra mim isso cansa menos a vista, aliado ao ajuste do brilho conforme a iluminação ambiente.

Sobre o tamanho da tela.. Aqui eu tenho 2 telas sendo um monitor de 23" e uma TV de 50"... Geralmente eu uso a TV para jogar e me sento a +- 1,60m da tela, e para assistir filmes/série/desenhos, eu me sento a uns 2,5m( tenho um sofá pra isso) , e o monitor eu uso para o dia a dia, devido a distância que a minha cadeira fica da tela +- 90cm ..


O autor do tópico pode usar a TV como monitor sem problemas para saúde desde que não exagere no brilho da tela ..
 
Sobre os problemas de cansaço visual, eu recomendo 2 coisas, um deles é sobre o brilho e o outro é sobre a temperatura de cor.

O brilho/iluminação da tela tem que ser baixo o suficiente para não cansar a vista, e tem que ser conforme a iluminação ambiente.. Se tiver usando no escuro, diminua o brilho, se estiver no claro evite colocar muito brilho.. Isso independente do tamanho da tela e de ser no celular, na tela do notebook , tela do PC ou mesmo da Tv grande..

Outra coisa é alternar entre os temperatura das cores entre cores quentes e frios e ver qual a pessoa vai se adaptar melhor .. Eu particularmente prefiro usar temperaturas de cores quentes, inclusive pra mim isso cansa menos a vista, aliado ao ajuste do brilho conforme a iluminação ambiente.

Sobre o tamanho da tela.. Aqui eu tenho 2 telas sendo um monitor de 23" e uma TV de 50"... Geralmente eu uso a TV para jogar e me sento a +- 1,60m da tela, e para assistir filmes/série/desenhos, eu me sento a uns 2,5m( tenho um sofá pra isso) , e o monitor eu uso para o dia a dia, devido a distância que a minha cadeira fica da tela +- 90cm ..


O autor do tópico pode usar a TV como monitor sem problemas para saúde desde que não exagere no brilho da tela ..
Muito obrigado meu brother, tava com essas duvida, vou fazer os ajustes aqui e tudo certo, vlw mesmo sz
 
O único problema possível é que maioria das TVs é muito mais brilhosa que monitores e uso excessivo em ambiente escuto pode causar fadiga na visão ou até enxaqueca.

Tirando isso, a diferença entre um monitor e uma TV é filosófica.
Po vlw mesmo mano, acho que vou ficar com a TV
 
Comecei a usar a uma tv não tem dois dias... já comecei a ter enxaqueca... o brilho é fora do normal no rosto durante a noite... sem contar o tamanho... mas enfim... já tentei achar um equilíbrio de brilho e nitidez mas ta complicado devido a ser um pouco antiga... mas qualquer coisa acho q recomendaria um monitor com uma boa taxa de atualização e latencia...
 
Uso TV como monitor há 10 anos! É só respeitar as distancias recomendadas para cada tamanho de tela. Nem cogito voltar pra monitor já que não jogo games competitivos de fps mas mesmos esses dá pra jogar tmb! Qto a conta de luz sim deve da um upgrade na conta :)
 
Cara estou numa tremenda dúvida nesse sentido mesmo, quais as conclusões? tenho uma 43" tu7000 e outra 50" tu8000 com preços interessante, morrendo de vontade de pegar mas medo desgraçado de não ficar bom para usar como monitor para fazer tudo... e estragar a vista também. Alguém tem algumas dessas tv que usa como monitor (ambas 4k). Para usar como monitor essas tv qual seria a distância ideal? Monitor anda caro ai os bons acabam ficando até mais caros que tv... fora que monitores (principalmente os com alta taxa) a maioria anda usando painel panda (que é considerado um lixo) e um ou outro uptronics e a quantidade de monitores com problemas de dead pixel e afins não está escrito no gibi..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo