[TÓPICO DEDICADO] Vale apena fazer Ciências da computação hoje?

For712

New Member
Registrado
Boa noite, pessoal.

Seguinte, estou pensando em me matricular no curso de Ciências da computação, mas estou em dúvida.

Vale apena? Ou faculdade não faz diferença nessa área, sei que esse tema é espinhoso.

fazer faculdade vs estudar por fora?

Desde já agradeço!
 
Vale a pena sim, mesmo em tempos onde estão dizendo que estão valorizando mais o conhecimento do que o diploma, a faculdade irá te ensinar vários conhecimentos de forma estruturada, ainda que forma superficial e introdutória. Uma dica: Não se limite a grade curricular e estude também por fora.
 
Eu estou pra começar se eu passar, é claro. Vou fazer Ciências da computação tem alguma outra dica de tecnologia ou alguma recomendação a mais?

Eu gosto da parte de hacking, redes, tenho uma dúvida se tem vaga pra isso no mercado ou não?

Eu vejo muita vaga pra front and desenvolvedor de sites, e isso não é muito minha praia. Gosto mais da parte dos processos.

Já desmontei e montei meu PC inteiro e gostei é impressionante como no Linux tudo que é simples se torna despendido, e complexo, como um simples reset no HD por exemplo. já instalei o Linux e testei várias distrox e gostei
 
vale a pena fazer faculdade sim. Mas só faculdade hj não te dá diferencial nenhum.
se vc se interessa pela parte de redes/segurança, vc precisa se especializar nisso. Certificação cisco, alguma de segurança, nuvem AWS/Azure, DEV/SEC ops e por aí vai. Pega uma área e se especialize muito. Isso vc vai ter que fazer por fora. Se for fazer faculdade pra ser só o "cara da rede" da empresa pra ficar arrumando PC, conector de rede e impressora não vale a pena.
 
vale a pena fazer faculdade sim. Mas só faculdade hj não te dá diferencial nenhum.
se vc se interessa pela parte de redes/segurança, vc precisa se especializar nisso. Certificação cisco, alguma de segurança, nuvem AWS/Azure, DEV/SEC ops e por aí vai. Pega uma área e se especialize muito. Isso vc vai ter que fazer por fora. Se for fazer faculdade pra ser só o "cara da rede" da empresa pra ficar arrumando PC, conector de rede e impressora não vale a pena.
Eu tô um pouco indo pelo hype de tecnologia estar alto.

Não sei, estou arriscando indo pelo que gosto mas também como todo mundo não sei até chegar e fazer, achar que gosta é uma coisa. Na prática é outra, sei que tecnologia tá num hype, vou acabar fazendo essa facul pra me dar algum conhecimento e vou ver depois no que da

Tô começando do zero e agora tô arriscando tá fácil pra ninguém. Me chefe que não me veja aqui se não
 
Eu tô um pouco indo pelo hype de tecnologia estar alto.

Mas se for parar pra pensar, o hype da tecnologia sempre estará alto, pois a tecnologia nunca para. Ela sempre avançará cada vez mais, consequentemente essa profissão tende a ser cada vez mais requisitada. Digamos que o mercado de trabalho para programador é "infinito", inclusive geograficamente (ja que você pode trabalhar para empresas gringas desde que tenha um bom nível de inglês)


Sobre as possibilidades, é como falaram ai, só a faculdade não te garante um diferencial, voce vai ter que correr por fora
Pensando nisso, encarar 4 ou 5 anos de Ciência de Computação eu considero um pouco pesado.
Existem cursos como Analise e Desenvolvimento de Sistemas que geralmente duram 2 anos e meio. É mais objetivo. Além de você ter mais tempo pra focar/estudar em cursos fora da faculdade e aprimorar seu inglês

Eu penso da seguinte maneira: visando um prazo de 6 anos, combar um ADS + cursos por fora + inglês pode te gerar até mais resultado do que a faculdade mais top da área de T.I, que é Ciência da Computação (sim, nela você vai sair mais preparado que uma ADS, mas o tempo de formação é maior, além da carga maior de estudos, trabalhos etc)

Mas essa é só a minha opinião. Posso estar enganado
 
Última edição:
Como falado acima pelo colega é muito melhor fazer um Superior Tecnólogo de 2,5 anos focado mais na prática que passar 4 ~ 5 anos num curso que acaba sendo mais teoria e não vai acrescentar tanto para a prática profissional.

Em vez de passar 4 anos fazendo Ciências da Computação, matricule-se em um tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos) ou semelhante e use o restante do tempo para fazer outros cursos por fora, aprimorar o inglês, fazer uma pós-graduação etc.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo