• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Venda pelo ML, comprador quer desistir da venda

Manza

Caio Mendonça
Registrado
Olá amigos, faz tempo que não posto no fórum, mas preciso da ajuda dos mais entendidos.

Efetuei uma venda de uma RX480 no Mercado Livre, o produto chegou dia 2 (sexta-feira). Tudo certo, porém o comprador me manda uma mensagem hoje, dia 5 alegando não poder ficar com a placa, e querendo devolver o produto.

Bom, o produto não apresenta defeito, é um produto usado, vendido de pessoa física para pessoa física. Mesmo assim, cai no CDC do direito de arrependimento do comprador?

Meu medo é ele ter feito alguma besteira na placa.. e agir de má fé querendo me devolver o produto com defeito.

segundo pesquisei no ML, existe um ponto no Compra Garantida, que me deixou em dúvidas:

4. Cobertura
O programa Compra Garantida não cobre:

  • Produtos danificados, reparados ou modificados pelo comprador.
  • Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido.
e aí, como ficaria a situação? muito obrigado desde já, e peço desculpas se esse não é o local mais adequado.
 
Meu medo é ele ter feito alguma besteira na placa.. e agir de má fé querendo me devolver o produto com defeito.
Lamento mas pode ser pior ainda. Ele poderia já ter uma placa dessa com defeito e comprou de caso pensado, com a pretensão de te enviar a defeituosa e ficar com a sua boa.

Que eu saiba , qualquer produto no ML podem devolver no prazo de sete dias.

Essas coisas caras acho melhor vender no olx ou grupos do face.
 
Tambem digo a mesma coisa do @lastblade é melhor vender de modo mais "fechado" e não se incomodar.
 
Se ele está devolvendo como arrependimento, o produto tem que voltar na mesma condição que veio, nesse caso se a pessoa não abriu como defeito e voltar uma defeituosa pra você o ML tende a ajudar o vendedor.
Como ainda está dentro dos 7 dias, o máximo que você pode fazer é confirmar se o comprador realmente quer desistir da compra, e caso realmente queira, você tem que aceitar de volta, não há pra onde correr.
 
Qual o motivo ele alega pra devolver a placa?

Se o sujeito agir de má fé, você vai ter que provar que a placa estava funcionando antes e que agora não funciona mais, além de provar que a placa recebida por você é a mesma da que foi vendida.

Enquanto a justiça nesse país não funciona, e o ML infelizmente dá várias brechas pra golpes, quando eu vendo algo, eu costumo gravar vídeos de 15 minutos do produto e tirar prints de perguntas, conversa, rastreio.

-No primeiro vídeo, eu mostro o produto, a caixa, o número de serial, algum detalhe... Normalmente faço um pequeno ponto em algum lugar escondido com uma caneta invisível, que só revela com luz negra. (pra não ter o risco de receber outro produto)
-No segundo vídeo, eu mostro o produto funcionando em uma bancada de testes, monitorando temperaturas e tal enquanto rodo benchmarks. (pra provar que não estava com defeito)
-No terceiro vídeo, eu filmo todo o processo de embalagem do produto, caixa e colocação da etiqueta do ML. (pra provar que estava na embalagem e bem embalado, caso estrague o produto no transporte)
-No quarto vídeo, a minha irmã ou namorada me filmam entregando o produto nos Correios. (pra provar que aquele pacote estava embalado do mesmo jeito e que foi enviado)

E SEMPRE quando recebo ou compro algo, filmo a embalagem lacrada e a abertura da mesma. E guardo todas essas provas sempre. Dá um trabalho enorme! Só recorro ao ML se não consigo vender em outros meios, ou como forma de facilitar a negociação pros dois lados (segurança, frete, etc).

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. Melhor se prevenir com essas ''provas'', já que processos costumam ser longos. Tem golpes bem elaborados e planejados - os golpistas estão evoluindo. Por sorte nunca tentaram algo comigo, mas sigo sendo bem paranóico.

Porém, espero que ele não aja de má fé e que dê tudo certo no seu caso!
 
Lamento mas pode ser pior ainda. Ele poderia já ter uma placa dessa com defeito e comprou de caso pensado, com a pretensão de te enviar a defeituosa e ficar com a sua boa.

Que eu saiba , qualquer produto no ML podem devolver no prazo de sete dias.

Essas coisas caras acho melhor vender no olx ou grupos do face.

OLX? Por que lá é mais seguro? Nunca vendi nada lá, fiquei curioso em saber. Grato.o_O
 
O vendedor deveria anotar o número de série da vga vendida. Assim se o comprador
agir de má fé, vc terá como saber se ele trocou o vga e te mandou uma defeituosa, o que acham?:challenge:
 
Obrigado amigos, pelo feedback.
Ele recebeu a placa na sexta feira (dia 02) e hoje na segunda (dia 4) pediu devolução devido a problemas pessoais. Disse que surgiu um imprevisto e precisa pagar um advogado... enfim, pode ser verdade, ou pode ser mentira, a quantidade de golpistas no ML é enorme. (Já vi histórias que um cara vendeu uma caneta mount blanc lacrada.. o comprador usou no casamento e devolveu usada, e o ML lavou as mãos, favorecendo o comprador e devolvendo o dinheiro..
A placa foi sim com NF de minha compra na Kabum em 2016. Tenho várias fotos do produto, mostrando que ele está intacto, sem avaria alguma. Inclusive foto na balança mostrando o peso da encomenda nos correios, antes de ser postado, mas não gravei vídeo dela funcionando.. infelizmente não tirei foto do número de série da VGA para comparação.
Irei gravar vídeo quando ela chegar, abrindo o produto.. mas segundo algumas pesquisas que fiz, tanto faz para o ML se o comprador abriu ou usou o produto da forma que quis, ele pode devolver em 7 dias, devido o CDC e a política de "arrependimento"

Na reclamação no ML, falei que o produto estava intacto e em pleno funcionamento, que gostaria da embalagem ainda estar fechada, sem marcas de uso, ou avarias... vamos ver como vai chegar, mas meio que ja dei a placa como perdida..

O que me bate a dúvida sobre ser um golpista ou não é o fato de que, ele recebeu na sexta, e reclamou na segunda... se ele realmente precisava de um advogado para problemas pessoais, deveria ter recusado a encomenda, ou me comunicado antes.. não tem como ele resolver precisar de um advogado (e grana para pagar um) em um fim de semana, já deveria saber antes e ter comunicado, ou como disse, ter recusado a encomenda no momento do recebimento.

O comprador deve postar o produto amanhã, vou atualizando aqui, até para servir de experiencia para as próximas pessoas.
 
Última edição:
Eu apesar de tudo ainda acho muito melhor vender no ML do que vender pessoalmente, recebendo em espécie tem muito risco de tu receber nota falsa, ser assaltado (mesmo em local público você pode ser seguido e etc...), acho muita exposição no geral. Prefiro ter a preocupação de perder no máximo um bem material do que outras coisas...

O ML tem as regras dele, que entram junto a regras do CDC, isso de devolução em 7 dias, receber ou não com defeito de volta e etc, são coisas que os webcommerces aqui no BR enfrentam todos os dias. Abre espaço para golpes, mas é melhor garantir proteção ao comprador do que ao vendedor. Não sei se vocês se lembram o inferno que era comprar no ML alguns anos atrás, tanto que a fama era completamente oposta a de hoje...

Sobre a história da Mont Blanc @Manza muitos brasileiros faziam isso comprando nos EUA, lá o tempo de arrependimento é ainda maior, por isso muitos sites de lá pararam de enviar para cá, muita gente comprava, usava e devolvia (principalmente camêras profissionais) a pessoa por mais que tenha agido de má fé, agiu dentro da lei. Estando no prazo de 7 dias o comprador pode devolver a qualquer momento. Após esse prazo entra na garantia, se você não forneceu, o ML costuma encerrar o carro a favor do vendedor, ainda que você possa reclamar até 3 meses depois de realizar uma compra, pois esse é o tempo de garantia legal para produtos novos, o que não entra no caso de produtos usados.

De qualquer forma, no seu caso não tem muito pra onde correr, provavelmente o ML já deixou o pagamento retido e caso já sacou, o saldo já está negativo na sua conta. Não recebendo de volta o produto, o pagamento vai sair do seu bolso. Quando receber, confira o produto, embalagem, se é o mesmo que você enviou e etc, depois faça uns testes, verifique se está tudo de acordo, caso haja algo errado comunique o ML e espere, se tudo estiver ok, anuncia de novo e bola pra frente. Se você usa o app dos correios no celular, dá até para conferir já o peso do produto e ver se está igual ao código de quando você enviou.

Comigo já ocorreu alguns casos do comprador cancelar a compra, mas sempre fez isso antes mesmo que eu enviasse o produto. Geralmente os motivos eram: achei mais barato, já comprei outro, preciso do dinheiro, etc.. Um desses inclusive eu tava na fila no Correios para postar o produto e ele cancelou a compra.

Mas devo dizer, que se ele realmente quisesse passar algum golpe, era mais fácil ele ter colocado logo que o produto estava com defeito, pois caso realmente chegasse com defeito para você ele estaria mais assegurado.
Claro que pode ser algum esquema novo que eu esteja por fora, mas até onde consigo analisar penso nisso.
 
Última edição:
OLX? Por que lá é mais seguro? Nunca vendi nada lá, fiquei curioso em saber. Grato.o_O
 
O vendedor deveria anotar o número de série da vga vendida. Assim se o comprador
agir de má fé, vc terá como saber se ele trocou o vga e te mandou uma defeituosa, o que acham?:challenge:
Digo no sentido de pegar o dinheiro na mão. Serial é essencial anotar.
 
Complicado demais amigo. Vendi mais de 10 produtos já no ML, inclusive GO PRO, NOTEBOOKS, PLACAS e etc. Sempre tiro fotos dos serials para provar que o produto é meu, caso queiram devolver. Mas mesmo assim tenho medo de levar golpe, porém ainda não levei nenhum.

Me fala uma coisa, como é a reputação do comprador? Se for alta, menas chance de tomar balão, e ele pode estar falando a verdade. Talvez não gostou do produto, ou até mesmo se arrependeu. Já aconteceu isso comigo, porém nunca devolvi nada, justamente para não prejudicar o vendedor, que não tem culpa.
 
Uma dúvida..ele ja abriu reclamação, o ML está no aguardo para o comprador enviar de volta o produto, o sistema ja lhe enviou a etiqueta e ele tem ate 8 de março para postar e mandar o comprovante de envio... mas até agora nada, ele não respondeu mais.
Caso passe essa data, o que ocorre? Perco a grana E a VGA?

Respondendo o amigo acima.. ele tem (100) no nick.. mas n consigo ver direito.. acho que o sistema do ML mudou ne?
 
Não li todo o tópico (se já falaram isso desconsidere), mas, sempre que venderem algo no Mercado Livre filmem e tirem fotos do produto funcionando e do número de série dele antes de enviar (pode ser junto á caixa, etc..) de preferência enviem as fotos do produto citando o número de série pelo chat antes de enviar o produto, avisando pro comprador que ele receberá o produto de número xyz (já espantei 101920920 golpistas que desistiram da venda assim que mandei as fotos). Como eu já tive e estou fechando uma loja no Mercado Livre posso dizer que este tipo de golpe está cada vez mais comum, só venda lá sabendo desse risco.
 
Aquelas etiquetas casca de ovo é essencial pra vender no ML, nunca tomei golpe no ML nas minhas vendas mas nas próximas vou adquirir essas etiquetas, adesivar no produto e depois filmar/tirar foto dele funcionando com número de série.

Última vez que eu vendi no ML foi um Iphone 6 plus e apareceu 3 compradores com papos suspeitos pra eu entrar em contato no email deles com reputação zerada por ser cadastro novo, eles colocam o email de forma camuflada nas perguntas pro sistema não detectar email na conversa e excluir a mensagem, pelo que eu percebi o ML anda com muitos malacas passando golpe no povo.
 
Uma dúvida..ele ja abriu reclamação, o ML está no aguardo para o comprador enviar de volta o produto, o sistema ja lhe enviou a etiqueta e ele tem ate 8 de março para postar e mandar o comprovante de envio... mas até agora nada, ele não respondeu mais.
Caso passe essa data, o que ocorre? Perco a grana E a VGA?

Respondendo o amigo acima.. ele tem (100) no nick.. mas n consigo ver direito.. acho que o sistema do ML mudou ne?

É cagaram mesmo nesse sistema novo. Ocultaram vc de pesquisar o usuário e etc. Acho que isso que fizeram só facilita os golpes.

Creio que quando passar o tempo de ele enviar, é como se fosse abandono de caso, e o sistema libera a grana pra vc. Torce pra acontecer isso.
 
Uma dúvida..ele ja abriu reclamação, o ML está no aguardo para o comprador enviar de volta o produto, o sistema ja lhe enviou a etiqueta e ele tem ate 8 de março para postar e mandar o comprovante de envio... mas até agora nada, ele não respondeu mais.
Caso passe essa data, o que ocorre? Perco a grana E a VGA?

Respondendo o amigo acima.. ele tem (100) no nick.. mas n consigo ver direito.. acho que o sistema do ML mudou ne?
Se passar essa data, o ML considera que o comprador desistiu de devolver e te libera a grana.
Agora mudou, só mostra a soma das compras + vendas, mas devo dizer, uma pessoa com 100 transações no site já me deixaria mais tranquilo, bem mais dificil de alguém assim passar golpe.
 
Uma dúvida..ele ja abriu reclamação, o ML está no aguardo para o comprador enviar de volta o produto, o sistema ja lhe enviou a etiqueta e ele tem ate 8 de março para postar e mandar o comprovante de envio... mas até agora nada, ele não respondeu mais.
Caso passe essa data, o que ocorre? Perco a grana E a VGA?

Respondendo o amigo acima.. ele tem (100) no nick.. mas n consigo ver direito.. acho que o sistema do ML mudou ne?
Ele enviou o produto ou desistiu?
 
Eu iria atualizar aqui.. mas olha o que o ML me mandou hoje, as 23:45
Quer me matar do coração de tanta ansiedade bixo, isso não se faz..
Ele não respondeu nada, sumiu.. e o ML ainda dá até segunda pro cara me enviar... já vai estar uns 10 dias com o cara a placa, sabe deus o que ele fez... e nem sei se ele já sabia disso, e só vai se preocupar em mandar agora.. enfim.. tenho de esperar.. qualquer coisa, eu atualizo aqui... espero que ele fique com a placa e desista de me retornar

5IqzZkT.png

5IqzZkT
 
Na verdade ele tem direito da devolucao, nao por legislacao especifica do direito de "arrependimento", mas sim por contrato que vc e ele aceitou ao utilizar o mercado livre e aderindo aos termos do site, e um destes termos é o prazo de 7 dias de arrependimento para esse tipo de venda, mesmo usada.
 
Na verdade ele tem direito da devolucao, nao por legislacao especifica do direito de "arrependimento", mas sim por contrato que vc e ele aceitou ao utilizar o mercado livre e aderindo aos termos do site, e um destes termos é o prazo de 7 dias de arrependimento para esse tipo de venda, mesmo usada.

Na verdade o CDC impõe essa regra para toda e qualquer compra online, telefone, e outras formas de vendas não presenciais.
Se você leu o tópico todo, verá que meu problema maior é a insegurança com o vendedor, deixando várias brechas para o comprador explorar, tais como: Usar o item e devolver; Trocar o item por um mesmo que ele já possui e estava danificado; danificar o produto e devolver; Trocar o item por um tijolo e devolver para o vendedor; entre outras formas de má fé. E lendo relatos em fóruns e sites como Reclame Aqui, inúmeras tentativas de vendedores comprovarem o golpe, o ML tende sempre ao comprador.

Achei estranho pois o comprador recebeu o item dia 2, numa sexta, e quis devolver no dia 4, em uma segunda, alegando estar precisando do dinheiro para um advogado. Porque não me contatou antes? porque não recusou a encomenda? Como, do nada, em um fim de semana, ele descobriu precisar de um advogado, e do dinheiro de minha venda? Isso que disparou meu alarme para um possível golpista.
 
Na verdade o CDC impõe essa regra para toda e qualquer compra online, telefone, e outras formas de vendas não presenciais.
Se você leu o tópico todo, verá que meu problema maior é a insegurança com o vendedor, deixando várias brechas para o comprador explorar, tais como: Usar o item e devolver; Trocar o item por um mesmo que ele já possui e estava danificado; danificar o produto e devolver; Trocar o item por um tijolo e devolver para o vendedor; entre outras formas de má fé. E lendo relatos em fóruns e sites como Reclame Aqui, inúmeras tentativas de vendedores comprovarem o golpe, o ML tende sempre ao comprador.

Achei estranho pois o comprador recebeu o item dia 2, numa sexta, e quis devolver no dia 4, em uma segunda, alegando estar precisando do dinheiro para um advogado. Porque não me contatou antes? porque não recusou a encomenda? Como, do nada, em um fim de semana, ele descobriu precisar de um advogado, e do dinheiro de minha venda? Isso que disparou meu alarme para um possível golpista.


Sim, eu li. Só que o caso de vcs é pessoa fisica pra pessoa fisica, uma venda casual, e nao configura para o CDC, se vc tivesse vendido por telefone ou email, por exemplo, ele nao poderia desistir, como te disse, ele so pode fazer pq vc aceitou os termos do mercado livre, assim como ele.

Em relacao a inseguranca, sinto lhe dizer, mas vc está refem da situacao. Se vc nao tiver como provar q ele enviou outro produto, caso ele faca isso, vc tomara o prejuizo. infelizmente.
 
Sim, eu li. Só que o caso de vcs é pessoa fisica pra pessoa fisica, uma venda casual, e nao configura para o CDC, se vc tivesse vendido por telefone ou email, por exemplo, ele nao poderia desistir, como te disse, ele so pode fazer pq vc aceitou os termos do mercado livre, assim como ele.

Em relacao a inseguranca, sinto lhe dizer, mas vc está refem da situacao. Se vc nao tiver como provar q ele enviou outro produto, caso ele faca isso, vc tomara o prejuizo. infelizmente.

O CDC vale para esse tipo de compra sim, de onde você tirou que não vale? O art. 3, caput, do CDC enquadra o op como fornecedor, veja:

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

Cumprimentos.
 
O CDC vale para esse tipo de compra sim, de onde você tirou que não vale? O art. 3, caput, do CDC enquadra o op como fornecedor, veja:

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

Cumprimentos.


Nesse proprio artigo ja tem a resposta que o CDC nao vale para o caso. Leia atentamente, se nao entender, fala q explico.

Grato.
 
Nesse proprio artigo ja tem a resposta que o CDC nao vale para o caso. Leia atentamente, se nao entender, fala q explico.

Grato.

A menos que ele venda de forma muito esporádica (não sei se é o caso), é abrangido sim pelo CDC, até porque ele é considerado pessoa física que envolve comercialização produtos, nos termos do artigo...

Cumprimentos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo