Olá, moro em Ubá, MG.
Desde que assinei o Oi Velox a minha velocidade máxima que a Oi disponibilizava era 1Mbps.
O sinal sempre foi bom, SNR 31 e ATT 27. O problema é que há anos eu tento aumentar a velocidade e eles respondem aquilo que vocês devem estar familiarizados: "Sua linha não tem viabilidade bla bla bla".
Até então essa situação era a mesma para a cidade inteira, até que começaram a disponibilizar 2Mbps para várias linhas, exceto a minha (sendo que eu sempre liguei pra lá solicitando).
Recentemente decidi "declarar guerra" à Oi e comecei ligar pra lá e mandar mensagens para o Ombudsman frequentemente, até teve uma semana em que eu liguei todos os dias. Sem sucesso, também registrei reclamação na Anatel, mas não resolveu, eles sempre respondiam do mesmo jeito.
Resolvi desistir, mas continuei visitando quase que diariamente aquela página em que você coloca seu número de telefone e são indicadas as velocidades disponíveis. Até que segunda, dia 01/08/2011, tive uma surpresa: surgiu a possibilidade de aumentar a velocidade para até 10Mbps. Logo de cara mudei para 2Mbps, já que não acrescentava nada no valor mensal da conta. Até que depois de pesquisar, descobri que o meu plano, o Oi Conta Total 2, oferece 10Mbps para Belo Horizonte e outras cidades, enquanto que na minha cidade, no interior, ele só cobre 2Mbps. Depois de pesquisar um pouco mais descobri que a Anatel não permite essa prática, então decidi ligar para a Oi de novo e reclamar.
Na ligação eu perguntei à atendente o motivo de na minha cidade o plano cobrir 2Mbps e em outras cidades, 10Mbps, isso tudo pelo mesmo preço. Ela respondeu que isso é normal, que são características do plano. Então eu disse que a Anatel proíbe esse tipo de prática, e que eu iria reclamar caso não liberassem 10Mbps pra mim sem acrescentar valor algum na conta. Magicamente a atendente mudou de postura e simplesmente concordou comigo e me assegurou que eu poderia trocar para 10Mbps com o mesmo plano, pagando o mesmo, mas que teria que esperar a ordem de serviço para a mudança para 2Mbps ser executada. Então eu perguntei novamente à ela, e disse que se eu ligasse novamente e me cobrarem mais pelos 10Mbps, vou reclamar na Anatel, e ela novamente salientou que não haveria a cobrança adicional, e logo depois me passou o protocolo de atendimento.
Fiquei ansioso agora, logo que a velocidade de 2Mbps "chegar" eu ligarei e mudarei para 10Mbps.
tl;dr: Pedi 2Mbps mas depois descobri que tinha direito a 10Mbps pelo mesmo preço.