• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Venda pelo ML, comprador quer desistir da venda

Vende aqui no bazar do forum bem mais simples.

Mais simples se o cara não for um picareta, que existem por aqui assim como em todo outro canto. As ferramentas de devolução do ML são excelentes justamente pra evitar aqueles golpistas que anunciavam um notebook e mandavam um tijolo.
 

Te dar uma dica de algo que aconteceu comigo: comprei duas placas de vídeo na Aliexpress. Uma veio belezinha. A outra veio com cheiro horrível de nicotina/alcatrão impregnado e apesar da boa aparência e de bootar sem problema o Windows, ela trava ao menor uso de recursos 3d. Teste a placa com o Furmark por ao menos meia hora pra ter certeza que a mesma está funcionando.
 
Sou vendedor e comprador no ML, OLX, Facebook...
As chances de golpe no ML é bem menor que qualquer outro meio, isso EU te garanto.
No OLX e face as chances de golpe é bem maior
 
Mas aí amigos, vocês estão falando da segurança como Comprador. No ML o Vendedor fica meio que a mercê da honestidade do comprador, quando este faz a devolução do produto.
 
Eu vendi semana passada o meu monitor no ML, ele está para chegar amanhã na casa do comprador, antes de eu enviar para ele eu olhei o perfil dele, tem 15 anos de conta, 354 pontos e é um vendedor casual ativo no site, eu espero que de tudo certo, infelizmente pilantra tem aos montes por ae, antes de eu vender esse monitor para esse usuário uma outra pessoa do RS comprou o monitor do nada, fui conversando com ela e analisando o perfil dela eu achei que era golpe, poucos pontos, acho que tinha uns 50, você deve conseguir isso sem ao menos ter comprado algo no site, ai questionei ela por conta disso e ela mandou um print que tinha efetuado várias compras, eu sinceramente achei muito estranho, tinha várias compras mas ela não tinha nem 100 pontos, enfim, para evitar dor de cabeça eu devolvi o dinheiro, e eu achei muita sacanagem essa alteração na reputação dos usuários, agora só mostra os pontos dos compradores, não mostra oque eles compraram e a analise dos vendedores, eu até gostaria de vender aqui no fórum mas chegar as 600 postagens é complicado.
 
Amigos, sou novo aqui, mas esse forum me parece de grande utilidade.
Sobre esse assunto ai, acho que me meti numa furada. Esses dias atrás vendi uma câmera seminova pelo ML, em torno de 3mil reais. O comprador, lá do outro lado do país pagou por boleto, já enviei, ele já recebeu na semana passada, e hoje, a alguns minutos do fim dos 7 dias o cara abre uma reclamação pra devolver o produto. Felizmente eu já saquei o valor da venda integralmente, mas agora tô medo de atender o chamado, aceitar a devolução e receber um tijolo de volta.
Tudo bem que já recebi o dinheiro, mas e se acontecer isso, quais são os meus riscos? O ML vai devolver o dinheiro pro cara e me cobrar? Posso ficar com saldo negativo pra sempre, abandonar a conta, algo assim? Ou vou ficar com o CPF sujo?

Opiniões são bem-vindas.
Valeu!
 
Amigos, sou novo aqui, mas esse forum me parece de grande utilidade.
Sobre esse assunto ai, acho que me meti numa furada. Esses dias atrás vendi uma câmera seminova pelo ML, em torno de 3mil reais. O comprador, lá do outro lado do país pagou por boleto, já enviei, ele já recebeu na semana passada, e hoje, a alguns minutos do fim dos 7 dias o cara abre uma reclamação pra devolver o produto. Felizmente eu já saquei o valor da venda integralmente, mas agora tô medo de atender o chamado, aceitar a devolução e receber um tijolo de volta.
Tudo bem que já recebi o dinheiro, mas e se acontecer isso, quais são os meus riscos? O ML vai devolver o dinheiro pro cara e me cobrar? Posso ficar com saldo negativo pra sempre, abandonar a conta, algo assim? Ou vou ficar com o CPF sujo?

Opiniões são bem-vindas.
Valeu!
 
Amigos, sou novo aqui, mas esse forum me parece de grande utilidade.
Sobre esse assunto ai, acho que me meti numa furada. Esses dias atrás vendi uma câmera seminova pelo ML, em torno de 3mil reais. O comprador, lá do outro lado do país pagou por boleto, já enviei, ele já recebeu na semana passada, e hoje, a alguns minutos do fim dos 7 dias o cara abre uma reclamação pra devolver o produto. Felizmente eu já saquei o valor da venda integralmente, mas agora tô medo de atender o chamado, aceitar a devolução e receber um tijolo de volta.
Tudo bem que já recebi o dinheiro, mas e se acontecer isso, quais são os meus riscos? O ML vai devolver o dinheiro pro cara e me cobrar? Posso ficar com saldo negativo pra sempre, abandonar a conta, algo assim? Ou vou ficar com o CPF sujo?

Opiniões são bem-vindas.
Valeu!

No seu caso, você está tranquilo, o dinheiro já está em mãos. A sua conta irá ficar negativa e não sei se protestam o CPF. Faça como o OP, filme a devolução do produto, e caso chegue perfeito, e não quiser problemas com o site, devolva o dinheiro também. Caso o produto chegue danificado, e protestarem seu CPF, você terá uma prova que foi lesado, e isso servirá para retirar seu nome caso fique sujo. Na sua pele, eu não estaria nem 1% preocupado...
 
Olá amigos, faz tempo que não posto no fórum, mas preciso da ajuda dos mais entendidos.

Efetuei uma venda de uma RX480 no Mercado Livre, o produto chegou dia 2 (sexta-feira). Tudo certo, porém o comprador me manda uma mensagem hoje, dia 5 alegando não poder ficar com a placa, e querendo devolver o produto.

Bom, o produto não apresenta defeito, é um produto usado, vendido de pessoa física para pessoa física. Mesmo assim, cai no CDC do direito de arrependimento do comprador?

Meu medo é ele ter feito alguma besteira na placa.. e agir de má fé querendo me devolver o produto com defeito.

segundo pesquisei no ML, existe um ponto no Compra Garantida, que me deixou em dúvidas:

4. Cobertura
O programa Compra Garantida não cobre:

  • Produtos danificados, reparados ou modificados pelo comprador.
  • Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido.
e aí, como ficaria a situação? muito obrigado desde já, e peço desculpas se esse não é o local mais adequado.

Ele tem direito de arrependimento de acordo com as regras do mercado livre.

O que você precisa fazer é, assim que receber o pacote, gravar um video com você abrindo a caixa, tirando o produto e testando para ver se está funcionando.

Se o cara te enviar uma pedra ou um produto diferente você tem como provar. mesmo que o ML não te pague você vai poder entrar com ação contra o comprador, acho.

Fora isso não tem muito o que fazer.
 
No seu caso, você está tranquilo, o dinheiro já está em mãos. A sua conta irá ficar negativa e não sei se protestam o CPF. Faça como o OP, filme a devolução do produto, e caso chegue perfeito, e não quiser problemas com o site, devolva o dinheiro também. Caso o produto chegue danificado, e protestarem seu CPF, você terá uma prova que foi lesado, e isso servirá para retirar seu nome caso fique sujo. Na sua pele, eu não estaria nem 1% preocupado...

Obrigado pela dica, rochastanley.
Eu fico com um pé atrás, pq a pessoa que comprou não fez uma pergunta sequer antes de fazer a compra, aí agora diz que de repente não gostou do produto (inclusive ele disse que a câmera tá em perfeito estado, mas não gostou). Poxa, como é que o cara compra uma câmera de 3mil reais sem saber se gosta do produto ou não, pra depois se arrepender? Pra mim me parece que, ou o cara tem muito dinheiro (mas aí não estaria comprando câmera usada no ML) ou táva querendo aplicar um golpe...
Então, eu fico achando que vou receber um tijolo de volta... :(
 
Obrigado pela dica, rochastanley.
Eu fico com um pé atrás, pq a pessoa que comprou não fez uma pergunta sequer antes de fazer a compra, aí agora diz que de repente não gostou do produto (inclusive ele disse que a câmera tá em perfeito estado, mas não gostou). Poxa, como é que o cara compra uma câmera de 3mil reais sem saber se gosta do produto ou não, pra depois se arrepender? Pra mim me parece que, ou o cara tem muito dinheiro (mas aí não estaria comprando câmera usada no ML) ou táva querendo aplicar um golpe...
Então, eu fico achando que vou receber um tijolo de volta... :(

Eu diria que tem chances 90% de ser golpe mas se não tem alternativa recebe o pacote e abre FIlmando pra depois provar pro ML. E confere o número de série pra ver se ele não enviou outra estragada.
 
Amigos, sou novo aqui, mas esse forum me parece de grande utilidade.
Sobre esse assunto ai, acho que me meti numa furada. Esses dias atrás vendi uma câmera seminova pelo ML, em torno de 3mil reais. O comprador, lá do outro lado do país pagou por boleto, já enviei, ele já recebeu na semana passada, e hoje, a alguns minutos do fim dos 7 dias o cara abre uma reclamação pra devolver o produto. Felizmente eu já saquei o valor da venda integralmente, mas agora tô medo de atender o chamado, aceitar a devolução e receber um tijolo de volta.
Tudo bem que já recebi o dinheiro, mas e se acontecer isso, quais são os meus riscos? O ML vai devolver o dinheiro pro cara e me cobrar? Posso ficar com saldo negativo pra sempre, abandonar a conta, algo assim? Ou vou ficar com o CPF sujo?

Opiniões são bem-vindas.
Valeu!
 
Amigos, sou novo aqui, mas esse forum me parece de grande utilidade.
Sobre esse assunto ai, acho que me meti numa furada. Esses dias atrás vendi uma câmera seminova pelo ML, em torno de 3mil reais. O comprador, lá do outro lado do país pagou por boleto, já enviei, ele já recebeu na semana passada, e hoje, a alguns minutos do fim dos 7 dias o cara abre uma reclamação pra devolver o produto. Felizmente eu já saquei o valor da venda integralmente, mas agora tô medo de atender o chamado, aceitar a devolução e receber um tijolo de volta.
Tudo bem que já recebi o dinheiro, mas e se acontecer isso, quais são os meus riscos? O ML vai devolver o dinheiro pro cara e me cobrar? Posso ficar com saldo negativo pra sempre, abandonar a conta, algo assim? Ou vou ficar com o CPF sujo?

Opiniões são bem-vindas.
Valeu!


Amigo, tive o mesmo medo de levar um golpe, devido a estranheza da reclamação. Infelizmente faz parte das regras do ML, e o ML tende a dar razão ao Comprador, quase sempre.
Pesquisando na internet, verifiquei que a melhor coisa a se fazer como prova de golpe, seria filmar a abertura da caixa, sem pausas, para mostrar ao ML caso tenha algum problema. Inclusive, no meu caso, o dinheiro ainda não tinha sido liberado, e ficou retido no ML. Porém, o Comprador só recebeu o dinheiro de volta depois que a caixa foi entregue a mim, e com tempo para eu reclamar caso algo estivesse errado (Vi relatos que o ML liberava o dinheiro ao comprador assim que ele postava a caixa nos correios, permitindo assim, vários golpes por parte do comprador, como pedras, produto trocado, etc..)
No seu caso, como você já retirou o dinheiro, ficará com saldo negativo no ML, e qualquer outra venda que faça, o dinheiro vai automaticamente pra cobrir essa dívida, porém não sei se não pagando o ML vai abrir reclamação ao serasa..
Boa sorte, e conta pra gente como tudo ocorreu, quando chegar a caixa, pra ajudar a enriquecer esse tópico.


P.S.: com essa política de devolução para usados, muitos "Compradores" do ML utilizam-se dela para pegar um produto, usar por um tempo, e devolver, alegando arrependimento... de repente, ele pode ter usado a câmera em algum evento apenas e devolvido pra vc.

Abs!
 
Porém, o Comprador só recebeu o dinheiro de volta depois que a caixa foi entregue a mim

Como? E como você sabe disso? Porque o sistema do ML o Comprador recebe o dinheiro de volta a partir do momento que o produto é postado de volta na agencia.
 
Como? E como você sabe disso? Porque o sistema do ML o Comprador recebe o dinheiro de volta a partir do momento que o produto é postado de volta na agencia.

Porquê a todo o momento da reclamação, meu dinheiro estava retido pelo ML, dava para ver no status do Mercado Pago. e 1 dia depois de a caixa se entregue de volta a mim, alterou o status para "Dinheiro Devolvido". Inclusive, depois de ter recebido a caixa, ter constatado que estava tudo OK, tentei pelo Mercado Pago mesmo devolver o dinheiro ao comprador, pelo botão, e isso encerraria a reclamação e devolveria o dinheiro automaticamente ao comprador, mas o sistema do ML me informava que o processo ainda estava em disputa, e que deveria esperar o ML terminar o processo. Acredito eu, que se nesse meio tempo, eu informasse que estava sendo vítima de um golpe, e enviasse o link do vídeo, a disputa poderia pender ao meu lado.


Eles informam que caso haja algum problema com o produto devolvido, ou caso eu não receba o produto, para avisar. O Comprador enviou para mim dia 9 e o sistema do ML identificou o envio dia 13, e o produto chegou dia 26. Observe a última mensagem. Caso contrário, ele teria recebido o dinheiro dia 13, e o status no meu Mercado Pago teria alterado, o que não foi o caso. E Observe também a mensagem do dia 22, informando que eles (O ML) estavam aguardando minha caixa chegar para assim, cancelarem a compra.
h3ofiKk
 
Última edição:
Porquê a todo o momento da reclamação, meu dinheiro estava retido pelo ML, dava para ver no status do Mercado Pago. e 1 dia depois de a caixa se entregue de volta a mim, alterou o status para "Dinheiro Devolvido". Inclusive, depois de ter recebido a caixa, ter constatado que estava tudo OK, tentei pelo Mercado Pago mesmo devolver o dinheiro ao comprador, pelo botão, e isso encerraria a reclamação e devolveria o dinheiro automaticamente ao comprador, mas o sistema do ML me informava que o processo ainda estava em disputa, e que deveria esperar o ML terminar o processo. Acredito eu, que se nesse meio tempo, eu informasse que estava sendo vítima de um golpe, e enviasse o link do vídeo, a disputa poderia pender ao meu lado.


Eles informam que caso haja algum problema com o produto devolvido, ou caso eu não receba o produto, para avisar. O Comprador enviou para mim dia 9 e o sistema do ML identificou o envio dia 13, e o produto chegou dia 26. Observe a última mensagem. Caso contrário, ele teria recebido o dinheiro dia 13, e o status no meu Mercado Pago teria alterado, o que não foi o caso. E Observe também a mensagem do dia 22, informando que eles (O ML) estavam aguardando minha caixa chegar para assim, cancelarem a compra.
h3ofiKk


Então provavelmente mudou.
 
Obrigado pela dica, rochastanley.
Eu fico com um pé atrás, pq a pessoa que comprou não fez uma pergunta sequer antes de fazer a compra, aí agora diz que de repente não gostou do produto (inclusive ele disse que a câmera tá em perfeito estado, mas não gostou). Poxa, como é que o cara compra uma câmera de 3mil reais sem saber se gosta do produto ou não, pra depois se arrepender? Pra mim me parece que, ou o cara tem muito dinheiro (mas aí não estaria comprando câmera usada no ML) ou táva querendo aplicar um golpe...
Então, eu fico achando que vou receber um tijolo de volta... :(

Já responderam sua dúvida, mas mesmo assim vou reforçar. Isso é LEI do código de defesa do consumidor, que dá direito a devolução em 7 dias em caso de arrependimento por compras na internet. Porque geralmente, você não vê o produto, e não testa na hora, por isso criariam essa lei. Na teoria, é uma boa, mas para quem vende, receber o produto usado de volta é horrível, ainda mais no ML que não somos lojas. Mas o ML segue a LEI para evitar problemas, mesmo não sendo lojista, ae que entra o brasileiro HUE espertão no jogo, e aplica vários golpes em cima da LEI. E quem toma no rabo? o vendedor como sempre!

Vendi um notebook pelo ML a um tempo atras, no valor de 1800. Estava cagado com um medo absurdo de o cara se arrepender e devolver o produto. Ele estava impecável, e em um preço bom, tinha 12bg, sdd e tudo mais. Enviei até o driver de CD que estava avulso. O cara que comprou era leigo, por isso o medo.Diferentemente de você, ele fez umas 30 perguntas, algumas básicas, de informática. No fim, ele recebeu e até elogiou o produto, e me qualificou. Saquei o dinheiro rapidamente, para me resguardar. Depois de algum tempo ele veio falando que estava esquentando muito, que de fato, esquenta mesmo nos jogos, pois tinha vga dedicada. Ele se contentou. 1 mês depois veio reclamar do windows que estava pedindo key (era piratão, pois o original do note era o 7, e enviei a ele com o 8.1). Ele não tinha mais direito a reclamação, porem ainda ajudei ele a pegar uma ativação na net e expliquei que somente o 7 da etiqueta era original. Depois disso o ML bloqueia o chat, e ele parou de encher o saco. Compra bem sucedida, ainda bem.
 
Existe alguma outra forma de se vender e oferecer compra com cartão/parcelamento?

Esse seria o único motivo para vender no ML.
 
Filho, ele entrou com alguma disputa? Sério, o cara comprou de pessoa física tem que aguentar os contras de tal compra e um deles é não ter esse direito a arrependimento. Eu vejo da seguinte forma: se o ML já depositou a grana, ou ele mesmo o fez, eu ligava o FODA-SE e não devolvia o dinheiro nem FODENDO. Você tem argumentos de sobra pra negar a devolução, o mais importante é que vc não é loja e não pode arcar com má fé de alguns consumidores.
 
Filho, ele entrou com alguma disputa? Sério, o cara comprou de pessoa física tem que aguentar os contras de tal compra e um deles é não ter esse direito a arrependimento. Eu vejo da seguinte forma: se o ML já depositou a grana, ou ele mesmo o fez, eu ligava o FODA-SE e não devolvia o dinheiro nem FODENDO. Você tem argumentos de sobra pra negar a devolução, o mais importante é que vc não é loja e não pode arcar com má fé de alguns consumidores.

Cara, essa informação já foi amplamente debatida por aqui... inclusive sobre ser cláusula contratual. Eu não daria essa dica que você deu, pois o ML pode mover ação ou inscrever o nome da pessoa no cadastro de inadimplente...

Cumprimentos.
 
Já responderam sua dúvida, mas mesmo assim vou reforçar. Isso é LEI do código de defesa do consumidor, que dá direito a devolução em 7 dias em caso de arrependimento por compras na internet. Porque geralmente, você não vê o produto, e não testa na hora, por isso criariam essa lei. Na teoria, é uma boa, mas para quem vende, receber o produto usado de volta é horrível, ainda mais no ML que não somos lojas. Mas o ML segue a LEI para evitar problemas, mesmo não sendo lojista, ae que entra o brasileiro HUE espertão no jogo, e aplica vários golpes em cima da LEI. E quem toma no rabo? o vendedor como sempre!

Vendi um notebook pelo ML a um tempo atras, no valor de 1800. Estava cagado com um medo absurdo de o cara se arrepender e devolver o produto. Ele estava impecável, e em um preço bom, tinha 12bg, sdd e tudo mais. Enviei até o driver de CD que estava avulso. O cara que comprou era leigo, por isso o medo.Diferentemente de você, ele fez umas 30 perguntas, algumas básicas, de informática. No fim, ele recebeu e até elogiou o produto, e me qualificou. Saquei o dinheiro rapidamente, para me resguardar. Depois de algum tempo ele veio falando que estava esquentando muito, que de fato, esquenta mesmo nos jogos, pois tinha vga dedicada. Ele se contentou. 1 mês depois veio reclamar do windows que estava pedindo key (era piratão, pois o original do note era o 7, e enviei a ele com o 8.1). Ele não tinha mais direito a reclamação, porem ainda ajudei ele a pegar uma ativação na net e expliquei que somente o 7 da etiqueta era original. Depois disso o ML bloqueia o chat, e ele parou de encher o saco. Compra bem sucedida, ainda bem.

Galera, dando um feedback aqui, ontem o ML iniciou a mediação do caso já informando que o produto vai ser devolvido. Postei uns argumentos lá, sendo o principal deles que o programa de Compra Garantida do ML diz que não cobre "Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido".
Não obtive resposta (e provavelmente não obterei), e no fim vou ter que esperar vir a câmera de volta pra ver o que acontece. O complicado pra verificar é que é um kit, mais de 10 itens, cada um deles pode ter sido avariado pelo comprador de diferentes formas.
 
Filho, ele entrou com alguma disputa? Sério, o cara comprou de pessoa física tem que aguentar os contras de tal compra e um deles é não ter esse direito a arrependimento. Eu vejo da seguinte forma: se o ML já depositou a grana, ou ele mesmo o fez, eu ligava o FODA-SE e não devolvia o dinheiro nem FODENDO. Você tem argumentos de sobra pra negar a devolução, o mais importante é que vc não é loja e não pode arcar com má fé de alguns consumidores.

Ainda bem que não comprei nada de você....

Galera, dando um feedback aqui, ontem o ML iniciou a mediação do caso já informando que o produto vai ser devolvido. Postei uns argumentos lá, sendo o principal deles que o programa de Compra Garantida do ML diz que não cobre "Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido".
Não obtive resposta (e provavelmente não obterei), e no fim vou ter que esperar vir a câmera de volta pra ver o que acontece. O complicado pra verificar é que é um kit, mais de 10 itens, cada um deles pode ter sido avariado pelo comprador de diferentes formas.

Mantenha as dicas que estamos passando. Receba o produto, veja como está, filmando toda a ação. Se estiver faltando algo, ou avariado, informe ao ML, e não devolva a grana. Será uma justificativa caso processarem seu nome. Se estiver tudo certo, e funcionando 100%, devolva a grana. É o mais certo a se fazer, e evitará problema e dor de cabeça. Mas esta é minha opinião, faça o que bem intender. O menos mal disso é que você já está com o dinheiro.
 
Peguei o bonde andando... porém concordo com o fato do ML só enfatizar sempre o comprador nessas disputas deixando sempre o vendedor com o abacaxi na mão pra resolver tudo.

De duas uma quando ocorre que a pessoa quer devolver o produto; 1- Usou o produto para o fim que ele queria, como até citaram no tópico; 2- Trocou a mercadoria por alguma igual mas com algum defeito.

Acho que até tem um caso aqui no fórum desse 2ª situação.

Lembro uma vez que vendi uma câmera da Fujifilm pelo OLX, câmera estava em estado de nova, usei bem pouco. Havia um interessado que estava me perturbando para alugar a câmera, pois ele queria apenas usá-la para um evento. Após vai e vem de conversa ele comprou a câmera, quando fui entrega-la e receber tentou mais uma vez em querer apenas aluga-la em vez de compra-la, enfim comprou e não encheu mais o saco.
 
Peguei o bonde andando... porém concordo com o fato do ML só enfatizar sempre o comprador nessas disputas deixando sempre o vendedor com o abacaxi na mão pra resolver tudo.

De duas uma quando ocorre que a pessoa quer devolver o produto; 1- Usou o produto para o fim que ele queria, como até citaram no tópico; 2- Trocou a mercadoria por alguma igual mas com algum defeito.

Acho que até tem um caso aqui no fórum desse 2ª situação.

Lembro uma vez que vendi uma câmera da Fujifilm pelo OLX, câmera estava em estado de nova, usei bem pouco. Havia um interessado que estava me perturbando para alugar a câmera, pois ele queria apenas usá-la para um evento. Após vai e vem de conversa ele comprou a câmera, quando fui entrega-la e receber tentou mais uma vez em querer apenas aluga-la em vez de compra-la, enfim comprou e não encheu mais o saco.
Se fosse no mercado livre, certamente iria usar e depois querer devolver.

É complicado, ou o comprador ou o vendedor terá chance de sair lesado, dependendo das regras do site de venda.
 
Cara, essa informação já foi amplamente debatida por aqui... inclusive sobre ser cláusula contratual. Eu não daria essa dica que você deu, pois o ML pode mover ação ou inscrever o nome da pessoa no cadastro de inadimplente...

Cumprimentos.

ML iria mover ação com base EM QUE? Legalmente falando, vendas feitas por uma pessoa física, por não ser algo habitual, como é o caso do OP, não entra nas regras do CDC. Por isso eu digo, eu não devolveria nada e, caso o ML me obrigasse, eu entraria com uma ação contra o ML.

Ainda bem que não comprei nada de você....
Chola mais. Lei é lei.
 
Se fosse no mercado livre, certamente iria usar e depois querer devolver.

É complicado, ou o comprador ou o vendedor terá chance de sair lesado, dependendo das regras do site de venda.
É por essas e outras que eu, em hipótese NENHUMA, aceitaria devolver o dinheiro.
 
Última edição:
ML iria mover ação com base EM QUE? Legalmente falando, vendas feitas por uma pessoa física, por não ser algo habitual, como é o caso do OP, não entra nas regras do CDC. Por isso eu digo, eu não devolveria nada e, caso o ML me obrigasse, eu entraria com uma ação contra o ML.


Chola mais. Lei é lei.
 

É por essas e outras que eu, em hipótese NENHUMA, aceitaria devolver o dinheiro.

Cara, desculpa, mas você não esta acima do contrato que assina com o Mercado Livre... Ja que você diz que "lei é lei", "o contrato faz lei entre as partes". Pacta sunt servanda. Se não aceita as regras, faz igual a mim: nunca venda por lá.


Cumprimentos.
 
Cara, desculpa, mas você não esta acima do contrato que assina com o Mercado Livre... Ja que você diz que "lei é lei", "o contrato faz lei entre as partes". Pacta sunt servanda. Se não aceita as regras, faz igual a mim: nunca venda por lá.


Cumprimentos.
A lei é superior a contrato realizado entre partes... simples. Se existe LEI que trata do assunto, o contrato é uma mera ferramenta.

@ediT: e analisando o caso em tela, é tanta falha que não tem como nem levar a sério o contrato. Você, como pessoa física, vendeu algo, o cara foi, comprou... 5 dias depois pede o dinheiro de volta evocando o direito de arrependimento. Você, como bom cidadão que é, devolve... pra dias depois descobrir que o cara te mandou um tijolo. Pronto, e aí? O mercado livre vai te ressarcir?
 
A lei é superior a contrato realizado entre partes... simples. Se existe LEI que trata do assunto, o contrato é uma mera ferramenta.

@ediT: e analisando o caso em tela, é tanta falha que não tem como nem levar a sério o contrato. Você, como pessoa física, vendeu algo, o cara foi, comprou... 5 dias depois pede o dinheiro de volta evocando o direito de arrependimento. Você, como bom cidadão que é, devolve... pra dias depois descobrir que o cara te mandou um tijolo. Pronto, e aí? O mercado livre vai te ressarcir?

A lei não é superior porque ela não prevê o caso... A lei não prevê venda pessoa física esporádica x comprador. Então nesse caso não existe superioridade da lei por completo silêncio a respeito, pelo que o contrato faz lei entre as partes. Sobre receber um tijolo de volta, você pode acionar o mercadolivre na justiça. Não à toa de tanto pegarem processo, agora eles esperam o vendedor receber de volta o produto para poder liberar o dinheiro para o comprador. Você quer resolver um problema com uma saída ilegal: só porque supôs que seria devolvido um tijolo, você saca o dinheiro e foge do mercadolivre? Aí quem passa a ser o "cidadão" de bem? Enfim... Você já entendeu o ponto!

EDIT: E outra, de acordo com o seu "causo", o vendedor lojista pode receber de volta um tijolo que beleza, problema dele, afinal, ele deve respeitar o direito de arrependimento? São duas coisas totalmente diferentes...

Cumprimentos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo