(Velox) Sem conexão, sem motivo

Oepilef

Member
Registrado
Olá.

Bom, depois de muito tempo, e da necessidade de assinar uma NOVA linha de telefone, contratei o Velox 15Mb semana passada e o modem chegou ontem. O modem é um ZTE ZXV10 W300S.
Quase igual esse aqui:
0246288930.jpg
A diferença é o nome embaixo do logotipo e também que há um led a mais (WLAN) ao lado do led de ethernet.

Ok. O técnico fez a instalação da linha, e o modem chegou pelo correio (velox com auto-instalação). Eu mesmo fiz a instalação do Velox... bem simples. O modem está diretamente ligado ao fio que vem do poste, sem telefone, ou qualquer filtro no meio. Usei o login gratuito (DDD+numero do tel) e configuirei tudo direito. Funcionou normalmente.
Achei o modem meio porquinho... muito pequeno, sem antena externa. Mas até que o sinal foi satisfatório, há bastate opção de configuração e a conexão estava boa e estável.
O SNR era 15 de Downstream e, se não me engano, 20 de Upstream. Atenuação eu não lembro exatamente, mas posso garantir que estava excelente!

"Ok, então qual o problema meu Rapaz?" -alguém pergunta. rs

Bom, fiquei conectado o dia todo, e ainda deixei a madruga baixando (tinha umas coisas na fila a muito tempo, sabe com é. rs). Acordei hoje e tudo continuava excelente.

A tarde eu fui dar uma olhada no cabeamento, que não está finalizado. O modem está na sala, no lugar do telefone. Vou passar ele pro quarto, e ainda não aprontei a fiação. Então eu desliguei o modem e retirei os fios (da tomada inclusive), por uns 10minutos. Vi o que tinha que ver do cabeamento (medição, etc), e pluguei o modem de volta, exatamente do mesmo jeito que estava.
A partir daí o modem não conectou mais à internet. Simples assim.
Ethernet funciona, conexão wirelles com o modem OK. Internet... não.

Resetei varias vezes o modem, e refiz as configurações, procurei por problemas na fiação (fiação nova!), pus filtro de linha (já tirei, pois não adiantou), mas nada acontece.
O Log do modem só mostra: "netMakeChannDial: err=-3001 rn_p=80527c28". Eventualmente aparece: "ADSL: L1 Recovery", e mais nada.

Problema do modem? Sei lá, achei ele tão vagabundinho... Vi um post gringo com um cara com essa mensagem no log (mas modem diferente), que resolveu o problema trocando de modem.
Problema no login do Velox? Não creio.
Problema na Linha? Fiação toda novinha, sem falhas, sem remendos ou oxidação.
Como eu disse lá em cima, a conexão funcionou expetacularmente 100% do tempo que estive conectado usando. Somente desliguei o modem, despluguei os fios e a coisa desandou...

Alguma luz aí? Vale a pena a dor de cabeça de ligar pro suporte do Velox? Ou arriscar a comprar outro modem?
 
Última edição:
Pelo jeito é modem mesmo, pois esta mensagem não é comum quando o problema é sinal.

Liga e pede a troca do modem, ou compra outro deve voltar a funcionar.

Abraços
 
Valeu pela resposta rápida. =)

Bom, será que uma atualização de firmware pode ajudar?
O problema é que tudo que envolve esse modem parece meio nebuloso. Pesquisando na internet já ficou claro que é extremamente difícil achar um firmware... não existe nenhum site, além de um em uma lingua muito estranha, com um arquivo que as pessoas dizem que o modem rejeita. Além disso não consegui achar uma foto dele. Essa que postei eu achei em um post aqui no Adrenaline (não lembro qual).
Sei lá... parece um subproduto especificamente feito pra ser "dado".

Enfim... fico menos tenso qd sei que o problema não é na linha. Demorei tanto pra finalmente conseguir disponibilidade (e por incrível que pareça, sem molhar a mão de ninguém!!)
Acho que amanhã vou encarar o telefone e ver se consigo que troquem. Se der muito estresse eu vou comprar um mesmo.
 
Pela nomenclatura que você postou achei o firmware abaixo:

ZTE Modem

Não me responsabilizo, mas se quiser testar.....

Abraços.
 
Foi exatamente esse link que eu achei, e que é citado por varias pessoas pela web. Aparentemente esse é o único site sobre esse modem, e ele está em uma lingua estranha.
Falam também que o modem (o "brasileiro", pelo menos) rejeita o firmware desse site.
------------
Atualização sobre a situação.

Bom, liguei hoje pra Oi pra informar sobre o modem. É claro que a atendente era bem limitada, e disse que o modem estava funcionando direito porque o led do power estava ligado. rsrs
De qualquer formar, consegui uma visita técnica.

Para desencargo de consiência, consegui emprestado um antigo modem D-Link DSL-500T. E a conexão funcionou lindamente, sem nem mesmo eu configurar nada. Direto, direto.
A velocidade não está 100% porque o modem é bem antigo, e não alcança os 10Mb. Fica mais ou menos uns 80% disso.

Agora vou esperar a visita do técnico e mostrar pra ele direito o problema no modem e vamos ver como fica a troca.
O resultado final disso eu posto aqui.
------------
Finalmente tudo resolvido.

O técnico veio bem rápido. Mostrei pra ele o modem emprestado funcionando, expliquei tudo direito, e ele deu uma olhada no modem da Oi. Realmente ele achou estranho, e o modem se comportou meio doidamente na frente dele. No fim mudou a modulação e o modem voltou a conectar de novo.
O engraçado é que eu já tinha tentado mudar a modulação e não tinha dado resultado. Mas... ok, tá normal agora. Inclusive já fiz o cabeamento final, que era o modem num quarto roteando wireless, ligado a um roteador wired que manda sinal pra outros dois pcs na casa.

Chamo atenção por suporte da Oi que funcionou muito bem. Já tava esperando por estresse, mas o negócio foi resolvido em menos de 5horas (da hora da ligação até o cara aparecer aqui), apesar da atendente querer diagnosticar o modem pelo led. rs

Enfim. É isso aí. Fim de papo.
Valeu ao Mosqueteiros pela ajuda. =)
 
Última edição:
O meu problema é exatamente o mesmo, só que nas 4 tentativas de suporte técnico da OI, a resposta foi a mesma, não é problema da OI e não podem enviar um técnico. O que posso fazer? Como convence-los?
 
Já tentou mudar a modulação do modem?

O meu problema foi que o modem já veio pré-configurado com a modulação "Auto SyncUP", e funcionou assim por dois dias, sem problema algum... Depois é que passou a não conectar mais.
Então o tecnico mudou a modulação para G.DMT, e tudo se resolveu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo