• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vale a pena fazer Engenharia de Produção?

Cara, principalmente com a história da Petrobrás e do pré-sal o Brasil precisará de muitos engenheiros de todas as áreas, estão previstos investimentos de mais de US$300.000.000.000,00 (sim 300 bilhões de dólares) para os próximos anos!!! E faltam engenheiros de todas as modalidades para tocar isso pra frente!!!
Não faça um curso porque é mais fácil ou porque está pagando (no momento, isto muda muito ao longo dos anos) mais!!! Há alguns anos atrás a engenharia civil estava uma porcaria para arrumar emprego, e hoje em São Paulo, com a explosão de novos condomínios sendo construindos tem muito engenheiro civil ganhando quase 10.000 por mês só para tomar conta de uma obra!

O mais importante: procure fazer o que você gosta!! Se você não gostar do que faz achará tudo um saco, será um péssimo engenheiro e não conseguirá boas colocações no mercado, bons engenheiros se mantiveram empregados (e ganhando bem) mesmo durante a crise. Se informe exatamente o que cada um faz e veja com qual você mais se identifica!

Sou engenheiro de uma raça em extinção: Metalurgista!!! A engenharia metalúrgica está sendo substituída aos poucos pela engenharia de materiais, posso garantir que hoje esse é o engenheiro que mais faz falta no mercado! Sou dono de uma empresa de quase 250 funcionários e para segurar este tipo de engenheiro (temos de outras modalidades também) o salário inicial para um recém formado fica em torno de quase 5.000 reais por mês. Só assim podemos ser 3 engenheiros metalurgistas numa empresa de médio porte, muita multinacional (que precisaria ter) não tem nenhum!!!

Boa sorte!
 
mas logística, pesquisa operacional, ergonomia, etc. são matérias específicas de EP, não? PO parece ser algo bem hardcore tbm

É hardcore sim como vc disse, mas é mais tolerável entende? Agora matérias específicas tem que gostar muito pra encarar, o que não é mais meu caso. Até pq só fazendo pra começar a ter noção do que realmente é.
Termodinânica, Vibrações, Máquinas de fluxo, refrigeração... vixe.. Eu não dou conta não.

Aqui a produção derivou da mecânica (tanto que é eng produção mecanica), e portanto temos todas essas matérias, porém com carga horária menor e com professores mais sussas, de forma que da pra levar...

Agora minha dica pra quem tem dúvida quanto ao curso, além das coisas que todos falam quanto a se informar e tals, é:

Não cai nessa de tem que fazer o que gosta não!

Eu gosto de andar de bike, de beber, de namorar, de zuar.... Eu detesto estudar coisas que não me agrada, e em qualquer faculdade você terá no mínimo 50% de matérias que não te agradam, mas no mínimo meeesmo.

A título de exemplo, seguindo os comentários do amigo acima. Já tive dois semestres (ainda no curso de eng mecânica) de matérias relacionadas a metalurgia. metalograifa... perlita, perequita.... Meu... eu odiei. É imporante, mesmo pro eng de produção, conhecer de tudo um pouco, agora Eu jamais trabalharia nessa área, pq eu achei muito complexo.

A dica que eu dou é, procure fazer o que você tem mais facilidade, pois a chance de vc ser f0da em algo que tem facilidade é muito maior. A partir disso, vc vai ganhar muita grana (seja em emprego, seja empreendendo) e poderá curtir a vida fazendo as coisas que o ser humano realmente gosta.
 
Última edição:
pow ai na Efei da pra vc entrar por exemplo em Eng eletrica e depois mudar de curso? eu ja ouvi umas conversas que na Usp ate o 3 ano era todo mundo no mesmo barco ai depois era cada um pra sua area... tinha muito cara entrando em eletrica que era mais facil e depois pedia transferencia pra outra engenharia.
 
Atualmente não. Na vdd sempre no meio do ano abrem as vagas para transferência interna e tb externa. Nos últimos 3 anos não abriram vaga na produção (pois depende de alunos desistirem, oq praticamente não ocorre). Agora em outros cursos geralmente abre.

Por ex, no meio deste ano abriu várias vagas pra mecânica, que por sinal foi o vestibular em janeiro com a maior nota para entrar. Por outro lado elétrica era mais fácil, podendo assim ser uma alternativa.

Aqui na Efei as matérias não são iguais! Já ouvi falar q na Poli os 2 ou 3 primeiros anos são Idênticos para todos (não posso confirmar). Aqui há diferenças. Tudo depende de qual curso você entra, e pra qual você vai querer trocar.

Em geral, entre as engenharias, se você trocar de curso no início do seu 2º ano, provavelmente, com um pouco de esforço, dê pra formar em 5 anos ainda. Mas há outros fatores como a quantidade de DP que você já tenha adiquirido no 1º ano hehe.

Resumindo. Já presta vestibular pro curso que você quer pra evitar dor de cabeça. Afinal, O vestibular é fichinha perto de algumas matérias.
 
eu faço EP. Faço em uma particular pois a federal aqui da MUITO foco na parte industrial, e eu gosto mais da parte da gestão, e adoro o curso. Mantenha boas notas, aproveite as cadeiras de calculo BASTANTE, elas são seu diferencial, ajudam muito para lhe dar uma visão legal.
Apesar de estar no 2º semestre já estou bem sabido. Aprenda a mexer no MS Project, ferramenta fundamental
 
eu fiz eng produção mecanica, o nome já diz tudo, mecanica com produção, praticamente sai com um pós, logo logo vai ser o curso que vai bombar na ufsc. O bom que sai com uma parte de produção melhor que um eng mecanico e sabe mais da parte tecnica do que um eng de produção.
 
Só pra atualizar hehe. fiz vestibular de novo aki na efei pra mudar pra Produção. Mecânica eu nao ia formar nao... Passei.

Não que alguém se importe
 
Só pra atualizar hehe. fiz vestibular de novo aki na efei pra mudar pra Produção. Mecânica eu nao ia formar nao... Passei.

Não que alguém se importe
Parabéns em cara.
vim acompanhando o tópico aqui e fiquei numa dúvida sobre essa historia de transferencia
sou meio leigo nesse papo de faculdade, tenho 17 anos e prestei o enem ano passado.

Se vc estivesse no quarto ano da mecanica e migrou pra produção, já ficou adiantado 3 anos na epr?
 
Mais ou menos. Depende mais das matérias que voce fez (e foi aprovado) do que do ano/período que está. Este vai ser meu quarto ano na faculdade. Eu entrei na faculdade em Engenharia da Computação. Saí pq nao dei conta de programar e eletrônica, apesar de ter feito técnico em eletrônica e já ter tido uma noção de programação em qbasic; quando vi as matérias aqui na unifei pude ver a diferença de nível. Principalmente programação... tem que ter Dom mesmo rsrs.
No ano seguinte, via vestibular, mudei para mecânica, e cursei dois anos lá. Gostei, porém no últimos meses, por estimulo obtido dentro da facu mesmo, fiquei decidido a ter algum empreendimento ainda durante a faculdade, de forma a nao precisar caçar emprego quando formar. Por isso, neste meu quarto ano de facu, mude pra produção, que tem matérias mais voltadas para o empreendedorismo (aqui pelo menos). Com as equivalencias de matérias, levando em conta que eu nao fui aprovado em várias matérias, por conta de dedicar muito tempo a coisas de meu interesse fora da faculdade (empreendendo rsrs), estarei esse ano no 3º ano de EPR, devendo algumas poucas do 1º ano e várias do 2º. Eu sei que não darei conta de fazer as que estou devendo mais as do 3º, entao estou me programando para formar com a turma q esta no 2º este ano, ou seja, com 7 anos de facu. É muito tempo, mas minha intenção não é ir logo para o mercado de trabalho, e sim nao precisar ir quando formar.
 
Bom pessoal sou Eng. de Produção e colo grau dia 25 de jan. Fiz o curso em uma universidade particular e sai empregado em uma Multi nacional.
Estou satisfeito. Em relação ao curso ele e fácil mesmo porem, acredito que e melhor abrir a visão para o mercado agora e se especializar posteriormente.
Amigo para escolher um curso não pense apenas no salário mas sim no que lhe faria feliz profissionalmente.
 
Pessoal, aproveitando que o tópico é sobre Eng. Produção. Gostaria de pedir que se alguém souber de vagas na área, e puder dar um toque eu agradeço. Como havia dito nos primórdios do tópico eu sou formado em mecânica e com pós em gestão da produção.

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Obrigado e desculpem desvirtuar o tópico.
 
Olha Wolverine, não tenho conhecimento de vagas específicas pra passar pra vc, mas o que vejo muito aqui na Unifei de 2009 pra cá é uma galera, uma boa parte mesmo, dos formandos nas diversas engenharias indo pro ramo de petróleo, e pra ganhar altos salários.

Se você tiver interesse, pesquisa pela Schlumberger (salvo erro na grafia). Os relatos que ouvi da galera que foi trampar lá, é que rala demais!!! porém, depois de 5 anos ou até menos, se souber investir o dinheiro seja em imóveis, ou o que voce manjar, durante seu escasso tempo livre, vc sai pode pedir conta e ficar muito bem "aposentado". É engenheiro recém formado ganhando mais de 10k.
 
mesmo se for a mais fácil delas, só por ser engenharia você está um grau acima...

vários processos seletivos, concursos, empregos, etc... procuram engenheiros formados em QUALQUER ÁREA.

É um profissional valorizado devido a ciclo comum a todas engenharias que é bem visto pelo mercado.
 
Olha Wolverine, não tenho conhecimento de vagas específicas pra passar pra vc, mas o que vejo muito aqui na Unifei de 2009 pra cá é uma galera, uma boa parte mesmo, dos formandos nas diversas engenharias indo pro ramo de petróleo, e pra ganhar altos salários.

Se você tiver interesse, pesquisa pela Schlumberger (salvo erro na grafia). Os relatos que ouvi da galera que foi trampar lá, é que rala demais!!! porém, depois de 5 anos ou até menos, se souber investir o dinheiro seja em imóveis, ou o que voce manjar, durante seu escasso tempo livre, vc sai pode pedir conta e ficar muito bem "aposentado". É engenheiro recém formado ganhando mais de 10k.

É uma ideia que venho fomentando. Ano passado fiz o concurso da Petrobras só pra ver qual era, não estudei nada e quase passei. Achei a prova muito acessível. Vou fazer inscrição pro desse ano tb, mas só tem 5 vagas pra Engenheiro de Produção.

Vlw pelo toque, vou dar uma pesquisada sobre isso.

Abraço.
 
Quais as possibilidades de pós que um eng produção tem?
E o mercado de trabalho fora da área financeira?
Tem algo proximo de "chão de fábrica", projetos, desenhos e essas coisas?

Qualquer outro eng pode fazer sua engenharia e depois uma pós em produção, adquirindo conhecimentos que até então eram somente destinados aos eng de produção por graduação. Mas e o eng de produção, no que ele pode fazer pós? Eu gosto de mecanica industrial, gosto de eletricidade, gosto de programação/informatica, mas jamais teria interesse em trabalhar o resto da vida com informatica (até porque não iria trabalhar tanto tempo assim, o tempo passa e uma hora a gente cansa de querer acompanhar as novidades, e nessa área isso define quem fica pra tras), jamais teria interesse em trabalhar com finanças num escritorio e jamais teria interesse em trabalhar com manutenção industrial. Passei em eng de produção mas já to arrependido antes mesmo de começar, porque sempre desprezei o curso de administração por achar generalista demais e acabou que enfiei os dois pés num curso que parece ser no mesmo patamar: gestão, administração, gerenciamento, finanças... Eu não queria me formar sem ter um conhecimento especifico que eu pudesse usar fora do trabalho (amo informatica, mas sem energia meu conhecimento não vale nada, entenderam?), e acho que em produção não vou aprender nada especifico, só gerenciamento, administração... não gosto disso.

(aos eng de produção do topico e visitantes que chegarem a ler: não estou menosprezando a eng de produção, apenas não tenho interesse em gestão/administração, tudo que escrevi se refere a mim e a engenharia, não como um todo, até porque não comecei ainda)
 
Cara, esse lance de energia para acompanhar as novidades e tendências... se não tiver, não será bem sucedido em nenhum curso. Nenhum! Na verdade acho que é o maior diferencial que uma pessoa pode ter, a vontade de correr atrás, se atualizar e crescer, em qualquer profissão do mundo. De informática a economia e medicina veterinária.

Eu estava vendo uma lista com a maiora dos cursos de Eng Produção de minas, e quase todas possuem formação Pleno. Não sei o que significa ao certo. Aqui na Unifei a formação é com ênfase em mecânica. Acho que une muitos conhecimentos práticos da mecânica, com a visão empreendedora da administração/economia/gestão/etc.

Engenharia em geral possui uma gama muito grande de possibilidades que, durante o curso o próprio aluno já vai se direcionando. Concorrer a determinadas vagas de estágio/trainne por exemplo é uma forma eficiente de definir pra qual área você irá seguir, se banco, chão de fábrica, projetos...
 
Até onde li, o pleno é o que farei e tem um foco maior em administração mesmo, já os outros como produção civil ou mecanica, tem um foco e base maior nessas areas, o que é muito bom. Eu gosto de correr atras e acho fundamental se atualizar, mas na informatica nada dura mais de 3 anos, e ficar aprendendo linguagem nova a cada 2 anos e nunca chegar a ser senior nela é meio estranho. Quem aprendeu o basico de eletricidade e mecanica a 50 anos atras, ainda sabe trabalhar com ambos (usinagem que o diga, tirando as novas maquinas de plasma, cnc e oxicorte, continua tudo igual), já quem era programador a 10 anos atrás, precisaria correr muito atras e se atualizar em varias areas, não dá pra voltar pro mercado facil e é isso que eu não quero. Pensei que produção tivesse um foco na produção mesmo: linha de produção, controle de qualidade, algumas coisas de automação... no entanto vi que é quase tudo administração, enquanto eu gosto de por a mão na massa e ver os resultados :( Mas vi que posso transferir minha bolsa pra outra engenharia depois, acho que no segundo ou terceiro periodo não tem problema...

O campus da UNIFEI em Itabira é bom? Eu tambem passei pra fazer eng mecanica lá, mas como não tenho moradia/emprego lá vou deixar passar.

Vou acabar trocando pra eng mecanica e depois fazendo uma pos em produção, podendo trabalhar com ambos...
 
Última edição:
Cara, UNIFEI não tem erro. Uma das primeiras engenharia do Brasil, desde 1913. Tradição e com reconhecimento inquestionável (por parte de quem interessa que reconheça, geral não conhece, mas geral não importa). Mafia de Itajubá.

Se tiver condições de se bancar em Itabira, diria pra vc ir sem pensar duas vezes.

Agora sobre vc faze EME pra depois fazer pós em EPR, o que posso comentar é justamente o pos que eu já fiz na página anterior, salvo a parte em que eu digo que não mudaria mais de curso, mas coisa que eu acabei de fazer hhehe... Segue.

http://www.4shared.com/document/9Ysx...ngenheiro.html

Está aqui um PDF com uma recente pesquisa muito boa. A grosso modo, em resumo, os maiores salários são os de Engenheiro de Produção, com 10 a 15 anos de experiência, no Centro-Oeste e que trabalham na área de Petróleo.

Como já foi citado, Produção é rotulada de coxa por ter matérias após o ciclo básico mais "fáceis" que as demais engenharias. O fato é que sendo mais fáceis ou não, muitas dessas matérias tem seu papel em formar o engenheiro para áreas de gestão, gerenciamentos dos processos.

Portanto é bem óbvio que um engenheiro de produção que trabalhe com SI não terá o mesmo conhecimento que o eng da computação, assim como o Epr q trabalhe na industria civil tb não terá o conhecimento do eng civil.

O engenheiro de produção que recebe uma boa formação não será um mero administrador com rótulo de engenheiro. Ele terá as principais habilidades (os requisitos que são exigidos em prática, e não o conhecimento teórico raramente aplicado) do administrador, aliado a uma visão geral das principais áreas da engenharia.

Isso lhe garante sólidos conhecimentos para sua área que como já foi dito, é gerir os processos. É claro que esta função será desempenhada nas mais diversas áreas da engenheria (ou fora dela). Mas o fato de não ter todo o conhecimento especializado como as demais engenharias não o fazem pior profissional, até pq ele não irá desempenhar a função que os demais teoricamente recebem formação para exercer, que seria por exemplo projetar.

Apesar que todos que fazem engenharia reconhecem que no Brasil pelo menos 90% (não tenho ctz quanto ao valor exato, o tinha visto em uma palestra aqui) dos engenheiros não atuam mesmo na área de projetos/pesquisa. Engenharia no Brasil é sinônimo de melhor capacitação para assumir um cargo superior ao de peão/técnico, ou seja, ser chefe.

Por isso eu mesmo dou pouco valor a diversas matérias técnicas que eu sei que jamais usarei. Na verdade jamais usarei pq eu não gosto e não quero trabalhar com isso. O título de engenheiro em uma boa escola garante boa parte do sucesso profissional, enquanto que por minha parte procuro fazer matérias extras e me especializar justamente na área de produção/empreendedorismo. Esse é o perfil do profissional do futuro.

Lembro de uma palestra fodástica que teve aqui, com o Ricardo Magalhães da BizRevolution.

Ele disse que em breve haverá dois perfis de profissionais. O Peão e o Vendedor. Eu definitivamente não quero ficar me matando em estudos teóricos e cálculos infinitos na área de projeto e ser pouco valorizado (como os que não vivem na bolha sabem que é, salvo uma ou outra exceção), Ou seja, o Peão.

Por isso eu vejo com muito bons olhos o curso de Produção. Como disse no post anterior, senão estivesse tão avançado na Mecânica faria transferência para epr. Na verdade se eu o fizesse esse ano não iria atrasar minha formatura devido as equivalências em matérias. Não pedi transferências pois entre todos os cursos que haviam opção de transferência epr era o único que não tinha vagas. Pq será? por ser mais "coxa" que os demais? Eu digo que sim, e aliado a isso a certeza de formar e ser bem remunerado em uma área (na MINHA opnião) mais interessante que a área de projetos.

Não penso mais em mudar pra epr pq pra isso teria que fazer vestibular de novo, e nem tenho mais saco pra isso.

E não que o profissional de outras engenharias não possam atuar da mesma forma que o epr... porém se for fazer isso pode-se considerar que foi perdido as aulas técnicas (e diga-se de passagem, chatas e muitoo f0da) que teve em sua área de formação, além de lhe faltar algumas matérias e conhecimentos da área de gestão/empreendedorismo que no caso o estudante teria que buscar por fora. Em resumo, dá muito mais trabalho, e pouco provável que esse trabalho extra seja recompensado, afinal você estudou coisas que você não irá precisar. Bem, esse parágrafo esta mais voltado para meu caso hehe... que inclusive, detesto estudar Click here to enlarge

Quanto a escolas, eu ouço falar muito bem da EPR da Ufscar. Dizem que é a melhor do brasil.
Aqui na Unifei a epr é muito boa tb. e apresenta um vestibular muito mais fácil... afinal, ngm quer sair das grandes cidades e vir estudar aqui nesse burado (itajubá Click here to enlarge), apesar de eu gostar daqui.
Tenho uma amiga que formou EPR aqui em janeiro passado, e esta muitíssimo bem na Schlumberger (petróleo $$$). Temos aqui convenio com esta empresa que possui inclusive um escritório próprio aqui dentro.

Fica ai um pouco de tudo que já vi, dentro e fora da escola sobre essas áreas, e desculpem não conseguir ter sido totalmente imparcial.

Leia mais: http://www.adrenaline.com.br/forum/...zer-engenharia-de-producao.html#ixzz1BzyUQCkc
 
Última edição:
Sim, vale, se você realmente tiver interesse nas matérias que são ensinadas no curso, por isso olhe a grade do curso onde você pretende estudar. Isso é MUITO importante.

Eu faço Bacharelado em Física, provavelmente eu formarei em 2 anos, em seguida pretendo fazer o curso de Eng. de Produção ou de Materiais, ainda tenho dúvida, pois meu trabalho de pesquisa atual que venho trabalhando é ligado a parte de mecânica de fluidos (estudo escoamento de liquidos viscosos em tubulações (sim, totalmente voltado para Petrobras)), entretanto apesar de gostar muito do trabalho que faço e saber que tenho garantias futuras, tenho também muita vontade de abrir uma construtora com meu pai que é Engenheiro Civil, logo um diploma em Eng. de Produção nesse caso é melhor. Enfim... ainda tenho dois anos para estudar/decidir o que é mais rentável no começo.

Confesso que sou um tremendo viciado em todas essas áreas, por isso pretendo fazer pelo menos mais duas faculdades. Estou com 21 anos, acho que ainda aguento mais dois cursos.

Ainda não li o PDF que o amigo ali atrás indicou, mas vou fazer isso amanhã e a propósito, gostei muito da discussão do tópico. ;)


Abraços!
 
como falei anteriormente, todo esse papo de ser a engenharia mais fácil é criada pelos próprios engenheiros de outras áreas...

se o cara é bitolado em computadores, mal sabe se expressar e tem um perfil totalmente técnico, ele vai conseguir se dar bem em engenharia de produção? NÃO!

é igual administração, taxado como um dos cursos mais fáceis. Mas vai ver realmente quantas pessoas tem o perfil empreendedor, gestor...etc. Poucos se dão bem, só os que realmente tem talento para a coisa.

Todo mundo esta careca de saber as áreas que mais pagam no mercado e as que mais faltam profissionais, e porque todo mundo não se atira nelas para ganhar dinheiro?
pois é uma questão de talento e gostar do que faz, e não apenas entrar e conseguir terminar a faculdade.

TODAS as áreas tem sucessos e baixas, desde jornalismo (considerado o curso mais fácil de todos) até medicina. Conheço muitos jornalistas ganhando mais que vários doutores.
E dai quem vai dizer que jornalismo não presta, porque é muito fácil?

Faz o que gosta, e o que tiver mais talento, que as recompensas virão... sempre recompensa do que você buscar, e não o título de engenheiro apenas.

Engenharia é a área que mais precisa de gente e paga bons salários, mas não basta apenas se formar e ter um CREA para se dar bem, conheço muito engenheiro que depois de formado trabalha em outras áreas pois não conseguiu se dar bem na área de formação, problema de talento e vocação e não da área.
 
Estava relendo esse tópico. Ajudou. Vou estudar na Federal do ABC, e como lá escolhe de fato o curso depois de três anos, pretendo seguir ou para Produção ou para Materiais, mas como é a região do ABC, Produção lá seria ótimo, né?
 
o pessoal tem mania de comparar produçao com adm
adm é muito mais abrangente que produçao, tem diversos focos (mais superficiais), inclusive produção, materiais, logistica, programaçao

pessoalmente, eu não faria produção por não ser uma coisa que eu goste muito de fazer
escolhi adm por ser mais abrangente, dar uma melhor visão do todo, depois, eu faço um aperfeiçoamento na area de maior interesse via pós
por enquanto to bem indeciso, se continuo na carreira de administrador, trabalho com recursos humanos em engenharia civil, ou se vou pra area de agronegocios e hoje ajudo minha vó com os negocios da família, pra um dia assumir de vez

se tiver em mente cursar produçao, primeiro saiba da proposta do curso e pense se é isso que voce quer, se é nisso que voce se enquadra
 
Atualmente estou no quinto semestre da eng de produção (são 10 no total).
Meu grande motivo pela escolha do curso foi através dos comentários de outra pessoas. Tenho vários parente e amigos formados em Eng Elétrica, Mecânica, Mecatrônica etc. Nenhum deles atua diretamente na área ou usa nem metade do que aprendeu nas cadeiras específicas. Como o Jeferson falou a maioria se tornou gestor dos seus setores, ou seja, controla tudo o que ocorre, designa tarefas e toma decisões. Agora grande parte está fazendo pós/MBA em produção para dar conta do recado. Perguntando pra cada um deles se voltassem no tempo que curso fariam, foi unânime a Produção como escolha.
 
Pessoal, tenho 16 anos e estou terminando o ensino médio esse ano. Aqui na minha cidade, tenho eng. de produção e civil pela UFPE, e gostaria que vocês falassem um pouco sobre como é o curso de engenharia. Já vi muitos colegas querendo engenharia mecatrônica, elétrica, civil e etc, contudo; depois de ler esse tópico achei legal sobre a área de atuação da eng. de produção.
Outra coisa é que muitos professores dizem que na faculdade é tudo muito difícil e tal, já outros dizem que a pior parte é entrar e tal, então gostaria que passassem suas experiências a respeito do curso em geral e das matérias com que vou me deparar.

Obrigado.
 
Pessoal, tenho 16 anos e estou terminando o ensino médio esse ano. Aqui na minha cidade, tenho eng. de produção e civil pela UFPE, e gostaria que vocês falassem um pouco sobre como é o curso de engenharia. Já vi muitos colegas querendo engenharia mecatrônica, elétrica, civil e etc, contudo; depois de ler esse tópico achei legal sobre a área de atuação da eng. de produção.
Outra coisa é que muitos professores dizem que na faculdade é tudo muito difícil e tal, já outros dizem que a pior parte é entrar e tal, então gostaria que passassem suas experiências a respeito do curso em geral e das matérias com que vou me deparar.

Obrigado.

Realmente não é muito facil não, depois que sai da escola as coisa so pioram aehuaehuiaheuae, se for fazer eng. pode ter certeza não escapa de pelo menos 4 disciplinas de calculo, e fisica, no meu curso tem 3 disciplinas de fisica mais laboratorio de fisica, depois dessas tem algumas piores ainda dependendo da eng. tipo termodinamica, transferencia de calor, mecanica dos fluidos, projeto de sistemas mecanicos, mecanica geral etc. aheuiheuiae, soh algumas que lembrei.

Eu nunca fui mto de estudar, mas nao tem como, vc vai perder alguns finais de semana estudando, esse é meu caso, pois trabalho e estudo a noite faço eng. de produçao tb. Se vc nao precisar trabalhar é bem mais tranquilo.

Mas tem muita gente que desiste do curso, depois de um ou dois semestres....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo