Vamos falar da pirataria!!!

Eu sou contra pirataria, exceto quando jogam no mesmo saco pessoas que compartilham/gravam mp3 sem fins lucrativos. Esse negocio de quebra de direitos autorais que as mega corporaçoes andam gritando mundo afora é pura balela pra garantir o lucro delas. Elas podem até ter dinheiro e muito poder politico pra tornar isso ilegal, mas pra que existe minha capacidade de protestar? Não sou escravo e nem retardado a me sujeitar a isso. Eu vou continuar copiando e reproduzindo musicas por mp3, fita k7, papel caneta, assobio, pensamento ou o que for, não estou quebrando direito autoral nenhum, nunca. Penso até que respeito demais os direitos autorais dos artistas em geral, pois jamais cantaria imagine do john lennon ou outra canção qualquer dizendo falsamente ser minha...
 
O brasileiro tem uma renda escassa, impostos onerosos que limitam o poder de compra. A pirataria existe pq tem um mercado sedento.

A pirataria beneficia o cidadão comum, tem pessoas que vivem com 600 reais por mês (isso é um bom salário para a maioria do povo), tem 3 crianças, imagina o quando iria gastar para ir no cinema ou assinar a tv a cabo (pq a variedade na tv aberta nao existe), é quase um processo de inclusão da minoria.

Pensa, se não fosse a internet, o q vc teria conhecido das diversas mídias, anime, cinema, música, shows, livros, se nao fosse a troca de conteúdo livre. Pq dinheiro para isso tudo é muita coisa.

Esse povo da indústria de entretenimento lucra muitos bilhões, se pensassem em diminuir seu superavit, conseguiram reduzir a pirataria.
 
O que a industria do entretenimento ainda não percebeu - e quando digo industria do entretenimento digo produtoras de musica, gravadoras, distribuidoras, artistas, autores e editoras de livros - é que a forma de distribuição não condiz mais com a realidade. Vender CDs, DVDs e livros impressos é coisa do passado.

O Brasil fomenta a industria pirata porque, como já disseram, a renda é baixa e ainda temos muitos impostos a pagar. Não bastasse os impostos imbutidos nos produtos ainda temos que pagar altas taxas de importação por produtos que não tem similares no Brasil, isso fomenta a industria da corrupção e do contrabando também.

Muitas vezes somos obrigados a comprar um CD de R$40 somente para escutarmos duas ou três faixas que gostamos. A distribuição de musicas na internet é mais vantajosa porque podemos comprar somente aquilo que queremos. O iTunes é a prova de que é possivel vender musica legalmente pela internet e ainda se lucrar com isso. Outros sites oferecem serviços parecidos, como o Direct 2 Drive.

Os preços também são abusivos. R$40 em um CD. R$45 em um filme. R$70 em um livro. R$300 por um SO com o pacote mais básico de serviços.

Na minha faculdade está ocorrendo uma histeria por parte da reitoria para que os livros da biblioteca não sejam xerocados, nem uma página sequer. Isso é ridiculo. Se eu tivesse que adquirir todos os livros que sou obrigado a ler eu pagaria uns R$700 por semestre. E é lógico, muitas vezes eu não estou interessado no livro todo, somente alguns tópicos.

Imaginem, se não fosse a internet não teriamos acesso a todas as musicas e informações que temos hoje. Você pagaria R$40 em CD somente para ver se a música é boa, sem conhecer nada da banda? Claro que não!

A industria precisa se renovar e se adequar a nova realidade e parar com essa histeria em torno da pirataria e da propriedade intelectual. Todo mundo tem a perder: o consumidor que é tratado como criminoso, a industria que perde dinheiro, o artista ou autor que não tem os seus direitos assegurados e a sociedade que fica com acesso restrito à informação.
 
Só mais uma coisa que esqueci de escrever.

Se a industria passar a disponibilizar o conteudo para compra online todo mundo sai ganhando. O custo de se disponibilizar em uma loja um CD ou DVD é carissimo porque é preciso pagar o custo da gravação do CD, o custo de impressão de encartes, o lucro da gravadora, o custo com a logistica e o transporte, o custo de manutenção da loja em que é vendido e o lucro da loja. E em cima de todos esses passos incidem impostos.

Com a venda online é possivel se disponibilizar o produto que o cliente quer, por um preço justo, no momento em que o cliente quiser, com um alcance muito maior do que a venda de produto em lojas e ainda nem é preciso sair de casa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo