Usuário normal com privilégios de admin no Ubuntu

p.s.y.c.h.o

Usuário Adrena Platinum®
Registrado
Pessoal, estou com o Ubuntu 8.10 instalado aqui, quero saber se tem como um usuário normal ganhar privilégios de administrador, para não ter que digitar senha toda vez que for mexer em alguma coisa, sei que posso usar o comando sudo su, mas mesmo assim acho incômodo, li uns turorias ensinando a logar como root mas eles fazem com que a pasta /home seja ignorada e eu entre como root, entenderam o que eu quero dizer ? Quero logar na minha conta (jefferson) tendo os privilégios da conta root, tem como ?





Obrigado.
 
talvez mudando seu user de grupo...

coloke no grupo root...

isso eh so uma sugestao, eu nunca fiz...

na vardade nao vejo nescessidade disso, afinal root soh se usa pra configurar o sistema e depois instalar programas, pelo menos aki eh assim, qd tenho nescessidade fico logado como root no terminal...
 
tenta editar o arquivo /etc/passwd com o gedit ou algum outro editor de texto..
localize a sua conta e deixe ela com os UID com 0:0 igual ao root.

ti daria uma dica de nao fazer isso de deixar usuario comum como root justamente por causa da segurança mas se vc quer.
 
Tipo, o cara só faz cagada se quiser, acho que não tem problema, eu acho muito chato ter que fazer qualquer digitando senha primeiro, não é nada prático. Mudando só a UID minha continua usando a pasta /home certo? Por que como eu disse antes, os tutoriais que eu vi acabam fazendo com que a pasta /home seja ignorada, forcando o uso da pasta root.
 
Nenhum tutorial "ignora" o diretório /home. A diferença é que o diretório home do usuário root é o /root, e não dentro do /home como o resto dos usuários.
 
Sei, mas em todo caso o login não é feito na pasta /home normal e sim na pasta /root, tanto que depois que eu faço a mudança na UID aparece um aviso quando vou logar na minha conta dizendo que o diretório $/HOME está sendo ignorado, aí quando vejo lá em cima estou na conta root.
 
Porque muita gente deixa o /home numa partição separada.

Aliás, eu ainda não vejo nenhuma vantagem em logar direto como root. Todo mundo sabe os riscos que isso traz.
 
Que riscos seriam ? Eu não vou simplesmente alterar arquivos toda hora, mexer coisas pra lá e pra cá, eu só quero uma coisa mais prática, tipo, toda vez que for usar o Synaptic não ter que digitar senha entende ? Não vou cagar o sistema.
 
Eu tbm nunca vi necessida de ser root.

Como usuário normal eu me sinto mais seguro, pois sei que todo meu sistema esta protegido, e qualquer coisa que precise se alterada vai precisar de senha.

Meu maior medo é de que algum software malicioso instale algo sem eu saber.
 
estranho q esses usuarios de windows nao se importam com as caixas q pulam na tela pedindo confirmacao, no windows nao se digita senhas e vc faz oq desejar, por isso uma reinstalacao se faz nescessaria de tempos em tempos, algo em torno de 3 meses... nao q seja culpa do usuario, mas por acoes de alguns programas q sao executados com total privilegio em sua maquina... ai te pergunto, ser o owner da maquina, e usar sempre a conta de owner traz algum beneficio?

fiz essa comparacao por que kem deseja todos esses privilegios sao usuarios vindos do windows...

outra coisa que tem q ser respeitado eh a seguinte, cada sistema eh construido em cima de uma base, e a do linux eh assim, root na pasta /root e demais users na pasta /home/user... no windows nao eh diferente, apenas na hora em q vc loga ele muda os caminhos no explorer sempre dando a impressao de ser a mesma pasta, qd na verdade nao eh...

o sistema pode se kebrar facilmente com qqr acao errada e despercebida, um usuario sem experiencia pode danificar o sistema de forma simples...

mas vai lah e faz da forma q deseja, eu soh acho inteligente q depois d feitas as alteracoes, se der problemas nao venha culpar o Linux se der problemas...

boa sorte!
 
Não vou culpar o Linux por nada cara, eu sempre olho as caixas de confirmação no Windows, não saio clicando do nada, já fiquei mais de 1 ano sem formatar a máquina, 3 em 3 meses só se der bobeira ou se algum componente parar de funcionar, só quero um pouco mais de praticidade entende ?
 
Não vou culpar o Linux por nada cara, eu sempre olho as caixas de confirmação no Windows, não saio clicando do nada, já fiquei mais de 1 ano sem formatar a máquina, 3 em 3 meses só se der bobeira ou se algum componente parar de funcionar, só quero um pouco mais de praticidade entende ?

mas eai funciono o esquema da UID editando o passwd?
na universidade eu tenho usuario admin com o meu login senha que criei com base nesse arquivo passwd... mas nunca prestei atençao com relaçao ah pasta do usuario.

detalhe la na facul eh FC10... mas acredito q nao tem diferença nessa parte
 
mas eai funciono o esquema da UID editando o passwd?
na universidade eu tenho usuario admin com o meu login senha que criei com base nesse arquivo passwd... mas nunca prestei atençao com relaçao ah pasta do usuario.

detalhe la na facul eh FC10... mas acredito q nao tem diferença nessa parte
Nem funcionou cara, mesma coisa dos tutoriais que eu vi em outros lugares.
 
troke seu user de grupo...

coloke ele no grupo root ou admin... deve resolver..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo