Vdroop mod Asus P5KC

Viniciusmpm

ComeAgua
Registrado
Devido ao alto vdroop da Asus P5KC achei uma solução via pencil mod, poderia usar tambem um resistor, mas não achei necessario.
OBS: O vdroop mod da P5KC é diferente da P5K-SE, deluxe, etc.

Usem por sua própria conta e risco.

vdrooplb7.jpg


Onde ta de vermelho passa o lápis, em cima do resistor para ligar os dois contatos do resistor (x em branco)...




Alguns Testes - Vcore:

2400Ghz - FSB: 1064Mhz
Bios: 1,1000
Idle: 1,0720
Full: 1,0720

3400Ghz - FSB: 1700Mhz
Bios: 1,3500
Idle: 1,3280
Full: 1,3240

*Full: 4 Cores em 100%
 
Acho isso gambiarra... Mas é valido de qualquer modo pra quem tem coragem de tentar. Já que a placa tem vdrop, melhor aplicar um vcore mais alto então pra compensar isso.
 
Mas somente aumentar o Vcore vai ser suficiente para compensar o alto Vdroop? E a temperatura que ira subir com o aumento do Vcore??? Esta chegando o verão...
 
Pois é... esse é o problema para quem faz over nervoso nessa placa mãe... Ou fica com o vcore em idle bem alto ou faz o pencil mod....
Por exemplo
Um Q6600@3,4Ghz para ficar em 1,320v com os 4 Cores em Full, precisa de 1,400 em idle...
Diminuindo pela metade a resistencia com lapis, vai ficar agora em idle 1,360, diminuindo a medida proporcional que vai diminuindo a resistência.
 
Ô Vinícius, como você mede as alterações após cada pincelada? Não entendo nada desse tipo de mod. Então pergunto: posso riscar "a gosto" o resistor sem grande risco!??! Tem de ser feito algo também naquele outro componente mais abaixo? (ground).
 
Ô Vinícius, como você mede as alterações após cada pincelada? Não entendo nada desse tipo de mod. Então pergunto: posso riscar "a gosto" o resistor sem grande risco!??! Tem de ser feito algo também naquele outro componente mais abaixo? (ground).

Se vc tiver um multimetro é só medir a resistencia antes (3600) e depois, se vc passou o lápis e caiu para 1800 por exemplo vc tirou a metade do vdroop... Vai passando e medindo, ou então testando no windows se não tiver multimetro... Se tirar toda a resistencia quase não vai ter vdroop (muito dificil tirar tudo com lápis).
O outro refere-se ao vcore, é para conseguir mais voltagem para o cpu do que o que esta disponivel na BIOS, ou seja, só para quem vai fazer over com nitrogênio e tal que coloca o vcore nas alturas, para nós que fazemos over com cooler a ar tem voltagem de sobra para brincar... hehe... então deixa queto o vcore, só precisa mesmo do vdroop...:thumbs_up
 
Se o Vdroop não estiver deixando a máquina instável com over não esquenta....
tenho essa P5KC e o Vdroop dela é de 4%, mas aqui não altera em nada...
outra coisa na bios tanto faz deixar o load line calibracion em auto / desligado ou ativado não faz a menor diferença nessa placa.
e mais os Q6xx esquentam muito.....melhor um E8400/8500 que hoje trabalham bem frios......

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=168760
 
Opa, eu já dei uma lida nesse tópico aqui: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=168760

Entendi bem o que é, na verdade , eu já sabia antes, mas tirei umas dúvidas com esse tópico ( excelente por sinal) . Mas na parte da prática, eu não entendo não. É só raspar um pouco o lápis nas areas indicadas nas fotos acima ?
 
Opa, eu já dei uma lida nesse tópico aqui: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=168760

Entendi bem o que é, na verdade , eu já sabia antes, mas tirei umas dúvidas com esse tópico ( excelente por sinal) . Mas na parte da prática, eu não entendo não. É só raspar um pouco o lápis nas areas indicadas nas fotos acima ?

Passa o lápis em cima do resistor, como na linha vermelha... na realidade vc ira criar uma linha condutiva que diminuira a resistência do resistor ao passar o grafite do lápis em cima do resistor (ligando os dois contatos).
É só passar o lápis varias vezes no sentido da linha vermelha.
 
Mas somente aumentar o Vcore vai ser suficiente para compensar o alto Vdroop? E a temperatura que ira subir com o aumento do Vcore??? Esta chegando o verão...

Sim, é suficiente para compensar. Coloca-se um vcore 1.4v por ex. em idle ele ira esquentar mais é claro, mas como é em idle vai subir muito pouco em relação ao vcore default (não sobe nem 4cº). O importante são os valores em full, pois aqui o vdrop vai fazer cair o vcore de 1.4v pra 1.32v por ex. o valor desejado pelo usuário.
 
Passa o lápis em cima do resistor, como na linha vermelha... na realidade vc ira criar uma linha condutiva que diminuira a resistência do resistor ao passar o grafite do lápis em cima do resistor (ligando os dois contatos).
É só passar o lápis varias vezes no sentido da linha vermelha.


Thank you. Na minha próxima limpeza do gabinete, eu vou passar o lápis.

Vlw mesmo :yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo