• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vale a pena fazer Engenharia de Produção?

mattagyn

New Member
Registrado
Pergunta bem subjetiva, mas para quem conhece sobre o curso, se puder falar mais sobre, agradeço muito.

Eu faço a pergunta porque muitos criticam Engenharia de Produção, aí fico com receio se faço este curso ou não.
 
Não conheço muito bem o curso, especialmente em termos de mercado de trabalho. Mas o que posso dizer é que pelo menos na minha universidade a grade de matérias da Engenharia de Produção é relativamente mais fácil se comparada às engenharias mais tradicionais bem como elétrica e mecânica. Além do que eu sempre percebi (nas federais) uma busca dos alunos mais fracos por esse curso, o que não diminui o curso em si, mas talvez o aluno. Também já ouvi falar que Engenharia de Produção é uma administração com título de engenharia.

Agora, se informa sobre o curso, lê as ementas das matérias, vê área de atuação, fale com profissionais da área. O que eu disse pouco importa se você realmente quer essa engenharia, eu por exemplo não tinha uma preferência por uma engenharia específica então esses foram os fatores determinantes pra mim. Queria uma engenharia mais 'concorrida' e mais 'difícil' pois assim acreditei que estaria me preparando melhor. Outra coisa importante é que tem campos que um engenheiro de produção vai ter prioridade pra ser chamado a outras engenharias.

Resumindo, veja o campo de atuação e leia as matérias, e, escolha uma boa faculdade!

Abs.
 
Sou Engenheiro Mecânico formado há 5 anos e ano passado fiz minha pós-graduação em Gestão da Produção. Particularmente acho que valeu a pena fazer desse jeito.
 
Praticamente todas as industrias de pequeno à grande porte ou empresas que envolvem logistica necessitam de um engenheiro de produção . Com relação ao curso é um dos cursos mais sussegados ("coxa") das engenharias que conheço (só perde pra eng ambiental).
 
pode ser o mais fácil pra formar, mas pelo menos na poli-usp é a engenharia mais dificil de entrar.. ficando apenas a 30-40 pontos abaixo de medicina!
 
Cara eu fazia Engenharia Civil no mackenzie, e te digo civil e produção são uma das profissões que mais estão crescendo esses ultimos tempos, eu faria tranquilo , uma bela profissão =)
 
Não conheço muito bem o curso, especialmente em termos de mercado de trabalho. Mas o que posso dizer é que pelo menos na minha universidade a grade de matérias da Engenharia de Produção é relativamente mais fácil se comparada às engenharias mais tradicionais bem como elétrica e mecânica. Além do que eu sempre percebi (nas federais) uma busca dos alunos mais fracos por esse curso, o que não diminui o curso em si, mas talvez o aluno. Também já ouvi falar que Engenharia de Produção é uma administração com título de engenharia.

Agora, se informa sobre o curso, lê as ementas das matérias, vê área de atuação, fale com profissionais da área. O que eu disse pouco importa se você realmente quer essa engenharia, eu por exemplo não tinha uma preferência por uma engenharia específica então esses foram os fatores determinantes pra mim. Queria uma engenharia mais 'concorrida' e mais 'difícil' pois assim acreditei que estaria me preparando melhor. Outra coisa importante é que tem campos que um engenheiro de produção vai ter prioridade pra ser chamado a outras engenharias.

Resumindo, veja o campo de atuação e leia as matérias, e, escolha uma boa faculdade!

Abs.

Engraçado, pelo menos na UFRJ a situação é diferente.
As maiores notas de corte são para esse curso, então, na teoria, não temos os mais fracos. Além disso, os maiores CRs são desse curso (que, tenho de assumir, comparado à mecânica ou elétrica, tem matérias mais "tranquilas" após o ciclo básico).

De acordo com e-mails semestrais da POLI-UFRJ, é o engenheiro mais procurado do mercado nacional, o engenheiro melhor pago em todas as escalas (recém-formado, 3 anos de formado, 5 anos, 10 anos, 15+ anos).
 
Engraçado, pelo menos na UFRJ a situação é diferente.
As maiores notas de corte são para esse curso, então, na teoria, não temos os mais fracos. Além disso, os maiores CRs são desse curso (que, tenho de assumir, comparado à mecânica ou elétrica, tem matérias mais "tranquilas" após o ciclo básico).

De acordo com e-mails semestrais da POLI-UFRJ, é o engenheiro mais procurado do mercado nacional, o engenheiro melhor pago em todas as escalas (recém-formado, 3 anos de formado, 5 anos, 10 anos, 15+ anos).

nossa, acho que só no RJ esta assim então, aqui não é assim não! não desmereço nenhum curso, acho que se a pessoa nasceu pra vender doce, ela vai se dar bem vendendo doce, logo, faça letras, faça turismo, eng e etc... se for o que vc realmente gosta, vc pode se dar bem! claro vc tem que analizar muito bem a situação do curso e tals, nao da pra jogar 4 anos fora não é? sobre eng. produção, como os amigos falaram, é a mais fraca das eng. nao desmerecendo o curso! sobre o comentario do amigo, dela estar tao concorrida quanto medicina, isto nao significa que o curso é bom, como ela é mais facil do que a eng civil, mecanica e etc... logo a procura é maior! um eng. de produção é muito util para empresas que
trabalham com logistica, linha de produção e etc... por alguns motivos e opinioes minhas, acho que quiseram deixar o nome bonito, pq o curso mais parece de administração e etc...

pesquise mais sobre o curso, va a uma universidade, e peça um auxilio! se quiser siga o que os amigos falaram, faço uma eng mecanica, eletrica, e depois faça uma especialização em produção... seu curriculo vai ficar mais valorizado! pelo menos eu acho, posso estar errado

ps: faço Sétimo período de eng. civil!
 
Há anos que é assim e não vai mudar tão cedo.
Produção é uma engenharia muito bem vista dentro do setor financeiro/bancário, e é por isso que nos grandes centros do país, como no Rio e em São Paulo, é a engenharia mais difícil de entrar.
Entrei na Poli-USP esse ano e digo a vocês que tanto eu quanto vários amigos meus que passaram em produção entrariamos facilmente em medicina, o que já não acontece em cursos como elétrica e civil, que são as mais fáceis de entrar e as que mais sobram vagas.
A diferença é que fora desses estados não há uma grande demanda por engenheiros de produção, e por isso eles são mal falados, chamados de administradores, pois os cursos fora desses estados não tem uma qualidade tão boa, sendo mutios deles novos, como é o caso da UFPR, já que o amigo acima tá falando do Paraná (sou parananese também, sempre morei no Paraná e me mudei pra SP só esse ano)
Então cara, tudo depende do que voce quer trabalhar.
Eu escolhi produção pelo fato de estar em dúvida entre engenharia e economia e querer trabalhar mais na área de gestão empresarial ou no setor bancário. Aproveitando a piadinha dos de fora, fiquei no meio do caminho.
Mas só faria produção se fosse em boas universidades. Realmente há muitos cursos, não só de produção, mas de outras engenharias também que a gente vê a grade curricular por aí e até dá risada. Tem que tomar cuidado para buscar a melhor opção possível e não ser enganado saindo só com o diploma na mão mas não tendo uma boa formação. Além do mais, depende daonde tu moras. Se eu não tivesse tido a opção de fazer produção na Poli e não podesse também talvez ter ido pra ufscar eu ficaria em Curitiba e faria Mecanica por conta da grande quantidade de empresas do ramo presentes lá.
Como dizia Einstein, tudo é relativo,
 
Última edição:
se puder, faça outra engenharia com campo de trabalho bem maior como mecanica, civil ou elétrica
depois faça uma especialização em produção se vc achar necessário

Civil campo maior que produção? por favor hein.. Pra tá falando coisa desse tipo é porque não sabe nem o que é um engenheiro de produção.
O que eu citei acima sobre gestão/bancos é pelo que eu pretendo trabalhar, mas o campo de produção é muito mais amplo
Dessas que tu citaste concordo apensa com mecânica ter um campo maior
 
Civil campo maior que produção? por favor hein.. Pra tá falando coisa desse tipo é porque não sabe nem o que é um engenheiro de produção.
O que eu citei acima sobre gestão/bancos é pelo que eu pretendo trabalhar, mas o campo de produção é muito mais amplo
Dessas que tu citaste concordo apensa com mecânica ter um campo maior

opa amigo, tenho que discordar do seu comentario, sei que é ruim quando falam mal do curso que vc faz! concordo no que vc diz que o campo de atuação de um eng de produção
é mais amplo do que um que faz eng civil. Só que ai que entra a velha historia, civil é uma eng especializada, é o melhor curso na area, ja o de produção, por englobar mais
assuntos, é mais generico (nao desmerecendo) por ex, um cara com eng de produção pode trabalhar na area de TI e implementação de sistemas, mas logo ele nao bate de frente
com quem faz eng da computação por ex! é um otimo curso como qualquer outra eng. tem seus prós e contras! agora falar que pra entrar nele é igual a medicina, ai vcs me fazem
rir! sim creio que seja dificil, mas tão enchendo muito a bola!
 
opa amigo, tenho que discordar do seu comentario, sei que é ruim quando falam mal do curso que vc faz! concordo no que vc diz que o campo de atuação de um eng de produção
é mais amplo do que um que faz eng civil. Só que ai que entra a velha historia, civil é uma eng especializada, é o melhor curso na area, ja o de produção, por englobar mais
assuntos, é mais generico (nao desmerecendo) por ex, um cara com eng de produção pode trabalhar na area de TI e implementação de sistemas, mas logo ele nao bate de frente
com quem faz eng da computação por ex! é um otimo curso como qualquer outra eng. tem seus prós e contras! agora falar que pra entrar nele é igual a medicina, ai vcs me fazem
rir! sim creio que seja dificil, mas tão enchendo muito a bola!

Você se contradisse totalmente no teu comentário. Eu falei o que? Que tinha um campo maior, isso significa mais amplo, como você mesmo disse. Ninguém falou sobre a possibilidade de um engenheiro de produção substituir um específico da área. Mas como você mesmo disse, civil é um engenheiro específico --> trabalhará como engenheiro civil.
E quem falou que entrar em produção é igual entrar em medicina? Apenas comentei que, ao menos pela fuvest, a engenharia que obtém o maior número de notas "passáveis" em medicina, é produção, só ver que o útlimo a entrar em produção foi o numero 290 da lista de 800 que entraram na poli.
Ah, e não to sendo agressivo, apesar de parecer :D hahaha.. e nem fico mal se falam mal de produção, porque nem sei se é isso que eu quero mesmo :lol:. Só to falando fatos.
 
Você se contradisse totalmente no teu comentário. Eu falei o que? Que tinha um campo maior, isso significa mais amplo, como você mesmo disse. Ninguém falou sobre a possibilidade de um engenheiro de produção substituir um específico da área. Mas como você mesmo disse, civil é um engenheiro específico --> trabalhará como engenheiro civil.
E quem falou que entrar em produção é igual entrar em medicina? Apenas comentei que, ao menos pela fuvest, a engenharia que obtém o maior número de notas "passáveis" em medicina, é produção, só ver que o útlimo a entrar em produção foi o numero 290 da lista de 800 que entraram na poli.
Ah, e não to sendo agressivo, apesar de parecer :D hahaha.. e nem fico mal se falam mal de produção, porque nem sei se é isso que eu quero mesmo :lol:. Só to falando fatos.

Acho que vc não entendeu o que o amigo quiz dizer.
Ele quiz explicar que das engenharia, o engenheiro de produção é o que sai da faculdade com menos especialização, pois esse curso abrange mais a area de logistica, administração e um pouco de quimica (área que uma pessoal formada em adminstração pode exercer). Agora, se vc compara com outras engenharia, como eng. quimica, elétrica, civil, mecânica, computação entre outras, estes são formados nas áreas com um conhecimento aprofundado na sua determinada área, mais um conhecimento superficial em adminstração, logistica e quimica. Somando por exemplo, uma pos gradução em adminstração ou um MBA, praticamente ele se torna um engenheiro de prudução.

Agora vem a pergunta, se o cara formado em administração pode exercer a mesma função do eng. de produção pq contratam este? Isso porque numa empresa quem assina as papeladas, afirmando que tal processo esteja correto e se responsabilizando por este, pondo o nome em jogo é o engenheiro. Qualquer ***** que ocorra e tenha sua assinatura lá, a responsabilidade é inteiramente sua, podendo até perder o resgistro no CREA e deixar de exercer a profissão como engenheiro.
 
Última edição:
Não li tudo... irei ler assim q voltar, e irei upar um artigo legal q eu tenho aqui.

Por hora digo que vale sim. Se eu não tivesse tão avançado na Mecânica faria transferência pra Produção.
 
Sim, vale muito a pena se for numa instituiçao top (ou seja: vai ter q estudar bastante).
 
http://www.4shared.com/document/9YsxpkkF/engenheiro.html

Está aqui um PDF com uma recente pesquisa muito boa. A grosso modo, em resumo, os maiores salários são os de Engenheiro de Produção, com 10 a 15 anos de experiência, no Centro-Oeste e que trabalham na área de Petróleo.

Como já foi citado, Produção é rotulada de coxa por ter matérias após o ciclo básico mais "fáceis" que as demais engenharias. O fato é que sendo mais fáceis ou não, muitas dessas matérias tem seu papel em formar o engenheiro para áreas de gestão, gerenciamentos dos processos.

Portanto é bem óbvio que um engenheiro de produção que trabalhe com SI não terá o mesmo conhecimento que o eng da computação, assim como o Epr q trabalhe na industria civil tb não terá o conhecimento do eng civil.

O engenheiro de produção que recebe uma boa formação não será um mero administrador com rótulo de engenheiro. Ele terá as principais habilidades (os requisitos que são exigidos em prática, e não o conhecimento teórico raramente aplicado) do administrador, aliado a uma visão geral das principais áreas da engenharia.

Isso lhe garante sólidos conhecimentos para sua área que como já foi dito, é gerir os processos. É claro que esta função será desempenhada nas mais diversas áreas da engenheria (ou fora dela). Mas o fato de não ter todo o conhecimento especializado como as demais engenharias não o fazem pior profissional, até pq ele não irá desempenhar a função que os demais teoricamente recebem formação para exercer, que seria por exemplo projetar.

Apesar que todos que fazem engenharia reconhecem que no Brasil pelo menos 90% (não tenho ctz quanto ao valor exato, o tinha visto em uma palestra aqui) dos engenheiros não atuam mesmo na área de projetos/pesquisa. Engenharia no Brasil é sinônimo de melhor capacitação para assumir um cargo superior ao de peão/técnico, ou seja, ser chefe.

Por isso eu mesmo dou pouco valor a diversas matérias técnicas que eu sei que jamais usarei. Na verdade jamais usarei pq eu não gosto e não quero trabalhar com isso. O título de engenheiro em uma boa escola garante boa parte do sucesso profissional, enquanto que por minha parte procuro fazer matérias extras e me especializar justamente na área de produção/empreendedorismo. Esse é o perfil do profissional do futuro.

Lembro de uma palestra fodástica que teve aqui, com o Ricardo Magalhães da BizRevolution.

Ele disse que em breve haverá dois perfis de profissionais. O Peão e o Vendedor. Eu definitivamente não quero ficar me matando em estudos teóricos e cálculos infinitos na área de projeto e ser pouco valorizado (como os que não vivem na bolha sabem que é, salvo uma ou outra exceção), Ou seja, o Peão.

Por isso eu vejo com muito bons olhos o curso de Produção. Como disse no post anterior, senão estivesse tão avançado na Mecânica faria transferência para epr. Na verdade se eu o fizesse esse ano não iria atrasar minha formatura devido as equivalências em matérias. Não pedi transferências pois entre todos os cursos que haviam opção de transferência epr era o único que não tinha vagas. Pq será? por ser mais "coxa" que os demais? Eu digo que sim, e aliado a isso a certeza de formar e ser bem remunerado em uma área (na MINHA opnião) mais interessante que a área de projetos.

Não penso mais em mudar pra epr pq pra isso teria que fazer vestibular de novo, e nem tenho mais saco pra isso.

E não que o profissional de outras engenharias não possam atuar da mesma forma que o epr... porém se for fazer isso pode-se considerar que foi perdido as aulas técnicas (e diga-se de passagem, chatas e muitoo f0da) que teve em sua área de formação, além de lhe faltar algumas matérias e conhecimentos da área de gestão/empreendedorismo que no caso o estudante teria que buscar por fora. Em resumo, dá muito mais trabalho, e pouco provável que esse trabalho extra seja recompensado, afinal você estudou coisas que você não irá precisar. Bem, esse parágrafo esta mais voltado para meu caso hehe... que inclusive, detesto estudar :fist:

Quanto a escolas, eu ouço falar muito bem da EPR da Ufscar. Dizem que é a melhor do brasil.
Aqui na Unifei a epr é muito boa tb. e apresenta um vestibular muito mais fácil... afinal, ngm quer sair das grandes cidades e vir estudar aqui nesse burado (itajubá :yucky:), apesar de eu gostar daqui.
Tenho uma amiga que formou EPR aqui em janeiro passado, e esta muitíssimo bem na Schlumberger (petróleo $$$). Temos aqui convenio com esta empresa que possui inclusive um escritório próprio aqui dentro.

Fica ai um pouco de tudo que já vi, dentro e fora da escola sobre essas áreas, e desculpem não conseguir ter sido totalmente imparcial.
 
Penso em fazer Eng de produção também,aqui no RJ é a 2a ou 3a engenharia mais concorrida,ela esta bastante em alta no mercado.

Se eu fizer,farei em particular mesmo,nao tenho mais idade para vestibular.
 
eu tbm to na duvida entre mecanica e produção... um professor do cursinho disse que eng de produção era uma das melhores atualmente.
mas a concorrencia é bem alta, Poli-USP, Unicamp, Ufscar...
 
Se leu meu post acima viu q eu estava cogitando mudar da mecanica pra produção.

Bem, agora já decidi e realmente vou mudar. Tanto que esse semestre estou fazendo duas matérias com eles pra não atrasar... Ano que vem estarei no 4º ano de facu, mas no 3º de produção. nada mal levanto em conta o tanto de dp que eu já peguei, e ainda o fato de em 2008 eu ter entrado na facu pra eng da computação. 2009 fiz vest de novo pra mecanica.

A concorrência é alta por aí. aqui na efei nem é tãao alta, e se estudar direitinho pra nossa prova (que é bem diferente das demais... o q eh passado em cursinho, fuvest/unicamp...) passa tranquilo.

Mas não espalha muito isso não pq eu vou fazer o vestibular tb :yucky:
 
Acho que vc não entendeu o que o amigo quiz dizer.
Ele quiz explicar que das engenharia, o engenheiro de produção é o que sai da faculdade com menos especialização, pois esse curso abrange mais a area de logistica, administração e um pouco de quimica (área que uma pessoal formada em adminstração pode exercer). Agora, se vc compara com outras engenharia, como eng. quimica, elétrica, civil, mecânica, computação entre outras, estes são formados nas áreas com um conhecimento aprofundado na sua determinada área, mais um conhecimento superficial em adminstração, logistica e quimica. Somando por exemplo, uma pos gradução em adminstração ou um MBA, praticamente ele se torna um engenheiro de prudução.

Agora vem a pergunta, se o cara formado em administração pode exercer a mesma função do eng. de produção pq contratam este? Isso porque numa empresa quem assina as papeladas, afirmando que tal processo esteja correto e se responsabilizando por este, pondo o nome em jogo é o engenheiro. Qualquer ***** que ocorra e tenha sua assinatura lá, a responsabilidade é inteiramente sua, podendo até perder o resgistro no CREA e deixar de exercer a profissão como engenheiro.

É um erro muito grande, partido do preconceito de anos, dizer que "tudo que um engenheiro de produção faz, um administrador faz". Sério, se a ADM da sua faculdade se comparar com a EP da UFRJ ou da USP, por favor, me manda as grades pq vou indicar pra todo mundo!

Não, não me sinto ofendido por falarem mal de EP, por mim falavam mal pacas pra ter menos gente fazendo e menos concorrência... Mas não é pelo engenheiro ser de produção e não ter uma especialização "material" (prédios, pontes, circuitos, carros, aviões, navios blablabla), que ele é menos engenheiro e tem um campo menor. Até pelo contrário. Mais da metade (muito mais) dos engenheiros formados (bem formados) saem de suas faculdades para não atuar DIRETAMENTE no seu ramo.

Sobre o ciclo básico, é o contrário: o ciclo básico é o mesmo, o que é "mais fácil" é o pós-básico.

O posto do jefersonbmx foi bom e essa pesquisa mostra parte do que eu disse lá em cima.
 
Conheço uma pessoa que se formou nesse exato curso na USP. Resultado? Bem. Atualmente, esta pessoa trabalha em um dos bancos que mais faturam no Brasil. Ela comprou um apartamento de R$400.000,00 e quando você sugere um carro para ela comprar ela não se preocupa com o preço e paga na "bucha".

Se bem que no caso dela a pós contou também.
 
É um erro muito grande, partido do preconceito de anos, dizer que "tudo que um engenheiro de produção faz, um administrador faz". Sério, se a ADM da sua faculdade se comparar com a EP da UFRJ ou da USP, por favor, me manda as grades pq vou indicar pra todo mundo!

Não, não me sinto ofendido por falarem mal de EP, por mim falavam mal pacas pra ter menos gente fazendo e menos concorrência... Mas não é pelo engenheiro ser de produção e não ter uma especialização "material" (prédios, pontes, circuitos, carros, aviões, navios blablabla), que ele é menos engenheiro e tem um campo menor. Até pelo contrário. Mais da metade (muito mais) dos engenheiros formados (bem formados) saem de suas faculdades para não atuar DIRETAMENTE no seu ramo.

Sobre o ciclo básico, é o contrário: o ciclo básico é o mesmo, o que é "mais fácil" é o pós-básico.

O posto do jefersonbmx foi bom e essa pesquisa mostra parte do que eu disse lá em cima.

É claro que a grade de matérias de um eng de produção é diferente da de administração, senão não seria engenharia.
Só pra estabelecer uma comparação, na engenharia de produção se vc retirar todas as materias comuns de todas as engenharias (praticamente os 2 primeiros anos do curso), sobram apenas as disciplinas relacionados a gerenciamento, administração e gestão (qdo a engenharia de produção não possui enfase).

Sim, eng de produção é sim um bom curso e emprego é que não falta para este tipo de engenheiro. Mas dizer que 50% dos engenheiros formados não atuam em suas areas de formação é um exageiro. Pelo menos aqui no curso de eng eletrica dos que se formam 80% estão trabalhando realmente na area de formação e uma parte do restante estão atuando na area que um engenheiro de produção atua.

Cara aqui na cidade temos duas faculdades de engenharia ( UFSCAR e a USP), ambos possuem engenharia de produção, tenho uma irmã formada em produção na UFSCAR e estou no quarto ano cursando eng na USP. Sei como é a grade das disciplinas e basicamente são disciplinas de gestão, gerenciamento e administração somado as disciplinas comuns de todas eng.
 
Última edição:
mas logística, pesquisa operacional, ergonomia, etc. são matérias específicas de EP, não? PO parece ser algo bem hardcore tbm
 
eu pretendo começar em janeiro eng de producao, escolhi ela pq entre outras coisas como ja foi dito é focada em gestao ( ou seja supervisao de algo no minimo, e nao ser um reles pau mandado, nao que isso nao possa ocorrer) e de qualquer modo apos terminar penso seriamente numa pos de mecanica por exemplo ou talvez qualidade ( area que atuo e tenho bastante experiencia)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo